10 formas eficientes de divulgar, gerar tráfego e atrair visitas para o seu blog
Estratégias 4 de fevereiro de 2019 10 formas eficientes de divulgar, gerar tráfego e atrair visitas para o seu blog
Escrito por Ella Jardim

Para criar um blog de sucesso é preciso ter um conteúdo muito bom, que resolva os problemas do seu público-alvo. Mas de nada adianta você passar dias escrevendo e ninguém ver o que você anda produzindo.

Conseguir visitas para o seu blog pode ser uma das maiores dificuldades que uma blogueira iniciante pode ter, isso porque leva tempo para que as pessoas conheçam seu blog, tenham confiança e comecem a compartilhar por aí.

Por isso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a trazer mais visibilidade para o conteúdo que você escreve.

1. Deixe comentários sinceros em blogs legais

Desde que os blogs eram diários, os comentários eram (e continuam sendo) uma das formas mais fáceis de mostrar o link do seu blog para outras pessoas. Isso porque quando você comenta, é possível deixar a URL do seu blog em formato HTML, ou no próprio formulário.

Ao deixar um comentário no artigo de alguém você ajuda ao dono do blog, deixando aquele artigo mais relevante por ter comentários, e também ajuda a levar visitas para o seu blog, já que há probabilidade de clicarem no seu comentário.

Mas é preciso estar atento, também, para a honestidade. Não faça spam, porque além de ser chato, é antiético.

Ao entrar em um blog legal, deixe seu comentário sincero, dando sua opinião sobre o que você realmente leu.

Comente, também, em blogs que tenham a ver com o seu nicho

É importante para o SEO que o link do seu blog esteja em outros relevantes sobre o seu nicho. Chamamos isso de backlinks e eles vão te ajudar bastante a ter uma boa colocação no resultado de buscas do Google.

Além disso, ao comentar em blogs que tenha a ver com seu nicho você poderá mostrar que entende de verdade sobre o assunto, deixando uma opinião boa e construtiva, criando uma curiosidade em quem leu seu comentário e, naturalmente, gerando cliques para o seu blog.

2. Escreva para outros blogs

Você já deve ter ouvido falar no termo Guest Post, inclusive já fizemos um post bem completo explicando a importância dessa prática para o SEO e para a autoridade do seu blog no seu nicho.

Quando você escreve um conteúdo rico em informações num blog que já tem uma audiência considerável, é possível que você consiga bons cliques que levem visitantes para o seu site porque, dependendo das regras de Guest Post do blog que você quer publicar, você consegue colocar links externos que podem ser o seu próprio blog.

Não é nada diferente do que você já faz no seu blog, colocando links de artigos complementares dentro de outros posts.

Parceria entre blogueiras gera tráfego para o blog

Ter parceria com outras blogueiras do seu nicho é uma ótima forma de levar tráfego para o seu trabalho

É importante que você escreva em blogs que tenham a ver com seu nicho de atuação. Além de conseguir leitores que realmente estejam interessados no seu assunto, é mais fácil de ser aceito e faz muito mais sentido.

Como conseguir escrever em outros blogs?

Quando o blog é visivelmente aberto a essa prática, você encontra o link facilmente no menu ou rodapé escrito ‘Envie seu texto’ ou algo assim.

Mas se não encontrar, você também pode enviar um e-mail informando que você gostaria de colaborar com o conteúdo do blog e se eles estão abertos a isso.

Uma dica importante: quando entrar em contato já informe o tema de um post que você gostaria de publicar e envie também o seu blog. Assim você agiliza o processo e eles já tem uma noção do que você pretende escrever.

Tenha sempre em mente que seu texto deve ser impecável, porque é o nome do blog deles que está em jogo. Então capricha na escolha do tema, no e-mail e no texto.

3. Crie uma conta no Pinterest hoje!

Quando escrevi sobre os maiores erros que cometi com meus blogs anteriores, eu falei o dasânimo que eu tinha quando recebia apenas 4 ou 5 pessoas no blog por post.

O pior é que naquela época eu tinha Pinterest, mas eu não sabia o poder que ele tinha.

Para quem não sabe o Pinterest é um buscador de imagens e nele é possível salvá-las em pastas na própria plataforma e atribuir um link a cada uma delas. Sempre que você salva essas imagens seus seguidores as veem no feed, podendo gerar cliques e tráfego para o seu blog.

Por isso ele é ótimo para divulgar qualquer negócio online porque é grátis e milhares de pessoas estão usando, sendo muito fácil de conseguir acessos para o seu blog.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Google Analytics, 84% do meu tráfego vem de lá!

Quando você faz uma conta comercial no Pinterest, você consegue ver relatórios e estatísticas, e olha o resultado de alguns pins:

Resultado com apenas 4 dias de publicação!

Olha que incrível a quantidade de cliques cada imagem teve!

O melhor é que você pode criar várias imagens diferentes para o mesmo artigo. Então imagina a quantidade de visitas que seu blog teria com 4 imagens, por exemplo, para cada artigo?

Mas como quase tudo na vida, receber visitas do Pinterest requer um estudo profundo sobre como a plataforma funciona e começar a aplicar estratégias que irão fazer com que seu perfil seja visto por outros usuários e, consequentemente, encontrem seu blog.

Eu não sabia nada sobre como otimizar minha conta no Pinterest até que comecei a seguir as dicas incríveis da Nanda no Manual do Pinterest.

Aplicando tudo que eu aprendi nesse manual, minha conta tem crescido cerca de 100 seguidores por dia, aumentando ainda mais o tráfego do meu blog.

4. Estude bastante sobre SEO

Mesmo se você for blogueira iniciante, provavelmente já ouviu falar sobre isso que signifca Search Engine Optimization (otimização para os motores de buscas).

De uma forma bem resumida, essas otimizações são feitas no conteúdo do seu blog para que elas tenham preferência no resultado de buscas do Google.

Se o seu blog aparece na primeira página, há altas chances de cliques de pessoas que realmente estão interessadas no conteúdo que você escreve.

Por isso o estudo de otimizações para aplicar no seu blog é realmente necessário para que você consiga cada vez mais acessos vindos do Google de forma gratuita.

Se você usa o WordPress, uma ótima ferramenta para te ajudar nisso é o plugin Yoast SEO, o mais usado para essa finalidade. Ele é realmente bom para te mostrar como otimizar seu texto para os motores de buscas sem comprometer o entendimento humano.

5. Botões de compartilhamento

Eu ainda entro em blogs em que não há nenhum botão de compartilhamento visível.

Saiba que eles são importantes para que as pessoas possam compartilhar seu conteúdo em outras redes sociais, trazendo mais acessos para o seu blog.

6. Lista de e-mail

Acontece muito de entrarmos em um blog incrível, mas na correria do dia a dia esquecermos de gravar mentalmente o nome.

A lista de e-mail é importante para o seu negócio para evitar que isso aconteça, além de manter um contato mais ‘íntimo’ com o seu leitor e conseguir cliques para os artigos do seu blog.

Por isso se você ainda não tem uma lista de e-mail, não perca tempo e crie uma hoje!

O Mailchimp é a plataforma mais conhecida para criar lista de e-mails e super fácil de usar, sendo um serviço gratuito até 2.000 e-mails na lista.

Mesmo que você não tenha tempo de criar conteúdos exclusivos para os seus assinantes, envie para eles um link para o novo post do seu blog sempre que ele for ao ar. Assim você consegue lembrar sempre ao seu leitor sobre seu blog e levá-lo até lá de forma fácil.

7. Compartilhe sempre no Facebook

Hoje em dia o alcance do Facebook não é o dos melhores do mundo, mas ainda assim dá para conseguir alguns cliques pela plataforma.

É ainda mais importante quando seu público-alvo prefere consumir conteúdo por lá, porque assim vocês os mantém informados de tudo que está acontecendo no seu blog.

Eu uso o Bit.Ly, um encurtador de URL, para mensurar quantos cliques eu obtive com o link compartilhado no Facebook, e olha os resultados:

Como ter mais tráfego para o seu blog

Sendo que na publicação houve pouco engajamento (curtidas ou comentários), mas mesmo assim 90 pessoas clicaram.

Claro que nem se compara com o Pinterest, que consigo mais de mil cliques em um único Pin, mas caso eu não colocasse meu link lá seriam menos 90 pessoas que visualizariam meu conteúdo.

Mesmo que você não tenha engajamento de início, crie um texto atraente e compartilhe. As pessoas vão clicar mesmo sem reagir ao seu post.

Participe de grupos do seu nicho

Devido a prática de spam, alguns grupos no Facebook não permitem que você compartilhe links para o seu blog.

Mas ainda assim você pode ser notada, basta ser mais ativa e apresentar os problemas que você resolve com os seus artigos, gerando discussões produtivas.

Quando notarem que você é autoridade em um assunto, algumas pessoas ficarão curiosas e, naturalmente, vão visitar seu perfil para conhecer mais sobre você, por isso é essencial que você também compartilhe no seu perfil os seus artigos em modo público, para que outras pessoas tenham acesso ao que você produz.

Veja aqui mais dicas de como se destacar como blogueira e se tornar autoridade no seu nicho usando, também, as redes sociais.

8. Faça entrevistas com autoridades em algum assunto do seu nicho

Você tem um blog sobre animais de estimação e a veterinária Dr. Joana é renomada, muita gente conhece ela por estar sempre falando sobre cuidados com a saúde dos cães. Uma ótima ideia seria uma entrevista exclusiva com ela.

Dessa forma você leva conteúdo de extrema importância para o seu público e, de quebra, ela vai contar para os seguidores dela da entrevista feita por você!

Já viu blogueiras fazendo parcerias? Quando duas se juntam para gravar vídeos, geralmente são dois: um para cada canal. Então uma divulga a outra, levando mais audiência para o canal das duas.

9. Deixe seu link em todos os lugares que puder

Às vezes você perde a oportunidade de deixar um link para o seu blog, como em assinaturas de e-mail ou até mesmo em um comentário que a discussão seja sobre algo que você escreveu.

Você também pode deixar seu blog no perfil das suas redes sociais, transformando mais fácil o acesso de visitantes ao seu blog.

Quando eu digo todas as redes sociais possíveis, são todas mesmo (até as que você não usa com frequência) porque alguém pode parar no seu perfil e, então, terá acesso ao seu blog.

Por exemplo, nós não temos canal no Youtube (usamos apenas para disponibilizar Playlists sobre vários assuntos relevantes), mas nosso link para o blog está lá, caso alguém caia no nosso perfil.

Como gerar tráfego para o seu blog

10. Mostre conteúdo antigo para seus leitores

Para que seu blog sobreviva, as pessoas precisam conferir seus posts antigos. Por isso uma ótima prática é mostrá-los para quem acabou de chegar no seu blog e aqui listamos 7 formas de fazer isso sem ser chato.

Conclusão

Gerar tráfego para o blog pode ser uma tarefa complicada para quem está começando, mas criando estratégias e seguindo essas dicas você conseguirá muito mais visitas no seu blog, afinal, as pessoas merecem ver o conteúdo incrível que você anda produzindo, não é?

Se houver alguma dúvida, deixe nos comentários! Vou adorar ajudar de alguma forma <3

Leituras Recomendadas
, , , , , ,
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha de acesso a biblioteca com ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


11 opiniões

Mostrar comentários
  1. Jordana Araujo em 5 de fevereiro de 2019

    Excelente artigo! Gostei muito das dicas! Eu geralmente uso o Pinterest para gerar tráfego, mas quero testar também outras formas. Obrigada por compartilhar esse conteúdo!

    • Ella Jardim em 7 de fevereiro de 2019

      Disponha, Jordana!
      O Pinterest é realmente maravilhoso, mas também é legal testar outras formas mesmo, não é?
      Por aqui você vai conquistando mais e mais pessoas.

      Sucesso com o seu blog!
      Beijão,
      Ella J.

  2. Lana em 9 de fevereiro de 2019

    Conheci o seu blog hoje e já salvei na área de trabalho para vir sempre aqui ver conteúdo novo, principalmente sobre SEO, pois estou precisando estudar mais para incorporar ao meu blog. Você poderia me indicar algum plugin bom para acelerar sites wordpress ? Beijos !

    Lana – https://www.blogsendoutil.com/

    • Ella Jardim em 12 de fevereiro de 2019

      Oi, Lana!
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo <3 <3

      Eu não recomendo muito que instale plugins para acelarar porque pode quebrar alguma estrutura importante ou até deixar seu site lento.
      Você pode contratar alguma Web Designer pra fazer isso manualmente (indico a Ana Flávia Cador).

      Mas caso não possa pagar por isso agora, tem algumas opções como:
      - Hummingbird Otimização de Velocidade da Página
      - Speed Booster Pack
      - Asset CleanUp: Page Speed Booster
      - WP Speed of Light

      Boa sorte! <3

  3. Carolina Carvalho em 18 de fevereiro de 2019

    Dessas estratégias a única que realmente me dedico é o Pinterest (que eu amo!), mas preciso deixar a preguiça e implementar logo as próximas. Ah! Conheci seu blog recentemente, também através do Pinterest, e já estou amando! Parabéns pelo trabalho!

  4. Marie em 25 de fevereiro de 2019

    Adorei o artigo, sempre busco formas de aumentar o tráfego do meu blog

  5. Giovanna em 2 de abril de 2019

    Amei muito! A maioria eu já faço e tenho um ótimo retorno.

    Beijos.
    Giovanna Dieguez.
    http://www.blogueirasdesucesso.com

Últimas histórias
Para Florescer Loading

Com essas dicas, sua mente nunca mais será a mesma e ela será saudável, te levando a viver melhor.

Para Blogar Loading

5 coisas que eu mudaria no início do blog.

7 app de produtividade para organizar a vida: Google Agenda
Produtividade Loading

Uma lista completa com aqueles aplicativos que vão dar um up na sua vida.

Mídias Sociais Loading

Revelamos os segredos de marketing digital para conseguir seguidores reais no Instagram!

Passo a passo parar criar uma lista de e-mails
Estratégias Loading

Tutorial completo para criar sua lista e começar a captar e-mails de potenciais clientes!

Checklist para o Pin perfeito
Mídias Sociais Loading

Algumas dicas essenciais para ganhar mais cliques no Pinterest!

Mídias Sociais Loading

Algumas dicas para criar uma feed harmônico em três etapas.

Como crescer sua lista de e-mails usando iscas digitais
Estratégias Loading

O segredo para gerar leads e ganhar mais leitores!