Como planejar um feed incrível para o Instagram
Mídias Sociais 12 de fevereiro de 2019 Como planejar um feed incrível para o Instagram
Escrito por Ella Jardim

Sem dúvidas, o Instagram é uma ótima rede social para divulgar seu blog ou produto, isso porque só em Junho de 2018 já haviam mais de 1 bilhão de usuários ativos. Mas para que você tenha sucesso é importante mostrar conteúdo relevante, ou seja, informações que seu público-alvo deseja saber.

Mais do que isso, seu Instagram precisa mostrar um pouco do que seu visitante encontrará na sua loja ou blog.

Então ao montar um feed é preciso fazer com que ele seja um imã para atrair seguidores que se interessem pelo conteúdo que você produz. Por isso um feed organizado precisa:

  • Representar muito bem a sua marca, seja através dos filtros escolhidos, no tipo de composição das fotos etc.;
  • Mostrar claramente o que você cria e/ou vende;
  • Gere interesse em clicar nas fotos para entender melhor o que você está comunicando ao mundo.

Essas observações são do ponto de vista de alguém que acabou de chegar no seu perfil. Para um seguidor continuar te acompanhando é essencial que você atualize seu Instagram com frequência com conteúdos ricos em informações sobre o que ele deseja saber.

Da mesma forma que seu blog precisa ser atualizado com frequência para se tornar relevante, seu perfil no Instagram também precisa e se você não se planejar, duas coisas poderão acontecer:

  1. Sua conta não irá crescer, estando sempre estagnada no mesmo lugar porque você ganhará seguidores ao decidir postar algo, mas também perderá no tempo em que não postar;
  2. Para criar um conteúdo relevante é necessário tempo e a falta de planejamento e otimização do seu tempo pode resultar em fotos sem propósitos e legendas que não geram engajamento;

Frequência

Aqui também é importante prezar pela qualidade do que você irá postar no seu Instagram. Se você não consegue postar 3 vezes ao dia, como é o ideal, então poste no mínimo uma vez.

Conteúdo

Já que essa é uma rede social voltada para fotos, então esse é o item que mais chama atenção em todo o design da plataforma. Por isso é necessário que você consiga fisgar seu seguidor pela foto que você irá enviar.

Mas nem por isso a legenda deve ser deixada de lado, pelo contrário: é nela que deve haver informações valiosas que farão seu seguidor ir até seu perfil clicar no link que você disponibilizou na bio para vistar seu blog ou comprar um produto.

Saiba aqui como você pode usar o seu blog para mostrar mais de um link na bio do seu Instagram.

Banco de Ideias

Todo o conteúdo do seu Instagram deve ser uma prévia do que ele encontrará no seu blog ou site. Por isso é importante sempre dar uma passeada pelo o conteúdo que você já escreveu e anotar tudo que pode virar uma legenda para a sua foto.

Como planejar o feed do Instagram

Como planejar o feed do Instagram com o Evernote

Para que tudo fique organizado, você precisa criar um calendário editorial para o seu Instagram semelhante ao que ensinamos a criar para os posts do seu blog.

Fazendo dessa forma, você consegue ter uma ideia do conteúdo que irá postar, variando nos assuntos e também sabe exatamente quando você deve reservar algumas horas para planejar mais fotos para manter sua conta ativa.

Calendário Editorial

O Evernote é um ótimo aplicativo para anotar ideias, fazer listas e checklists, enfim, muito bom para produtividade. Além disso, também é possível usar calendários dentro das notas que é exatamente o que faremos aqui.

Para começar, você deve acessar sua conta ou criar uma e depois criar um caderno para o seu Instagram, assim tudo ficará mais organizado.

Na lateral esquerda clique em ‘Cadernos’ e depois em ‘Novo caderno’ (na lateral direita, lá em cima). Lembre-se de salvar nesse caderno todas as anotações referentes ao seu Instagram.

Agora vamos criar o calendário editorial. Para isso, clique em ‘Nova Nota’ e então clique em ‘Modelo’.

Vai abrir uma tela com os templates que o Evernote disponibiliza para uso gratuito, então na barra de pesquisa você deve procurar por “Calendário Mensal“. Clique no modelo que aparecer e pronto! Você tem um calendário dentro do Evernote.

Em seguida você deve preencher os dias com o conteúdo que você pretende criar para o seu Instagram, sempre lembrando da frequência (qualidade é melhor que quantidade) e variação dos assuntos para não ficar monótono.

Por padrão, aparece apenas um quadradinho por dia, mas você pode adicionar mais porque dessa forma você consegue separar cada post em um quadradinho diferente, sendo mais fácil de visualizar.

No lado esquerdo do seu calendário você vai ver algumas bolinhas. Você deve clicar na bolinha referente a linha inferior da célula que você quer adicionar mais espaço.

Como planejar o Instagram pelo Evernote

Se quiser 3 postagem por dia, clique mais uma vez que irá aparecer outro quadradinho.

Feito?
Agora basta preencher os dias com o título do conteúdo que você deseja postar.

Dica: Para ficar ainda mais organizado, você pode clicar na setinha que aparecerá quando você clicar dentro de um quadradinho (célula), e então selecionar uma cor para cada assunto ou categoria. Por exemplo, vermelho para dicas de DIY, azul para Inspirações de Decoração, Roxo para Quotes e por aí vai.

Calendário Editorial com Evernote

Planeje sua rotina também

Se organizar é essencial para otimizar seu tempo como criadora de conteúdo, por isso fizemos um guia completo para você criar uma rotina produtiva com o Google Agenda e conseguir realizar tudo o que deseja. E o planejamento do seu Instagram também deve entrar nessa rotina.

Ao criar as imagens, veja até quando você já tem conteúdo para postar e, então, imediatamente reserve na sua agenda um dia para montar mais e não deixar seu Instagram sem atualizações.

Como criar uma rotina produtiva com Google Calendar

Criando o conteúdo

As fotos do seu Instagram precisam ser uma boa mostra grátis do que as pessoas irão encontrar no seu blog ou loja. Por isso a escolha das imagens devem ser pensada com calma.

A gente incentiva que você crie suas próprias fotos para trazer autenticidade para o seu feed, mas se por algum motivo não dê para fazer, então a gente sugere o uso de banco de imagens, que são sites que disponibilizam fotos gratuitas para o uso comercial.

  1. Unsplash
  2. Kaboompics
  3. Pexels
  4. Pixabay
  5. Gratisography

Antes de usá-las, é importante verificar a licença de uso de cada site para que você saiba exatamente o que pode ou não fazer com cada imagem.

Legendas

Já a legenda deve ser um conteúdo de valor que gere engajamento e, ao final, tenha uma call to action. Você pode pedir ao seu seguidor visitar seu link da bio, salvar seu post para não esquecer, marcar alguém ou compartilhar com outras pessoas. Isso é importante para que seu perfil tenha engajamento e seja relevante para o Instagram.

Visualizando os posts

Até agora fizemos o planejamento, mas a outra parte importante é ver o resultado final de como seu feed irá ficar. Então conhecemos 3 aplicativos ótimos para isso:

Todos eles têm o mesmo propósito que é ver como seu feed vai ficar com as escolhas das imagens, mas o que muda são algumas opções da versão gratuita. Então recomendo que baixe e experimente para testar qual cai melhor para seu estilo de vida e para o que você precisa.

Como planejar o feed com Planoly

Visão geral do Planoly pelo computador.

Nosso favorito mesmo é o Planoly porque ele é uma mão na roda para quem precisa criar designs no computador, já que além de aplicativo ele também tem a versão desktop. Ou seja, você pode enviar sua foto pelo computador e ele posta automaticamente para você (se você autorizar).

Conclusão

Planejar o feed do seu Instagram é extremamente importante para você otimizar seu tempo e conseguir construir um conteúdo que seja realmente de valor para os seus seguidores. E você pode fazer isso gratuitamente usando aplicativos totalmente gratuitos.

O que fazer em seguida?
, , ,
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha de acesso a biblioteca com ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Uma opinião

Mostrar comentários
Últimas histórias
Para Florescer Loading

Com essas dicas, sua mente nunca mais será a mesma e ela será saudável, te levando a viver melhor.

Para Blogar Loading

5 coisas que eu mudaria no início do blog.

7 app de produtividade para organizar a vida: Google Agenda
Produtividade Loading

Uma lista completa com aqueles aplicativos que vão dar um up na sua vida.

Mídias Sociais Loading

Revelamos os segredos de marketing digital para conseguir seguidores reais no Instagram!

Passo a passo parar criar uma lista de e-mails
Estratégias Loading

Tutorial completo para criar sua lista e começar a captar e-mails de potenciais clientes!

Checklist para o Pin perfeito
Mídias Sociais Loading

Algumas dicas essenciais para ganhar mais cliques no Pinterest!

Mídias Sociais Loading

Algumas dicas para criar uma feed harmônico em três etapas.

Como crescer sua lista de e-mails usando iscas digitais
Estratégias Loading

O segredo para gerar leads e ganhar mais leitores!