Faça mais coisas que te faça esquecer de olhar o seu celular - Autor Desconhecido.
8 itens de Web Design que deixarão seu blog mais funcional
8 itens de Web Design que deixarão seu blog mais funcional
Blogosfera

8 itens de Web Design que deixarão seu blog mais funcional

Publicado em
3 de abril de 2019
Escrito por

Eu trabalho criando blogs há anos e percebo que muitas blogueiras não entendem a real importância do Web Designer.

A primeira coisa que passa pela cabeça quando uma blogueira quer mudar o template é deixá-lo bonitinho, e isso é um pecado. Antes de seu blog ser bonito, ele precisa ser funcional, ou seja, mostrar o conteúdo que seu leitor precisa saber sem que ele precise decifrar todo o layout.

Não adianta ter um blog esteticamente bonito, mas que só você sabe onde estão as coisas. O visitante precisa achar tudo com facilidade e ter um experiência ótima no seu blog para ele voltar (além de ter um conteúdo relevante).

Então aqui eu trago algumas dicas do que você deve colocar na sua lista para pedir na sua próxima encomenda de Web Design, ou analisar naquele layout que você quer comprar na internet.

8 itens essenciais que irão deixar seu blog mais funcional

1. Página Inicial com posts em resumo

Essa é uma questão que ao longo do tempo os produtores de conteúdo foram entendendo a importância.

Se você ainda tem os posts completos na página inicial, te dou 5 motivos para mudar hoje:

  1. Seu leitor consegue chegar em posts antigos. Se você coloca artigos completos na página inicial ele precisa rolar muito para chegar em outros posts;
  2. Deixa seu blog muito mais leve, o que é bom para a taxa de rejeição (as pessoas não vão sair do seu blog por conta da demora em carregar todo o conteúdo);
  3. Se você usa imagens ideais para Pinterest nos seus posts, seu leitor pode salvar uma imagem e o link acaba sendo o da página inicial e não o do post original;
  4. Você não consegue mensurar quantas pessoas leram seus posts de verdade, porque pode ser que as pessoas estejam lendo pela própria home.

Se você ainda tem o costume de usar posts completos na página incial, espero que esses 5 motivos tenham te convencido.

2. Página de artigo do blog precisa ser funcional

A leitura do seus posts deve ser agradável para que seu leitor não saia correndo do seu blog sem nem terminar de ler o post que ele abriu.

Além disso, a página de artigos do seu blog deve ser pensada para mostrar mais conteúdo interessante para seu leitor, valorizar o seu conteúdo e ajudar no tráfego.

Nome do post fixo na tela

O Google gosta de artigos completos e longos, e isso quer dizer que a gente passa alguns minutos na mesma página.

Acredite: às vezes o post é tão longo que pode acontecer de a gente esquecer o nome dele. Não que isso interfira no conteúdo que você escreve, mas é interessante a pessoa sempre ter disponível o nome do artigo em que ela está lendo. Assim ela não precisa voltar lá no topo para ver.

Leituras recomendadas

Tags e categorias

Eu ainda entro em blogs em que não há tags nem categorias para navegar pelo blog.

Elas são extremamente importantes para mostrar conteúdo relevante para o seu leitor e deve ser usada como estratégia para aumentar os cliques para outros posts.

Se seu leitor está num artigo sobre DIY, então há altas chances de ele querer ler mais sobre isso. E você deve indicar que há mais posts sobre esse assunto na categoria ou tags, fazendo com que ele visite outros posts.

Tudo bem se você está um pouco perdida nisso. Nós fizemos um post completo para te mostrar como criar tags e categorias funcionais e como mostrá-las para seu leitor de forma estratégica.

Autor do post

Todo autor precisa criar um vínculo com seu leitor porque é a forma mais fácil de ganhar autoridade.

Por isso no rodapé de cada post deve ter uma breve descrição sobre quem escreveu o artigo, junto com o link para outros conteúdos desse mesmo autor caso o leitor queira conhecer mais sobre o trabalho dessa pessoa.

Data de publicação do artigo

Mostrar quando o post foi publicado é importante para o leitor saber se aquele artigo já está ultrapassado ou não.

Por exemplo, artigos de tendências de moda ou tutoriais são temporais e por isso seu leitor precisa saber de quando é a publicação.

Botões de compartilhamento

Para criar um blog de sucesso é preciso conteúdo relevante, mas não adianta passar horas escrevendo e não ter ninguém para ler.

Por isso é essencial que seu blog tenha os botões que irão incentivar seu leitor a compartilhar seu post nas redes sociais, fazendo com que outras pessoas conheçam o seu trabalho.

Artigos relacionados

Da mesma forma que as tags mostram conteúdo relevante, os artigos relacionados também deverão ter esse mesmo efeito.

Se seu leitor está lendo sobre produtividade, em Posts Relacionados deve ter outro conteúdo parecido ou que complemente a leitura, aumentando as chances de cliques e permanência no seu blog.

Geralmente a área de posts relacionados fica no rodapé do artigo, mas também há quem prefira dentro dos posts, distribuídos pelos parágrafos.

Por exemplo:

Leituras recomendadas

4. Link para a página inicial

Parece algo difícil de acontecer, mas já visitei muitos blogs que eu não conseguia voltar para a página de início sem precisar usar a barra de endereços do navegador.

É importante que você coloque o link para a página principal para que seu leitor consiga ver os posts mais recentes do seu blog. Geralmente se coloca o link no menu (se ele for fixo, ótimo!) ou então no logotipo do cabeçalho. Se o seu não tem, é bom providenciar.

5. Links numa nova aba

É preciso muito cuidado na hora de usar esse recurso. Fazer com que o link abra numa nova aba faz com que você não perca seu leitor, mas por outro lado é muito chato você ter um monte de abas de um mesmo site porque todos os links abrem numa nova janela.

Uma dica é usar esse recurso somente dentro dos posts, assim seu leitor não desvia do que ele está lendo e tem aberto em outro lugar um complemento da sua leitura.

6. Redes Sociais visíveis

Um dos meios mais fáceis de informar sempre seus leitores é através das redes sociais. É de graça e todo mundo usa.

Mas para que seu leitor ache facilmente é importante que ela esteja num lugar bem visível porque as pessoas não vão ficar muito tempo procurando.

Então uma boa dica é colocar os ícones no menu fixo, na sidebar e no rodapé.

Widgets das redes sociais na sidebar

Você pode ser a pessoa mais social do mundo e estar em todas as redes, mas não precisa colocar widgets de todas elas na lateral do seu blog.

Primeiro que quanto mais informação você dá, há menos chances de cliques.

Qual a rede que o seu público usa com mais frequência e que você passa mais tempo dedicando a criar conteúdo? Então use essa para colocar como Widget.

Além de deixar seu blog mais leve (porque não vai precisar carregar 18181290 códigos de redes sociais diferentes), há muito mais chances de clique.

Não faça seu leitor pensar. Simplifique!

7. Barra de busca

Que frustração que é quando entro num blog, mas não encontro as coisas de forma fácil. Seu leitor também deve achar a mesma coisa e a frustração aumenta quando a barra de busca não existe ou não está visível.

As chances de você perder um leitor aumentam quando você esquece de colocar esse item importante na sidebar do seu blog ou em algum lugar bem acessível como o menu fixo. Isso porque precisamos ter consciência de que nem sempre o leitor vai ter interesse pelo seu último post, mas ele tá empenhado em procurar outro que seja útil para ele.

Mas caso ele não encontre o que ele precisa de forma fácil e rápida, ele vai sair do seu blog sem ler aquele conteúdo rico que você montou, mas que estava no meio das páginas do seu blog sem chance de ser alcançado.

Blog com mais leitores fidelizados, mais tráfego orgânico e funcional

8. Formulário de captura de e-mails

É importante manter contato com seus leitores para que você, novamente, crie um vínculo e assim transformá-los em leitores regulares.

Você deve usar a lista de e-mails como estratégia para lembrar sempre aos seus leitores sobre seu blog, então ter um formulário para captar e-mails é essencial.

Leituras recomendadas

Depende do layout do seu blog, mas os lugares mais indicados para colocar um formulário é no cabeçalho, na lateral e no rodapé dos seus artigos, sempre oferecendo algum benefício para que as pessoas se sintam incentivadas a te fornecer seus e-mails.

Conclusão

Agora que você entende a importância de cada item no seu blog, nós fizemos um quadro no Trello para te ajudar a colocar a mão na massa.

1. Primeiro você deve acessar o Trello com sua conta ou criar uma gratuitamente.
2. Agora você acessa o quadro Web Design Funcional.
3. Na lateral superior direita clique em ‘Mostrar Menu‘, depois em ‘Mais‘ e, enfim, ‘Copiar Quadro‘.
4. Clique em ‘Criar‘.
5. Pronto! Agora você pode usar o quadro para acompanhar o progresso dos seus afazeres.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Micileide em 27 de abril de 2019

    Eu gosto de usar o recurso de abrir links em nova abas principalmente para links externos. Posts excelente! Vou aproveitar bastante suas dicas.

    • Ella Jardim em 29 de abril de 2019

      Sim, é extremamente útil pra não perder seu leitor, né?!

      Obrigada por acompanhar o blog, aproveite as dicas sim! <3

      Beijão,
      Ella J.

  2. Luciele em 29 de abril de 2019

    Olá bom dia!

    Não consegui acessar o quadro criado Web Design Funcional.
    Já está indisponível?

    Abraços

    • Ella Jardim em 29 de abril de 2019

      Olá, Luciele!

      O Trello deve ter mudado a URL ou algo assim. Já atualizei o link no post, obrigada!
      Clique aqui pra acessar o quadro.

  3. Cah em 14 de maio de 2019

    Adorei o post, as dicas são incríveis. Particularmente, tenho o hábito de ir abrindo tudo em guias novas, pra não perder o conteúdo em que estava.
    Queria deixar uma sugestão também. Acabei de conhecer o blog e estou lendo todos os posts, e o formato de rolagem infinita atrapalha muito, porque de tanto em tanto tempo ele volta do começo, e é preciso rolar a página toda de novo… Acho que um layout em página ficaria mais fácil de navegar entre os conteúdos.
    Além disso, o blog é incrível e o conteúdo é maravilhosa! Estou apaixonada ♥️

    • Ella Jardim em 16 de maio de 2019

      Oi, Cah! Obrigadíssima pelo feedback, mas acho que não entendi muito bem o que você quis dizer.

      Consegue me explicar melhor?

      Beijão!



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades