Nosso bem maior é saber sonhar - Taís Alvarenga - Sai de Casa.
Como manter a constância na produção de conteúdo do seu negócio online
Como manter a constância na produção de conteúdo do seu negócio online
Marketing de Conteúdo

Como manter a constância na produção de conteúdo do seu negócio online

Publicado em
24 de setembro de 2019
Escrito por

Quando começamos a empreender, entendemos que tempo é realmente dinheiro.

Então sabemos da importância de se manter online, criar conteúdo e manter a constância. Mas como otimizar ainda mais nosso tempo para que tudo flua, que nenhuma área importante fique em falta?

Parece difícil, mas quando você cria uma rotina produtiva e sabe exatamente o que é preciso fazer, as coisas se tornam mais fáceis e até prazeirosas – porque a desorganização só causa estresse e mau humor.

Então aqui temos algumas dicas que vão te ajudar a economizar tempo e manter a frequência na criação de conteúdo para a sua marca.

1. Automatize tudo que puder

Ainda bem que a tecnologia já disponibiliza de ferramentas que irão nos ajudar e muito a ter mais produtividade na criação de conteúdo do seu negócio.

O Facebook e o Pinterest, por exemplo, já tem ferramentas de automação para que você não precise estar presente sempre que for publicar algo.

Isso é realmente útil quando você ainda não tem condições financeiras de contratar pessoas que cuidem das redes sociais para você. E se você está por dentro do mundo do marketing digital, então deve saber que a presença do seu blog ou marca é fundamental nas redes sociais.

Por isso, para conseguir mais tempo, separe um dia na semana para pesquisar e criar conteúdo para suas redes sociais e programar para que durante a semana tudo se publique automaticamente. Assim você terá mais tempo para fazer outras coisas.

Aqui estão algumas ferramentas que eu super recomendo:

  • Hootsuite: uma das mais conhecidas empresas de gerenciamento de redes sociais;
  • Planoly: exclente ferramenta para planejar e programar postagens para o Instagram, com opção de criar grupos de hashtags, programar stories, calendário editorial e outras funcionalidades incríveis;
  • Tailwind: uso bastante para programar posts do Pinterest. Além disso, ele também mostra análises da sua conta e do pins que você envia.

Outros que já ouvi falar mas nunca usei:

2. Faça tudo com antecedência

Uma pessoa produtiva entende duas coisas: que imprevistos acontecem e que é preciso tempo para criar com dedicação.

Por isso é importante que você crie o hábito de estar sempre produzindo com antecedência, seja os posts do blog, uma isca digital ou qualquer coisa que precise ser lançado em breve.

Se você ainda não tem um calendário editoral, saiba que essa é uma ótima ferramenta para você consiga saber o que será publicado e quando. Dessa forma você consegue organizar sua rotina para que tudo esteja pronto no prazo estipulado.

Calendário Editorial feito no Trello

Visualização de um Calendário Editorial no Trello

Deixar tudo para cima da hora pode se tornar frustante, além de ter o risco de o material não sair com a qualidade que deveria porque você não teve tempo suficiente de planejar, pesquisar e criar.

Depois de criar o seu calendário editorial, você pode separar alguns dias no seu mês para criar com calma, fazer revisões e ver o que pode ser mudado. Já pensou fazer tudo em cima da hora? Com certeza sairá algo que poderia ter sido melhor.

Se planejar nos leva a outro ponto importante para uma produção de conteúdo produtivo:

3. Crie uma rotina produtiva

Não vai adiantar muito ter um calendário editorial, mas não ser organizada ao ponto de ter um calendário (virtual ou não) com os seus afazeres.

É preciso criar o hábito de planejar seus dias para que tudo flua e saia conforme você deseja.

Google Agenda

Quando você cria uma rotina e aprende a planejar tudo que está acontecendo na sua vida, você tem alguns benefícios, como:

  • Fica menos ansiosa em relação às coisas que você sabe que precisam ser feitas;
  • Sente que as coisas estão realmente fluindo;
  • Não atrasa prazos com clientes, leitores e boletos;
  • Evita a procrastinação;
  • Se planejar direitinho, dificilmente você se sentirá sobrecarregada;
  • Terá mais tempo para se dedicar completamente ao que é importante.

Então é essencial que você comece hoje a criar uma rotina que vá atender todas as necessidades pessoais e profissionais.

Organize suas tarefas em blocos

No post sobre como criar uma rotina produtiva, ensinamos a organizar as tarefas por blocos e isso é super válido para a produção de conteúdo.

A ideia é que você se concentre em tarefas que precisam do mesmo tipo de recurso, otimizando o seu tempo.

Ao invés de separar um dia para escrever e parar para tirar foto, criar gráficos e revisar, você pode separar por etapas:

Depois, no calendário separe seus dias de acordo com os blocos. Mais ou menos assim:

Dia 1 ao 3 – Redigir conteúdo
Dia 4 e 5 – Fotografar
Dia 6 e 7 – Criar gráficos
Dia 8 – Revisar conteúdo

Dessa forma as coisas irão fluir e você vai aproveitar melhor seu dia. Fazer tarefas que requerem o mesmo recurso aumenta o fluxo, e é ótimo para quebrar o bloqueio criativo.

Quanto mais você faz uma tarefa, melhor você fica e mais você produz.

4. Organize seus arquivos

Ter um backup de tudo que você tem até hoje é essencial para garantir que você consiga recuperar tudo se algum imprevisto acontecer.

Mas uma produtora de conteúdo organizada, desde já, tem todo um sistema de organização de pastas.

Você pode encontrar um padrão que te agrade, mas é importante que seus arquivos tenham nomes claros ao invés de 100.doc.

Encontre uma forma eficiente de organizar suas pastas e arquivos, e não esqueça de fazer backup frequentemente.

5. Anote toda informação que você usa com frequência

Quando digo anotar, pode ser virtualmente ou não.

O Evernote é um ótimo recurso para fazer anotações tanto quanto um caderno físico.

Essencial mesmo é você ter sempre registrado informações como senhas (hospedagem, wordpress, e-mails, servidor da newsletter etc.), contatos de parceiros, tabela de preços para parcerias etc.

Assim você não perde tempo procurando.

Cadernos para aumentar a produtividade da blogueira

Dica: para salvar os sites que você visita sempre para criar conteúdo, te indico salvar tudo no Pocket, que é uma plataforma onde você pode organizar e salvar qualquer link da internet, e abrir em qualquer lugar.

6. Aprenda a priorizar tarefas e eliminar as distrações

Já começo te indicando o livro O Essencialismo que é ótimo para você entender o conceito de priorizar tarefas e aprender a dizer ‘não’ a coisas que não irão acrescentar nada a sua vida.

Ser produtiva é saber o que é importante para o seu trabalho e o que não é. E quando você consegue colocar em ordem todas as suas tarefas e eliminar aquelas que não fazem parte do que você quer para o futuro (está ali apenas para agradar alguém ou você nem sabe por que faz), você tem mais tempo para organizar sua vida e ver projetos saindo do papel.

Tirar da sua agenda o que te distrai também é importante para que você consiga concluir tudo que você precisa fazer.

Se acha que tem algo tirando o seu foco, trate de eliminá-lo o quanto antes!

7. Use o Trello para gerenciar o seu conteúdo

Para quem não conhece, o Trello é uma ferramenta online que usa o método Kanban para que você consiga gerenciar projetos.

Eu uso bastante essa ferramenta porque ela me permite saber exatamente onde estou, o que precisa ser feito e como está o andamento de determinada tarefa.

Aqui eu já ensinei como organizar os posts do blog usando o Trello, mas você pode concentrar num único quadro todas as suas tarefas referente ao blog.

Organização de posts através de listas de tarefas usando o Trello

Sabendo que o Trello usa listas, além de ‘Em Andamento’, ‘Finalizando’ e ‘Publicar’, você pode criar outras como:

  • Posts: ideias de posts que você quer trabalhar dentro de um mês;
  • Campanhas: e-mails que você deseja enviar para sua lista de e-mails;
  • Iscas Digital: materiais que você quer criar para distribuir gratuitamente e ganhar novos leads.

Se ainda está em dúvida de como fazer, super recomendo assistir esse vídeo da Niina Secrets, onde ela ensina como ela usa o Trello para produção de vídeos do canal dela:

Essa é realmente uma solução ótima para que você consiga saber exatamente o que está sendo feito no seu blog e não se perder ou esquecer de algo.

8. Tenha um tempo para você

Esse é o conselho de autocuidado que eu mais dou para todo mundo. Para ser produtiva também é necessário não produzir!

Isso significa que o tempo que você passa sem fazer nada ou cuidando de você também é importante para organizar as ideias na sua mente e aliviar a correria do dia a dia.

É preciso deixar os finais de semana livres para que você consiga sair, ver gente, conversar e trocar ideias, espairecer de verdade!

Só não esquece de ter sempre disponível o seu bloco de notas (ou Google Keep), porque são justamente nesses momentos de lazer é que você terá ótimas ideias de acordo com a bagagem e eventos que aconteceram durante a semana.


Recapitulando

  • Para ganhar mais tempo é preciso automatizar todo o conteúdo das redes sociais e, inclusive, do seu blog. Por isso use ferramentas que irão publicar seu conteúdo na data que você estipulou no calendário editorial;
  • Mas para que tudo esteja pronto na data de entrega é preciso fazer tudo com antecedência, porque uma pessoa produtiva sabe que é preciso tempo para poder criar com mais dedicação e ter um resultado de qualidade;
  • É preciso criar uma rotina produtiva para que você consiga organizar seus dias e saber exatamente quando poderá fazer determinada tarefa;
  • Nada de ficar louca procurando onde está a imagem que você quer colocar no blog. Organize seus arquivos da forma mais prática que você conseguir para se achar e não perder tempo procurando algo;
  • Também é importante anotar tudo referente ao seu blog para que você saiba seus objetivos, senhas, ganhos e gastos mensais e, inclusive, os contatos de marcas parceiras;
  • Leia o livro Essencialismo para entender a importância de priorizar tarefas e, então, começar a dizer ‘não’ ao que não é essencial na sua vida;
  • Descansar a mente é importante para produzir mais e melhor. Reserve sempre um tempo para fazer outras coisas que não tenham nada a ver com seu trabalho;
  • Aprenda a usar o Trello para gerenciar todo seu conteúdo.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você conseguirá produzir muito mais conteúdo incrível para o seu blog e compartilhá-lo com o mundo!

Escrito por Cores & Flores

Nascemos da necessidade de compartilhar experiências, trocar ideias e ajudar mulheres a florescerem em suas carreiras, sempre de forma leve e descontraída.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades