O que blogueiras de sucesso te ensinam sobre público-alvo e leitores fiéis
Blogosfera 25 de outubro, 2018

O que blogueiras de sucesso te ensinam sobre público-alvo e leitores fiéis

postado por

Com o tempo fui entendendo que devemos sempre aprender algo com os outros, e isso inclui o mundo da blogosfera. Vejo muitos comentários (muitas vezes maldosos) de pessoas reclamando de que a maioria do público não dá valor aos canais pequenos, somente aos grandes.

Pensa comigo. Por mais que o canal de fulano não te agrade, ele cresceu porque algo que ele tenha feito foi muito bem sucedido. Ninguém cresce do nada, ninguém ganha milhões de seguidores sem ter feito nada. Se os seguidores são fiéis, significa que o conteúdo é interessante pra algum tipo de público.

Então o que você pode aprender com essas blogueiras que cresceram?

As blogueiras famosas sabem quem elas são

Por mais que Niina Secrets, Bianca (Boca Rosa), Taciele, Bruna Vieira e Rayza Nicácio se juntem pra gravar um vídeo, todas elas têm bem claro quem elas são e pra quem elas fazem conteúdo.

A Niina faz vídeo de vlog, mas os leitores se interessam pela vida dela porque ela passa algo de valor a eles que é a maquiagem. O foco dela é a maquiagem. Ela tem o estilo mais romântico, ao contrário da Bianca que tem o estilo mais mulherão. Tendo esse estilo definido, é mais prático atingir o público dela, que provavelmente é um pouco diferente do público da Bruna Vieira, que está concentrada em adolescentes, mas que não tem a maquiagem como foco.

Isso não quer dizer que uma pessoa que curta os vídeos da Bruna não possa curtir os vídeos da Bianca. Mas com certeza os leitores vão se identificar mais com uma delas. Eu, por exemplo, vejo alguns vídeos da Bianca, mas não sou muito chegada nas maquiagens que ela ensina. Eu gosto mais das maquiagens da Niina e da Rayza, porque me identifico mais com elas.

Tenha definido quem você é e pra quem você escreve.

Quando eu tive meus outros blogs, eu escrevia sobre tudo. Eu não tinha uma direção, sabe?
As pessoas entravam aqui e provavelmente pensavam, “Tá, mas quem é você? Por que você acha que vou me interessar por sua vida se você não me passa nada de valor?”

A maior mudança na forma de pensar sobre o blog talvez tenha sido essa: as pessoas não estão interessadas em saber como foi meu dia se eu não for alguém importante pra elas.

Eu poderia receber comentários sim me parabenizando no post onde conto minha felicidade em me formar. Mas essa pessoa não estaria de fato feliz por mim. Era só um comentário de boca pra fora.

Tenha claro para seus leitores quem você é, suas habilidades (com certeza você tem uma) e o que você faz por eles.

Consegue compreender que você ter seu estilo é essencial pra identificação do seu público com você? É isso que irá atrair os leitores certos.

Embora elas falem de assuntos diversos, elas dominam algum em específico.

Ter um nicho definido para o conteúdo do seu blog é importante e isso fica claro nos vídeos de blogueiras de sucesso.

A Bia mostra as viagens que ela fez, mas ela domina a maquiagem. Então quem gosta de maquiagem e se identifica com o estilo dela, vai logo pensar no Boca Rosa pra ler posts de maquiagem.

A Rayza mostra vídeos da reforma da nova casa dela, mas o seu canal é o primeiro lugar que os leitores pensam quando o assunto é soluções para cabelo cacheado.

Hoje todas elas variam os assuntos que compartilham pra estar mais perto dos leitores, mas você pode dar uma olhada no canal de cada uma e ver os vídeos antigos. Você vai perceber que a cada vídeo elas tinham uma solução para algo dentro do nicho delas.

Canal da Bianca Boca Rosa
Canal da Bianca Boca Rosa

Canal da Rayza Nicácio
Canal da Rayza Nicácio

Uma blogueira/vlogueira que cresceu muito rápido é a do DIYcore. Quando eu a descobri ela tinha só 3 meses de canal. Agora ela tem 3 anos e alguns meses e milhares de vizualizações a cada vídeo (só o primeiro vídeo dela tem mais de um milhão de visualizações).

Vou te mostrar o por quê.

Canal Diycore com Karla Amadori

Canal Diycore com Karla Amadori

Todo o conteúdo dela é voltado para ajudar os leitores com problemas de decoração. A cada vídeo ela mostra conteúdo rico em informação, as quais são uma mistura da bagagem cultural que só ela teve (nem o editor da Casa & Jardim pode fazer um vídeo como o dela, porque ele não viveu o que ela viveu).

Ou seja, quando você pensa em DIY voltado pra decoração, os leitores pensam primeiro no canal dela e estarão sempre voltando pra saber mais sobre.

Outros exemplos

Conheço outros blogs que cresceram justamente por ter seu conteúdo bem focado. Deixa eu te mostrar como dá certo:

Saí de Casa: blog que compartilha informações úteis pra quem decidiu morar sozinho.
Marião na Europa: Mario foi morar em Dublin e agora ele mostra o dia a dia dele na Europa e ainda ensina como superar alguns perrengues, informações úteis pra quem deseja morar lá algum dia.
Lomogracinha: as meninas desse blog se dedicam a mostrar conteúdo sobre fotografia analógica e digital.
Comprando meu Apê: o blog da Bruna é todo voltado para quem decidiu morar em apartamento. Ela dá dicas que vão desde a compra do apê até organização dos ambientes.
Serendipity: Melina é viciada em livros e por isso ela compartilha com seus leitores todos os livros que anda lendo. Mas seu estilo menininha é bem expresso em suas fotos.

Consegue entender que essas pessoas começaram tendo um assunto específico? Elas perceberam que tinham habilidades pra algo e resolveram ajudar outras pessoas que tinham o mesmo problema que elas. Quando um leitor entra no blog/canal deles, sentem-se como se lá tivesse a solução de todos os problemas. É marcante o fato de você descobrir um lugar que você se identifica e que a cada post que lê algo mudou na sua vida.

Se você não sabe o que fazer pro seu blog crescer, talvez essa seja a chave

Tome uma direção, descubra suas habilidades e compartilhe-as com o mundo.
Com sua vivência, o que você aprendeu e que pode ser repassada a outras pessoas?

Você manja de maquiagem? O que você pode apresentar de diferente pros seus leitores? Quais as melhores lojas pra comprar pincéis pela sua cidade que não sejam as lojas famosas? Como posso me maquiar pra ir a uma entrevista de emprego ou pra me encontrar com o boy magia? Sou iniciante e não sei por onde começar, me ajuda?

Você sabe muito sobre viagens? Foque seu blog pra isso. Dê dicas de como conseguir os melhores pacotes, os truques que você aprendeu pra se adaptar em lugares diferentes, faça uma série de lugares incríveis que pouca gente conhece.

Você sempre amou pintura? Então ensine sobre como começar, bons livros pra ler, artistas interessantes pra se inspirar.

Mostre seu trabalho, que você sabe sobre o que está falando. E não se preocupe se a blogueira tal já explicou sobre isso em vídeo. As pessoas são diferentes, a sua bagagem cultural é única. Com certeza você conhece boas ferramentas e sites incríveis que a blogueira tal não conhece. Então use suas experiências sempre a seu favor. Ajude seus leitores, inspire-os. Faça com que cada post que ele leia seja único, especial, que algo na vida dele mude com o que você escreveu. É assim que mais e mais pessoas vão se identificar com você e voltar sempre no seu blog em busca de mais posts, porque você os INSPIRA.

E suas habilidades, quais são? O que você sabe fazer muito bem? Me conta aqui nos comentários que vou adorar te conhecer melhor! 😉

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >