
Banco de ideias: passo a passo para não sofrer mais com a falta do que postar
Para um blog ter sucesso é necessário consistência, estar sempre atualizando seus leitores com conteúdo relevante. E ter ideias do que postar nem sempre é fácil, ainda mais se você não tem colaboradores que também postam no seu blog.
Um Banco de Ideias, como o nome sugere, nada mais é do que um local onde você anota todas as suas ideias de conteúdo para criação. Ele será muito importante para a organização dos seus posts porque com isso é possível criar um calendário editorial e então saber exatamente quando e o que você vai postar.
Com um banco de ideias organizado é possível:
- Analisar qual categoria tem mais ideias de posts (ou já feitos) e então estudar formas de abastecer as categorias que estão com pouco conteúdo;
- Saber exatamente quando é a hora de sentar e criar mais artigos porque suas ideias estão acabando (o ideal mesmo sempre abastacê-lo com novos posts para não entrar em desespero quando precisar postar e perceber que não há mais ideias);
- Ter uma visão geral de quais posts estão em progresso e quais você precisa trabalhar para publicar;
- Também é bom para ter um equilíbrio nas palavras-chave que você usa no blog para ter uma variedade de conteúdo.
Ande com um bloquinho de notas
Pode perceber que a maioria das vezes que surgem ideias, você está fazendo algo totalmente aleatório (como lavando a louça ou vendo um filme) por isso é sempre importante ter o costume de andar com um bloquinho de notas, seja virtual ou não.
Quando digo andar com ele, é levar para qualquer lugar mesmo. Cinema, festa, almoço em família, casa do namorado. Não confie na sua memória, por mais incrível que sua ideia seja (e você ache que não vai esquecer), porque ela é falha.
Eu tinha criado ideias de conteúdos para o blog um ano antes de colocá-lo no ar e fui anotando tudo no bloco de notas do celular e no Evernote. Qual foi minha surpresa ao entrar lá e ver um monte de posts que eu havia esquecido?
Então por mais que você ache que não vai esquecer, anote. E pode acontecer também de depois você achar essa anotação inútil e não querer mais usá-la, e isso é normal porque na hora em que você tinha ela na cabeça, o momento parecia perfeito para colocar a ideia em prática. Mas nem por isso você deve apagar. Deixa ela lá anotada porque um dia você pode achar outras informações para agregar àquela ideia.
O que anotar?
- As próprias ideias de posts;
- Fotografar também é uma boa, se você é mais visual;
- Novas tags e palavras-chave que você acha que vai se encaixar perfeitamente no seu blog;
- Se além do título do post você também teve uma ideia de como diagramar ele ou o que vai ter no conteúdo, anote;
- Tudo referente ao seu blog.
O Evernote é um ótimo recurso para esse tipo de tarefa porque ele é simples e tem muitas funções que irão te ajudar bastante como, por exemplo, separar as notas em cadernos, compartilhar o que você escreveu com outra pessoa (ótimo para colaboradores), salvar artigos de alguma página da web, aplicativo para computador (muito bom para escrever quando tiver sem internet) etc.
Se você não gostar muito de escrever a mão, então ele é uma ótima pedida porque assim você tem suas notas em todos os lugares que houver internet (basta ter o app instalado no dispositivo).
Como criar o banco de ideias
Agora é hora de colocar suas ideias num mesmo lugar para você conseguir ter uma visão geral das coisas que você tem para dizer para o mundo através do blog.
Deixar suas ideias no bloco de notas não é uma boa porque você pode acabar esquecendo alguma coisa e, além do mais, criar uma panilha é muito mais eficaz e te ajuda a se organizar melhor.
Eu uso e recomendo o Google Planilhas e agora vou mostrar como é fácil organizar suas ideias por lá.
Depois de acessar o site e fazer login com uma conta do Google, você vai criar uma nova panilha em branco clicando em “Blank”, como na imagem abaixo:
Ok, sei que a tela de planilhas é meio confusa se é a primeira vez que você tá vendo, mas fique calma que não é nada difícil.
Primeiro nomeie seu arquivo com ‘Banco de Ideias‘ ou algo que te faça entender o que é o seu arquivo. Lembre-se que ele ficará salvo na nuvem do Google Drive.
Agora nós vamos criar colunas para então colocar os posts e suas respectivas informações. Clica na linha entre a coluna A e B para aumentar o espaço da coluna A.
Clicando duas vezes no quadradinho, você consegue editar o conteúdo. Sabendo disso, no quadradinho A1 você digita ‘Nome do Post’. Você vai nomear todas as colunas com informações sobre o post na linha 1.
Aqui estão algumas sugestões de colunas que vão te ajudar a se organizar melhor:
- Categoria: vai te ajudar a saber qual categoria tem mais posts e então criar mais posts para categoria pobre de conteúdo;
- Status: você deve preencher essa coluna com informações sobre o progresso do post. Eu costumo usar ‘Ideia’ (para posts que ainda não foram escritos), ‘Em Progresso’ (para os que já estão sendo preparados) e ‘Pronto’ (para os que estão 100% concluídos).
- Palavras-chave: assim como as categorias, saber quais palavras-chaves estão sendo esquecidas é importante para haver equilíbrio de conteúdo.
- Observações: Tem alguma observação importante para o post? Escreva nessa coluna. “Ajustar título para SEO” ou “Comprar material para criar o vídeo” é um exemplo.
- Autor (se tiver mais que um)
Fique à vontade para complementar com algo que seja interessante para você.
Agora é hora de preencher essas colunas com os posts que você anotou em outros lugares como no bloco de notas ou Evernote.
Ao final, você deve ter uma planilha mais ou menos assim:
Clique na imagem para ver maior
Viu como você consegue ter uma visualização melhor dos posts que estão para ir ao ar?
Essa plhanilha é um exemplo e com ela podemos perceber melhor que:
- Minha irmã (Vulks) tem poucos posts, ela precisa escrever mais;
- Temos poucos posts na categoria ‘Decorar’. Precisamos preparar mais conteúdo para ela;
- Existem apenas 2 posts em progressos. É necessário tirar um dia para escrever mais se quisermos continuar com a frequência de 3 posts por semana;
- Dois posts estão prontos para entrar no calendário editorial e precisamos criar o material de divulgação (pins, textos para Facebook e Instagram etc.)
- Precisamos trabalhar mais em posts sobre produtividade e home office;
Caso seu banco tenha muito mais posts que esse exemplo (espero que sim!), você pode clicar na setinha ao lado da letra da coluna. Vai abrir um menu, então você clica em ‘Sort sheet A to Z’ que ai essa coluna será organizada por ordem.
Ficará assim:
Dessa forma você consegue analisar melhor o item que você precisa.
Outras formas de abastecer seu banco de ideias
Além das ideias repentinas, existem outras formas bem eficazes de abastecer seu banco de ideias:
Usando as categorias do blog
Como já sugeri, você pode dar uma olhada nas categorias que estão com pouco conteúdo e buscar formas de criar conteúdo relevante para seus leitores.

Complementando um post
Outra forma muito boa é dando uma olhada geral nos posts que você já tem e analisando qual conteúdo poderia complementar esse que você já fez.
Sabe aquele post de lista que todo mundo gosta e você já tem alguns no seu blog? Pegue algum tópico ou algo que você mencionou e transforme-o em um outro post. Não esqueça de depois editar o post de lista com o link para o novo post!
O que seus leitores precisam saber
- Se você já tem um formulário de pesquisa de púbico, você pode criar conteúdo se baseando nas respostas obtidas.
- Caso não tenha, você também pode usar seu Instagram Stories para isso, basta usar as enquetes do próprio aplicativo;
- Dê uma boa olhada nas dúvidas do seu público-alvo na internet, usando grupos do Facebook para isso. Quais são as dúvidas que eles têm e que você consegue responder?
- Se você não conhece o Quora, ele é um site de perguntas e respostas onde usuários publicam suas dúvidas sobre determinado assunto. Use-o para encontrar o que as pessoas querem saber sobre algumas palavras-chave do seu blog.
- Tire as dúvidas de e-mails e comentários que você recebe criando um post bem didádico;
O que seu público precisa saber e você sabe explicar?
Conclusão
Criando um banco de ideias fica muito mais fácil de organizar seus posts e analisar quando e o que você precisa escrever.
Para que isso funcione, é importante você ter o hábito de sempre usar sua planilha para que não fique um caos. Sempre usa-a para criar anotar seus posts, só então você cria uma rascunho no blog para então agendar e ir trabalhando nele.
O que fazer em seguida?
- Monte o seu calendário editorial
- Não deixe para depois! Siga essas dicas para acabar com a procrastinação
- Saiba como você pode evitar o evitar o bloqueio criativo
Gostou da ideia?
Se ainda tiver alguma dúvida de como fazer, deixe nos comentários para que possamos te ajudar!
Nossa, que post INCRÍVEL. Eu sempre ando com o meu bloquinho de anotação, sou jornalista e é aquela coisa: tudo é pauta, tudo pode ser uma potencial matéria pro blog. E aí anoto na hora! É um hábito que vale muito a pena.. ja até acordei de madrugada com uma ideia e corri pra anotar kkkk
AHAAHHUHAHUA também anoto sempre que acordo com ideias ahahaha
Mas pelo menos a gente não a perde, né? E não custa nada!
QUE-POST-INCRÍVEL!
Eu já havia pensando em algo parecido com isso, mas não amadureci a ideia e na época me pareceu bem difícil de fazer, mas agora você conseguiu ensinar de um jeito simples e muito prático, com certeza vai ajudar muito. Eu particularmente vou usar o excel pra fazer, sei que não vai ser a meeesma coisa, até porque o arquivo vai ficar no meu PC, mas acho que isso vai me estimular a sair mais do celular e fazer as coisas do blog mais pelo computador, com mais qualidade inclusive. Adorei o post, de verdade, até salvei no Pinterest, porque ele precisa ser visto!
um grande beijo
(vim pelos grupos do facebook)
Fico super feliz que ele tenha dado certo <3
É uma boa fazer pelo Excel também, mas a vantagem de usar o Google Planilha é que o arquivo fica na nuvem, então é mais seguro porque não há riscos de perder e você pode acessar de qualquer lugar que tenha internet 😉
Obrigada por compartilhar <3 <3
Beijão,
Ella J.
Outra questão é o acesso, se você usar o google planilhas você tem acesso até do seu celular pelo google drive, o que acaba tornando mais fácil de registrar em qualquer lugar (mesmo sem internet, pois ele salva os dados e assim que tiver internet no smartphone ele atualiza automaticamente).
É meu preferido para anotação em banco de ideias, só não dá pra andar com pouca bateria no celular, kkkkk.
Anotando as dicassss hihi
Eu utilizo o trello, já ouviu falar?
Tanto pra organização em geral, quanto pra o banco de dados, porém é tudo bem simples e seu post me deu uns insights de como organizar o meu! Thankss
Beijo beijoo
http://www.jubaqueen.com
Simmm, eu uso o Trello também, é muito bom, né?
No começo foi meio confuso, mas agora ele ajuda bastante!
Sensacional este artigo. Valeu!!!
Adorei suas dicas! Obrigada
Olá Ella!
Quero criar um blog.
Gosto de escrever, mas não tenho muita familiaridade com redes sociais. Você costuma fazer link de instagram, blog, pinterest? É complicado?
Seria um blog de saúde, inicialmente. Estou escrevendo um projeto de pesquisa. Com a intenção de divulgação, pensei em desenvolver algo com o que gosto, que é escrever.
Estou adorando suas orientações de organização e, principalmente, de evitar a procrastinação.
Confesso que fiquei um pouco perdida com tantas idéias de aplicativos. Vou tentar baixá-los. Acha que eu deveria selecionar dois principais para me acostumar? Mais simples?
Com o intuito de ter uma verba, antes de ter a idéia do blog, entrei em uma empresa de marketing de relacionamento, que tem a ver com bem estar, saúde, mas é da área de cosméticos. Qual sua opinião em misturar as coisas e tentar angariar vendas pelo blog? Misturar demais? Tem como fazer link com whatsapp? Aonde posso aprender mais sobre isso de forma gratuita? Pode sugerir? Posso ter acesso a seus textos e recursos vips, secretos, biblioteca de recursos, mimos, sem ter um blog ou site? Muitas dúvidas, né?
Oi, Mônica!
Você não precisa ter site nem blog para acessar a biblioteca de recursos, basta ter um e-mail válido para receber sua senha para conseguir entrar <3
Os aplicativos e ferramentas que indico são só algumas opções que acho que funcionam muito para quem cria conteúdo. Acho que é uma boa você testar qual que mais vai te atender, sabe? Aproveita que você ainda não começou a realmente publicar para testar as ferramentes, ver as funcionalidades e ir se acostumando antes.
Por exemplo, eu faço o banco de ideias no Google Sheets (Excel), mas algumas pessoas preferem fazer no Evernote mesmo, em listas. O importante mesmo é que fique de uma forma que te facilite e te ajude. Se você também conhece outras ferramentas com as mesmas funcionalidades, você pode adaptar o que explicamos para usar nas ferramentas que você gosta.
Algumas pessoas fazem o gerenciamento de conteúdo no Asana, que tem o mesmo princípio que o Trello. Eu já acho que esse último tem mais funcionalidades que ajudam mais, mas cada um usa o que acha melhor, não é?
Sobre as vendas no blog, te aconselho a fazer o que você consegue dar conta e que faça sentido para o seu nicho. É muito importante ter um público-alvo para ter sucesso com o blog, então você pode até vender algumas coisas 'misturadas', mas os produtos como um todo precisam fazer sentido para quem visita seu blog. O Adsense pode ser uma boa ajuda para conseguir ganhar um dinheirinho. No começo você não vai receber quase nada, mas aos poucos você vai vendo retorno financeiro com ele.
Enfim, fico muito feliz em saber que você está gostando do conteúdo e que ele está te ajudando a tirar as ideias do papel! Pode mandar mais dúvidas, vamos nos falando.
Se preferir, pode me mandar um e-mail: ola@coreseflores.blog.
Beijão,
Ella Jardim.
FINALMENTE ME ENCONTREI, ESTAVA PERDIDA SEM SABER COMO ORGANIZAR CONTEUDOS, ESSE POST
É PERFEITO!
Ai, que delícia saber <3 <3
Conferindo seu conteúdo surgiu uma dúvida?
Você só adiciona os artigos no calendário editorial quando eles estão prontos ou você cria o calendário editorial e depois começa a produzi cada artigo que foi planejado no calendário editorial?
Eu fiquei com esta dúvida porque geralmente quando se cria um calendário editorial quer dizer que os artigos já estarão com dias e horários pré-agendados para que possam ser publicados. Caso você não consiga produzi a tempo terá que remanejar boa parte dos artigos planejados.
Na planilha acima você não coloca data, mas estabelece o estágio que o conteúdo está no momento. Há um controle do processo criativo dos conteúdos. Mas não há uma data que possa identificar até quando é possível desenvolver o conteúdo e também não há uma ordem para saber qual deles sairá primeiro ou qual deles eu devo produzi primeiro.
No caso você acha melhor produzi primeiro e depois estabelecer quando e em que ordem será publicado cada conteúdo?
Obrigado por criar este artigo.
Um abraço.
arquitetoversatil.com
Oi, Rafael! Primeiro de tudo é importante que você teste vários formatos pra saber qual se encaixa melhor no seu estilo de vida e forma de fazer suas coisas.
O que funciona pra mim e que foi a base desse tutorial é criar um banco de ideias sem filtro mesmo, apenas ter um local seguro pra registrar as ideias. O calendário editorial vem pra organizar essas ideias dentro de um período. Eu gosto de organizar a cada duas semanas. Então, por exemplo, hoje eu sento e organizo os conteúdos pras próximas duas semanas colocando no calendário editorial. E então eu crio esses conteúdos por ordem de prioridade, ou seja, a ordem que vai ser publicado.
Pra que não tenha atraso é importante começar a criar seu calendário editorial antes que os conteúdos programados anteriormente acabem. Se hoje eu finalizei o conteúdo pra duas semanas, então daqui uns 7, 8 dias eu sento pra produzir mais.