O que eu faria de diferente se eu começasse o blog hoje
Blogosfera 10 de julho, 2019

O que eu faria de diferente se eu começasse o blog hoje

postado por

Quantas e quantas vezes você chegou num determinado ponto da vida, de um projeto ou algo que sempre quis e percebeu que poderia ter feito algo diferente?

Isso não quer dizer que algo deu errado, mas que você aprendeu algo durante o trajeto, e ter consciência disso é mega importante para que você não cometa os mesmos erros no futuro.

Hoje, com esse post, além de registrar tudo que eu fiz de errado com o blog, eu quero que talvez você se sinta inspirado caso esteja planejando começar um blog (o que acho maravilhoso!).

1. Deixaria o perfeccionismo de lado

Um dos assuntos que mais falo por aqui quando se trata de criar blog ou empreender é esse mal de querer esperar o momento perfeito para começar ou, pior, esperar que tudo esteja 100% como você sonhou.

Costumo dizer que o perfeccionismo paralisa as pessoas porque isso é verdade. Além de deixá-las frustradas porque sentem que nada está fluindo.

Mas não posso negar que isso aconteceu comigo. Eu tinha muitas ideias para o blog e queria que ele estivesse no ar somente quando tudo estivesse no seu devido lugar e funcionando a todo vapor.

Se hoje estou lhe falando que o perfeccionismo paralisa, é porque foi um erro que cometi e estou consciente que eu tento não cometer novamente.

Eu entendo que você tenha várias ideias que talvez sejam inovadoras e que antes que as pessoas conheçam o que você vai colocar no mundo você quer que tudo saia como está na sua cabeça. Mas esse é realmente um erro.

Para resolver isso, simplifique ou crie etapas.

Ao invés de lançar o blog, o canal no youtube e uma loja de uma vez só, comece pelo o que é prioridade e assim você também pode ter tempo para trabalhar com mais dedicação nas outras coisas.

O que você pode fazer para que seu blog possa sair do papel sem perder sua essência? Quantos meses você está perdendo porque deseja seu projeto esteja perfeito para começar?

Lembre-se que a perfeição só existe na nossa cabeça. O ideal mesmo é lançar algo mantendo sua essência e, aos poucos, moldando conforme o feedback dos leitores, suas necessidades e acrescentando o que você deseja.

Tudo o que você precisa fazer é começar.

2. Eu criaria um calendário editorial e um banco de ideias

Eu já tinha escutado falar sobre, mas na real nunca fui atrás para saber o que é, seus benefícios e como funciona.

Se está perdida e não sabe o que é, te explico:

Calendário Editorial com o Trello

Calendário Editorial no Trello

Calendário Editoral é uma ferramenta que vai te ajudar a saber quais e quando o seu conteúdo irá ao ar.

Dentre os benefícios estão:

  • Quando você sabe quando e qual post irá ser publicado durante o mês, você consegue se planejar melhor para criar o conteúdo no tempo certo, evitando atrasos ou até mesmo que não tenha publicações durante um período;
  • É possível criar uma frequência legal de posts de acordo com sua rotina e tempo para se dedicar a isso integralmente;
  • Também é ótimo para visualizar os tipos de categorias que estão indo ao ar. Será que tem alguma sendo deixada para trás? Ou será que está tendo um bom equilíbrio entre elas?

Já o banco de ideias é um documento, virtual ou não, onde você coloca todas as suas ideias de conteúdo, evitando de perdê-las.

Também tem benefícios ótimos, como:

  • Não perde aquela ideia que você teve enquanto tomava banho ou estava na rua;
  • Dificilmente não terá o que postar no blog, basta visitar o banco de ideias quando for a hora de sentar e planejar o conteúdo do mês;
  • Você concentra todas as ideias num local só, evitando que tudo vire uma bagunça e se perca no meio de tantas anotações;

Quando comecei o blog eu não usava essas ferramentas e começar a usá-las foi fundamental para a organização do meu blog, além de melhorar a frequência e qualidade do conteúdo, já que você quando temos tudo planejado e tempo para se dedicar, o resultado é algo incrível e de qualidade.

Leia também

3. Criaria um mês de conteúdo com antecedência

O Calendário Editorial vai te ajudar a saber quais conteúdos serão publicados, e se eu pudesse voltar no tempo eu faria isso bem no início do blog, quando eu tinha pouca frequência de posts e não fazia a mínima ideia de quando teriam outros.

Quando planejar o conteúdo do seu blog, separe um dia para criar o primeiro mês de conteúdo. Assim você terá tempo para resolver outras coisas e atualizar as redes sociais.

4. Não patrocionaria tantos posts no facebook

Pagar para ter mais alcance pode ser uma armadilha se você não sabe como utilizar essa ferramenta. A verdade é que você acaba perdendo dinheiro para ganhar poucos cliques se comparado à outras formas de receber tráfego gratuito e orgânico.

Eu gastava, em média, R$ 10,00 por publicação para receber no máximo 80 cliques. Pode parecer muito, mas já já você vai ver que é pouco, comparado ao outro método.

O que seria melhor:

1) alcançar pessoas que já estão buscando pelo seu conteúdo ou
2) aquelas que estão rolando o feed e aparece uma propaganda que, no geral, a humanidade já sabe ignorar?

Se você respondeu “1”, então estamos no mesmo barco e significa que há uma maneira incrível de conseguir tráfego gratuito, orgânico e de qualidade para o seu blog.

É o que vou falar a seguir:

5. Investiria mais tempo no Pinterest

Eu já conhecia o Pinterest há bastante tempo, só que eu não sabia que ele seria um ótimo aliado para conseguir mais visitas de qualidade para o meu blog.

Ter visitas de qualidade significa ser visto por pessoas que já estão buscando seu conteúdo, e com isso há altas chances de:

  • Realizar uma venda;
  • Ganhar um novo lead através da lista de e-mails;
  • Diminuir a taxa de rejeição (isso é excelente para conseguir parcerias);
  • Visitante se tornar um leitor regular.

Isso é possível gratuitamente porque o Pinterest funciona como um buscador de imagens, podendo anexar o link para o seu blog em todas que você salva ou envia para o site.

É assim que as pessoas vão chegar ao seu conteúdo.

Para te mostrar que não é mentira, aqui estão dois prints:

Antes de investir mais tempo no Pinterest

Depois de usar o Pinterest diariamente

Muito provavelmente você chegou até aqui através do Pinterest, porque de acordo com o Google Analytics, 99,77% dos meus visitantes vem de lá.

Mas não basta apenas criar uma conta na plataforma e sair criando imagens aleatórias para o site. Inclusive, enviar imagens que não são suas com o link para o seu blog é considerado spam e você pode ser punido por isso.

A minha maior dica é fazer o curso online Manual do Pinterest, que foi justamente onde aprendi as técnicas e estratégias para que eu pudesse aumentar de forma surreal as visitas para o blog.

Se você ainda não considera o Pinterest para a sua estratégia de marketing digital, saiba que você pode estar perdendo leitores e dinheiro.

Conclusão

Ninguém começa algo já sabendo de cor e salteado o que vai fazer, mesmo que você tenha feito um curso para te instruir.

No caminho aparecerão dificuldades que precisarão de ajustes, e o mesmo vai acontecer com o seu blog. Então espero que essas dicas sejam úteis para você ter menos algumas coisas para ajustar em direção ao sucesso.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >