Lar é onde você tá bem, o mundo é seu - Emicida - Outras palavras.
Blog profissional de sucesso: checklist completa para criar um blog inesquecível
Blog profissional de sucesso: checklist completa para criar um blog inesquecível
Blogosfera

Blog profissional de sucesso: checklist completa para criar um blog inesquecível

Publicado em
22 de março de 2019
Escrito por

Para muitas pode parecer muito óbvio o que é que deixa um blog profissional (eu também achava), mas comecei a receber muitas perguntas como ‘o que falta para o meu blog ficar pefeito?’. Por isso resolvi fazer uma checklist que vai te ajudar a fazer melhorias no seu blog para que ele tenha sucesso no seu nicho.

Mas antes, quero explicar que aqui o perfeito significa que o blog é agradável de ler, tem bons conteúdos e tem tudo para se tornar referência para um público específico.

Falamos bastante sobre o perfeccionismo por aqui, que ele paralisa projetos. Então nossa intenção não é que você fique paranóica em busca dos itens que vamos listar.

A ideia é que você tenha em mãos o que realmente falta para seu blog ficar ideal para um público, e assim ser mais profissional.

Vamos lá?

✓ Ter um público-alvo definido

Já que estamos falando sobre público, vamos começar com algo que é de extrema importância para um blog profissional chegar ao sucesso.

Aqui a gente sempre bate nessa tecla de que é importante criar conteúdo para um público específico.

Em grupos que faço parte e até mesmo no Instagram vejo muitas meninas com dúvidas e indecisas, sem entender realmente porque ter um público-alvo é tão importante para um blog de sucesso.

Checklist para criar um blog de sucesso

O que seu público quer saber? Quais são suas dores? O que você pode publicar que irá mudar o dia dessa galera?

Vou te dar alguns razões:

  1. Quando você é especialista em algum assunto você pode se tornar autoridade nesse nicho, o que faz com que as pessoas acreditem ainda mais no que você está propondo;
  2. Sendo autoridade é mais fácil vender algum produto ou indicar algum serviço que seja de valor para seu público. E é por isso que as marcas se interessam mais por blogs que tenham um nicho definido para trabalhar;
  3. Além disso, também é mais fácil vender através do marketing de afiliados, justamente por você entender as dores do seu público e indicar os melhores ‘remédios’.

Blogueiras famosas começaram falando sobre algum assunto específico, e talvez hoje elas diversificam o conteúdo para estarem mais próximas de seus seguidores.

Mas pode analisar seus primeiros vídeos (ou posts) e notar que elas tinham sempre uma solução para um problema do seu público-alvo.

Leituras recomendadas

Foi assim que elas chegaram onde estão e conseguem parcerias incríveis com marcas que confiam no trabalho delas.

✓ Página Sobre é o seu porTfólio

Essa é a página que pode ser considerada o portfólio do seu blog. Então é nela que deve conter informações importantes, como:

  • Quem escreve;
  • A quem o blog ajuda;
  • Dúvidas frequentes de leitores;
  • Informações de contato;
  • Melhores posts e categorias;

E por aí vai.

É muito provável que representantes de marcas e leitores visitem essa página para saber quem está se comunicando, e esse é momento perfeito para mostrar seus valores, sua missão com o blog e criar um vínculo que irá aproximar um novo leitor.

Se você ainda não sabe como montar sua página ‘Sobre’, a gente te dá algumas dicas nesse post.

✓ Design funcional para uma boa experiência do leitor

Hoje em dia está ainda mais comum comprar templates prontos na internet para usar no blog. Mas será que seu template é realmente funcional para o seu tipo de blog?

Sou supeita para falar porque sou Web Designer, mas sempre recomendo que se faça um investimento para criar um template totalmente personalizado para o conteúdo do seu blog.

Isso irá garantir que o template esteja realmente chamando atenção para os itens que você quer e está de acordo com a proposta do blog em termo de cores, fontes e gráficos.

Como decorar o home office com pouco dinheiro

Mas é totalmente compreensível se você não tem, no momento, condições financeiras para esse investimento. Por isso, antes de comprar um template é importante analisar se ele corresponde com as funcionalidades que você precisa.

Os menus disponíveis cabem o confortavelmente os itens que você quer mostrar para seus leitores? A leitura dos artigos é agradável (fontes, cores etc.)? No rodapé tem informações importantes sobre seu blog? Você consegue colocar facilmente um formulário de captura para sua lista de e-mail?

Saiba que um design desagradável é um dos motivos para que visitantes deixem seu blog sem ler mais conteúdo.

O que acontece é que geralmente se olha a parte estética de um template vendido em lojas como ThemeForest ou Creative Market. Mas a funcionalidade deve vir antes da estética.

Além disso, é importante ter em mente que o conteúdo que está sendo mostrado na loja foi feito para parecer um template perfeito. Tipo manequim de shopping.

Você precisa ter um olhar mais crítico para ver se o tamanho das miniaturas são boas para seu tipo de conteúdo, se o título do post apresentado é compatível com o seu tamanho usual, se a estrutura em si é adequada para o seu conteúdo etc.

Um template funcional não é aquele que é bonito, e sim aquele que mostra os itens importantes do seu site com facilidade e deixa a leitura dos artigos agradável.

Checklist para um blog profissional de sucesso

✓ Crie vínculo com seu leitor através da lista de e-mails

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para manter contato com seus leitores e clientes.

Mas ainda vejo muitos blogs que não usam essa ferramenta poderosa que é capaz de converter visitantes em leitores regulares.

Se seu blog é um desses então está na hora de criar uma lista de e-mails para enviar a seus leitores conteúdos exclusivos e ter um vínculo ainda maior com eles.

Dessa forma eles sempre lembrarão do seu blog e estarão sempre voltando para saber mais novidades, criando uma comunidade realmente interessada no seu conteúdo.

✓ Ganhe tráfego orgânico aplicando estratégias de SEO

Muito se fala sobre SEO, mas você está realmente aplicando estratégias no conteúdo do seu blog para que ele apareça no topo do resultado de buscas do Google, aumentando o tráfego gratuito?

Depois do Pinterest, o Google deve ser sua maior fonte de tráfego porque é de lá que virão visitas de qualidade já que as pessoas estão procurando por algo que você consegue resolver com seus artigos.

Por isso é importante entender mais sobre SEO e garantir que todas os seus artigos estão otimizados (inclusive as imagens).

Leituras recomendadas

Se você ainda tem dúvidas, deixo aqui o curso “Otimização de Sites – SEO Checklist” para te ajudar a entender como você pode aplicar o SEO no seu conteúdo do blog. Acompanha um checklist completo para você checar se está tudo realmente otimizado.

✓ Seja autoridade no seu nicho criando conteúdo de valor

O conteúdo é o ponto mais importante para um blog ter sucesso.

Esqueça o layout bonitinho, o feed organizado. Se seu blog não tiver um ótimo conteúdo as pessoas não vão voltar e nem se lembrar dele. Por isso é importante focar muito na produção de conteúdo do seu blog para que ele seja o melhor que você pode dar.

1. Conteúdo relevante

Essa é a base de todo blog de sucesso.

Para criar um conteúdo relevante é preciso entender de verdade as dores do seu público, o que eles precisam, como você pode ajudar.

Pensando no seu público você deve criar conteúdos que irão transformar o dia deles de alguma forma. É para isso que as pessoas estão diariamente buscando informações no Google, para solucionar seus problemas.

Seu blog não será nada se o seu conteúdo não for de valor para alguém.

Por isso você deve buscar formas de entender sua audiência para criar materiais que vão ajudá-los com o que eles precisam.

Algumas formas de fazer isso:

  • Crie um formulário de pesquisa de público com perguntas estratégicas que irão te ajudar a entender o estilo de vida dos seus leitores e quais seus maiores problemas;

    Checklist do blog de sucesso

    Resultado de uma das perguntas da nossa pesquisa de público.

  • Conheça o Quora, um site de perguntas e respostas. Nele você pode buscar por palavras-chave sobre seu blog e anotar o que as pessoas andam tendo dúvidas;
  • Pergunte diretamente no seu Story o que as pessoas gostariam de saber;
  • Analise as dúvidas de pessoas em grupos do Facebook e outros fóruns que tenham o tema do seu blog;
  • Pergunte qual a dúvida do seu leitor quando ele assinar sua Newsletter, criando grupos de interesse;
  • Anote também as dúvidas de leitores que entram em contato com você;
  • Veja o que as pessoas estão querendo saber através dos comentários de vídeos ou produtos que tenham a ver com seu blog;

Quando você entende o que as pessoas têm dúvidas em relação ao seu nicho, fica mais fácil de criar conteúdos de valor.

2. Conteúdo diversificado

Por mais que você tenha um público-alvo definido é importante diversificar os assuntos de seus artigos para que seu blog não se torne monótono.

Exemplo, se seu blog é voltado para decoração para mulheres que moram sozinhas é interessante que seu blog varie sempre entre as categorias que poderiam ser DIY, Inspiração e Decorando com pouco dinheiro.

Calendário Editorial feito no Trello

Visualização de um Calendário Editorial no Trello

Para analisar se seu blog está tendo uma boa diversidade dos assuntos você pode criar um calendário editorial no Trello, porque dessa forma você consegue visualizar quais categorias irão ao ar e ajustar para que fique equilibrado.

3. Tags e categorias bem definidas

Saiba que esses são dois recursos importantes para o SEO do blog, e também para mostrar mais conteúdo relevante para o seu leitor.

Tags e categorias divididas em Maquiagem para o dia e para a noite

Exemplo de como mostrar conteúdo relevante através das categorias e tags.

Fizemos um post bem completo te mostrando qual a diferença entre as duas, como criar e ideias de como mostrá-las de forma inteligente para seu leitor ler mais conteúdo sobre o que ele realmente está interessado.

✓ Mais tráfego de qualidade adotando o Pinterest como estratégia de Marketing

Já contei por aqui que eu até tinha Pinterest nos meus primeiros blogs que não deram certo, mas eu não sabia da capacidade dele de levar tráfego para meu negócio online.

Só depois de fazer o curso Manual do Pinterest que eu consegui entender que essa seria uma ferramenta poderosa para fazer meu blog crescer e ganhar mais visitas diárias.

Para você ter uma ideia, só com o Pinterest eu consegui ir de 250 visitas diárias a 1.600 em apenas duas semanas! Você pode ver aqui como eu fiz isso detalhadamente.

Olha esses resultados:

Checklist para um blog de sucesso

E só aumenta!

Depois que comecei a aplicar as dicas do curso, meu alcance cresceu muito no Pinterest, me trazendo ainda mais tráfego (o que é essencial para um blog de sucesso).

Te digo isso porque você deve adotar o Pinterest como estratégia de Marketing para seu negócio online, já que ele é ótimo para levar visitas para qualquer site da internet. Ou seja, você também pode utilizá-lo para ganhar dinheiro através do marketing de afiliados, levar pessoas para conhecerem seu Instagram, ou até comprarem produtos da sua loja virtual.

Se você ainda não usa o Pinterest de forma estratégica, saiba que você pode estar perdendo leitores e dinheiro.

✓ Ajude seus leitores criando ferramentas exclusivas

Uma blogueira de sucesso cria formas de ajudar seus leitores além do blog, como por exemplo o Me Poupe! que criou um simulador de investimentos para seu público de educação financeira.

Isso demonstra um cuidado em realmente querer ajudar a resolver seus problemas, além de ser uma ótima forma de se tornar autoridade no seu nicho.

Aqui estão algumas ferramentas que você pode criar para ajudar seus leitores a resolverem seus problemas:

  • Um e-book
  • Planilhas
  • Checklists em PDF
  • Vídeo-aulas
  • Cursos online
  • Planners ou calendários

Essas são as formas mais fáceis porque não requerem muito investimento de tempo e dinheiro, mas você pode usar sua criatividade para criar ferramentas ainda mais específicas e elaboradas.

Para isso é preciso fazer uma boa pesquisa sobre o que seu pública precisa, e talvez contar com ajuda de terceiras como um Web Designer. Mas acredite: ajudar seus leitores vale muito à pena.

Coloque a mão na massa!

Nós queremos te ajudar a criar um blog profissional de sucesso, por isso criamos um quadro no Trello que irá te ajudar a concluir todas as etapas.

Checklist para um blog de sucesso

1. Primeiro você deve acessar o Trello com sua conta ou criar uma gratuitamente.
2. Agora você acessa o quadro Blog de Sucesso.
3. Na lateral superior direita clique em ‘Mostrar Menu‘, depois em ‘Mais‘ e, enfim, ‘Copiar Quadro‘.
4. Escolha um nome para o seu quadro (pode ser o nome do blog) e clique em ‘Criar‘.
5. Pronto! Agora você pode usar o quadro para acompanhar o progresso dos seus afazeres.

Entendendo o quadro

Se você não conhece o Trello ele é uma ferramenta que usa o método Kanban. Ou seja, você cria listas do que precisa fazer, outra lista para o que está em andamento e uma outra para o que já foi finalizado.

Na coluna ‘A fazer’ nós temos todos os itens citados aqui para criar um blog profissional de sucesso. Cada tarefa é um cartão, e ao clicar nele outras informações aparecem.

Checklist para um blog profissional de sucesso

Descrição: em todos os cartões eu coloquei uma descrição para você entender para que serve essa tarefa.
Anexos: também deixei anexado algumas leituras que considero importantes para concluir uma tarefa.
Checklists: logo abaixo temos as checklists para você dar check em cada ação concluída.


Ao iniciar uma tarefa você deve arrastar o cartão para a lista ‘Em andamento‘. Você pode arrastar quantos cartões quiser, mas aconselho a focar em no máximo 2 tarefas de cada vez para fazer com calma e dedicação.

Quando você completar todas as checklists de uma tarefa, aparecerá um sinalzinho verde no cartão. Isso signifca que toda a tarefa foi concluída e você pode arrastar o seu cartão para a lista de ‘Concluído‘.

Acabou o dia e ficou algo pendente para finalizar uma tarefa? Arraste para a lista ‘Pendências‘.

Checklist para um blog profissional de sucesso

Conclusão

Criar um blog de sucesso não basta apenas sentar, escrever e publicar. Há uma grande jornada pela frente para investir seu tempo em melhorias que irão fazer seu blog crescer e se tornar referência.

Use o quadro no Trello ou baixe aqui o checklist completo com os itens detalhados e tire um dia para fazer o que você julga mais fácil.

Depois, com calma e dedicação, você corre atrás do que falta e que você está com dificuldades.

Checklist para um blog profissional de sucesso

Clique para baixar a checklist completa para imprimir!

Você pode mandar um e-mail que iremos te ajudar, basta entrar na página ‘Contato‘ e enviar sua dúvida, viu?

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Bruna em 22 de março de 2019

    Adoro o blog de vcs, mas sinto falta da tão importante página “Sobre” por aqui. Parabéns pelo trabalho! 🙂

    • Ella Jardim em 25 de março de 2019

      Oi, Bruna! Nossa página Sobre foi substituída pelo Manifesto, que também recomendamos muito que faça! Ou então o novo ‘Comece por aqui’, que guia o leitor sobre o conteúdo do blog 😉

      Nós estamos montando um conteúdo sobre isso pra explicar melhor!

      Obrigada por acompanhar o blog <3

      Beijão,
      Ella J.

  2. Leticia Melo ¦Melo Leticia Blog em 23 de março de 2019

    Amei as dicas, não é um trabalho fácil mas vale a pena. Parabéns pelo excelente conteúdo sempre

    • Ella Jardim em 25 de março de 2019

      Vale sim, não é?!

      Obrigada, Leticia! Espero que o blog te ajude sempre <3

      Beijão,
      Ella J.

  3. Leticia Melo ¦ Melo Leticia Blog em 23 de março de 2019

    Amei o post, você sempre com conteúdos excelentes! Parabéns pelo blog, sucesso

  4. Fabiane em 23 de março de 2019

    Adorei, vou começar a usar o Trello, parabéns pelo Blog, ótimo trabalho!

    • Ella Jardim em 25 de março de 2019

      Obrigada, Fabiane!

      Use o Trello, sim! Ele é maravilhoso para planejar qualquer meta e o conteúdo do blog também.
      Se precisar de ajuda só chamar!

      Beijão,
      Ella J.

  5. Tamara em 25 de março de 2019

    Vocês sempre com dicas maravilhosas! Salvando esse post no meu pinterest para não perder essas dicas mais! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente! E obrigada pelos arquivos <3



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades