O que te motiva?
Como ter mais destaque como blogueira e se tornar autoridade no seu nicho
Como ter mais destaque como blogueira e se tornar autoridade no seu nicho
Blogosfera

Como ter mais destaque como blogueira e se tornar autoridade no seu nicho

Publicado em
9 de janeiro de 2019
Escrito por

Um blog de sucesso é aquele que entrega conteúdo de qualidade para um determinado público. E não só isso: é necessário que esse conteúdo ajude a resolver os problemas dessa galera. Para que seus leitores tomem ações a partir das suas públicações é necessário que eles vejam você e seu blog como autoridade, ou seja, especialista no assunto principal que você escolheu.

Se você tem uma loja online e usa um blog como marketing de conteúdo, ele também precisa ser visto como autoridade para poder gerar vendas porque dessa forma um leitor irá confiar mais sobre o que você está propondo.

Um médico é formado em medicina e ele estudou para que ele tenha o conhecimento que tem hoje. Se ele te receita um remédio para suas dores, você irá tomar confiando nele porque você o enxerga como autoridade, você entende que ele sabe o que está fazendo porque ele é especialista no problema que você tem.

Dificilmente você seguiria o mesmo caminho se essa receita fosse te passada por alguém de outra formação (que não estudou sobre o assunto) e nem nunca teve o mesmo problema que você.

Deve acontecer o mesmo com o seu blog: você deve criar a imagem de autoridade nas pessoas para que elas enxerguem o seu blog como especialista em determinado assunto.

Claro que você precisa realmente passar informações válidas e que funcionem. Uma pesquisa é essencial para escrever um bom conteúdo e evitar criar um post com falsas informações ou que prejudiquem quem o leia.

Estude, mas estude muito

Além das técnicas de SEO, marketing de conteúdo etc., é necessário estar sempre se atualizando sobre o nicho que você escolheu.

Leia livros, assista vídeos e palestras, esteja em contato com pessoas que também estejam interessadas sobre esse assunto, e compartilhe experiências e pontos de vista diferentes dos seus.

Só assim você conseguirá criar um conteúdo incrível, ricos em informações para seus leitores, criando um relacionamento e fazendo com que eles te vejam como uma autoridade.

Agora que você entende a importância de ser visto como autoridade, temos 7 dicas para te dar para que você tenha mais destaque com seu blog.

1. Escolha um nicho que você domine e tenha prazer em falar

Essa dica parece óbvia, mas conversando com algumas pessoas eu percebo que não é.

Os blogs estão crescendo de uma forma rápida hoje em dia, e as blogueiras que começaram há muito tempo estão ganhando muito dinheiro com o trabalho delas. Uma boa parte fala de assuntos como maquiagem e estilo de vida, fazendo com as pessoas acreditem que somente esse nicho irá dar retorno financeiro.

Esse é o problema de quem começa a blogar sobre algo que não tem muito conhecimento ou que não curte muito: não entendem muito sobre o assunto, mas querem apenas para ganhar dinheiro.

É inegável que falar de beleza hoje em dia é muito rentável porque as marcas estão dispostas a trabalhar com quem realmente produz conteúdo onde elas podem se encaixar. Mas eu, por exemplo, jamais criaria um blog sobre moda e beleza porque eu não sei absolutamente nada sobre esse assunto e, com isso, nem saberia como explicar para outras pessoas.

A partir do momento que você escolhe criar um blog e se profissionalizar com ele, é preciso ter em mente que ele será seu trabalho por bastante tempo. Então nada melhor do que escolher um assunto que você domine e que ame de verdade, e não só porque dá dinheiro.

Qualquer assunto é rentável

Hoje em dia qualquer assunto é rentável. Claro que haverão alguns com pouca procura, mas se é o seu caso então o que você pode fazer é montar estratégias para criar interesse nas pessoas que você quer alcançar.

Já indiquei por aqui o canal Me Poupe! que é sobre educação financeira. No geral, a gente não tem essa cultura de buscar formas de economizar, investir, cuidar do dinheiro; pelo contrário, a gente costuma achar bem chato quando se fala em investimentos e afins.

Mas a Nath criou um interesse nas pessoas ao transformar esse assunto em algo leve, fazendo com que as pessoas entendam a importância da educação financeira nas suas vidas.

Ela tinha expertise para falar sobre isso e também sabia que mais de 40% dos brasileiros estão endividados.

Então ela uniu o que ela sabia fazer com o que boa parte dos brasileiros precisavam, e criou o canal para ajudar as pessoas a saírem do buraco (mesmo que, de início, elas não tenham o menor interesse em saber sobre investimentos). Por conta dos títulos de vídeos atraentes para um público que não entende de educação financeira e a comunicação leve é que ela conseguiu gerar um interesse nesse assunto.

2. Crie conteúdo relevante

A ideia é se tornar referência no tema que você escolheu para o seu blog, então para isso é imprescindível que você escreva conteúdos ricos em informações para seus leitores, sempre mostrando dados e outros artigos que validem o que você está afirmando para sustentar seu argumento. Isso é extremamente importante para criar confiança no que você está propondo.

Mas o que é conteúdo relevante?

Eu costumo dizer que é aquele conteúdo que desperta emoções e promove ações. Não importa qual formato você entrega conteúdo (vídeos, podcasts, e-books), ele precisa ser o melhor que você pode dar e fazer com que seu leitor:

  1. Se identifique com o problema apresentado;
  2. Entenda as soluções propostas;
  3. Se sinta encorajado em tomar uma atitude com a ajuda do seu material;

Para criar um conteúdo que seja relevante você precisa conhecer o seu público.

Quais são seus problemas? O que eles precisam? O que eles estão buscando na internet? Como é o estilo de vida? Qual a rede social eles mais acessam?

Tudo isso irá te ajudar a criar um material completo e acessível ao seu público.

Por exemplo, você tem um blog sobre artesanato para aposentados. Sabendo que esse público gosta mais de ler e se informa através somente do Facebook, é dar um tiro no pé criar um podcast para apresentar um conteúdo, porque poucos irão descobrir seu material ou mesmo ter interesse em acessar. Se os aposentados, que é sua audiência, não tem o costume de ouvir podcast, então porque você criaria algo nesse formato?

Para saber os problemas que as pessoas com interesse no seu tema têm, você pode:

  • Usar as redes sociais. Comentários de vídeos que tenha o seu tema ou grupos no Facebook são ótimos para analisar discussões e criar tópicos que vão gerar conteúdo relevante. Anote todas as dúvidas que você encontrar sobre um assunto que você julga ser importante para o seu público.
  • Analisar palavras-chave e o que as pessoas pesquisam. Para isso você pode usar o Google Trends ou o Ubersuggest, e então anotar as buscas por palavras-chaves que tenham a ver com o seu tema. Elas vão te ajudar a criar um conteúdo que as pessoas já estão procurando.
  • Descobrir o que as pessoas querem saber sobre um determinado assunto usando o Quora, que é um site de perguntas e respostas. Nele você digita a palavra-chave do seu nicho para te mostrar as maiores dúvidas em relação a esse termo.

Com isso já dá para ter uma boa ideia de como criar um conteúdo relevante para o seu público, afinal, já é algo que elas realmente querem saber.

3. Seja ativo nas redes sociais onde seu público está

Se fala muito de Instagram hoje em dia, mas é importante se perguntar se é lá que seu público está.

Para quem está começando é importante criar sistemas que vão te economizar tempo porque você precisará escrever, divulgar, criar banners, se comunicar com seus leitores etc. E a falta de planejamento pode fazer com que algo não saia conforme o esperado. Então é preciso parar para analisar se o seu público realmente está usando determinada plataforma e também se ela te dá retorno.

Como é gratuito você pode fazer alguns testes, criando conteúdo para cada uma das redes sociais e então analisar qual está te dando mais engajamento e cliques.

Depois, então, você precisa focar nessa rede que está te dando retorno porque não adianta criar conteúdos incríveis se não estão vendo.

Foque sua energia no que realmente importa.

Como se tornar autoridade no seu nicho e se destacadar como blogueira

Tente outras redes sociais

Eu focava meu conteúdo no Instagram, até minha irmã me aconselhar a postar no Linkedin.

De tanto ela falar eu acabei criando um perfil na rede social para compartilhar minhas experiências e hoje o Pinterest e o Linkedin é que me dão mais engajamento e tráfego, bem longe do Instagram, que eu recebia apenas 4 ou 5 visitas por post, muito pouco para quem se dedicava muito tempo criando banners e textos para gerar engajamento.

Então também é interessante ir testando algumas redes sociais que são menos populares porque de repente seu público está por lá e você nem sabe.

Participe de discussões

Essa é uma dica extremamente importante e que poucos praticam. É importante ser visto e estar sempre esclarendo dúvidas do seu nicho para que você seja visto como autoridade num assunto, isso faz com que as pessoas percebam que você realmente entende sobre o que está falando.
Um ótimo lugar para fazer isso é em grupos do Facebook. Justamente por conta da prática (chata) de só deixar o link do blog em grupos de discussões, alguns proíbem que os membros divulguem seus blogs diretamente.

Mas ainda assim você pode ser visto e ganhar leitores, basta ser mais ativo. Ao invés de simplesmente deixar o link do seu último post, crie reflexões, gere debates, esclareça dúvidas, divulgue ferramentas de terceiros que sejam interessantes. E, por favor, faça isso em grupos que sejam realmente do seu nicho de atuação. Não adianta gerar discussões de animais de estimações em grupos de advogados porque vai haver pouco interesse.

Ao perceber que você é sempre ativo nas disucssões e mostra conteúdo interessante, naturalmente as pessoas vão clicar no seu perfil para te conhecer mais. Então por isso é muito importante preparar seu perfil.

Arrume seu perfil

Muitos cometem o erro de não criar um perfil atraente, mesmo que seja o pessoal.

Eu recomendo que crie um perfil comercial para suas redes, mas pode acontecer de não ser possível (como é o caso do Facebook para participar de grupos). Então é importante, por exemplo, criar uma capa que chame atenção das pessoas que podem estar interessadas no seu nicho, e colocar o link para o seu blog – ou outra rede social relevante – para que seu perfil seja um imã para as pessoas que queiram ler sobre o que você escreve.

Como se tornar autoridade no seu nicho e se destacar como blogueira

1. Capa que tem a ver com o principal assunto que eu trato no blog;
2. Nome do blog como nickname do Facebook, assim as pessoas me acham por lá também;
3. Descrição rápida sobre o que é meu blog e endereço;
4. Informações que levarão as pessoas até a minha fanpage;
5. Fotos do meu trabalho e links para o Instagram e para o blog.

4. Distribua ferramentas que irão ajudar seu leitor

Além dos posts, também é interessante buscar outras formas de ajudar seus leitores criando ferramentas exlusivas.

Temos alguns exemplos para te dar:

  • Como citado acima, o canal Me Poupe! fala sobre educação financeira e ela costuma falar bastante sobre investimentos. Por isso ela criou um simulador para ajudar as pessoas a saberem quanto elas teriam no final do investimento;
  • As Irmãs Alcantara falam sobre como construir marcas e para ajudar suas alunas e leitoras, elas criaram a Teia do Efeito;
  • Neil Patel tem um blog sobre marketing digital e por isso criou a ferramenta Ubersuggest.

Claro que para esse tipo de ferramentas você precisa de ajuda de pessoas de outras áreas. Mas isso não te impede de começar criando coisas mais simples como um planner ou checklist que seja interessante para o assunto que você aborda no seu blog, como por exemplo a checklist que fizemos abaixo:

O importante é criar formas de ajudar seu leitor com outros produtos que sejam realmente interessantes para eles.

5. Tenha consistência

Além de criar conteúdo relevante, também é importante sempre trazer novidades sobre o mercado e nicho que você escolheu. Isso quer dizer que você deve estar sempre atento às informações novas que sejam importantes para seus leitores para que você possa informá-los sempre em primeira mão sobre tendência, notícias da atualidade, novas ferramentas do mercado etc.

Também é preciso se atentar à frequência de conteúdo publicado nos seus meios de comunicação além do blog.

Se você fala sobre meio ambiente, que todos os seus meios de comunicação reflitam isso através das imagens e palavras-chave usadas, e se comunique frequentemente com seus leitores sobre esse assunto.

Não tenha medo de falar só sobre meio ambiente porque, afinal, seu seguidor está lá porque ele quer realmente saber sobre isso.

6. Prepare um curso

Hoje é dia é muito mais viável criar um curso sobre qualquer coisa.

Claro que precisa de planejamento e construir algo realmente de valor e inédito. Mas essa seria uma boa ideia para você começar a ser reconhecido como referência e autoridade.

Uma plataforma muito boa que iria te ajudar é a Hotmart. Ele tem todo o suporte para cursos que você precisa. Só dar uma olhada na página deles que tem tudo explicadinho. Lá tem até um curso que explica todo o processo de criação de um curso.

7. Crie relacionamentos verdadeiros e esclareça dúvidas

Deixe de lado aqueles comentários e respostas de e-mails curtos e com pouca informação.

Para se tornar autoridade você precisa se abastecer de novas informações e repassá-las para seus leitores.

Se alguém entrar em contato pedindo sua opinião, sempre disponha de forma clara, mostrando referências, dados etc. para que ela confie no que você está dizendo e, assim, criar um relacionamento e, quem sabe, te recomendar para outras pessoas que tenham o mesmo problema que ela.

Recapitulando

Como se tornar autoridade no seu nicho e se destacar como blogueira
  1. A escolha de um nicho é imprescindível para um blog de sucesso. Mas é importante que a escolha seja um assunto que você domine e goste de falar porque é algo que você irá abordar enquanto seu blog viver, então é bom que seja prazeiroso e que você consiga falar com confiança;
  2. Criar um conteúdo relevante é preciso para que seu público se interesse cada vez mais pelo seu blog, os fazendo voltar. Também é importante buscar formas de entender o que seus leitores precisam e quais são seus problemas, só assim você conseguirá criar um conteúdo rico em informações que irão resolver seus problemas;
  3. É interessante criar ferramentas que vão ajudar seus leitores de alguma forma, mesmo que de início seja uma checklist ou planner;
  4. Não tenha medo de falar sempre sobre gatos se o assunto do seu blog é esse, porque seu leitor está lá para isso. É preciso ser consistente e sempre abastecer seus meios de comunicação com conteúdos que sejam importantes para o seu público, podendo ser tendências, notícias, novidades do mercado etc.;
  5. Preparar um curso pode ser interessante se for com conteúdo inédito e rico em informações de qualidade sobre o que seu público quer saber;
  6. É preciso saber em qual rede social seu público está e, então, ser mais ativo nela. Crie discussões, leve informação, compartilhe ferramentas. Mas antes arrume seu perfil com uma capa atraente, informações sobre o que você faz e links que levarão as pessoas para o seu blog ou outra rede social relevante.
  7. Esteja sempre disposto a responder e-mails e comentários com o máximo de informações possíveis (mostre dados e outros links para sustentar seu argumento) para ajudar outras pessoas com o problema que seu blog pode resolver. Assim você faz com que percebam que você é especialista no que você está abordando.
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Juliana em 23 de janeiro de 2019

    Primeiro artigo que li sobre o assunto e realmente me ajudou! Muito esclarecedor!



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades