Durma com ideias, acorde com atitudes - Autor Desconhecido.
Como criar o conteúdo perfeito para o Instagram do seu blog
Como criar o conteúdo perfeito para o Instagram do seu blog
Blogosfera

Como criar o conteúdo perfeito para o Instagram do seu blog

Publicado em
12 de março de 2019
Escrito por

Parece que hoje em dia todo mundo está no Instagram, por isso essa é uma ótima rede social para divulgar seu blog ou produto. Mas já falamos por aqui que para ganhar seguidores fiéis que irão te acompanhar (e converter em vendas) é preciso planejar seu feed para ele se tornar atraente e entregar conteúdo de qualidade para o seu público-alvo.

Só que o Instagram é uma rede social para fotos, fazendo com que pareça que é muito difícil criar conteúdo que engage de verdade se não for moda e beleza. Bom, você está redondamente enganada.

As pessoas que decidiram te seguir a fim de manter contato elas estão realmente interessadas em saber o que você tem a dizer. Por isso, não as decepcione!

Sei que pode parecer difícil criar legendas incríveis e trazer sempre novidades, mas hoje vou te mostrar que é mais fácil do que parece.

1. Tenha um nicho definido

Seu Instagram é uma pequena amostra do seu negócio online (blog, canal ou loja) e por isso você precisa focar. Para quem você está se comunicando? O que seu público quer saber?

Se você já acompanha a gente, deve saber que estamos sempre falando sobre a importância de ter um nicho para o seu blog porque dessa forma você consegue mais seguidores fiéis e fazer vendas mais facilmente. E isso se estende ao seu Instagram.

Como criar conteúdo para o Instagram do seu blog

Quem é seu público? Quais são suas dores? O que você pode publicar que irá mudar o dia dessa galera?

Quando você atira para todos os lados, dificilmente atingirá alguém.

Ter um conteúdo focado em algum tema específico vai te a ajudar a ter mais engajamento e conversão, porque seus seguidores verão sua conta como autoridade nesse assunto e isso é de extrema importância para o seu blog ou marca que usa o marketing de conteúdo, porque é dessa forma que você irá convencer seu leitor de adquirir um produto que realmente seja útil para ele.

Ele acredita no que você publica porque ele entendeu que você é especialista no assunto que você aborda.

Leituras recomendadas

2. Entenda que seu Instagram é um marco dos melhores momentos

Quando uma pessoa chega no seu perfil ela precisa entender de cara sobre o que é sua marca, ao mesmo tempo que seu feed precisa atraí-la. Por isso você deve criar conteúdo sobre temas que você já aborda, como se o seu feed fosse uma amostra grátis do seu negócio online.

Isso quer dizer que você pode e deve criar conteúdo exclusivos, mas uma ótima pedida é trazer um pouco do seu negócio online para o Instagram.

Aqui estão algumas ideias de como fazer isso:

1. Desenvolva um conteúdo exclusivo para o Instagram de algum tópico já abordado no seu blog. Por exemplo, um dos tópicos do post sobre conselhos de autocuidados para quem trabalha em casa é sobre a solidão e como evitar que isso aconteça.

Depois de algum tempo que o post foi ao ar e divulgamos no Instagram, fizemos essa publicação sobre esse tópico específico, convidando o leitor a ler mais no blog.

Como criar conteúdo de qualidade para o Instagram

Mostrar um pouco do que você publica é interessante para que os seus seguidores que não te conhecem passem a entender o tipo de conteúdo que você compartilha no seu blog, gerando interesse.

2. Faça resumos de posts já publicados, mostrando os principais pontos. Ao final você pode indicar que o seguidor pode ler mais sobre o assunto no link que está na bio.

3. Faça um comentário pessoal sobre um determinado post, deixando o link na bio para quem se interessar.

Criação de conteúdo para o Instagram

4. Mostre sempre o que seu negócio tem a oferecer, indicando que seu seguidor pode assinar sua lista de e-mails, baixar um material gratuito etc.

5. Compartilhe imagens ou infográficos postados no seu blog ou uma parte de um vídeo que já está no ar, comentando os benefícios que seu leitor terá ao ver o conteúdo completo.

Recorte de um infográfico já postado no blog anteriormente.

Tire um dia para planejar o seu feed do Instagram, e então dê uma olhada com calma no seu conteúdo. Quais tópicos ou assuntos poderiam ser resumidos e virar uma pauta para o seu Instagram?

Perceba que a ideia é sempre criar legendas que levem seu leitor a alguma publicação do seu blog. Mas não deixe seu feed monótono! Por isso temos aqui 30 ideias de conteúdo para o seu Instagram que você pode reutilizar sempre que precisar.

3. Entenda o que seu público quer saber

Ter um público-alvo é importante para definir pautas, mas por mais que seu blog tenha um nicho, ao longo do tempo você vai notar que as pessoas irão preferir algum assunto específico.

Por exemplo, aqui no blog falamos sobre empreendedorismo, produtividade, dicas para blogueiras e marketing digital. Mas começamos a perceber uma preferência do nosso público por produtividade. E isso também vai acontecer com o seu negócio.

O que você deve fazer é observar a interação do seu público com o seu conteúdo para criar mais materiais como o que está dando certo.

Como saber o que seus seguidores do Instagram querem saber?

A forma mais direta para isso é perguntar no Stories o que seus seguidores gostariam de saber mais sobre você. Ou até mesmo uma enquete, questionando se determinando assunto é relevante para eles, dando a opção de responder com sim ou não.

Como criar conteúdo de qualidade para o Instagram do seu blog

Você também pode observar as informações que o Instagram te dá em cada publicação sobre engajamento. Em qual tipo de assunto as pessoas curtem mais? E quando você indica o link na bio, quando há mais conversão?

E no Stories, quando há mais conversão? Qual conteúdo que você posta que há mais interação em forma de directs ou cliques no perfil? Numa sequência de Stories, qual o assunto que você aborda que as pessoas assistem até o final?

Analisar é extremamente importante para criar um conteúdo de qualidade para seus seguidores no Instagram.

Como criar conteúdo de qualidade para o Instagram do seu blog

4. O que postar quando ainda tem poucos seguidores

Se seu negócio acabou de nascer, pode parecer muito dfícil criar legendas porque você não sabe ainda o que seus seguidores querem saber. Então aqui temos algumas dicas do que você pode postar nos primeiros dias que você criou sua conta no Instagram:

  • Bastidores da sua marca, como é a rotina, o dia a dia. As pessoas amam saber quem está por trás das câmeras;
  • Curiosidades sobre seu blog, marca, loja virtual ou canal;
  • Spoiler das novidades que estão por vir;
  • Apresentação das pessoas que fazem as coisas acontecerem;
  • Convide seus seguidores para interagir. Mostre que você tem uma lista de e-mail com conteúdo exclusivo, uma playlist ótima no Youtube, um perfil inspirador no Pinterest;
  • Meme ou algo engraçado sobre o nicho do seu blog ou marca.

Ao longo do tempo você também pode inserir esse tipo de conteúdo, mas essas são ideias ótimas para as pessoas irem conhecendo sua marca aos poucos.

Conclusão

Ter um feed focado no tema que trata o seu blog é essencial para capturar seguidores fiés, que estão realmente interessados no que você tem para falar. Mas também é importante analisar quais assuntos as pessoas estão mais interessadas e buscar formas de criar mais material como esses que estão dando certo.

Ao entender o que as pessoas querem saber, você pode começar a fazer uma busca no seu conteúdo já existente para resumir ou complementar, e então induzir as pessoas a clicarem no link na sua Bio.

Leia mais sobre o assunto
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Arlene Figueredo em 18 de setembro de 2019

    Amei o post demais!!

  2. RENATA CAMPOS AMORIM FERREIRA em 14 de outubro de 2019

    concordo que o nosso feed e nossa vitrine !

  3. renata em 14 de outubro de 2019

    amo o instagram mais desenvolver relacionamaento lá ta complicado !

    • Ella Jardim em 18 de outubro de 2019

      Verdade! Mas é realmente um trabalho de formiguinha, aos poucos chega lá :’)



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades