Acabe com a procrastinação: 5 dicas para ter um dia produtivo
Procrastinação pode ser um grande inimigo de quem trabalha em casa, porque a sua renda ao final do mês depende do quanto você trabalhou. Então é importante pensar que tempo é dinheiro (porque, nesse caso, é) e começar a organizar sua vida para que tudo saia com bons resultados.
Para um empreendedimento dar certo é necessário consistência. Seja um blog, uma loja ou canal no Youtube, você precisa estar sempre produzindo e conectado com seus seguidores e clientes, mostrando conteúdo relevante para eles. E se você adia isso passando mais tempo no Netflix ou dormindo, por exemplo, você acaba não tendo resultados e gerando frustações.
Então para deixar a procrastinação de lado, é preciso fazer seu cérebro entender que para as coisas darem certo é necessário planejamento e que cada hora do seu dia precisa ser preenchido com uma atividade diferente para que no final tudo esteja completo, feito calma, dedicação e da melhor forma possível.
Isso parece muito óbvio, mas muita das vezes a gente vive no modo automático, fazendo as coisas que dão na telha ou, pior, não fazendo nada porque não sabemos exatamente o que fazer.
Vamos mudar isso?
1. Anote tudo.Tudo mesmo
No início eu deixava tudo por conta da minha memória: não anotava nada. Isso sobrecarregava minha cabeça por constantemente precisar rever mentalmente o que eu precisava fazer e muita das vezes eu não conseguia guardar tudo. Resultado: sempre deixava algo de lado.
Para mudar isso é simples: basta ter o hábito de anotar tudo que for importante. Afazeres, lista de compras, ideias de posts e vídeos, compromissos com parceiras ou clientes etc.
Compre um bloquinho e ande sempre com ele no bolso para o caso de você lembrar de algo na rua. Você também pode optar por serviços online como o Evernote. Assim você consegue acessar pelo computador o que você escreveu pelo celular.
Tenha metas e defina prazos
O que você faz e qual o seu objetivo?
É sempre bom lembrar constantemente a si sobre o que você faz, a importância disso e as consequências de cada tarefa. Esse lembrete se torna um motivador 😉
Trabalhar em casa é sinônimo de ter compromisso com outras pessoas também, que podem ser seus clientes ou leitores do seu blog, por exemplo. Então desde sempre tenha o hábito de dar prazo para seus afazeres.
Coloque data em tudo, desde o post que você precisa criar até o tecido que você precisa comprar para criar suas roupas e vender na sua loja, por exemplo.
A junção de meta, prazo e lista de prioridades faz com que seu cérebro entenda que você precisa completar outras tarefas para que seu trabalho dê certo e por isso você precisa seguir o roteiro conforme planejou, ou então algo não sairá do jeito que deveria ser.
2. Organize o seu dia
Quando você deixa tudo organizado, você sabe exatamente o que precisa fazer e que essas tarefas te darão frutos depois. Então desde já tenha o hábito de organizar seu dia, sua semana e seu mês se baseando pelas suas metas.
Listas de prioridades
Com tudo anotado, você deve começar a criar uma lista de prioridades. Pode ser diária, semanal e mensal, mas crie porque isso ajuda a entender o que você precisa fazer e o que é mais urgente.
Seguindo essa Matriz de Eisenhower é possível criar uma lista levando em consideração a importância e a urgência de cada tarefa (entenda aqui a diferença entre elas para criar uma hierarquia que funcione). Dessa forma você consegue listar por partes do dia o que você deverá fazer.
Coloque essa lista num local bem visível, como num painel de recados, ou na sua agenda diária, que você abra sempre e dê check assim que terminar a tarefa – no final do dia você vai sentir uma sensação maravilhosa de ver as coisas fluindo.
Leitura recomendada:
- Como criar uma rotina produtiva para realizar tudo o que você deseja
Aplicativos
O uso de aplicativos também pode ser útil porque você pode acessar seus afazeres de qualquer lugar. Aqui estão alguns que você pode testar:
Planners
O uso de planners é super aconselhável para organizar seu dia porque geralmente eles já vêm com esses espaços justamente para você criar sua lista de prioridades e seguir conforme passa o dia. Outra vantagem é que você consegue deixar tudo (lado pessoal e profissional) num mesmo lugar, evitando que tudo se torne um caos ao precisar procurar onde você anotou a tarefa de um determinado momento.
Dica: No A. Craft tem um post bem legal sobre como você pode organizar seu dia usando um Planner.
3. Esqueça as redes sociais
Eu sei que é muito difícil deixar as redes de lado porque precisamos dela para divulgar nosso empreendimento, mas o tempo em que você está rolando o feed do Facebook sem fazer nada que seja produtivo, seria o tempo de fazer algo super importante.
Use o app RescueTime para analisar quanto tempo você passa fazendo outras atividades que não são importantes. Com isso você percebe que, às vezes, você não teve tempo em um dia para fazer algo importante simplesmente porque passou mais de duas horas no Facebook 😉
Para acabar com a vontade diária de ficar no Facebook ou Instagram no horário que você definiu para outra coisa, separe uma hora do dia somente para planejar e programar seus posts dos próximos dias. Dessa forma você mantém suas redes sociais ativas e resiste a tentação de ficar por muito tempo.
4. Mas tenha seus minutos de lazer
Para a mente descansar é muito importante que você tenha seus momentos de folga, seja lendo um capítulo de um livro ou se atualizando das notícias do dia. Além de dar uma relaxada, isso vai te ajudar a ter mais ideias e disposição.
Então faça sua rotina planejando sempre alguns minutos de descanso para você renovar as energias e voltar com tudo depois!
5. Dica bônus
Faça caminhada. Sério!
Caminhar é muito bom para o corpo e mente, porque faz o sangue circular melhor e com isso é possível começar o dia com mais disposição para fazer suas coisas.
Enquanto caminha você pode organizar suas ideias na mente e planejar colocá-las em prática quando chegar em casa, anotando tudo. É o excercício perfeito para qualquer pessoa e mesmo que você tenha pouco tempo pela manhã, 15 minutos andando pelo quarteirão já ajuda bastante a trazer aquela disposição que você precisa.
Conclusão
Ter metas e entender a recompensa do que você faz é primordial para ter motivação e, com isso, não procrastinar. Para que tudo saia conforme planejado você precisa ter essas metas definidas e organizar seu dia para que consiga cumprir tudo que precisa, sempre hierarquizando seus afazeres por ordem de urgência e importância.
A Rafaela do blog Papeterí escreveu um artigo bem legal sobre Procrastinação para você refletir sobre deixar tudo para depois.
Leiturar recomendadas:
- Como criar uma rotina produtiva para realizar tudo o que você deseja
- 8 conselhos de autocuidados para quem trabalha em casa
- Saiba como você pode evitar o bloqueio criativo
- Veja os 4 inimigos de quem trabalha em casa e como driblar todos eles
Siga essas dicas e veja como as coisas irão fluir bem melhor 😉