3 bancos de imagens <i>totalmente gratuitos</i> para uso comercial e pessoal
Marketing Digital 6 de janeiro, 2022

3 bancos de imagens totalmente gratuitos para uso comercial e pessoal

postado por

Está procurando por imagens gratuitas para baixar e usar onde quiser? Então veio ao lugar certo porque criei uma lista com os melhores Banco de Imagens gratuitos para você ter sempre em mente na hora de criar conteúdo para a internet!

Mesmo que você não entenda muito sobre fotografia é importante escolher imagens de qualidade para usar em qualquer canal de comunicação da sua marca (rede social, lista de e-mail etc.).

Mas como fazer quando você sabe que não pode usar imagens encontradas em qualquer lugar e entende a importância de boas imagens associadas ao seu negócio? É por isso que existem os banco de imagens!

O que é banco de imagens

É um site onde fotógrafos disponibilizam suas fotografias para fins pessoais e comerciais.

Cada site tem suas regras, mas no geral você pode usar as fotos sem precisar dar crédito ao autor e, se for um banco de imagens gratuito, você não precisa pagar nada para usar.

Use o banco de imagens gratuito Unsplash

Foi o primeiro banco de imagens que conheci e é um dos meus favoritos para quando preciso de fotos específicas para usar em meus conteúdos e projetos.

Unsplash é meu banco de imagens favorito!

Nele você pode criar coleções e salvar imagens dentro delas. Você acaba criando uma biblioteca com várias coleções, o que é bem interessante para se organizar sem precisar salvar no seu computador todas as imagens incríveis que encontrar.

Dentro do site é possível encontrar imagens de vários estilos e se você gostar do estilo de autores específicos você pode segui-los que o Unsplash vai te mostrar um feed só de imagens dessa galera que você se identifica.

Use o banco de imagens Pexels para baixar fotos e vídeos

Sempre que preciso de vídeo para usar em sites ou até em apresentação de projetos, é para o Pexels que eu recorro.

O Pexels é o melhor banco de imagens gratuito que tem vídeos também.

As imagens são de ótima qualidade, variando entre fotos com uma estética mais comercial e outras com estilos mais específicos.

Você também pode criar coleções, e outra funcionalidade interessante é que o site cria automaticamente uma coleção só com imagens que você baixou.

Se gostou do estilo de foto ou vídeo de um determinado fotógrafo, você pode segui-lo também para ficar sabendo sempre quando uma nova foto foi adicionada por ele.

Kaboompics é um ótimo banco de imagens também

Karolina Grabowska, uma fotógrafa talentossíssima, criou o Kaboompics para compartilhar fotografias gratuitas para quem não entende de fotografia.

Kaboompics é um banco de imagens gratuito, mas com menos fotos disponíveis.

Se comparado aos outros banco de imagens, esse é um mais enxuto na quantidade de imagens disponíveis, mas não deixa de ser um ótimo recurso.

Você não consegue criar coleções e nem criar uma lista com suas fotos favoritas, mas por outro lado é possível extrair a paleta de cores de cada imagem.

Além disso, todas elas estão dentro de uma sessão de fotos. Isso quer dizer que além da imagem que você escolheu é possível encontrar outras imagens dentro do mesmo cenário e proposta. Isso te dá mais possibilidades de encontrar a foto perfeita para o que você precisa.

Algumas dicas simples para usar Banco de Imagens da maneira correta

Mesmo sendo um ótimo recurso, usar Banco de Imagens da maneira errada pode acabar transformando a comunicação da sua marca num carnaval, sendo difícil até gerar identificação de marca – você quer ou não quer que seu trabalho seja memorável?

Então te trouxe algumas dicas rápidas para você garantir que as imagens usadas são compatíveis com o seu universo de marca – mesmo usando fotos de outras pessoas.

Tenha critérios: Evite pegar a primeira imagem que vai aparecer quando buscar por algum assunto específico. Separe um tempo para procurar melhor, e sempre escolha as imagens que estão totalmente dentro do seu universo de sua marca: cores, objetos, cenários, estilo, elementos etc…

Busque autores específicos: Geralmente um fotógrafo tem um estilo próprio e envia mais de uma foto para um banco de imagem. Então, quando encontrar uma foto que esteja muito dentro do que você quer, entre no perfil do autor para ver se encontra mais fotos parecidas. Salve mais de uma foto para usar depois.

Se possível, aplique filtros: Busque a licença do banco que você escolheu, e se puder manipular as fotos, use o seu filtro na edição da imagem ao invés de deixar ela crua. Vai ajustando até chegar no tom das imagens que você já usa.

Repita as imagens: Tudo bem repetir as imagens. É até bom para que as pessoas sempre reconheçam sua marca. Então crie uma pasta específica para suas imagens no seu computador e celular já com filtros e ajustes, e repita o uso no feed, Stories, posts do blog, site, campanhas de e-mail…

Salve Imagens que achar por acaso: Você também pode deixar algumas imagens salvas que encontrou enquanto buscava por outra. Muitos bancos de imagens já usam o recurso de salvar imagens no próprio site para usar depois. Faça isso e economize tempo na próxima vez que for buscar imagens.

Mescle com fotos suas: Não vire refém de Banco de Imagens. Comece a tirar fotos do seu trabalho e dos bastidores para mesclar com as fotos dos Bancos. Não ter foto própria pode causar desconfiança, uma vez que trás a sensação de que você não quer mostrar onde seus produtos e serviços são feitos.

Conclusão

Atualmente é possível encontrar uma infinidade de banco de imagens, mas trouxe esses 3 para você conhecer porque de todos que conheci são os gratuitos que considero ter mais imagens de ótima qualidade.

Incentivo muito o uso de banco de imagens para quem não entende sobre fotografia e entende a importância de boas imagens em qualquer canal de comunicação, mas começar a criar fotos autorais para sua marca é algo realmente que você deve considerar para o futuro.

Imagina a quantidade de pessoas que usam a mesma imagem que você em suas redes sociais, por exemplo?

Ter suas próprias fotos humaniza seu negócio, além de criar autenticidade. Esses são dois fatores importantes para criar conexão com seu público, resultando em memorização da sua marca e possíveis vendas.

Concluindo, use banco de imagens sempre que preciso, mas considere ter fotos autorais também. Nesse post tem algumas dicas para começar 😉

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >