6 motivos para um visitante sair do seu blog sem ler mais conteúdo
Blogosfera 26 de janeiro, 2019

6 motivos para um visitante sair do seu blog sem ler mais conteúdo

postado por

Gerar tráfego para seu blog é essencial para que ele cresça, além de criar conteúdo relevante de valor para o seu público. Mas de nada adianta colocar todas as suas energias nessas duas tarefas se seu blog tem alguns problemas que são capazes de fazer um visitante sair sem ler mais conteúdo.

Por isso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a corrigir esses erros para que as pessoas não fechem seu site antes mesmo de ler mais coisas incríveis que você anda produzindo.

1. Seu site não é responsivo

Por mais que isso seja dito em muitos outros lugares, ainda existem sites que não são adaptados corretamente para os diversos tamanhos de telas que temos hoje em dia.

Como evitar que saiam do seu blog sem ler mais conteúdo: Web Design Responsivo

Ter um site responsivo garante que um leitor tenha uma ótima experiência com o seu blog, conseguindo ler seus artigos de qualquer aparelho que ele acesse. Isso evita que ele saia da sua página, mesmo que ele esteja interessado no conteúdo (porque ele sabe que pode procurar pelo mesmo tema em outros sites através do Google).

Ficar arrastando a tela para o lado para conseguir ler um texto é muito para fazer alguém ficar no seu site.

Então por isso ter um tema responsivo para o seu blog/loja é essencial e deve ser prioridade.

2. É impossível ler seus textos porque não tem legibilidade

Se você usa o marketing de conteúdo para sua loja ou tem um blog, a legibilidade do texto deve ser primordial. Não adianta escrever coisas incríveis se é difícil de ler.

Quando a gente tem dificuldades de ler um texto por conta da forma como ele é apresentado, a gente não absorve direito as informações porque estamos mais concentrados em tentar ler do que realmente anotar mentalmente as informações que estão sendo passadas.

Atente-se, também, a fonte que você usa no seu blog para coisas importantes como o título e o texto dos posts. Evite, ao máximo, que essas informações tenha fontes muito desenhadas, que são difíceis de ler. Deixe esse tipo de letra para outras coisas como o título do Instagram, por exemplo.

Contraste

A fonte precisa contrastar com o fundo, para isso é necessário um tipo de letra que não seja muito fina e também que tenha uma cor que seja agradável de ler.

Fonte fina + cor sem contraste: não dá leitura.

Não vise pela estética. Tudo bem que fonte cinza claro combina com seu layout, mas se ela é ruim de ler então não é funcional. Para você pode ser fácil ler, mas acontece que você sabe exatamente o que tá escrito no texto. Aqui você precisa pensar nos seus leitores que acabaram de chegar e não fazem ideia do que vão ler.

Peça uma amigo para ler um texto do seu blog e pergunte se está legível, se deu para entender a ideia central.

Se não está, você pode usar o acervo de fontes do Google para identificar alguma que seja agradável para você colocar no seu blog assim que der!

Aqui estão algumas fontes que a gente super recomenda para textos de blog:

Tamanho

Ok, você também gosta de letras bem miúdas. Mas saiba que nem todo mundo tem a visão maravilhosa. É importante que o tamanho da letra seja ótima para ler.

Sites como Medium e Linkedin (experts em blogs) usam letras bem grandes. Confesso que antigamente incomodava bastante, mas hoje eu percebi que a leitura flui bem melhor porque a gente não faz esforço para ler.

Line-height

Para quem não sabe, o line-height é o espaçamento entre uma linha e outra. Para que a leitura seja agradável, é interessante que esse espaçamento não seja muito grande porque assim seus olhos conseguem pular de linha com mais facilidade.

Mas também não seja grudado um no outro, porque ai irá dificultar a leitura.

Tamanho da área de post

É comum se usar notebooks nos dias de hoje, acredito que seja por isso que muitas blogueiras não sabem que sua área de post está enorme e só consegue ver quem está no computador.

O ideal é que sua área de posts tenha até 850px porque fazer uma leitura de um texto que vai de um lado até o outro lado da tela é cansativo para os olhos.

3. Seu blog tem muitos links quebrados

Fala a verdade, não é chato você se interessar por algo, clicar e ao abrir aparecer ‘Página não encontrada’? É frustante. Saiba que seus leitores também acharão. E se isso se repete muitas vezes, é pior ainda.

Isso acontece quando você muda o permalink de um post ou até mesmo quando um plugin muda automaticamente a estrutura do link do seu post.

Por isso você deve escolher cuidadosamente a URL do seu artigo para nunca mais precisar mudá-la depois, evitando os links quebrados.

Não se preocupe, você não precisa clicar em todos os links do seu site para saber quais estão quebrados. Use essa ferramenta gratuita para encontrar esses links e depois arrume-os para que seus leitores não tenham problemas com isso.

4. Seu blog demora muito para carregar

Hoje em dia os acessos a sites vêm de celulares o que significa que a internet, dependendo do local, não é a melhor coisa do mundo.

Esse é um dos motivos das mudanças nos layouts para minimalistas. Eles exigem muito menos dados para carregar e, então, os sites abrem mais rápido.

Mas além de um layout com somente informações essenciais, outras coisas também estão ligadas diretamente ao carregamento das páginas do seu blog e que são fáceis de resolver:

Instale um plugin de cachê:

Para seu blog carregar, os códigos do template são lidos pelo navegador e isso é feito toda vez que uma página do seu blog abre. Esse plugin irá fazer com que o o navegador salve as informações que se repetem como menus, cores, fontes, imagens do layout etc.

Dessa forma o navegador não precisará carregar isso novamente na próxima vez que um visitante abrir uma página do seu blog, deixando o carregamento muito mais leve.

Tenha cuidado com suas imagens:

O tamanho e formato das imagens do seu blog também podem fazer com que o carregamento do blog demore.

É essencial que sua imagem tenha dimensão igual ao tamanho da área de posts (não adianta colocar uma imagem de 1300px de largura numa área de 800px) e seja comprimida para reduzir o tamanho dela. Nós explicamos melhor como otimizar suas imagens do blog aqui.

Exclua os plugins do WordPress que você não usa

Alguns plugins são carregados mesmo que você não use eles. Então tire um dia para fazer uma limpeza nesses plugins que você não vê mais necessidade de usar e os exlua definitivamente.

Faça uma limpeza na sua sidebar e menus

Todas as redes sociais na sua sidebar são realmente necessárias?

Saiba que para carregar os códigos os widgets de redes sociais solicitam códigos de outro local, em seus respectivos servidores. E isso faz com que demore ainda mais para carregar as páginas do seu blog.

É importante ter algum plugin de rede social, mas dê prioridade àquela que você mais usa e que você tenha certeza que seus leitores consomem conteúdo por lá.

Se você usa pouco o Twitter, coloque o link do seu usuário de forma mais simples, como um ícone no menu ou no seu perfil.

Seguindo esse mesmo raciocício, verifique se há outras coisas na sidebar e no menu que não são importantes ou que se repetem. Assim seu blog irá carregar mais rápido.

5. Ele não encontra outros posts parecidos com facilidade

É importante que seu leitor consuma o máximo de conteúdo possível para que ele seja ajudado por você, e também para diminuir a taxa de rejeição do seu blog.

Por isso você deve mostrar com facilidade outros artigos que ele possa se interessar através de plugins que mostrem posts relacionados ou então você mesma pode inserir em alguns parágrafos outros conteúdos que vão interessar seu leitor, sendo uma extensão do que você está falando naquele momento.

Leituras recomendadas:

Outra forma de fazer isso é criando tags e categorias bem definidas para seus artigos. Assim ele poderá navegar melhor pelo seu blog, encontrando conteúdos que sejam relavantes para ele.

Se você ainda não sabe como organizar as tags e categorias do seu blog, aprenda a fazer isso hoje!

6. Seu conteúdo pode estar com pouca informação

Ter um título atraente é essencial para atrair leitores, mas não adiantará muito se o seu texto tem pouca informação valiosa.

Para que um leitor se interesse cada vez mais pelo seu blog, é importante que você desenvolva de verdade o tema que você está abordando.

Não estamos falando sobre escrever um livro nem que seu artigo precisa ser muito extenso (para isso servem os e-books), mas se o seu leitor sentir falta de explicação convicente e, mais importante, da solução do problema dele, dificilmente ele voltará no seu blog ou visitará outras páginas.

Criar um conteúdo de valor requer planejamento e pesquisa, então crie uma rotina produtiva e dê o seu melhor para que você tenha tempo suficiente de construir algo que realmente irá ajudar o seu leitor.

Conclusão

Mais do que criar conteúdo de valor, é preciso também estar atento a experiência do leitor no seu blog.

Por isso a contratação de um web designer pode ser muito bem vinda para que ele consiga dar ao seu blog a cara da sua marca, mas sem perder a funcionalidade que deve vir em primeiro lugar.

Se ainda não tem como investir nisso agora, você pode optar por templates prontos, mas estando sempre atenta aos itens sobre legibilidade para que você escolha um template que tenha uma área de posts fácil de ler e, assim, fazer com que seu leitor fique no seu blog e leia os conteúdos incríveis que você anda produzindo!

Continue com a gente
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >