Cuida bem da sua forma de ser, amanhã o dia vai ser diferente de outro dia - Tulipa Ruiz - Aqui.
8 conselhos de autocuidados para quem trabalha em casa
8 conselhos de autocuidados para quem trabalha em casa
Para Florescer

8 conselhos de autocuidados para quem trabalha em casa

Publicado em
7 de janeiro de 2019
Escrito por

Com o objetivo de reduzir custos, trabalhar em casa pode ser uma das melhores decisões para empreendedores (inclusive blogueiras profisionais). Mas como quase tudo na vida há sempre o lado ruim. Eu já citei por aqui alguns vilões das pessoas que trabalham em casa e, pensando nisso, acabei refletindo sobre os autocuidados que precisamos ter para manter nossa saúde mental e física em dia.

O que é autocuidado?

Acontece bastante de a gente sempre estar disponível para aquela amiga que precisa de um ombro amigo, por exemplo. Mas muita das vezes a gente esquece de nós mesmos, deixando passar algumas coisas importantes que vão trazer bem-estar, algo que é extremamente importante para qualquer pessoa (ainda mais para aqueles que trabalham com criação).

Autocuidados são atitudes que precisamos ter com nós mesmos a fim de trazer bem-estar e, com isso, aumentar a produtividade e satisfação com nosso trabalho.

Por que autocuidado é importante para o trabalho criativo?

Toda ideia nasce na nossa mente e para que possamos criar é necessário, também, estar com nosssa saúde mental em dia. Isso quer dizer que é preciso cuidar do nosso bem-estar para poder criar com mais facilidade e, assim, ser mais feliz com que escolheu para trabalhar.

É preciso estar bem com você mesma para que você consiga prosseguir com seus projetos e para que isso aconteça é importante que, ao trabalhar em casa, você não crie maus vícios que irão prejudicar o seu relacionamento com você.

Fazer home office pode ser solitário, então gostar da própria companhia é essencial. Para que isso aconteça é importante estar sempre cuidando de si, então eu trouxe 9 atitudes de autocuidados para você que é criativo e trabalho em casa.

1. Cuidado com o trabalho em excesso

Você saiu do emprego de bater ponto e agora está trabalhando em casa, isso é ótimo!

Se antes você fazia algo totalmente chato, que você não gostava de jeito nenhum, hoje você trabalha com algo que você ama e isso é realmente maravilhoso. Mas é preciso ter muito cuidado para não virar uma workaholic, ou seja, ter o vício de trabalhar.

É normal (mesmo!) no início nos animarmos bastante com as coisas que estamos produzindo, e não há mal nenhum nisso, mas é muito importante dar um descanso para sua mente.

Aqui estão alguns conselhos:

  • Se possível, deixe os finais de semana para o lazer;
  • Crie uma rotina saudável, intercalando o seu trabalho com outras atividades do dia a dia para que sua mente possa ter alguns minutos de descanso;
  • Evite ficar até tarde trabalhando. Sua cabeça precisa descansar para voltar mais motivada no dia seguinte;

O trabalho em excesso pode gerar estresse, e o ânimo do início pode se tornar frustração ou até te deixar doente.

Então é preciso se planejar e criar uma rotina que atenda todas as suas necessidades, mas que também tenha seus minutos de folga.

Se divertir também é muito importante para seu bem-estar.

2. Por outro lado, saiba dizer não

Quando você começa a trabalhar em casa é comum as outras pessoas acharem que você está fazendo nada ou que seu trabalho não é tão importante. Então prepare-se para convites em cima da hora para fazer algo aleatório ou interrupções no meio da sua concentração em algo importante.

Ao criar uma rotina e planejar sua semana, você sabe exatamente o que é preciso fazer para que as coisas deem certo então é por isso que é necessário preencher cada hora do seu dia com uma tarefa diferente para que tudo saia conforme você deseja e também para evitar a procrastinação.

Melhores conselhos para quem trabalha em casa

Mas o planejamento também te ajuda a saber quais são seus momentos livres, e o que é urgente e importante, fazendo com que seja mais fácil dizer ‘não’ aos convites inesperados quando é necessário.

Isso também deve ser conversado com as pessoas que moram com você, fazendo com que elas entendam que quando você está no seu home office você está trabalhando e gostaria de ser interrompido somente em casos urgentes.

Aprender a dizer ‘não’ quando necessário irá evitar dores de cabeça com contas e trabalhos atrasados.

3. Pratique o autoconhecimento

Se conhecer é essencial para entender quais são seus limites, seus valores, enfim, quem é você de verdade. E isso irá influenciar muito nas suas escolhas na sua vida pessoal, mas também na profissional. É muito importante compreender seus vícios e defeitos para que você possa buscar formas de mudar e lidar com eles, e também suas qualidades para que você consiga valorizá-las no seu trabalho.

Entender seus limites irá te ajudar a saber quando é hora de dizer ‘não’ para um convite inesperado ou quando é hora de descansar a mente; da mesma forma que entender qual seu objetivo de vida irá te influenciar nas escolhas que você fará ao longo da sua jornada.

Tenha bem claro para si quem você é.

4. Controle a ansiedade

Checar sempre os e-mails, falta de concentração e pensar sempre na mesma situação que te dá medo podem ser sintomas de ansiedade.

O autoconhecimento é importante para entender quando algo está errado com a gente, e trabalhar em casa pode desenvolver um quadro de ansiedade por alguns motivos, como encarar algo novo por exemplo.

Essa ansiedade é prejudicial a sua saúde e ao seu trabalho porque é muito comum não conseguir se concentrar em nada. Uma consulta ao médico é essencial para uma avaliação, mas aqui estão três coisas poderosas que podem te ajudar nessa questão:

Excercício físico

Uma das lutas de quem trabalha em casa é contra o sedentarismo e a prática de exercício físico resolve isso além de te ajudar a controlar a ansiedade.

Melhores conselhos para quem trabalha em casa

Entenda que excercício físico não é somente levantar peso, então aqui está uma lista de coisas que você pode fazer:

  • Andar de bicicleta
  • Yoga
  • Natação
  • Aulas de dança
  • Praticar algum esporte
  • Corrida
  • Muay thai
  • Alongamento
  • Pilates

Aqui não estamos falando sobre emagrecer, mas de ter saúde para continuar trabalhando nos seus projetos. Sem dúvidas, começar a praticar algum dos exercícios acima irá te beneficiar de forma surpreendente e alguns nem precisam de muito tempo do seu dia. Yoga, alongamento e caminhada, por exemplo, podem ser feitos em 30 minutos (e em casa).

Se ainda está colocando desculpas não não praticar, com a palavra o Dr. Drauzio Varella (quem sabe ele não te convece!):

Chá de camomila

Quem me indicou foi minha vizinha ao perceber que minha pressão sempre estava alta. Ela disse que seria ótimo, inclusive, para dormir porque era um calmante natural. Eu não levei muita fé, mas hoje já virou um hábito preparar meu chá antes de dormir.

“Estes remédios caseiros são bons para combater a ansiedade porque possuem propriedades sedativas que ajudam a acalmar o sistema nervoso (…)”

Dr. Arthur Frazão em “Chás para controlar a ansiedade e dormir melhor“.

Meditação

Você já deve ter ouvido falar dessa prática e saiba que ela é ótima para quem trabalha em casa porque ajuda a esvaziar a mente e a se concentrar melhor, por isso ela também é indicada para quem tem ansiedade.

Não é difícil começar a praticar meditação. No Youtube há vários vídeos que guiam quem é iniciante, e aqui eu deixo um exclusivamente para quem sofre de ansiedade feito pela Juliana Goes:

5. Cuidado com a solidão

Se tem um conselho que eu sempre dou é esse: não se isole.

Bem no início de quando eu comecei a trabalhar em casa, eu fiquei dois meses sem sair (juro!). E isso me gerou problemas como início de depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

O trabalho em excesso pode te levar a se isolar dos amigos por achar que você nunca tem tempo para nada. É claro que devemos sempre ter prioridades no nosso trabalho, mas como eu já disse é preciso ter momentos de folga para nossa mente descansar e gerar novas ideias.

Além disso, se isolar é ainda mais fácil para quem mora sozinho. Então é preciso ter muito cuidado para não se afastar das pessoas e estar sempre em convívio social.

Se você praticar algum exercício que seja fora de casa, vai te ajudar bastante nisso. Mas também temos outras dicas:

Conselhos e dicas para quem trabalha em casa
  • Faça cursos presenciais e vá a palestras. Além te fortalecer intelectualmente, irá te ajudar a criar novos relacionamentos;
  • Não deixe de sair com seus amigos e/ou namorados (as) aos finais de semana;
  • Evite comprar coisas pela internet. Vá você mesmo buscar porque assim você vê coisas novas, interage com outras pessoas e respira ar fresco;
  • Não deixe de ir a eventos de família;
  • Atente-se aos eventos legais que estão rolando na sua cidade. Vá a shows, cinema, teatros, festas e qualquer coisa que você goste para distrair;
  • Visite um parente e/ou um amigo pelo menos uma vez por mês;
  • Não espere convite, tome a iniciativa! Já deixe marcado com seus amigos aquele programa que vocês amam fazer!
  • Receba amigos em sua casa;

Ver pessoas e interagir irá te trazer novas ideias para o seu trabalho, além de garantir que você não fique doente.

Já pensou em trabalhar fora de casa uma vez na semana?

Claro que para isso é preciso investir num bom seguro para seus equipamentos, mas ir a algum lugar que tenha movimento pode ser ótimo para pessoas que moram sozinhas.

Se conhecer alguém que more por perto e tope ir com você, melhor ainda!

Veja um local na sua cidade que tenha internet e passe a frequentar sempre que puder.

Em Curitiba tem o Orna Café, mas um outro local muito frequentado para esse fim é a Starbucks. Veja se na sua cidade há alguma!

6. Não deixe de cuidar do seu corpo

Deixar de ter vida social pode desencadear outro problema que pode deixar sua autoestima lá no chão: não cuidar do próprio corpo.

Tire pelo menos um dia da semana para cuidar de si, mesmo que você não tenha planos para o fim de semana. A ideia não é estar com a estética impecável para os outros e sim estar bem para você.

Se tem algo no seu corpo que está te incomodando, tome uma atitude para mudar isso.

Faça um banho de lua, cuide das unhas e da sua pele, faça aquela massagem revigorante nos cabelos. Cuidar de si irá garantir que você se sinta bem na sua própria companhia.

Não esqueça as visitas ao médico

O ponto principal desse texto é você se cuidar e quem irá te dizer se algo pode estar errado de verdade é um médico.

Não deixe que sua nova rotina te afaste das visitas médicas.

Beba água

Todos nós já ouvimos dizer que beber água é super importante para o corpo e não é mentira.

Trabalhar em casa e longe da geladeira (ou filtro) pode fazer com que você esqueça de se hidratar e isso fará extremamente mal para a sua saúde. Meu conselho é que você use aplicativos como “Beba água” que irão te mostrar uma notificação cada vez que você precisar tirar um tempo para se refrescar.

7. Agrade-se

Cuidar de você também é se presentear com algo que você goste. Não precisa gastar rios de dinheiro para isso, aqui estamos falando até de coisas simples como sair do home office mais cedo para preparar aquela comida que você queria fazer há muito tempo, ou então tomar um banho gostoso com algum sabonete bem cheiroso.

Para trazer bem-estar é preciso estar sempre em busca de coisas que você goste e trabalhar em casa pode fazer com que você esqueça delas. Não deixe isso acontecer!

Leia um livro que você queira muito, se dê um dia de spa em casa, compre flores pra você mesma. O importante é entender que você merece o melhor da vida.

8. Alongue-se

Alongamento é esticar o corpo e é uma ótima prática para quem trabalha sentado por muito tempo porque ajuda a circular o sangue, diminui a tensão pelo corpo e ajuda a relaxar.

Na nossa pastinha do Pinterest temos várias posições de alongamento simples que vão te ajudar bastante.

Recapitulando

Dicas importantes para quem trabalha em casa
  1. O trabalho em excesso pode ser prejudicial a sua saúde, por isso é importante se planejar e deixar alguns momentos de folga durante seu dia e semana para que você possa descansar a mente e renovar suas ideias;
  2. Mas também é necessário saber recusar convites para sair quando você tem outras coisas importantes para fazer no seu trabalho. Saber dizer ‘não’ irá evitar contas atrasadas, acredite;
  3. Se conhecer é essencial para entender e identificar quais seus pontos fortes, limites, valores, o que você quer da vida, maus hábitos que prejudicam seu trabalho etc. e buscar formas de lidar com isso e levar uma vida que esteja alinhada ao que interessa a você de verdade, trazendo mais satisfação com seu trabalho.
  4. Ao primeiro sinal de ansiedade é necessário visitar um médico para avaliação, já que essa é uma doença que pode prejudicar e muito o seu rendimento, mas há outras formas de controlá-la como fazendo exercícios físicos, praticando meditação ou tomando um chá de camomila;
  5. Para evitar doenças como depressão, síndrome do pânico e ansiedade, é importante que você não se isole do mundo. Faça escolhas inteligente que irão fazer você interagir com outras pessas, como trabalhar um dia da semana fora de casa ou ir a palestras e cursos;
  6. Cuide do próprio corpo para estar bem consigo mesma durante seu trabalho! Além de beber água para manter-se hidratada e criar rotinas de cuidado com o corpo, é preciso visitar um médico para um checkup completo pelo menos uma vez no ano;
  7. É preciso gostar da própria companhia e, então, nada melhor do que se presentear com coisas que você ame de verdade. Não esqueça das coisas que fazem você vibrar de felicidade!

O que fazer em seguida?

Texto postado originalmente no meu Linkedin.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Wanessa de Almeida em 8 de janeiro de 2019

    dicas excelentes!
    Já fui de esquecer a vida e trabalhar em excesso, tive muita ansiedade e depressão.
    Hoje fico de olho nas minhas atitudes.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    • Ella Jardim em 11 de janeiro de 2019

      Muito bom, importante mesmo ficar de olho para não desenvolver nenhuma complicação!
      Beijão,
      Ella J.

  2. Tati Cornelios em 31 de julho de 2019

    Oi Ella !!
    Adorei seu post, eu precisava muito dessas dicas!Muito Obrigada pela ajuda!
    Beijinhos
    http://www.taticornelios.com.br



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades