Lar é onde você tá bem, o mundo é seu - Emicida - Outras palavras.
Instagram: 10 ferramentas para criar um feed perfeito
Instagram: 10 ferramentas para criar um feed perfeito
Mídias Sociais

Instagram: 10 ferramentas para criar um feed perfeito

Publicado em
29 de outubro de 2019
Escrito por

Nos dias atuais o Instagram pode ser considerado uma espécie de vitrine virtual de qualquer negócio online.

Através dele é possível informar/socializar com seus clientes de forma muito mais rápida, fazendo-os lembrar sempre que você existe (quem não é visto, não é lembrado, né?).

Mas para conseguir criar uma feed harmônico, consistente e que realmente represente os valores e propostas da sua marca, é preciso da ajudinha de ferramentas.

Então trouxemos algumas que irão se tornar suas melhores amigas na hora de organizar, planejar e criar conteúdo para o Instagram do seu negócio.

Crie um banco de ideias e um calendário editorial com o Evernote

Essa ferramenta é tão versátil que é possível usá-la de várias formas para o seu negócio, inclusive anotar suas ideias de conteúdo e organizar as datas de publicações.

O banco de ideias é importantíssimo para sempre ter disponível ideias de conteúdo. Nunca é bom confiar só na sua memória, porque ela falha.

Por isso, sempre que tiver uma ideia é bom anotá-la e depois passar para o banco de ideias.

Além disso, você pode tirar um dia na semana para pesquisar conteúdos que se encaixem com o seu negócio e anotá-los no banco de ideias. Assim, no dia que você for criar conteúdo (imagem, legenda, etc.) você já tem algumas ideias disponíveis e não perderá tempo procurando sobre o que postar.

Calendário Editorial com Evernote

Calendário Editorial com o Evernote

Já o calendário editorial é a ferramenta perfeita para saber o que será publicado e quando, te trazendo dois benefícios:

  • Você sabe quando é a hora de criar mais conteúdos para o seu Instagram para manter uma boa frequência de publicações;
  • E você sabe se está havendo uma boa variação de conteúdo, o que é importante para não ter um feed repetitivo.

O ideal é que você crie um caderno no Evernote que seja exclusivo para o Instagram do seu negócio, dessa forma fica mais organizado e fácil de achar o que precisa.

Como criar um calendário editorial para o Instagram com o Evernote
Passo a passo para criar seu banco de ideias

Edite suas imagens com o VSCO CAM

Você já deve ter percebido que a maioria das câmeras de celulares e as semi profissionais entregam as imagens bem simples, com pouca saturação.

Isso é justamente para que você consiga aplicar filtros diversos e possa ter um resultado melhor depois da edição.

Para ter um feed inspirador e que represente sua marca é preciso se dedicar algumas horinhas às essas edições que vão dar um tom único para suas fotos.

Edição feita no VSCO Cam

Aqui a gente sempre recomenda o VSCO Cam porque é realmente um dos melhores, com várias opções de edição (saturação, nitidez, exposição etc.) e já vem com alguns filtros gratuitos.

Como a maioria das ferramentas hoje em dia, você também pode pagar para ter outros filtros mais elaborados. Mas garanto que com a versão gratuita já é possível ter bons resultados para ter um feed bem bonito.

Agumas alternativas para editar suas fotos são:

  • Lightroom (tem versão desktop e mobile)
  • Snapseed
  • PicsArt Photo Studio
  • Fotor
  • Befunky

Defina uma paleta de cores com o Colorkuler

Toda marca precisa de uma identidade visual para ser lembrada e também despertar emoções nas pessoas. E saiba que o seu feed precisa ter a paleta de cores definida na identidade visual para que ele também possa representar sua marca.

Mas será que você realmente está usando as cores certas?

Paleta de cores para criar a identidade visual da sua marca

O colorkuler pode te mostrar!

Ele é uma ferramenta online que te mostra quais cores são predominantes no seu feed, o que é ótimo para saber se você está aplicando bem as cores da sua identidade visual visual ou não.

Crie gráficos com o Canva

Usar palavras e textos em imagens é uma tendência no Instagram que irá te ajudar a chamar atenção de quem está rolando o feed.

Se você não sabe como criar gráficos e nem tem programas para isso, o Canva pode te ajudar porque nele é possível encontrar milhares de possibilidades com templates que a própria plataforma te oferece!

Crie o design gráfico da sua marca com o Canva

Visão geral do Canva

Você pode mudar fontes, cores, inserir e deletar imagens e criar algo que tenha mais a ver com sua marca.

O lado negativo para quem não é designer e não consegue criar com facilidade é que é possível encontrar outras pessoas usando o mesmo template, o que perde um pouco da autenticidade do seu feed.

Mas para quem está começando e não tem condições financeiras para pagar um designer, essa pode ser uma exclente saída.

O Curso Prático CANVA Design pode te ajudar e muito se você tem dúvidas de como criar um bom design para o seu negócio online.

Personalize seus Stories com o Unfold

Atualmente os Stories são importantíssimos para o algoritmo do Instagram entender que seu conteúdo é relevante e mostrá-lo para mais pessoas.

O Canva também tem templates para Stories, mas o Unfold é perfeito para incluir até vídeos.

Crie storys com Unfold

Com ele você cria diagramações com possibilidades de mudar o fundo, as imagens, adicionar textos e legendas etc.

Ele tem a versão paga com muitos templates diferentes, mas te garanto que a versão gratuita já irá te ajudar muito a ter um Stories personalizado e bonito. Basta usar a criatividade!

Planeje o seu feed com o Planoly

Você não precisa entrar na ditadura do feed perfeito, mas ter uma organização que deixe seu feed mais equilibrado (eliminando a poluição visual) é essencial para que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo.

Ninguém se inspira em imagens de baixa qualidade, desorganização e mensagens confusas.

Planeje seu feed com o Planoly

Por isso é importante que você planeje como irá ficar seu feed antes de publicar.

O Planoly é a ferramenta mais completa que eu conheço com esse fim, sendo possível:

  • Enviar imagens diretamente do seu computador;
  • Agendar postagens para feed e Stories;
  • Criar grupos de hashtags para variar nas publicações;
  • Personalizar Stories com o Stories Edit;
  • Acesso a um calendário editorial de publicações agendadas;

Enfim, ele é ótimo para organizar seu feed, sendo fácil criar um conteúdo no Canva, por exemplo, e enviar diretamente do seu computador para a plataforma, sem ter o trabalho de colocar na nuvem, colocar no celular e depois adicionar ao aplicativo.

Use imagens de alta qualidade através de banco de imagens

Está mais do que claro que é preciso cuidar muito bem das imagens que serão publicadas no seu feed e é normal, para quem está começando, não ter equipamentos para tirar suas próprias fotos. Ou, ainda, não ter disponível um objeto ou paisagem que represente algo que queira comunicar.

Além de ser ilegal usar qualquer imagem que você encontre na internet, corre o risco de conseguir apenas uma foto de baixa qualidade o que não é nada bom para o seu feed.

Para resolver esse problema existem os bancos de imagens, que são sites onde você pode baixar legalmente imagens de alta resolução para usar em seus meios de comunicação.

Fotógrafos de todo mundo enviam imagens para esses sites, disponibilizando gratuitamente seus trabalhos para outras pessoas usarem.

É importante verificar a licença de cada banco de imagem para saber o que pode ou não fazer com elas, mas aqui estão os 10 que mais indicamos:


Ter um feed organizado e que represente sua marca é importante para atrair seu público-alvo e essas ferramentas irão te ajudar à planejar e criar conteúdo para o seu negócio online.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades