Home office dos sonhos: o que levar em conta antes de ir às compras
Para decorar 14 de novembro, 2018

Home office dos sonhos: o que levar em conta antes de ir às compras

postado por

Já está mais do que comprovado que trabalhar em home office aumenta a produtividade, porque reduz o estresse com a condução até o trabalho e você tem mais tempo livre para, talvez, fazer suas coisas ou curtir a família.

Para quem está iniciando na vida empreendedora ou de blogueira, além desses benefícios tem o ponto principal: redução de custo, principalmente com aluguel, alimentação e transporte.

Se é seu primeiro espaço de trabalho, saiba que tem algumas coisas importantes que você precisa colocar na sua listinha na hora de colocar a mão na massa e sair para fazer as compras.

Seu espaço de trabalho precisa de luz

Isso é muito importante. Depois que deixei de usar a cama como escritório, eu decidi usar uma parte da casa para criar meu espaço de trabalho. Mas ele ainda não estava o ideal e a primeira coisa que eu decidi mudar foi a cor da parede. Acredite, fez muita diferença. A minha mesa sempre esteve de frente para a janela, mas pintar a parede de branco clareou ainda mais o ambiente.
Trabalhar em locais escuros é prejudicial à saúde, inclusive. Então, se der, coloque uma tinta branca ou clara no orçamento do seu escritório.

Ao escolher o local para o home office, prefira algum que  entre muita luz ou pinte as paredes de branco.

Além disso, se possível, coloque sua mesa o mais próximo possível da janela. Assim, você poderá aproveitar melhor a luz do dia.

Escolha uma mesa funcional

Para que você não force muito seu braço ao usar o mouse e teclado, o ideal é que a mesa tenha 0.75cm de altura (do chão até o tampo). Assim, os olhos ficam bem alinhados com o computador, seus pés tocam o chão com facilidade (não forçando a coluna) e você não fica com o braço cansado ao final do dia.

Aqui no @473fundos acabei optando por uma mesa em L.

Talvez ela te ajude também caso você tenha espaço e precise para escrever. Tem me ajudado bastante, já que de um lado geralmente eu planejo, escrevo e desenho, e do outro eu utilizo o computador. Assim as coisas ficam mais organizadas.

Com a mesa em L, dá para fazer duas funções sem brigar por espaço.

Com a mesa em L, dá para fazer duas funções sem brigar por espaço.

Uma outra coisa que você precisa estar atenta na hora de comprar sua mesa é que ela não seja muito funda. Seu computador precisa estar entre 0.45 e 0.70cm do seu rosto para que você não fique com tela nem muito próxima da vista, mas também não faça muito esforço para ler.

Invista numa boa cadeira para o seu escritório

Minha primeira cadeira foi uma linda, mas… Nada funcional. Com o tempo eu voltei a sentir dores nas costas pois ela afundava demais e meu corpo não ficava com uma boa postura. Como passo boa parte do meu dia sentada, apesar de linda, a cadeira não me dava o conforto que eu precisava.

Então nesse novo espaço pesquisei bastante por uma cadeira ergônomica.

O que é ergonomia?

“Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.

Otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.”

Ou seja, eu investi numa cadeira projetada de acordo com o conceito de ergonomia.
Isso fez muita diferença. Não senti mais dores nas costas, ajudando ainda mais a me concentrar (porque trabalhar com dor ninguém merece, né).

Dependendo do seu tipo de trabalho, provavelmente esse deve ser o item mais caro do seu home office – perdendo apenas para o computador. O preço varia bastante, mas você pode achar uma boa cadeira por, aproximadamente, R$ 300.

Além de ela precisar ser ergonômica, considere o seguinte:

Que ela tenha rodízio

Uma cadeira com rodinhas facilita muito a alcançar todo o espaço de trabalho (caso você compre uma mesa grande) sem precisar arrastar a cadeira, evitando que prejudique a estrutura dela com o tempo.

Seja em um material fácil de limpar

As cadeiras com assentos estofado são lindas, geralmente. Mas a limpeza é bem chata e, às vezes, você precisa contratar um serviço para fazer isso por você, já que normalmente não é possível tirar o tecido do estofado para limpar.

Então uma boa pedida seria uma cadeira em material sintético ou polipropileno. Se sujar basta passar um paninho que sai.

Caso você realmente queira uma cadeira com estofado, você pode comprar uma manta ou algo que a proteja de poeiras.

Tenha regulagem de altura

Muito importante que a cadeira escolhida tenha essa opção, pois para que você não tenha problemas de coluna no futuro suas pernas precisam estar esticadas e seus pés encostando no chão.

Plantas trazem bem-estar para o home office

Além de deixar a decoração super bonita e dar um cheirinho bom no ambiente, algumas plantas também tem outras funções de acordo com sua espécie, sabia?

Suculentas para decoração de home office de blogueira

A variedade é enorme, mas uma opção que está em alta e que é fácil de cuidar são as suculentas. Elas não requerem cuidados extremos e ficam lindas em qualquer ambiente.

Adpate seu computador

Seus olhos precisam ficar retos em direção ao seu monitor. Então se você trabalha em notebook poderá sofrer com alguns problemas caso não adapte-o para que ele fique da forma correta. Uma boa opção seria um suporte que te possibilita deixar seu aparelho na altura certa. Você pode, ainda, comprar um outro teclado porque ai você consegue digitar mais facilmente.

A Ivana fez assim, oh:

Aqui nesse site você consegue entender as diferenças entre os tipos de suportes, isso vai te auxiliar na hora de escolher o seu.

Mas caso você use computador e sinta que ele não tem uma altura boa, você também pode adaptá-lo usando um gaveteiro ou revistas embaixo do monitor.

Mantenha o escritório organizado com gaveteiros

Com o passar do tempo você vai sentir vontade de ter um lugar para guardar as coisas que você não está usando no momento. Então é interessante ter um gaveteiro, pois dessa forma você mantém sua mesa sempre organizada, deixando somente o material que você precisa.

Se você não tem espaço para gaveteiros ou prefere algo mais flexível, uma ótima dica é investir num carrinho para servir de apoio! Fica super estiloso e funcional 😉

Velas ou Difusores

Velas e Difusores para aromar seu cantinho Se você não tem alergia a aromas, eu super indico que você compre uma vela ou um difusor para que seu home office tenha sempre um cheirinho agradável. Isso ajuda muito a gerar bem-estar, afinal, quem não gosta de entrar num local com um bom cheirinho, né?

Papelaria: Caderno, agenda, planner e canetas

Hoje em dia temos muitas opções virtuais para anotações (como o Evernote), mas eu descobri que funciono melhor escrevendo à moda antiga. Prefiro usar primeiro o bloquinho de notas e depois jogo para o computador em algum serviço online, porque dessa forma consigo acessar o conteúdo mesmo fora do espaço de trabalho (caso eu precise trabalhar em outro lugar, por exemplo).

Ter um caderno ou planner vai te ajudar muito a se organizar e ter disciplina no seu dia a dia, então coloque esse item na listinha de coisas que você precisa para começar a montar seu espaço de trabalho.

Quadro de recados

Ele pode ser usado tanto para pendurar informações que você precisa usar sempre (como senhas, por exemplo) quanto para você criar um mural de inspirações.

Você pode usar esse convencional de camurça ou, ainda, optar por outro que chamam de memoryboard que nada mais é do que aquelas grades de feirinha. Sério! Se você quiser aqueles simples e quadrados, você pode encontrar facilmente em grandes centros e em lojas que vendem displays para vendedores. Mas caso queira algum com formato ou cor diferente, você encontra em lojas online como a Lojas Americanas ou até mesmo na Casa & Vídeo.

Dica: Você também pode comprar um que seja mais em conta e depois pintar usando tinta Spray. Veja aqui como é fácil.

Hidrate-se

Já estamos cansados de saber que precisamos beber, no mínimo, dois litros de água por dia para que nosso corpo trabalhe de forma saudável. Por isso recomendo comprar um porta-copos (para não molhar sua mesa) e uma garrafinha de água para deixar no seu home office.

O que levar em conta na hora de criar o seu home office

O ideal mesmo é que você se levante ao longo do dia para esticar o corpo, e indo buscar uma água na geladeira pode ser um bom momento para esticar as pernas. Mas a garrafinha na mesa te ajuda a lembrar de beber água. Então deixe-a ao seu lado e sempre que der, lembre de ir encher sua garrafinha para se manter hidratada.

Como planejar seu home office

Está pronta para montar seu cantinho? Então confira esse post com dicas práticas para você começar a montar seu espaço de trabalho que seja funcional.

Quando tiver pronto, mande para gente! Vamos adorar conhecer seu espaço!

O que fazer em seguida?

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >