Tem nada errado se é o que te faz feliz - Anavitória - Preta.
7 dicas para conseguir mais seguidores reais no Instagram
7 dicas para conseguir mais seguidores reais no Instagram
Mídias Sociais

7 dicas para conseguir mais seguidores reais no Instagram

Publicado em
16 de maio de 2019
Escrito por

Sem dúvidas o Instagram é uma ótima ferramenta para o Marketing Digital, já que o número de usuários vem crescendo bastante nos últimos anos.

A ânsia por querer mais seguidores é tanta que muitas pessoas buscam formas ilegais (moralmente falando) de fazer com que suas contas cresçam da noite para o dia.

Então hoje venho trazer os 9 passos para que você consiga seguidores reais no Instagram!

1. Crie conteúdo de valor

Não importa qual seja o seu nicho, seu perfil no Instagram não irá crescer se você não tiver um propósito, não entender seu público e não criar um conteúdo de valor. Isso quer dizer que você precisa dar adeus às famosas ‘fotos respiro’, que estão lá apenas para deixar o seu feed mais harmônico.

Para conseguir mais seguidores reais e que estão realmente interessados no que você têm a dizer é preciso separar boas horas do seu dia para pesquisar e criar conteúdo que vão ajudar e engajar o seu público. Conteúdo de valor é de extrema importância para qualquer negócio ter sucesso!

E como criar conteúdo de valor?

O primeiro passo é definir o seu público. Quem são essas pessoas (sexo, idade, o que fazem)? O que elas querem saber? O principal: quais são suas dores?

Saber qual é o problema do seu público-alvo é essencial para a criação de conteúdo, porque só assim você consegue produzir algo que realmente ajude sua audiência.

Aqui é preciso estudar bastante sobre marketing de conteúdo para aplicar em suas publicações no Instagram.

Entendendo o seu público e criando um conteúdo que seja extremamente útil para ele, você conseguirá mais seguidores.

2. O nome do seu perfil é importante para acharem você

Muitos usuários que querem crescer no Instagram não dão a devida importância para um nome de perfil que ajude as pessoas a te encontrarem.

Busca de perfil no Instagram mostra como o nome do perfil é importante para ganhar seguidores reais

O nome que você escolhe para o seu perfil está ligado diretamente aos motores de busca do Instagram. Isso quer dizer que pessoas que estão procurando por decoração, por exemplo, podem te encontrar se você usar essa palavra-chave no seu nome de perfil.

Por isso você deve escolher uma palavra-chave do seu nicho (como as pessoas te encontrariam?) e usá-la de forma objetiva no nome do seu perfil.

Aqui estão alguns exemplos de como fazer:

Como criar a bio do Instagram para ganhar mais seguidores reais

É justamente por isso que não indico o uso de caracteres especiais no nome do perfil, porque o Instagram simplesmente não vai ler o que está escrito e, assim, não mostrará seu perfil para as pessoas interessadas no assunto que você aborda.

3. Ganhe mais seguidores criando imagens atraentes

Assim como o Pinterest, o Instagram é uma ferramenta totalmente visual. As imagens que você publica é o segundo contato que as pessoas terão ao chegar no seu perfil (o primeiro é o cabeçalho com informações importantes sobre o que você (ou sua marca) faz.

Se discute bastante sobre ter ou não um feed harmônico, e a verdade é que você não precisa deixá-lo tão organizado a ponto de criar sempre um grid ou ficar paranoica com isso.

O importante é escolher bem as imagens que você irá usar, porque elas precisam estar alinhadas ao conceito e valores do seu negócio.

Paleta de Cores

É legal ter uma paleta de cores que converse com a identidade visual da sua marca, mas isso não significa enlouquecer se você não conseguir tirar fotos que apareçam sempre as mesmas cores. Todo mundo sabe que isso é difícil.

Por isso você pode testar alguns filtros no seu aplicativo de edição favorito até chegar em alguma que esteja de acordo com o que você deseja transmitir.

Não se preocupe se no início você achar que seu feed está uma bagunça. Te garanto que com o tempo você irá pegar o jeito e achar uma forma de manter seu feed sempre com uma cara que se encaixe perfeitamente com o conceito da sua marca. O importante mesmo é sempre tentar.

Imagens de alta qualidade

Outro ponto importante é sempre utilizar imagens de alta qualidade no seu feed.

Justamente por ser uma plataforma mais visual as pessoas dão muito valor às marcas que estão sempre publicando imagens que as inspiram.

As chances de alguém salvar, compartilhar ou até mesmo visitar seu perfil por conta de uma imagem bonita e de alta qualidade são altas.

Por isso capriche na fotografia!

Leituras recomendadas

Ah, mas tudo bem se você não tem câmera ou acha que não tem jeito com fotografia. Você pode usar banco de imagens, que são sites que disponibilizam fotografias de alta qualidade.

Aqui estão os bancos de imagens que mais recomendo:

  1. Unsplash
  2. Kaboompics
  3. Pexels
  4. Pixabay
  5. Gratisography

Seu feed não precisa ser extremamente harmônico, mas é importante que ele trasmita um cuidado, um zelo pelas imagens que são publicadas.

Crie gráficos para informar e captar a atenção do seguidor

Também pode ser interessante criar gráficos que irão transmitir a mensagem que você deseja.

Usar palavras em suas imagens pode ser uma ótima forma de chamar atenção de quem está rolando o feed, por isso você pode usar esse recurso em algumas imagens.

9 dicas para ganhar seguidores reais no Instagram

Se você ainda não sabe mexer no Canva, recomendo esse curso online que vai te ajudar a entender as ferramentas da plataforma para criar banners e imagens para o Instagram!

Alguns feeds inspiradores:

1. pantys // 2. dayaneassiis // 3. ornacafe // 4. ilustragabs // 5. jasminedownling // 6. megemeg

4. Explore o recurso de hashtags

Essa é a melhor forma de mostrar seu conteúdo para as pessoas que não te seguem.

Quando você usa uma hashtag em sua publicação ela é mostrada para as pessoas que seguem essa hashtag e para pessoas que estão procurando por esse assunto.

Se você chegou agora no mundo do marketing digital você precisa saber que você não deve usar qualquer hashtag que vier na mente.

Antes de usá-las na sua publicação você precisa buscar as que estão sendo usadas e buscadas por seu público, ou seja, elas precisam ser relevantes. Não adianta usar #feriadão #fofo #sextou e derivados. É preciso pensar no que seu público está procurando.

Para fazer isso é bem simples: basta digitar pelo seu nicho na barra de buscas e logo irá aparecer sugestões de hashtags.

Como buscar por hashtags no Instagram

Na imagem 1 você já consegue ver as hashtags que têm a ver com a busca feita. E a imagem 2 mostra que ao clicar em uma hashtag o Instagram te mostra outras relacionadas. Anote todas e use-as em suas publicações.

Outras dicas para aproveitar melhor as hashtags

✓ O ideial é escolher hashtags que tenha um uso médio de publicações. Se você escolher uma que tenha poucas publicações significa que poucos estão buscando por ela; Por outro lado, caso seja hashtag muito usada seu conteúdo se perderá facilmente no feed.

✓ Para o Instagram não te marcar como spam é importante variar os grupos de hashtags em cada publicação. Esqueça o copia e cola! Para te ajudar nisso alguns aplicativos já têm uma função onde você pode criar grupos de hashtags e usá-los em diferentes publicações.

Eu uso o Planonly que já tem essa funcionalidade e é ótimo porque não preciso ficar digitando em cada publicação.

Grupos de hashtags no Planoly

✓ É muito importante que as hashtags escolhidas estejam de acordo com o conteúdo de cada publicação.

✓ Usar hashtags específicas é uma ótima escolha porque você consegue alcançar mais pessoas que estão interessadas no assunto que você está abordando. Usar #livros é bom, mas #livrosnacionais vai ajudar ainda mais.

✓ Descubra as hashtags que a sua concorrência está usando. Isso irá mostrar suas publicações para o mesmo público e também te dará ideias de hashtags que você ainda não descobriu.

✓ Evite as hashtags em Inglês, porque você vai acabar atraindo um público que não irá ler seu conteúdo.

5. Crie um calendário editorial para garantir publicações frequentes

Contas que publicão uma vez ou outra ficam para trás, isso porque o algoritmo do Instagram dará sempre prioridade para contas que estão sempre ativas, ou seja, criando conteúdo – inclusive no Stories.

É preciso dedicação para criar conteúdo de valor e por isso o planejamento é fundamental.

Calendário Editorial com Evernote

Um calendário editorial pode ser feito todo início de mês, e então incluir na sua rotina alguns dias para criar conteúdo, podendo ser semanal, quinzenal etc.

Com isso você saberá exatamente o que (e quando) será abordado em cada publicação, o que te dará dois benefícios:

  • Economia de tempo: você poderá se dedicar às outras coisas, já que não precisará criar conteúdo para o Instagram todo santo dia;
  • Você sabe exatamente quando é a hora de separar um dia para produzir mais (pesquisar, fotografar, criar gráficos e escrever legendas).

Aqui ensinamos passo a passo para você criar um calendário editorial para o Instagram.

6. Interaja sempre que puder

O nome já diz: rede social. Então é preciso socializar!

Sua conta precisa ser vista e lembrada por outras pessoas, além disso o Instagram também valorizar interação entre contas.

Para crescer no Instagram é importante que você comente e curta publicações de outras pessoas, e faça Stories que gerem engajamento. Aproveite para seguir os perfis de pessoas que tenham tudo a ver com você e sua marca.

7. Saiba o melhor o melhor horário para publicar

Para alcançar mais pessoas e ser visto no Instagram é preciso escolher o horário mais quente, ou seja, quando o seu público está usando o aplicativo.

O próprio Instagram te dá essa informação valiosa, basta ir no seu perfil > Abra o menu > Informações > Público.

Descendo um pouco você irá encontrar a seção ‘Seguidores’ que mostra os dias e horários que seus seguidores estão ativos. Você pode e deve usar essas métricas ao planejar seu conteúdo e programar as publicações.

Alguns aplicativos de organização de feed como o UNUM também te mostram os melhores horários. Você pode comparar e chegar num veredito.

7 dicas para ganhar seguidores reais no Instagram

Recapitulando

  • Criar conteúdo de valor é o ponto essencial para ganhar seguidores no Instagram. Por isso é preciso ter um público-alvo definido para que você consiga criar conteúdo relevante, que irão inspirar, informar, ajudar e motivar.
  • Ajude as pessoas a te encontrarem colocando a palavra-chave do seu nicho no nome de usuário do seu perfil.
  • O Instagram é uma rede social visual, por isso é importante escolher a dedo o que será publicado para criar um feed com imagens de alta qualidade e que estejam alinhadas com os valores e conceitos do seu negócio.
  • As hashtags são perfeitas para mostrar seu conteúdo para as pessoas que não te seguem. Por isso use esse recurso a seu favor, escolhendo as relevantes e que tenham a ver com o que você aborda.
  • Postar frequentemente é prioridade para o Instagram, por isso é preciso criar um calendário editorial para economizar tempo e estar sempre compartilhando conteúdo relevante no seu perfil.
  • Interaja com seus seguidores e outros que ainda não te conhecem. Isso é fundamental para ser visto e lembrado!
  • Saber o melhor horário para postar garantirá que sua publicação alcançará mais pessoas, ganhando ainda mais seguidores.
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Divulgar Blogs em 23 de julho de 2019

    Excelente artigo Ella!!! Parabéns pelo Blog!!! 😉



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades