Cuida bem da sua forma de ser, amanhã o dia vai ser diferente de outro dia - Tulipa Ruiz - Aqui.
Passo a passo para começar uma lista de e-mails
Passo a passo para começar uma lista de e-mails
Marketing Digital

Passo a passo para começar uma lista de e-mails

Publicado em
8 de maio de 2019
Escrito por

Ainda nos dias de hoje ter uma lista de e-mail para seu negócio online é importante para manter contato direto com seu cliente/leitor. Com ela é possível sempre atualizar sua audiência com novidades, promoções e informações importantes sobre sua empresa.

Isso significa um contato mais próximo daqueles que tiveram interesse em sempre receber conteúdo seu.

Sabendo que quase 100% das pessoas que usam a internet possuem um e-mail, é fácil entender porque o e-mail marketing é eficiente. Mas trouxemos outros benefícios:

7 Motivos Para Criar uma Lista de E-mails

1. Ao contrário das redes sociais onde o alcance de suas publicações é limitado (ou seja, não é todo mundo que recebe o que você publica), com o E-mail Marketing é diferente: todo mundo que fornecer um e-mail válido irá receber o seu conteúdo.

2. Dependendo da frequência de envio de campanhas, sua empresa estará sempre na mente daqueles que recebem seus e-mails.

3. Você pode personalizar do jeito que quiser! Os servidores para e-mail marketing estão dando mais liberdade para criar as campanhas com um Design que se alinhe a sua marca, o que se significa que você pode personalizar com cores e fontes que mais se assemelham a identidade visual do seu blog ou loja.

4. Criar uma lista de e-mail é de baixo investimento, já que você não precisa pagar para que todos recebam seus e-mails.

5. Você ainda pode usar a sua lista de e-mail para vender seus produtos afiliados (usando sempre o bom senso).

6. Se tornar autoridade em um nicho também é importante para gerar vendas e com o e-mail marketing isso é possível criando conteúdo de qualidade.

7. Não seja refém das redes sociais! Uma lista de e-mails será sempre sua, já as redes sociais não tem garantia de até quando irão durar. Se acha impossível de acabar, veja o caso do Orkut que acabou após 10 anos, ou até mesmo o Google Plus, levando com elas todo o conteúdo que continha lá.


Agora que você já sabe quais são os benefícios de criar uma lista de e-mails para o seu negócio, vamos ao passo a passo para construir a sua:

1. Escolha um servidor para enviar seus e-mails

O servidor nada mais é do que a empresa que você irá usar para começar a criar suas campanhas.

Antes de tudo você precisa configurar sua conta com informações importantes como nome da sua empresa e e-mail.

Aqui a gente usa o Mailchimp, que é referência nesse assunto. Até criamos um tutorial completo, caso também queira usar esse servidor.

Mas aqui estão outras empresas que prestam o mesmo serviço:

2. Desenvolva uma isca digital

Para aumentar sua lista de e-mails é preciso criar estratégias que vão fazer com que seus leitores e clientes sintam vontade de fornecer seus valiosos e-mails para que você envie conteúdo.

É para isso que servem as iscas digitais! Nesse artigo falamos um pouco melhor sobre esse assunto além de listar 10 tipos de iscas digitais que você pode criar para aumentar sua lista de e-mails e ajudar seu público.

Mas para resumir, uma isca digital é uma ferramenta exclusiva que você irá criar para oferecer em troca do e-mail do visitante.

Como crescer sua lista de e-mails usando iscas digitais

“Imagine só que você está lendo um artigo sobre morar sozinha e, ao final, tem apenas um formulário para deixar seu e-mail com o título ‘Receba nossas novidades por e-mail’. Muito provavelmente você passará abatido.

Mas e se estiver algo como ‘Baixe agora o checklist da casa dos sonhos: o que você precisa para começar a montar seu cantinho‘?

Sentiu a diferença? As chances de inscrição aumentam muito quando você oferece algum conteúdo exclusivo e de valor para o seu público.”

Como fazer sua lista de e-mails crescer usando Iscas Digitais

Então seu próximo passo é planejar uma isca digital útil e de fácil utilização que tenha a ver com seu público para que você possa oferecer em troca do e-mail de seus leitores e clientes.

3. Crie um banco de ideias e um calendário editoral

Aqui já falamos bastante sobre essas duas formas de manter seu blog sempre com conteúdo de qualidade, e ter um banco de ideias e um calendário editorial para a sua estratégia de E-mail Marketing também é essencial.

Banco de ideias: é um local onde você guardará todas as ideias de conteúdo que você possa ter. Geralmente temos boas ideias em locais mais inusitados como tomando banho ou na rua, e para que você não perca a ideia é importante que você anote tudo.

Calendário Editorial: Planejar o conteúdo da sua lista de e-mails é importante para que você consiga ter uma boa frequência de conteúdo, além de estar sempre sincronizado com o que você aborda no blog e nas redes sociais.

Calendário Editorial feito no Trello

Visualização de um Calendário Editorial no Trello

Leituras recomendadas

Para planejar melhor é interessante ter um banco de ideias e um calendário editorial para cada canal (um para o blog e outro para o E-mail Marketing), mas que ambos estejam em sintonia em relação ao conteúdo.

Dica: Se você não faz ideia do que enviar por e-mail além de novos posts do blog, uma ótima ideia é assinar a lista de e-mails de outros blogs com o mesmo nicho do que o seu. A ideia aqui não é copiar o que o outro está fazendo, mas sim começar a entender como funciona uma lista de e-mails para você criar sua própria linha editorial.

4. Crie um e-mail de boas vindas

É possível criar um e-mail que será enviado automaticamente toda vez que alguém assinar sua lista. Esse será o e-mail de boas vindas e é nele que você deverá criar, desde já, uma conexão com seu lead, causando uma boa impressão sobre o que você faz.

Então fale brevemente sobre o que você produz, seus valores (morais), enfim, mostre para quê sua empresa veio ao mundo!

Além disso, você pode colocar informações importantes como:

  • Periodicidade do envio de e-mails
  • Enviar a isca digital prometida
  • Já criou uma pesquisa de público? Peça para seu lead responder!
  • Algum desconto ou promoção

É preciso conquistar seu lead a partir do e-mail de boas vindas.

5. Crie um formulário para começar a capturar e-mails

É aqui onde seu leitor ou cliente irá deixar seu valioso e-mail para que você consiga enviar conteúdos.

Além do nome e do e-mail, você pode personalizar esse formulário para enviar conteúdos mais segmentados.

Por exemplo, embora a gente tenha nosso público-alvo definido, por aqui a gente aborda alguns assuntos diferentes. Então ao assinar nossa lista nós damos a opção do leitor selecionar o que ele deseja receber. Veja como fica aqui.

Dessa forma seus e-mails não soarão incômodos, porque a pessoa tem liberdade para escolher o assunto que ela quer receber.

Landing pages

A forma mais comum para ter um formulário captura de e-mails é usando uma landing page, que nada mais é do que uma página estática que mostra em detalhes o que a pessoa irá receber ao assinar sua lista.

Alguns servidores oferecem essa funcionalidade (de criar landing pages) como o Mailchimp, mas também é possível criar landing pages usando plugins no WordPress, como o Elementor Page Builder.

Elementor Page Builder: ótimo plugin para WordPress para criar landing pages

Os benefícios de uma landing page é que você consegue direcionar pessoas dos mais diversos canais para assinarem sua lista. Você pode colocar o link para essa landing page dentro de um artigo, numa publicação em uma rede social, na descrição de um vídeo do Youtube, no link da bio do Instagram etc.

Você pode ver nossa landing page para ‘30 Ideias Criativas de Conteúdo para o Instagram‘ aqui, mas temos mais dois exemplos bem simples e funcional:

Landing page da Silhouette que oferece o molde de caixinhas de biscoitos para download!

Já a Benfatto disponibiliza um e-book para organizar a casa

Também pode ser interessante criar banners que levarão seu leitor ou cliente para a página de captura de e-mails.

É importante que nessa imagem:

  • Tenha uma Call to Action eficiente (‘baixe agora’, ‘clique aqui para baixar’, etc.);
  • Informe claramente o que você está oferecendo;
  • Tenha a ver com o artigo em que o visitante está.

No post sobre produtividade inserimos um banner com o link para um formulário onde a pessoa poderá receber um planner exclusivo para planejar sua rotina.

Haveria pouco interesse nessa isca digital se o banner fosse inserido em um artigo sobre ‘Instagram’, por exemplo.

Iscas digitais: como gerar leads e aumentar a lista de e-mails

No próprio blog

A outra forma mais comum para capturar e-mails é colocando o formulário de contato no próprio blog/loja. Os locais mais comuns e que realmente funcionam são:

  • No cabeçalho, abaixo da linha da dobra
  • Na lateral, mais conhecida como sidebar
  • Logo após um artigo
  • Dentro de um artigo

Apesar disso, é importante que você faça testes para saber quais são os locais mais quentes do seu blog que irão gerar mais leads para sua lista de e-mails.

Passo a passo para criar sua lista de e-mails

Recapitulando

  • Primeiro escolha um servidor e cadastre-se para começar a criar campanhas de E-mail Marketing;
  • Agora é preciso fazer uma pesquisa para entender qual é o assunto mais quente do seu blog e criar uma Isca Digital a partir disso;
  • Crie um calendário editorial e um banco de ideias para a sua lista de e-mails para você saber o que será enviado e quando. Planejamento é tudo!
  • Capriche no e-mail de boas vindas. Ele precisa criar uma conexão com o seu lead e mostrar porque sua empresa veio ao mundo e como você pode ajudar;
  • Crie formulários para capturar e-mails;
  • Crie, também, imagens com uma call to action eficiente para conseguir mais leads através dos seus artigos.
Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades