Calendário editorial para produção de conteúdo: o que é e como criar
Marketing de Conteúdo 10 de dezembro, 2018

Calendário editorial para produção de conteúdo: o que é e como criar

postado por

Alguns dos motivos para um blog profissional dar certo são consistência, frequência e conteúdo relevante para um determinado público-alvo. E para isso é necessário planejamento. Escrever o que dá na telha sem antes criar um plano pode ser um desastre porque:

  • Você não terá uma frequência de posts e então seu leitor nunca saberá quando terá conteúdo novo, o fazendo desistir de voltar no seu blog;
  • Digamos que você estabeleceu a meta de 2 posts por semana e você sempre escreve tudo em cima da hora. Seu próximo artigo é para daqui a 2 dias e você nem começou a criar. Se você não é experiente no assunto, não fez uma boa pesquisa e/ou não está num bom dia para escrever, seu post pode sair com conteúdo vazio, o que não é bom para a reputação do seu blog;
  • Seu público precisa de assuntos variados para seu blog não se tornar monótono, então é preciso alternar a categoria dos seus posts durante a semana;
  • Evite o estresse: planeje-se! Sua saúde mental é importante.
  • Pode acontecer de você precisar trabalhar em posts quando deveria estar relaxando porque precisa muito escrever algo que poderia ter sido feito há um tempo.

Ou seja, existem muitos benefícios para criar um calendário editorial.

É algo que eu realmente recomendo para aumentar a qualidade dos seus posts, criar consistência e planejar melhor as horas do seu dia para outras coisas importantes.

Criando seu calendário editorial

Primeira coisa a se fazer é ter um banco de ideias recheado de posts, variando bastante nas categorias e palavras-chave.

A gente já fez um conteúdo super completo de como você pode criar e organizar suas ideias de posts num lugar só.

Assim você consegue mensurar quais categorias e posts deve trabalhar mais, e quais estão prontos para entrar no seu calendário editorial, além de ser uma ótima ferramenta para evitar que você fique sem ideias para novos posts.

Depois, você precisa verificar quais posts já estão prontos para publicação. Por isso criar planilhas é importante, porque você consegue ver o que já pode ser publicado ou não.

Mas antes de criar o calendário, você precisa se atentar a algumas coisas:

  • Frequência: é importante sim que seu blog tenha uma boa frequência de posts novos, mas pense sempre na qualidade. Analise seu tempo: você consegue escrever 3 posts por semana? Você tem colaboradores que podem te ajudar nisso? Se sim, ótimo! Planeje seu calendário para quantos posts você acha que consegue criar. Se seu tempo é curto e você só consegue criar um post, tudo bem. Mas capricha para que esse post seja o melhor possível.
  • Evite feriados: a tendência é que as pessoas viagem ou tirem o dia para fazer outras coisas que não seja ficar na internet. Então uma boa dica é mesmo que você poste sempre no mesmo dia da semana, mude a data do conteúdo que irá cair no mesmo dia do feriado para antes ou depois.
  • Variedade: se possível, varie nas categorias e tags que você irá usar, dando um espaço de três posts, por exemplo, entre uma categoria e outra.

Tudo certo?
Então vamos para a parte prática.

Um bom lugar para organizar é o Google Calendar porque ele é gratuito e vai te dar uma boa visão de quando seus posts irão ao ar.

Como criar um calendário editorial usando Google Calendar

Você também pode usá-lo para se planejar e fazer outras tarefas referentes ao blog.
Por exemplo, depois de publicar um post você precisa divulgar, certo? Então sugiro que você separe algumas horas antes e depois da publicação para:

  • Programar a divulgação dos posts: você vai economizar bastante tempo se você ter o hábito de programar a divulgação de seus posts nas redes sociais. O Facebook já tem uma função que te ajudará nisso. Depois de escrever sua publicação, ao invés de clicar em ‘Publicar’, você clica em ‘Programar’ e então escolha o dia e a hora após a opção que você escolheu para seu post ser publicado no blog. Faça o mesmo com o Instagram, você pode usar o Planoly, se desejar.
  • Responder comentários: É importante sempre responder os comentários em qualquer rede social. Então separe alguns momentos para isso.

Com seu banco de ideias aberto, você pode começar a ver quais posts estão prontos para publicação e então ir distrubindo, sempre estando atenta às recomendações de frequência, feriados e variedade que dei acima.

Se você estabeleceu dias específicos para postar, você pode usar o recurso de Lembrete e pedir para repetir sempre no mesmo dia e na mesma hora.

Como criar um calendário editorial usando Google Calendar

Depois é só ir editando o nome dos eventos com os posts correspondentes àquela data.

Com isso você pode se organizar melhor e toda semana tirar um dia para finalizar o que falta para os posts programados para a semana seguinte irem ao ar (por exemplo revisão, imagem para Pinterest, texto para redes sociais etc.).

Usando o Trello para criar um calendário editorial

Se você já leu nosso guia completo de como planejar os posts do seu blog, então provavelmente já conhece a ferramenta Trello.

Nela é possível organizar seu conteúdo através do método Kanban, ou seja, criando listas de tarefas. Ao dar um prazo para cada tarefa, ela será mostrada automaticamente no calendário do aplicativo criando, então, um calendário editorial.

Calendário Editorial com o Trello

O mais interessante é que você também pode colocar etiquetas em cada ‘post’ com o nome da categoria, sendo mais fácil visualizar a distribuição delas pelo mês e ajustar para que tenha equilíbrio.

Para usuários do WordPress.org

Um ótimo plugin para o WordPress é o Editorial Calendar. A gente usa e recomenda muito porque ele agenda automaticamente os posts que você programou para um determinado dia e ele é fácil de usar, porque basta arrastar e soltar na data que você quer.

Editorial Calendar: plugin de calendário editorial para WordPress

Do lado esquerdo fica o calendário e do lado direito os posts que estão em rascunho.
Basta organizar e pronto!

Calendário editorial com o Evernote

Se você já usa o Evernote então você também pode criar um calendário editorial por lá para ter uma visão dos posts que estão para ir ao ar.

Calendário Editorial com Evernote

Para isso, você deve fazer login ou criar uma conta no site e então clicar aqui para abrir o template de calendário 2019.

Depois clique em ‘Salvar Template’ na lateral direita e então ele ficará salvo em seus templates. Para abrir você deve abrir seu Evernote, criar uma nota e então clicar em ‘Modelo’. O template que você salvou estará lá para ser usado, basta clicar sobre ele e pronto!

Agora você pode preencher os dias com os posts que você planejou e, além disso, selecionar uma cor para cada categoria. Assim você consegue mensurar se está havendo uma boa variação.

Calendário editorial: como criar para melhorar a produção de conteúdo

Para escolher a cor de fundo, basta clicar no quadradinho da data que você quer que aparecerá uma setinha para baixo. Basta clicar nela que aparecerá a opção de escolha de cor.


Para não se perder e se organizar melhor, escolha apenas uma ferramenta acima para criar o seu calendário editorial.

Se você ainda não tem o hábito de organizar seus posts dessa forma, recomendamos muito que o faça hoje! Assim você consegue planejar melhor o conteúdo do seu blog, deixando mais tempo para outras coisas importantes.

Leituras recomendadas:

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >