O que fazer quando tiver em um mau dia para escrever e como evitar o bloqueio criativo
Produção de conteúdo 23 de dezembro de 2018 O que fazer quando tiver em um mau dia para escrever e como evitar o bloqueio criativo
Escrito por Ella Jardim

Todo mundo da área de criação passa por um momento chato chamado bloqueio criativo que é quando as ideias não vem de jeito nenhum, justo quando você determinou que é hora de escrever e adiantar alguns posts do blog.

Tudo que você escreve parece ruim e você desiste, e então vem a frustação de não conseguir completar a tarefa daquele momento ou, pior, você vai procrastinar nas redes sociais. Se identificou? Então esse post é para você mesmo!

Dê uma pausa

Quando isso acontece, não adianta ficar insistindo e escrevendo qualquer coisa. Depois você vai ter trabalho redobrado para reescrever porque você vai achar que seu texto tá realmente ruim. Aqui não conta o ditado ‘feito é melhor do que perfeito’. Quando se trata de um conteúdo para o seu público é sempre bom que seja o melhor que você pode dar, e não só o que deu para fazer naquele momento.

Então uma boa ideia é levantar, esticar o corpo, tomar um café e fazer qualquer outra coisa que não seja no computador. Se você trabalha em casa, aproveita para tomar um banho ou fazer alguma tarefa pendente. Você vai perceber que as ideias vão começar a vir naturalmente.

É muito importante dar esse descanso para nosso cérebro, às vezes ele só precisava disso.

Não tenha medo

Às vezes o bloqueio criativo está ligado ao medo de ser criticado ou então querer que tudo saia perfeito.

Quanto às críticas é preciso sempre lembrar que elas virão só pelos simples fato de você estar publicando algo, então é necessário saber lidar com elas. Nem toda crítica é destrutiva; na verdade, ao meu ver, uma crítica de alguém que não entende o seu trabalho ou de quem acompanha pouco o que você faz não é válida. A crítica que irá te ajudar são de pessoas que realmente assiste você de perto e sabe do seu próposito.

O perfeccionismo atrapalha bastante também porque você paralisa por não saber como prosseguir. A gente sempre fala por aqui que é importante você entregar o melhor que você pode dar, e nem sempre um texto longo é o mais completo. Você precisa ser objetivo, fazer com que seu leitor entenda a mensagem que você quer entregar e tome alguma atitude em relação ao problema que você está apresentando e solucionando para ele.

Então de que forma você pode simplificar tudo que você deseja comunicar, para que a mensagem seja direta porém completa?

Não deixe o perfeccionismo vencer você. Apenas escreva.

Como evitar o bloqueio criativo?

Existem algumas formas eficientes que evitam que você paralise bem na hora que precisa escrever.

Mas antes é preciso entender que escrever um bom texto tem a ver com três fatores: uma boa saúde mental (ninguém consegue escrever se estiver mau humorado, por exemplo), ambiente de trabalho agradável (escrever no caos? nem pensar!) e estar sempre bem informado.

Sabendo disso, aqui estão algumas dicas para que você mude sua rotina para não deixar que o bloqueio criativo te vença.

O ambiente influencia na sua produtividade

Aqui estão 3 coisas que você precisa se atentar:

  1. Local limpo e arrumado;
  2. Sem distrações;
  3. Ambiente agradável.

1. Mantenha seu espaço sempre limpo

Se o seu local de trabalho está um caos, muito provavelmente irá influenciar também no seu bem-estar.

Tenha o hábito de manter seu home office sempre limpinho (e cheiroso) e você verá como sua vontade de estar ali e produzir irá aumentar.

Organize sua mesa de trabalho, tire o pó, guarde o que não é necessário e crie um ambiente gostoso.

É muito difícil se concentrar quando outras coisas ao seu redor estão caóticas ou lhe incomodando.

Assine a nossa lista VIP para receber a versão PDF para imprimir!

2. Foco total

Já falei por aqui sobre a importância de, se possível, escolher um local pouco barulhento da casa para montar o seu home office.

Provavelmente você não vai conseguir se concentrar com seu cão latindo, sua mãe chamando toda hora, seu celular tocando e o trânsito acontecendo 24h lá fora.

Então por isso é necessário fechar a porta, investir numa janela anti ruídos, silenciar seu celular e conversar com quem mora com você que só te interrompa se for algo realmente urgente.

Não deixe para depois! 5 dicas para evitar a procrastinação e ter um dia produtivo.

3. Ambiente agradável

Também é legal sempre montar um ambiente que você goste de estar.

Seja colocando um som ambiente com alguma música que te inspire, acendendo uma vela ou então espirrando um pouco do difusor para deixar seu local de trabalho com um cheirinho bom.

Como evitar o bloqueio criativo

4. Informe-se e tenha referências

Talvez esse seja o maior segredo para evitar o bloqueio criativo.

Alimentar sua criatividade é informa-se o máximo possível e não estou falando para ir atrás de informações somente de áreas que você aborda no seu blog. Podemos ter ideias à qualquer momento, até mesmo assistindo um vídeo totalmente aleatório (por isso é importante andar com um bloquinho de notas, para não perder essa ideia de jeito nenhum).

Nosso cérebro precisa de estímulos para as coisas fluírem, e assistir vídeos, ler livros, ir a palestras e estar sempre em contato com coisas novas faz com que a gente crie com mais facilidade.

Pode reparar que quando você assiste um vídeo sensacional no Youtube, te dá muita vontade de falar mais sobre ele ou algo relacionado. Então separe na sua agenda um momento para estudar, se informar e se abastecer com coisas novas.

Prepare-se para escrever

Além de estar sempre atrás de novas informações, é importante fazer uma boa pesquisa antes de escrever. Não a fim de copiar, mas para que você crie referências e consiga montar uma material mais completo.

O que as pessoas querem saber sobre o assunto que você vai falar?

Use comentários de vídeos no Youtube, reviews em sites de lojas que vendam produtos do seu nicho, discussões em Facebook etc., para resolver problemas sobre a palavra-chave do conteúdo do seu post.

5. Cerque-se de coisas que te inspiram

É muito importante se rodear de coisas que inspirem você. Pode ser fotos, quotes, quadrinhos, paisagens, qualquer coisa que te traga bem estar só de olhar.

Se você trabalha em casa, uma boa ideia pode ser criar um painel de inspirações onde você vai pendurar tudo que você precisa lembrar e também algumas coisas que você goste e te inspire.

Pode parecer uma coisa boba, mas o seu bem-estar e as coisas ao redor de você influencia muito na sua produtividade.

O que colocar nesse painel?

Absolutamente tudo que você quiser. Mas aqui estão algumas sugestões:

  • Quotes que você gosta;
  • Paleta de cores;
  • Paisagens, decoração, mulheres que inspiram, etc.
  • Fotos de momentos marcantes;

Enfim, não há regra. Se dá para pendurar, pendure!

6. Crie o hábito de escrever todo dia

Quando digo todo dia, é todo dia mesmo. Escrever é um exercício e você precisa praticar para ficar cada vez melhor. Com isso você já resolve duas coisas:

  • Evita o bloqueio criativo;
  • Melhora muito a sua escrita.

Para a criação de um hábito é necessário repetir várias vezes até você fazer isso naturalmente.

“A repetição sistemática da mesma atividade todos os dias elimina resistências e a tentação de deixar para depois.”

Diego Schutt em “Como desenvolver o hábito de escrever diariamente“.

Se não houver tempo para escrever um post completo, por exemplo, escreva uma poesia, um texto curto sobre qualquer coisa que você tenha visto recentemente, um diário etc. Apenas escreva.

7. Pratique um exercício físico

Sedentarismo pode ser um grande vilão de quem trabalha em casa e praticar exercícios é uma saída para evitar problemas físicos e também o bloqueio criativo.

Isso porque quando a gente pratica exercícios o sangue circula melhor pelo cérebro, ativando áreas que favorecem a criação de ideias.

Sabe o que é bom mesmo? Yoga + Caminhada!

via GIPHY

Inclua essa atividade na sua rotina antes de começar a escrever e você notará uma diferença enorme. Além de deixar o sedentarismo de lado, enquanto você caminha você poderá organizar melhor suas ideias para que quando chegar em casa você consiga colocá-las em prática.

Já falamos aqui sobre os maiores vilões de quem trabalha em casa e como você pode dribá-los e isso inclui a prática de exercícios físicos.

Recapitulando

  1. Mantenha o seu local de trabalho sempre limpo e organizado, assim você consegue se concentrar melhor nas coisas que precisa fazer. Trabalhar no meio do caos é furada, acredite;
  2. Escolha um espaço da casa que tenha menos barulho possível. Se não puder, crie rotinas de escritas que você consiga escrever sempre em horários que esteja mais calmo ao redor de onde você trabalha;
  3. Faça com que o momento da sua escrita seja agradável. Coloque um som ambiente, burrife um cheirinho bom, ligue o ventilador numa temperatura agradável e arregace as mangas para começar a criar!
  4. Informe-se! Esteja sempre em busca de informações e coisas novas, assim você criará estímulos para sempre ter sobre o que falar. Além disso, é importante fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto que você deseja abordar antes de escrever. Anote os principais tópicos e use as redes sociais para entender melhor o problema que as pessoas estão tendo em relação ao assunto que você vai publicar.
  5. Esteja cercada de coisas que você goste, assim você consegue gerar bem-estar e manter-se inspirada!
  6. Crie o hábito de escrever todo santo dia para que você consiga, ao longo do tempo, fazer isso com mais facilidade;
  7. Escolha um exercício físico para praticar. Assim seu sangue circula melhor pelo cérebro e, além de trazer bem estar, vai te ajudar a ter ideias e manter-se produtiva.

Melhorando o seu bem-estar, criando um local agradável e estando sempre atrás de informações, dificilmente você terá bloqueio criativo.

Mas caso você siga todas essas dicas e ainda assim não consegue escrever, talvez seja hora de dar uma descansada se você anda trabalhando mais do que deveria. Já pensou em praticar meditação? É uma ótima prática para esvaziar a mente e voltar com mais motivação depois.

O que fazer em seguida?

, , ,
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha de acesso a biblioteca com ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


7 opiniões

Mostrar comentários
  1. Laryssa Machado em 23 de dezembro de 2018

    Oii, Ella
    que post maravilhoso. Quando tenho bloqueios criativos dou um tempo e vou fazer outra coisa, para ver se as ideias surgem rs.
    Vou seguir as outras dicas também. Beijos
    Di Lua

  2. Camila Goulart em 26 de dezembro de 2018

    Trabalhar em casa é muito bom e ao mesmo tempo pode ser muito ruim. No meu caso o meu “escritório” fica no meu quarto e acabo ficando dispersa e as vezes desmotivada a continuar, mas sempre tento focar e não perder o rumo do que estou fazendo.
    Suas dicas são ótimas e ajudam muito a quebrar esse bloqueio criativo, principalmente pela parte da limpeza e de ficar um pouco off do trabalho as vezes.

  3. Débora em 27 de dezembro de 2018

    Oi!
    Bloqueio criativo, quem nunca?
    A gente que tem esse rolê de trabalhar com conteúdo tem que estar preparado para isso.
    O que mais me pega é o lance do perfeccionismo. Acabo não finalizando as coisas por isso 🙁
    Uma coisa que eu faço quando estou com bloqueio criativo é mudar totalmente o foco, e depois voltar. As vezes a ideia apenas surge, né?
    Outra coisa que me ajuda é fazer alguma coisa em relação ao meu bloqueio. Por exemplo: se não consigo fazer um texto sobre tal assunto, eu começo a procurar as imagens que vou usar, dai a ideia vem.

    Adorei aqui!

Últimas histórias
Mídias Sociais Há 6 dias Loading

Algumas dicas para criar uma feed harmônico em três etapas.

Como crescer sua lista de e-mails usando iscas digitais
Estratégias Há 2 semanas Loading

O segredo para gerar leads e ganhar mais leitores!

Para Blogar Há 3 semanas Loading

O que seu blog deve ter para fidelizar leitores, aumentar o tráfego e diminuir a taxa de rejeição.

Estratégias Há 4 semanas Loading

Um checklist do que seu blog precisa ter para conseguir parcerias com marcas incríveis!

Empreendedorismo Há 4 semanas Loading

Contei aqui o que me ajudou a empreender e ter meu negócio online.

Blog profissional de sucesso: checklist completa para criar um blog inesquecível
Para Blogar Há 1 mês Loading

Todos os itens que fazem um blog chegar ao sucesso!

Como perder a vergonha de gravar vídeos para o Youtube
Estratégias Há 1 mês Loading

Temos algumas dicas importantes para você começar a gravar vídeos hoje e crescer ainda mais com seu negócio online!

Como criar uma lista de e-mails do zero no Mailchimp
Estratégias Há 1 mês Loading

Aprenda como é fácil criar e enviar e-mails como estratégias de marketing com o Mailchimp.