Produção de Conteúdo: quatro erros de quem <i>não tem resultados nas vendas</i>
Marketing de Conteúdo 18 de janeiro, 2022

Produção de Conteúdo: quatro erros de quem não tem resultados nas vendas

postado por

Criar conteúdo de valor é uma estratégia que pode dar resultados para qualquer marca que está no digital e trabalha o Marketing de Conteúdo com maestria.

Posso te garantir isso porque desde 2016 eu venho construindo conteúdos que convertem em vendas dos meus serviços como Designer.

Por isso eu indico fortemente que você continue sua produção de conteúdo para gerar vendas em seu negócio.

Mas nesse tempo trabalhando com empreendedoras que também criam conteúdos, venho notado 4 ações graves que não dão resultados, e são elas que eu vim trazer para que você não cometa esses mesmos erros, independente do Canal de Distribuição que você escolheu para criar conteúdo.

Não crie conteúdos no digital sem objetivos

Existe um segredo por trás de todo conteúdo bem feito e que converte em vendas: ele é totalmente estratégico e intencional, ou seja, tem objetivos claros. Um conteúdo estratégico não é aleatório, feito pra cumprir tabela ou ganhar engajamento de qualquer pessoa.

Um conteúdo estratégico quer atingir quem realmente importa: as pessoas que vão comprar de você.

Antes de publicar qualquer conteúdo se pergunte: o que eu quero com isso?

  • É aumentar a visibilidade da marca?
  • Construir autoridade no nicho?
  • Vender um produto?
  • Criar antecipação para algum produto ou serviço que está por vir?
  • É criar conexão e relacionamento com seu público?
  • Educar sua audiência?

Ao ter objetivos você consegue criar conteúdo muito mais relevantes e úteis para o seu público-alvo, que seja coerente, que faça sentido.

Entenda que o seu conteúdo também é capaz de criar uma percepção da sua marca para as pessoas que o consomem.

Qual é a percepção que você está criando com os conteúdos que já cria? Está alinhado aos produtos e serviços que você vende? Seus conteúdos são capazes de vender?

Tenha sempre muito claro os objetivos dos seus conteúdos. Você não precisa de volume. Precisa de qualidade.

Não crie conteúdos rasos

É preciso ter equilíbrio: você não precisa escrever um livro ou uma tese sobre o assunto que você quer abordar (se quer se aprofundar, lance um e-book!).

Por outro lado, você não deve se manter no raso. Seja um blog, post no Instagram, canal no Youtube: um conteúdo raso não mostra autoridade e, consequentemente, não vende.

Se você quer que as pessoas comprem de você porque você domina o nicho em que está, mostre isso a elas, que você tem conhecimento, por isso vende produtos e/ou serviços com base nesse conhecimento.

Planeje-se para criar conteúdos de qualidade, relevantes e que mostrem o seu verdadeiro conhecimento sobre a área em que você atua.

Evite conteúdos fora da sua Linha Editorial

Para atingir as pessoas certas é preciso construir uma linha editorial alinhada ao que você vende.

Mas não adianta ficar só na construção: absolutamente tudo que você publicar precisa estar dentro dessas pautas que você definiu e que tem tudo a ver com os produtos e serviços que você quer vender.

Se você vende artesanato, faz sentido criar um monte de conteúdo sobre maquiagem?

Um conteúdo estratégico serve para que as pessoas comecem a associar os assuntos do universo dos seus produtos a você. Então é por isso que você deve focar em criar conteúdos que se conectem, de alguma forma, com o seu negócio.

Defina pautas principais e secundárias para seus conteúdos e seja fiel a elas, para que as pessoas memorizem o que, exatamente, você vende.

Uma ajuda boa: eu fiz um vídeo mostrando como visualizar sua linha editorial online. Clique aqui para ver!

Não crie conteúdos somente com propagandas

Quem estudou o Conteúdo Magnético para Negócios sabe perfeitamente que é preciso atrair, conscientizar e só então vender.

É um processo que todas as pessoas vão passar antes de comprarem de você. E um erro muito comum de quem está chegando agora no Digital é justamente criar conteúdos com muitas propagandas.

O Marketing de Conteúdo não é invasivo, pelo contrário: ele prega que você vende nas entrelinhas, através de conteúdos úteis, relevantes e de qualidade.

O consumo das pessoas no digital está mudando e ninguém entra nas redes sociais para consumir propaganda.

É por isso que você precisa equilibrar seus conteúdos de vendas com os de valor para quem você quer atingir.

Conclusão

Criar conteúdo não é apenas fazer o que se acha interessante e esperar que venda. É preciso ter estratégia e pensar sempre que criação de conteúdo faz parte do seu negócio.

Por isso comece evitando esses 4 erros para ter bons resultados no digital.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >