Diferenças entre tags e categorias, e como usá-las para mostrar conteúdo relevante ao leitor
Para Blogar Produção de conteúdo 19 de novembro de 2018 Diferenças entre tags e categorias, e como usá-las para mostrar conteúdo relevante ao leitor
Escrito por Ella Jardim

A verdade é que antigamente eu não ligava muito para tags e categorias. Na verdade meu blog nem aparecia essas informações, sério. E sei que muitas blogueiras cometem esse erro.

É um erro porque são as categorias e as tags que vão mostrar o conteúdo relevante para o seu leitor, por mais que você tenha seu público-alvo definido.

Antes de dar um exemplo prático, vou explicar a diferença entre elas.

Categorias

É o equivalente ao assunto do post, mas de forma bem generalizada.

Por exemplo, se você tem um blog só sobre decoração, alguns exemplos de categorias poderiam ser: DIY, Inspirações, Paisagismo, Comprinhas, Mobiliário…

Da mesma forma que se você faz desenhos em aquarelas e quer ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo, suas categorias poderiam ser: Cursos, Materiais, Inspirações, Portfólio…

Tags

Aqui você vai especificar o que tem no post. Elas são até mais importantes que as categorias, sabia? Porque é aonde seu leitor clica pra saber mais sobre o que você falou no post em que ele está.

Também é importante lembrar que as tags só são relevantes DENTRO do seu blog, elas não são iguais as hashtags do Instagram que mostram resultados de busca de toda a plataforma (no caso do blog, elas não funcionam dentro de todo o WordPress ou Blogger). Então você não precisa repetir as tags como no Instagram (por exemplo, colocar tags como “look do dia” e “ootd”. Escolha uma das duas e use-as sempre para posts com esse tema).

Continuando com exemplo do blog de decoração acima, seu blog poderia ter algumas tags como por exemplo: decoração rosa, minimalismo, ambientes pequenos, quarto, sala, banheiro, cozinha, piscina, decorando com pouca grana, industrial etc.

Agora vamos ao exemplo prático

Você escreveu um tutorial sobre como fazer o delineado perfeito usando algum produto da Mary Kay.

Categoria poderia ser: Maquiagem
Tags: tutorial, delineado, Mary Kay.

Dessa forma, se o leitor quiser ler sobre delineado, quando ele clicar nessa tag só irão aparecer os posts sobre delineado, da mesma forma que se ele clicar em Mary Kay só irão aparecer os posts com maquiagens feitas com produtos Mary Kay. Mas se ele quiser ver tudo sobre maquiagem, aí ele vai clicar na categoria e ler todos os posts sobre maquiagem, inclusive sobre delineado e produtos Mary Kay.


Agora que você entendeu a importância das tags, olha a lista de coisas que você pode especificar no seu post:

  • Estilos: pegue o estilo do assunto do post e o especifique nas tags. De uma forma bem abrangente, aqui estão alguns exemplos: minimalista, preto & branco, industrial, vintage, clássico, terror, romântico, dramático, fast fashion, rock, coutry.
  • Cores: Tente não fazer um arco-íris em suas tags, mas é interessante especificar algumas cores se isso for relevante para o assunto do seu blog. Por exemplo, se você falou sobre decoração em dourado, especifique o dourado. Dessa forma, quem ama dourado vai poder ver todos os posts que tenha algo em relação ao dourado.
  • Ambientes: Se seu blog fala sobre arquitetura, decoração, organização ou outras coisas sobre o lar, é legal você criar tags para os ambientes também. Digamos que você tenha um blog voltado para mamães de primeira viagem e tem uma categoria que você ensina a organizar a bagunça dos pequenos. Não seria legal ter uma categoria que ensine tudo sobre o ambiente em específico?
  • Ações/comportamentos: Esse é um item interessante, mas que vejo poucas blogueiras usando. Pense no conteúdo do seu blog e tente especificar algum comportamento do seu público-alvo. Por exemplo, um blog sobre viagens: ‘viajando com pouco dinheiro’ seria uma boa tag para aqueles que estão apertados na grana. Dessa forma, quando ele clicar nessa tag, ele vai ver todos os posts que você fez que o ajude a viajar mesmo estando com pouquíssimo dinheiro. Muitos sites famosos usam esse recursos, inclusive a Netflix. “Filmes com mulheres fortes”, “Comédias Besteirol”, “Séries baseadas em livros”, “Filmes para a família e crianças” são exemplos de tags que eles usam para mostrar o conteúdo que mais vai agradar ao assinante.
  • Locais: Se seu blog é sobre viagem ou você costuma viajar muito seria legal colocar tags com os locais já visitados. Daí então seu leitor pode encontrar todas as informações sobre aquele local.
  • Nível de dificuldade: É legal usar tags assim em blogs onde se tem tutoriais (receitas, maquiagens, DIY, etc.). Assim seu leitor pode clicar na tag que mais lhe favorecer.

Evite colocar muitas tags

Lembre-se sempre que quanto mais informações você dá ao leitor, há menos chances de ele clicar. O menos é mais. Sempre.

Então seja bem específico ao criar suas tags e outra dica importante é colocar somente tags que sejam realmente relacionadas ao assunto do seu post. Não vale à pena, por exemplo, colocar a tag “Friends” só porque no seu post tem alguma nota mínima sobre a série. Mas faria todo sentir colocar essa tag caso seu look do dia fosse inspirado em algum personagem.

Outros exemplos

A Julieth Silva fala sobre maquiagem no seu blog, então tem uma tela de navegação onde os leitores podem escolher o tipo/local de maquiagem que mais lhe interessa saber:

Tags e categorias divididas em Maquiagem para o dia e para a noite

“Para o dia” e “Para a noite” são duas ótimas tags para especificar, porque se sua leitora procura alguma maquiagem para ir tomar um café com as amigas no shopping, ela vai poder encontrar todas as maquiagens voltadas para o dia se ela clicar nessa tag. Mas se ela quer algum tutorial para poder se maquiar pra ir numa festa à noite, por exemplo, então a outra tag seria relevante pra ela.


O blog Saí de Casa tem o conteúdo voltado para pessoas que foram morar sozinhas. Então uma forma de organizar o conteúdo foi criando também essa tela de navegação.

Tags divididas por ambientes

O conteúdo do blog foi divido da seguinte forma:

Só quero saber de: Organização, Decoração, Finanças, Viagens (essas são algumas categorias)
Por parte da casa: Quarto, cozinha, banheiro, lavanderia, sala de estar (tags por ambientes).
Melhores conteúdos para: Iniciantes, solteiros, casados, curiosos (nível de “dificuldade”).
Para quem vai: Morar sozinho, dividir apê com amigos, casar, morar fora (comportamentos).

Como mostrar esse conteúdo sem mexer no layout

Se você está planejando trocar de template e usar um personalizado, então sugiro falar com o profissional que você gostaria de algo parecido com essas telas de navegação.

Caso contrário, existem algumas formas de você mostrar o caminho das tags para o leitor.

Pinterest: Você pode criar um banner e colocar na pasta do Pinterest que mais se encaixar com o assunto. Por exemplo, no caso do blog da Julieth, ela poderia criar um banner com o título ‘Maquiagens para o dia’ e uma legenda ‘dicas e truques para você se maquiar durante o dia’. O link levaria direto para a página dessa tag e lá teriam todos os posts com esse assunto.

Link dentro de posts: Leve seu leitor para uma página de alguma tag que seja completar ao assunto abordado no post em que ele está.

Post no Facebooke e Instagram: Escolha uma imagem impactante junto com uma legenda irresistível e leve seu leitor a determinados posts. Por exemplo, seu blog é de culinária, então chame seus leitores para uma tag específica, como ‘Receitas para almoço de domingo’. Não esqueça de caprichar na legenda!

No menu e na lateral: Você também pode colocar algumas tags interessantes no menu do seu blog, junto com as categorias. Não precisa ser todas. Lembre-se que menos é mais. Faça uma seleção de quais são bem importantes para o público-alvo do seu blog.

Aqui no blog a gente coloca no rodapé, olha:

Diferenças entre tags e categorias


Viu como você consegue guiar seu leitor para o conteúdo que seja interessante para ele? Dessa forma, ele permanece mais tempo no seu blog e sai feliz porque conseguiu achar informações que foram relevantes.

Pine para não esquecer:

Como usar as tags e categorias para gerar mais tráfego no seu blog

Espero que com essas dicas você consiga organizar melhor as tags e categorias do seu blog e mostrar conteúdo mais relevantes para o seu público-alvo 😉

, , , , , ,
Deixe seu e-mail para ser avisado sobre conteúdo novo, além de ter acesso a conteúdos exclusivos sobre produtividade, planejamento, produção de conteúdo, empreendedorismo e mais!
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


8 opiniões

Mostrar comentários
  1. Kemmy Oliveira em 22 de maio de 2017

    Ótima postagem!
    Nos meus blogs anteriores eu enchiiiiia de tags, umas coisas que nada a ver! hahaha hoje em dia as postagens do meu blog são separadas em categorias e limito as TAGs a 4 por post, às vezes menos do que isso. Ajuda não só o leitor a procurar posts do mesmo tipo como os próprios plugins a entenderem quais posts são relacionados e, assim, exibir para o leitor e facilitar a vida.
    Organização é tudo!

    Beijos
    Duas Leitoras – Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    • Ella Jardim em 24 de maio de 2017

      Menina, eu vejo isso em muitos blogs e quanto mais tags a gente vê, menos a gente consegue escolher em qual clicar ahahhaha E concordo contigo: organização é tudo nessa vida <3

  2. stheffany farias em 23 de maio de 2017

    Olá tudo bem, amei sua matéria foi muito útil para mim, não sabia da importância das Tags, mas agora que eu sei já vou colocar no meu face

    Bjss

Últimas histórias
Produtividade Há 10 horas Loading

Se ainda não conhece esse aplicativo de produtividade da Google, a gente te mostra aqui como ele é eficaz para a produtividade.

Como planejar o feed do seu Instagram
Mídias Sociais Há 4 dias Loading

Aqui a gente mostra como é simples planejar o feed do Instagram usando apps gratuitos!

Para Florescer Há 1 semana Loading

Veja aqui os 9 hábitos que vão te fazer chegar onde você deseja com o seu blog!

Como gerar tráfego para o blog
Estratégias Há 2 semanas Loading

Trouxemos formas gratuitas de levar tráfego para o seu blog. Usamos todas elas e garantimos: funciona de verdade!

Para Florescer Há 2 semanas Loading

A gente trouxe algumas dicas que vão te ajudar a se manter firme e forte nas suas metas e objetivos!

Dicas para acordar cedo e ter um dia produtivo
Produtividade Há 2 semanas Loading

A gente te garante que acordar cedo não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade é o melhor hábito que você pode ter pra ser mais produtiva e ganhar mais tempo no seu dia!

Para Blogar Há 3 semanas Loading

Criar um conteúdo incrível é importante para seu blog crescer, mas saiba que existem outros motivos para que as pessoas saiam do seu blog sem ler mais conteúdo. Saiba aqui quais são!

Como decorar o home office com pouco dinheiro
Para decorar Há 3 semanas Loading

Trouxemos algumas dicas pra te mostrar que é possível decorar com pouco dinheiro!