8 dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais do seu negócio
Mídias Sociais 1 de janeiro, 2020

8 dicas para gerar mais engajamento nas redes sociais do seu negócio

postado por

Nos dias de hoje é essencial que qualquer negócio tenha uma conta em alguma mídia social, seja para informar, educar ou entreter seu público de uma forma mais rápida. É o meio mais barato para criar uma conexão com seus clientes e atrair outros novos.

Para criar um relacionamento com quem decidiu acompanhar seu negócio online é preciso investir em estratégias para aumentar o engajamento nas redes sociais.

Mas o que é engajamento?

Se você está se perguntando que raios é engajamento, nada mais é do que seu público interagindo com suas publicações de alguma forma: compartilhando conteúdo, respondendo nos comentários, salvando para ler depois, enviando seu conteúdo para algum amigo etc.

Quando uma conta possui muito engajamento, o algoritmo entende que seu conteúdo é relevante e, então, passa a mostrá-lo para mais pessoas.

Usando estratégias para aumentar o engajamento, você tem dois benefícios:

1. Seu conteúdo é mostrado para mais pessoas, seja pelo próprio algoritmo ou através de compartilhamento;
2. Você cria uma comunidade, uma legião de pessoas que são realmente interessadas no conteúdo que você produz, o que é muito bom para aumentar suas vendas naturalmente.

Ter um perfil engajado deve ser a meta para qualquer criador de conteúdo. Por isso aqui você irá encontrar algumas dicas simples, mas poderosas que vão te ajudar a criar um relacionamento com sua audiência através do engajamento.

1. Entenda seu público, e crie conteúdos relevantes e de qualidade

Primeiro passo para criar um conteúdo incrível e de valor para determinado público é entendê-lo muito bem.

  • O que valorizam?
  • Qual gênero predominante?
  • O que querem saber?
  • Quais são suas maiores dúvidas?
  • O que defedem?

E o mais importante: quais são as dores, os problemas que eles têm e que você consegue ajudá-los a resolver?

Quando você cria um conteúdo específico, de alto valor para determinado público, o engajamento aumenta automaticamente.

Ao criar identificação, sua audiência pode salvar para não esquecer seu conteúdo, compartilhar com um amigo que esteja passando pelo mesmo problema, comentar com alguma dúvida ou até mesmo abrindo um debate saudável sobre o assunto, e por aí vai.

Tudo isso porque você teve empatia para entender sobre quem te acompanha, saber de seus problemas e criou um conteúdo com uma solução pronta.

Se quer aumentar o engajamento das mídias sociais do seu negócio, entenda seu público e crie conteúdos de qualidade para ajudá-los com suas dores.

2. Vá direto ao ponto

A geração de hoje é muita ansiosa, estamos acostumados com ter soluções tão rápidas quanto um estalar de dedos.

Além disso temos muitas informações sendo mostradas a todo momento.

Por isso, para captar a atenção do seu público e aumentar o engajamento é preciso ser específico, direto ao ponto, sem enrolação.

Crie conteúdos que vão tocar diretamente na ferida de quem compra de você, mas que seja uma mensagem clara e objetiva.

Isso não signifca que seu vídeo no IGTV ou no Youtube precisa ter poucos minutos, e sim que é preciso, desde o começo, apontar um problema e apresentar a solução de forma objetiva.

3. Seja constante e consistente

Uma pessoa te seguiu no Instagram ou curtiu sua página no Facebook, signifca que ela está realmente interessada em acompanhar a sua marca, saber das novidades etc.

Mas imagina só que você cria conteúdo por lá quando dá na telha ou está sempre mudando o seu discurso.

Primeiro que essa pessoa vai esquecer até porque te seguiu. Assim como ela, várias podem acabar não lembrando do seu negócio e deixando de te seguir assim que você resolver aparecer. E aí, adeus engajamento.

Criar um calendário editorial é um ótima forma de manter suas redes sociais alimentadas com ótimos conteúdos para os seus fãs, sem que você os perca por falta de constância.

Seja constante, lembrando sempre que “quem não é visto não é lembrando”.

Calendário Editorial feito no Trello

Visualização de um Calendário Editorial no Trello

4. Use Call to Action na legenda

Um recurso potente para aumentar o engajamento, mas muito esquecido pelos criadores de conteúdo são as Call To Action, ‘chamadas para a ação’ em tradução livre.

Ao criar uma publicação, deixe um gancho instruindo o que as pessoas podem fazer depois. Por exemplo:

  • Envie para um amigo que precisa saber disso
  • Deixe nos comentários sua opinião sobre
  • Marque aquela amiga que precisa dar uma olhada nisso
  • Salve esse post para consultar depois
  • Compartilhe para que as pessoas saibam disso

https://www.instagram.com/p/B52f8y2A7gB/

Claro que você deve adaptar para o conteúdo.

Por exemplo, você fez uma publicação sobre aplicativos de organização. É interessante colocar no final da legenda: “Conhece algum outro aplicativo incrível? Deixe nos comentários para que outras pessoas (eu também!) possam conhecer!”.

5. Descubra o melhor horário para postar

Não adianta criar um conteúdo incrível se ninguém irá ver caso você publique 2h da manhã, por exemplo.

Embora existam muitos recursos para te dizer qual é o melhor horário para publicar, a melhor forma de saber quando seus fãs estão realmente online é testando mesmo.

Tente postar em horários diferentes e veja quando você terá um bom engajamento nos primeiros minutos de postagem.

6. Faça perguntas

Além de ser ótimo para conhecer melhor quem te acompanha, fazer enquetes relevantes e que tenham algum objetivo por trás irá aumentar o engajamento.

Antes de apresentar uma pergunta, conte uma história. As pessoas amam responder e participar de algo que tenha a ver com elas.

7. Você precisa engajar também!

Engajamento é o início de uma relação com seu público, mas não existe relacionamento de uma pessoa só.

Por isso você precisa se conectar com quem está interagindo com você.

Responda os comentários e directs, curta as mensagens que você receber, compartilhe fotos e publicações que forem interessantes e relevantes para o seu negócio. As pessoas precisam sentir que é um humano que está por trás daquelas publicações, que tem realmente alguém se relacionando com elas.

Interagir de volta irá aumentar consideravelmente o engajamento das mídias sociais da sua marca, porque as pessoas amam receber afetos.

Um grande exemplo de como isso realmente funciona é a humanização que a Netflix criou para sua comunição.

Com grande humor e sempre interagindo de volta com seus fãs, muitas publicações da empresa são compartilhadas diariamente nas redes sociais.

8. Crie conteúdos com uma história

Além dos conteúdos informativos, os que contam uma história e criam uma identificação são os que mais engajam.

https://www.instagram.com/p/B6I0NV0hM3c/

Depois de ter um público-alvo definido você precisa buscar e entender as dores, valores, estilo de vida do seu público, e então criar conteúdos estratégicos onde eles se identifiquem, contando uma história, seja através de memes (se isso tiver a ver com o universo da sua marca), um vídeo curto, infográficos etc.

https://www.instagram.com/p/B2wmK3QhsJN/


Aumentar o engajamento nas mídias sociais não é da noite para o dia, é uma construção diária.

Mas seguindo essas dicas, garanto que em pouco tempo você verá o engajamento das mídias sociais da sua marca aumentar consideravelmente.

postado por
Nascemos da necessidade de compartilhar experiências, trocar ideias e ajudar mulheres a florescerem em suas carreiras, sempre de forma leve e descontraída.
Mostrar todos os comentários >