Cuida bem da sua forma de ser, amanhã o dia vai ser diferente de outro dia - Tulipa Ruiz - Aqui.
Os 9 hábitos que fazem uma blogueira ter sucesso com o seu blog
Os 9 hábitos que fazem uma blogueira ter sucesso com o seu blog
Blogosfera

Os 9 hábitos que fazem uma blogueira ter sucesso com o seu blog

Publicado em
7 de fevereiro de 2019
Escrito por

Se você decidiu criar um blog para compartilhar com o mundo algo que você ama, então é provável que uma das suas metas é que ele seja reconhecido no futuro. Mas para isso é necessário criar hábitos que irão te ajudar a lidar com a profissão blogueira e fazer com que você fique cada vez mais perto de alcançar o seu merecido reconhecimento.

Por isso trouxemos alguns hábitos saudáveis que te ajudarão a chegar ao sucesso.

1. Uma blogueira de sucesso planeja tudo

É importante criar metas para que você consiga criar planos de ações que irão te levar para onde você quer chegar, e ter um planejamento é fundamental para esse processo funcionar.

Criar um plano de ação significa listar etapa por etapa do que deve ser feito para que algo se realize e você só consegue isso criando uma rotina produtiva, incluindo no seu dia a dia pequenas tarefas que fazem parte do seu plano de ação.

Uma blogueira planejada consegue fazer tudo com dedicação porque ela otimiza cada hora do seu dia para que todas as áreas do blog funcionem perfeitamente.

Quando você não se organiza, você deixa de fazer coisas que são importantes para o seu blog, como:

  • Atualizar sempre as redes sociais com conteúdo novo e relevante;
  • Cuidar da newsletter para estar em contato com os leitores de forma mais ‘íntima’;
  • Criar imagens para o Pinterest, principal fonte de tráfego para um blog hoje em dia;
  • Tirar fotos para criar um feed para o Instagram cada vez mais autêntico;
  • Escrever cada vez mais conteúdo de valor para os posts do blog;
  • Responder dúvidas e comentários em todos meios de comunicação;
  • Manter o Instagram Stories atualizado;
  • Criar ferramentas para ajudar cada vez mais seus leitores;

Ufa! Olha quanta coisa.

Se não houver planejamento algo irá falhar, podendo prejudicar as visitas e vendas do seu blog.

Por isso ela tem uma rotina produtiva

Acordar cedo e com disposição para ter um dia produtivo é um dos hábitos que é necessário para se aproveitar cada momento das suas horas.

Produtividade com Matriz de Eisenhower

Então é importante criar uma rotina que irá ajudar a decidir o que é importante e urgente, e como você poderá otimizar seu tempo para resolver todas as coisas necessárias para um blog de sucesso.

2. Uma blogueira de sucesso sempre se informa

A informação é primordial para criar um conteúdo relevante.

Por mais que você seja especialista no que você aborda, é interessante haver uma pesquisa bem ampla sobre o tema do seu post. Isso ajuda seu blog a se destacar da concorrência e evita que seu post tenha falsas informações, o que não é legal para a reputação do seu blog.

Blogueira de sucesso se informa para evitar bloqueio criativo e estar sempre atualizada sobre seu nicho

Além disso, se atualizar sobre seu as últimas notícias do seu mercado e repassar para seus leitores irá fazer com que eles te enxerguem como autoridade, algo extremamente importante para se tornar referência no nicho que você atua.

Outro ponto importante é que estar sempre em contato com novidades irá evitar o bloqueio criativo, que é quando você mira a tela do computador querendo escrever, mas nada sai. Para estar sempre criando você precisa de estímulos, ou seja, estar sempre em contato com coisas novas e que te façam refletir e, talvez, com um ponto de vista diferente. Isso irá te ajudar a ter ideias e o texto virá com mais facilidade.

Leituras recomendadas:

3. Ela anda sempre com um bloco de notas

Seja para planejar seu dia ou anotar ideias de conteúdos para o blog, uma blogueira de sucesso sempre estará com bloquinho – virtual ou não.

Blogueiras de sucesso sempre anotam suas ideias

Blogueiras de sucesso sempre andam com algo que possam anotar suas ideias repentinas

Ter o hábito de escrever todas as ideias quando elas aparecem garante que a mente não fique sobrecarregada com um monte de coisas para pensar, além de ser um ótimo recurso para não esquecer absolutamente nada.

Isso funciona bastante para criar o seu banco de ideias, um local onde você anota todas as ideias de conteúdo para o blog. Fazendo assim, dificilmente você sofrerá com a falta do que postar.

Como criar um banco de ideias com a Planilhas Google

Crie um banco de ideias para nunca mais ficar sem assunto

4. Uma blogueira de sucesso escreve com antecedência

Criar conteúdos ricos em informações para o seu público-alvo requer tempo e dedição. Ter o hábito de escrever tudo na semana que os artigos irão ao ar pode ser um grande erro porque é muito provável que não haja tempo o suficiente para fazer as pesquisas necessárias para desenvolver um bom texto.

Por isso uma blogueira de sucesso entende que ela precisa escrever com antecedência para que possa dar o melhor possível e criar um calendário editorial bem variado.

Calendário Editorial com o Trello

Escrever com antecedência ajudar a ter um calendário editorial eficiente

Ela também é muito organizada com a produção de conteúdo

Além de escrever com a antecedência, é importante ter um controle do que está escrevendo. Por isso é fundamental o planejamento, também, dos posts que irão ao ar, criando checklists com todos os itens importantes que um post precisa ter.

Organização de posts através de listas de tarefas usando o Trello

5. Ela cuida de si e da sua saúde mental

Uma blogueira de sucesso entende que ela precisa estar com sua saúde mental em dia para que ela consiga produzir da melhor forma possível.

Então ela está sempre buscando formas de estar bem com ela mesma, proporcionando bem-estar e leveza.

Leituras recomendadas:

6. Focada em suas metas, uma blogueira de sucesso evita a procrastinação

Procrastinar é o ato de deixar para depois as coisas importantes que você deve fazer, e esse hábito pode ser prejudicial para um blog. Isso porque, como listamos no tópico 1, uma blogueira precisa lidar com várias coisas ao mesmo tempo para ter um blog de sucesso.

Entender o que precisa ser feito é um dos passos para vencer a procrastinação, mas preparamos um post completo de como você pode se livrar de vez desse hábito.

7. Uma blogueira de sucesso trabalha de um home office funcional

Nem sempre é possível ter um cômodo da casa só para gente, mas criar um home office que atenda às suas necessidades como blogueira é importante para a produtividade.

Home office funcional para blogueiras de sucesso

Um home office funcional é essencial para a produtividade de uma blogueira

É muito difícil produzir algo com muito barulho, interrupções, no escuro ou numa cadeira desconfortável, por exemplo. Para produzir mais e melhor o planejamento de um ambiente funcional e confortável deve ser prioridade.

Leituras recomendadas:

7. Ela economiza para investir onde realmente importa

Para criar um blog de sucesso é importante entender que é necessário investir em alguns itens como um bom lugar para armazenar o backup do seu blog e num espaço de trabalho adequado.

Então é preciso economizar e começar a juntar dinheiro para mandá-lo para onde realmente fará diferença futuramente.

8. Ela evita a zona de conforto

Viver dentro de uma bolha onde tudo é confortável é prejudicional para quem deseja chegar ao sucesso, isso porque se arriscar para tentar alguma coisa nova é primordial para experimentar o que pode dar certo ou não para o seu negócio.

Por isso uma blogueira de sucesso está sempre buscando novas formas de levar conteúdo para seus leitores, sempre estando atenta aos feedbacks.

9. A blogueira de sucesso é persistente

Por mais que você tenha estudado bastante sobre como criar um negócio online, não é da noite para o dia que ele chegará ao sucesso.

É preciso persistir, criar o hábito de blogar.

Eu já disse por aqui que um dos motivos para o meu primeiro blog fracassar foi justamente essa falta de persistência porque eu desanimava quando eu recebia apenas uma ou duas visitas por dia. Até que, vendo outros casos de sucesso, eu entendi que leva tempo.

Dicas para blogueiras iniciantes: os 9 hábitos secretos das blogueiras de sucesso

A blogueira que hoje tem milhões de seguidores chegou ao sucesso porque ela não desistiu lá atrás, quando parecia que nada ia dar certo.

É preciso fazer por amor, se dedicar muito e entender que para chegar ao topo você sobe degrau por degrau. Por isso persista, não desista porque dia após dias você vai tendo pequenas conquistas que vão te ajudar a chegar aonde você deseja.

Conclusão

Ser blogueira profissional não é tão fácil quanto parece, é necessário criar alguns hábitos para que as coisas funcionem de verdade. Mas aqui mostramos que não é nenhum bicho de sete cabeças, e que eles vão se estender até sua vida pessoal.

Continue com a gente:
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Camila Goulart em 7 de fevereiro de 2019

    Ser uma blogueira profissional hoje é algo extremamente trabalhoso para alguns, mas incrivelmente bom para outros, no caso eu haha. Claro que não tenho exatamente tuuudo que um blog profissional tem (ainda), mas corro atrás para conseguir melhorar sempre.

    Faço um calendário de posts e toda minha organização com o blog pelo computador mesmo, anoto em planilhas e bons apps que já encontrei visitando outros sites, acredito que esse seja o passo principal para ter um conteúdo profissional.

  2. Leonardo Nunes em 8 de fevereiro de 2019

    Nss concerteza muito dificil vc ter um habito assim, como por exemplo que trablha com blog, ter diciplina e motivação para indexa e rankear, olha não é para qualquer um, Parabéns Muito boas suas dicas!

  3. Simone Benvindo em 8 de fevereiro de 2019

    Oi Ella, tudo bem? Amei demais as dicas, preciso melhorar em alguns aspectos. Gostaria de saber como você faz e armazena o backup do seu blog. Você usa plugin? Beijos

    • Ella Jardim em 12 de fevereiro de 2019

      Simone, eu faço manualmente o backup porque acho mais prático.
      Mas hoje em dia as hospedagens fazem isso por você também. Entra em contato com eles pra saber se há essa opção na sua conta.

      Um último recurso seria instalar um plugin no seu WordPress. O “UpdraftPlus WordPress Backup Plugin” é o mais famoso e ele armazena o backup diretamente na nuvem ou outro local que você escolha.

      Qualquer opção que escolher, não deixe de fazer o backup. É muito importante mesmo!

      Beijão,
      Ella J.

  4. Nia Farias em 11 de fevereiro de 2019

    Adorei o post, não é atoa que anotei todas as dicas kkk.
    http://www.heycheirosas.com.br

    • Ella Jardim em 12 de fevereiro de 2019

      AAAA que delícia aahahaha
      Espero que pratique tudo, viu? <3 <3

      Beijão,
      Ella J.

  5. Meio Julia em 18 de fevereiro de 2019

    Ain eu amo tanto esse blog que tá sempre no topo da minha lista de blogs que eu visito semanalmente pra ver as novidades. É muito carinho e capricho, gente! ♥

    • Ella Jardim em 21 de fevereiro de 2019

      Que bom saber disso, Julia!! Espero que o blog te inspire <3



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades