Durma com ideias, acorde com atitudes - Autor Desconhecido.
Instagram: 8 dicas para começar a tirar fotos de qualidade
Instagram: 8 dicas para começar a tirar fotos de qualidade
Mídias Sociais

Instagram: 8 dicas para começar a tirar fotos de qualidade

Publicado em
18 de janeiro de 2019
Escrito por

Manter um feed organizado, sempre atualizado e com conteúdo relevante também é importante para atrair seguidores que possam se interessar pelo que você escreve ou vende, e para trazer autenticidade para sua marca nada melhor do que você mesma planejar e tirar suas próprias fotos.

A ideia aqui é que você entenda que fazer suas fotos para o Instagram não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário: você vai ver que é até divertido.

Então se você nunca pegou numa câmera ou não tem o costume de tirar fotos, siga as dicas abaixo para começar a ter um feed cada vez mais com a cara da sua marca!

1. Não se apegue ao equipamento

Se você tem dinheiro para investir numa câmera semi-profissional ou profissional nova, ótimo. Mas caso não, também indicamos que você compre alguma de segunda mão, porque geralmente os fotógrafos têm muito cuidado com seus equipamentos, então é possível sim conseguir uma que esteja em ótimo estado (como a minha, que comprei de segunda mão e funciona perfeitamente).

Já se você quiser uma câmera digital compacta, então sugerimos que compre uma nova já que essas costumam ter uma vida útil bem curta. Além do mais, em comparação a uma semi-profissional, ou profissional, ela vai sair bem mais em conta.

Lembre-se sempre que quem faz a foto é o fotógrafo; a câmera é apenas a ferramenta. A forma como você a usa é que faz a diferença.

Também é possível tirar ótimas fotos com o celular. Não, não precisa ser Iphone (a afirmação acima também se aplica aqui). Claro que alguns celulares vêm com a resolução bem baixa, então realmente não tem muito o que fazer. Mas o que quero dizer é que você não se apegue a isso.

Apenas tente, você pode se surpreender depois.

2. Inspire-se antes de começar a fotografar para o Instagram

Referência é tudo nessa vida, inclusive para fotografia.

Eu fiquei um bom tempo sem fotografar porque eu estava focada em outras coisas, então minha câmera acabou ficando de lado. Mas quando estava próximo de lançar o blog, eu precisei voltar a usá-la. E a primeira coisa que eu fiz foi buscar referências visuais.

Treinar o olhar é importante para que você consiga fotografar com mais naturalidade. Isso quer dizer que quanto mais fotos você olhar e atentar-se aos detalhes (ângulo, cenário, edição etc.), mais você vai conseguir tirar fotos ótimas para o Instagram.

Duas coisas que ajudam bastante a ter inspiração é o Pinterest e o próprio Instagram. Use o botão salvar com vontade ao encontrar uma foto linda e que você gostaria de tentar algo parecido.

Como começar a tirar fotos para o Instagram: Inspire-se sempre ao fotografar

Copie a disposição dos objetos, o ângulo, a forma de editar… Não tenha medo de fazer igual, porque no final das contas você não vai conseguir fazer uma cópia idêntica.

Você vai ver que o resultado vai ser mais com sua personalidade, com o seu jeito de enxergar as coisas e o que você tem por perto. Austin Kleon já dizia no livro ‘Roube como um artista’ que “a mão humana é incapaz de fazer uma cópia perfeita”.

3. Crie um cenário cativante

Esse é um item importante para fotos de produtos, maquiagens, flatlay, decoração etc.
Isso porque um objeto sem ornamentação é sem graça e nada atrativo, então é interessante você investir em algumas coisas para ornar melhor sua fotografia.

Para fotos em flatlay, não precisa ser nada caro, alguns objetos de decoração como papelaria, louças e revistas já ajudam. Pode ser também coisas que você já tenha em casa e que combinem com a identidade visual do seu blog.

Para fotos de decoração, capriche na arrumação e disposição dos objetos. Siga sempre a dica acima: inspire-se em outros perfis que você admira.

Um erro muito comum para fotos de decoração é arrumar somente o espaço que você pretende fotografar. Sério, sai errado.

O ideal é que você tire um dia para arrumar o espaço (guardar fios e coisas que você não quer que apareçam na foto) e então começar a sessão.

Outra dica importante é você sempre manter a câmera por perto porque pode ser que no meio do seu trabalho, ou qualquer coisa que esteja fazendo, você veja uma cena bonita (o sol batendo num lugar legal ou sua mesa ficou numa composição bacana por causa das cores) e aí você já registra logo. Fica mais expontâneo e autêntico 😉

Tente trabalhar com uma paleta de cores específica, e que seja de acordo com o restante do seu feed. Não precisa deixar tudo da mesma cor, equilibrio é tudo.

4. Tenha um propósito

Saiba exatamente o que você deseja fotografar.

É a disposição dos objetos na mesa? É o seu projeto que está em andamento? É a comida que você achou que ficou numa cor linda? É o livro que você está lendo?

Quando você sabe o assunto da foto que você deseja tirar, fica mais fácil de encontrar um ângulo para valorizar o objeto.

5. Tente, mas tente muito

Sério, não economize nos cliques. Inclusive, te indico comprar um cartão de memória com bastante espaço, ainda mais se você optou por câmera semi-profissional; elas ocupam muito espaço (dependendo da configuração da câmera, uma só foto tem uns 20 MB).

Seu pior erro pode ser tirar só duas fotos. Em cada sessão de fotos minha deve ter umas 120 fotos registradas e eu acabo usando umas 10, só.

Dicas de fotos para Instagram

Nossa biblioteca com várias fotos do mesmo local, mas de ângulos diferentes.

No começo você pode até achar que as fotos estão saindo feias, mas é normal. Mesmo! Isso acontece muito, mas não demorará para você pegar o jeito.

Clique de todos os ângulos, experimente várias posições e composições, vai tentando e avaliando o que você está achando melhor.

É interessante, depois do clique, você dar uma olhada para ver se a foto ficou boa e como você pode fazer para sair melhor na próxima. Às vezes trocar uma coisinha de lugar já deixa a foto com uma composição legal. O importante mesmo é tentar.

Dicas para começar a tirar fotos autorais para o Instagram

6. Encontre o ângulo certo para valorizar seu objeto

Algumas coisas fazem muita diferença na hora de tirar a foto.

Um truque muito bom para decoração, paisagens e pessoas, é tirar a foto no mesmo nível do assunto da foto.

Para detalhes, é interessante encontrar um ângulo que valorize o objeto ou que mostre um pouco do fundo, fazendo que esse se desfoque.

Se você quer fotografar em flatlay, talvez você queira dar uma olha nas dicas do blog FashionCoolture, onde a Flávia dá 6 dicas para uma foto perfeita.

7. Hora de editar as fotos

Ao longo do tempo eu fui mudando várias vezes minha forma de editar as fotos para o Instagram até chegar em uma configuração que me agradasse (que é a que utilizo hoje). Isso vai acontecer com você também! No começo pode ser que você não ache o filtro perfeito, mas aos poucos você vai ajustando.

Editar pode ser a tarefa mais prazerosa, mas ao mesmo tempo cansativa porque é o momento que você vê o resultado de tanto tempo fotografando e achando bons ângulos, e também a hora de fazer uma minusciosa seleção do que vai ser editado e do que será excluído.

Não tenha medo de apagar as fotos que você julgar ruins porque saiu muito estourada, com borrões ou com um ângulo ruim. Parte para a próxima e vai tentando, aprendendo com os erros.

Antes e depois de uma foto editada no Lightroom

Antes e depois de uma foto editada no Lightroom.

Eu estou sempre indicando o Lightroom para editar fotos porque dentre todos que usei, ele foi o melhor. Ele tem muitos recursos que vão te ajudar bastante, até mesmo para coisas simples como colocar marca d’água ou redimensionar todas as imagens de uma vez só.

Dicas de como começar a tirar fotos para o Instagram

O lado ruim é que ele é pago, mas ainda tem a versão online que é cheia de recursos também e bem mais em conta, além de ter aplicativo, ou seja, dá para editar usando o celular também.

Dica: O Nate disponibiliza no blog dele 10 presets (filtros) para Lightroom inspirados nos do VSCO Cam Pro! Eu uso e são realmente muito bons.

Mas outras opções para editar suas fotos seriam:

8. Estude bastante sobre fotografia

Como qualquer coisa na vida, para melhororamos é preciso prática e na fotografia não é diferente. Mas além de praticar é necessário estudar alguns itens importantes da fotografia (como iluminação e regra dos terços, por exemplo) para entender de verdade como as coisas funcionam.

Por isso deixo aqui uma playlist recheada de truques de fotografia para iniciantes que, com certeza, vão te ajudar bastante a entender como tirar uma boa fotografia criativa.

Conclusão

Começar a fotografar para o Instagram não é difícil, além de ser uma prática ótima para que seu feed mais autêntico e com a cara da sua marca.

Você não precisa começar a fotografar com equipamentos caros e nem gastar rios de dinheiro com decoração. Estudando mais sobre como funciona a fotografia, você consegue criar fotos incríveis usando uma câmera simples e tudo que você tiver em casa.

E vocês? Já fotografam para o Instagram?

Continue com a gente:
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Michele Souza em 19 de janeiro de 2019

    Interessante ler esse post logo hoje, que comecei a agendar os posts no meu insta. Cheguei a baixar o Lightroom mobile, mas por não saber mexer nele, desisti e fui pro Airbrush. Criei tipo um filtro nele. Vou testar por uns meses e depois vejo como posso melhorar.

    • Ella Jardim em 23 de janeiro de 2019

      O Airbrush também é bem bom, mas eu acabei me acostumando a editar fotos com o Lightroom porque nele eu consigo editar as fotos da câmera também, que são super pesadas.

      Testa sim, o importante é não desistir <3

  2. Betânia Duarte em 20 de janeiro de 2019

    Ótimo post, adorei demais as dicas! Eu não tenho câmera e peço emprestada para o meu amigo de vez em quando mas isso ao mesmo tempo é muito ruim porque eu meio que já estabeleci que só posso tirar fotos legais quando estiver com a câmera dele. Aí meu instagram acaba ficando bem desatualizado…
    Pretendo mudar isso e começar a tirar umas fotinhos com meu celular mesmo :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    • Ella Jardim em 23 de janeiro de 2019

      Isso! O celular é um ótimo recurso também, basta estudar como ele funciona pra você conseguir aproveitar o melhor dele.

      Não desista! Boas fotos!

  3. Nat Macedo em 20 de janeiro de 2019

    eu tenho MUITA dificuldade em fazer fotos para o insta.. principalmente flay tay.. nao sei se é falta de talento ou criatividade hahahah salvei seu post e vou seguir dica por dica!

    bjs
    ww.blogmodelando.com

  4. Tamara em 20 de janeiro de 2019

    Sempre com conteúdos incríveis e dicas maravilhosas! Salvando tudo no meu Pinterest para não perder!
    Eu já me arrependi de foto que só tirei duas e depois vi que poderia ter tentando mais. Realmente temos que ter paciência e muitas tentativas!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    • Ella Jardim em 23 de janeiro de 2019

      Simmmmm! Como eu disse tirar duas fotos é um erro gravíssimo na fotografia!
      Mas espero que agora você faça como eu e tire 819280918209182039812 do mesmo objeto, só pra garantir ahahahauuh

      Beijão,
      Ella J.

  5. Camila Goulart em 21 de janeiro de 2019

    Oii! Tudo bem? Estou aprendendo muito sobre fotografia, inclusive estou fazendo cursos online grátis para aprimorar e melhoras mais! E vejo bastantes resultados no meu Instagram, as curtidas estão subindo e os comentários também! O que torna melhor o meu engajamento na mídia.

    Atualmente tenho apenas meu celular, que faz excelentes fotografias e basta eu estar em uma boa luz, como a natural que tudo fica bem lindo. Também faço uso do Lightroom no celular mesmo e edito minhas fotos somente por lá!

    • Ella Jardim em 23 de janeiro de 2019

      Ahhhh o Lightroom é maravilhoso, né, Camila? <3
      Continue fazendo fotos incríveis que a tendência é sua conta crescer mesmo, afinal, o Instagram é uma rede social para fotos então precisa investir muito tempo pra dar o seu melhor para que elas fiquem lindas e atrativas 😉

      Beijão, boas fotos! <3

  6. lea em 22 de janeiro de 2019

    ótimas dicas amei

  7. Carolina Carvalho em 5 de fevereiro de 2019

    Estava pensando em comprar uma câmera semi profissional, investir em algum curso de fotografia, e depois de ler texto só fiquei com mais vontade. Hoje tenho usado somente o celular e as fotos não ficam lá essas coisas, sinto falta de fotos com mais qualidade. Amei o artigo!

    • Ella Jardim em 7 de fevereiro de 2019

      Carol, faça isso! Fotografia é um ótimo investimento para o seu blog, de verdade! Depois você pode até selecionar algumas e vender ou colocar em banco de imagens para distribuição gratuita 😉

      Boa sorte!
      Beijão

  8. Endinheiroonline em 19 de maio de 2019

    Mulher vc é incrível waw Eu poso pasar o dia tudo no seu blog maravilhoso eu não canso aff beijos



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades