14 práticas para atrair clientes e aumentar a visibilidade da sua marca
Atualmente é indispensável estar no digital se você quer lucrar e prosperar seu negócio. Mas será todo um trabalho em vão se você não souber aumentar constantemente a visibilidade da sua marca, ou seja, criar estratégias pra ser sempre vista e lembrada.
Mas não estou falando de viralizar reels, não, viu?
Na verdade, o reels tem o poder alcançar muitas pessoas, mas muitas vezes são leads desqualificados. Mas isso é um assunto para um outro post.
A questão é que se você quer que seu trabalho seja visto por mais pessoas que são estão mais propensas a comprarem de você, é preciso então aumentar a visibilidade da sua marca para vender mais.
Então hoje te trouxe dicas de ouro que vão te ajudar a ser vista e lembrada por quem realmente importa.
Tenha uma identidade visual
Um erro muito comum entre as pessoas que estão vindo para o digital é não cuidar de forma profissional da identidade visual da marca.
Entrar no Canva e fazer um logotipo rapidinho não é ter uma identidade.
Se você quer ser lembrada é preciso contratar um profissional que vai construir uma identidade única e exclusiva para sua marca, a fim de se destacar e ser reconhecida no mercado.
A identidade visual é composta por elementos capazes de te destacar na multidão e criar uma lembrança de marca, o que é fundamental para ser memorável para seu público-alvo e sua audiência.
Veja só, olhando o cartaz abaixo você sabe perfeitamente qual é a marca, não sabe?
Você sabe qual é a marca pelo conjunto de cores, a fonte dos textos e até o estilo da foto do hambúrguer.
Esse é o poder de uma identidade visual bem feita e bem trabalhada na cabeça dos consumidores.
Se ainda não tem a sua definida, coloque como a próxima meta no seu planejamento. É muito importante ter sua identidade construída para conseguir ser lembrada mais facilmente.
Instigue o User-Generated Content
Esse é um termo relacionado ao conteúdo criado pelo consumidor e é super potente não só para aumentar a visibilidade da sua marca, mas como também para aumentar a credibilidade do seu trabalho.
Quando um consumidor compartilha publicamente um conteúdo diretamente ligado ao produto ou serviço que você oferece, as pessoas sentem mais confiança porque elas estão vendo que outras pessoas estão tendo boas experiências com sua marca.
Mas isso não vai acontecer do nada. É preciso estimular seu consumidor a fazer isso.
→ Ambiente Instagramável: O ser humano é atraído naturalmente pelo que é belo. Quando vemos um pôr do sol espetacular, queremos fotografar e mostrar para os outros que temos o privilégio de estar em contato com esse ‘belo’, não é?
Então é isso que você precisa fazer. Criar um ambiente propício a compartilhamento de conteúdo, que instigue as pessoas a compartilharem em suas contas conteúdos relacionados a sua marca.
Se você tem um ponto físico, capriche na decoração criativa (do provador, por exemplo) para que as pessoas sintam vontade de fotografar dentro da sua loja.
É por isso que diariamente a Melissa e Farm recebem marcações em suas contas no Instagram feitas por consumidores.
→ Produtos Instagramáveis: Também é preciso pensar em criar um produto tão bonito e alinhado ao que seu cliente busca a ponto de ele querer tirar uma foto enquanto usa o seu produto.
Isso é possível, inclusive com e-books.
Se você não é boa com design, contrate um profissional da área pra diagramar seu material de uma forma tão única e bonita que seu cliente vai sentir vontade de compartilhar com as pessoas seu momento de estudo.
→ Ofereça um Unboxing de tirar o fôlego: Ainda falando sobre produtos, busque formas de surpreender seu cliente desde o momento em que ele recebe a caixa do Correio.
Estimule todos os sentidos possíveis, colocando aromas únicos e elementos dentro da caixa que o façam se sentir especial. E goste tanto que vai querer compartilhar com outras pessoas.
A Starbucks é um grande exemplo de marca que recebe diariamente conteúdos feitos por consumidores.
Ela não só capricha nos produtos, mas também conquista o coração de um público-alvo específico através do branding.
Aplique esses 3 elementos na sua estratégia, mas nunca esqueça de trabalhar o branding para que sua marca não só seja vista por outras pessoas, mas reconhecida.
Isso só é possível quando o branding está bem trabalhado e alinhado ao que a marca deseja.
Use o Marketing de Conteúdo de forma estratégica
Muita gente ainda acha que criar conteúdo é sobre falar qualquer coisa para ganhar interação do público. Não é sobre isso.
O Marketing de Conteúdo para Negócios precisa ser feito de forma totalmente estratégica, ou seja, com objetivos que levem à venda, sem pontas soltas.
Dá muito resultados se você estudar, testar, refinar o que funcionou. E é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua marca para alcançar potenciais clientes que estão buscando o que você você serve.
Os prints das mensagens acima são nem 10% das mensagens que recebo de pessoas que conheceram meu trabalho através do conteúdo.
É gente chegando todo dia, seja através do Pinterest ou daqui do blog.
Encontre seu ponto forte
Se quer começar a criar conteúdo para sua marca, comece mapeando seu ponto forte. É texto? Vídeo? Criação de Artes e Infográficos?
Isso te ajuda a explorar o que você sabe fazer de melhor para escolher o formato ideal para você. Não me refiro a ficar na zona de conforto, mas sim a explorar o que você é naturalmente boa.
Crie conteúdo onde seu público realmente está
Recomendo fortemente criar conteúdos que não sejam só no Instagram, mas sua marca não será vista se você criar conteúdo onde seu público não está.
É por isso que você precisa entender quem é seu público-alvo para saber mais o que eles buscam e onde estão.
Depois de saber esses dois pontos, comece a criar conteúdo estratégico e intencional nas redes sociais que você identificou que seu público está e no formato que funciona melhor para você – sem esquecer de refinar e testar outras habilidades também.
Aqui estão duas opções que mais me dão resultados atualmente para ser vista por quem realmente importa:
1. Blog
Vou sempre bater na tecla de que é preciso, mais do que nunca, ter um blog para alcançar cada vez mais pessoas diariamente e conduzi-las para a venda.
Ter um blog significa ser encontrada mais facilmente no Google através do resultado de pesquisas.
Você deve estudar sobre SEO para aumentar as chances de seu blog aparecer cada vez mais nos primeiros resultados de busca quando alguém pesquisa sobre as palavras-chaves usadas no seu blog – que devem ser alinhadas ao que seu produto/serviço vende.
Acima é o print do Google Analytics, ferramenta do Google que permite analisar absolutamente tudo sobre o blog: quantas pessoas visitaram seu blog, de onde vieram, quanto tempo ficaram lendo, quantas pessoas foram para outras páginas depois que leram seu post, as páginas mais vistas etc.
Esse print é referente aos canais que recebi mais tráfego para o blog nos últimos meses, e Organic Search é Pesquisa Orgânica, ou seja, pessoas que vieram diretamente de buscadores.
Entende, agora, porque é preciso criar um blog profissional para o seu negócio?
2. Pinterest
Em 2018 eu comecei a criar conteúdo no Pinterest e até hoje fico impressionada com a capacidade de alcance da plataforma.
Ela é responsável por boa parte do tráfego que recebo diariamente no blog, me resultando em vendas.
Mas assim como no blog, para ter resultados no Pinterest é preciso estudar a plataforma para conseguir criar conteúdo que atraia seu público-alvo e leve essas pessoas para outra etapa do seu funil de vendas.
Saber isso é tão importante para vender que eu expliquei detalhadamente esse processo no Conteúdo Magnético para Negócios: a atrair, conscientizar e conduzir seu público-alvo para as vendas usando o Marketing de Conteúdo de forma inteligente e intencional.
Se quer aumentar a visibilidade da sua marca, considere investir no Pinterest para atrair quem realmente importa.
Seu próximo passo é analisar no que você é naturalmente boa, mapear onde seus potenciais clientes estão e o que eles estão pesquisando, e então criar conteúdo de qualidade para atrair e conscientizar essa galera que você tem a solução dos problemas delas, aumentando sua autoridade e resultando em vendas.
Construa sua lista de E-mails
No digital é muito comum as pessoas escolherem apenas um lugar para acompanhar as pessoas e marcas que elas gostam.
Ou no Youtube, Instagram, Facebook… Dificilmente em mais de uma plataforma.
É por isso que você precisa construir sua lista de e-mails: primeiro que é pra garantir que você não perca essas pessoas caso algo aconteça com suas redes sociais – ser hackeada, por exemplo.
Outro motivo é que você pode se comunicar com aquela pessoa que não vê muito seus posts no Instagram, mas abre e-mails que é uma beleza.
Ou seja, você está alcançando mais pessoas que não estão, de fato, acompanhando suas novidades no Instagram, por exemplo.
Leituras recomendadas
- Passo a passo para começar sua lista de e-mails
- Como criar uma Lista de E-mails no Mailchimp do zero
- O que enviar no E-mail de Boas vindas
Faça Networking com outras pessoas e feche boas parcerias
Parcerias e colaborações são bem-vindas para aumentar a visibilidade da sua marca, uma vez que o seu trabalho pode ser mostrado para públicos que ainda não te conhecem.
Hoje em dia existe várias formas de fazer isso facilmente:
→ Guest Post: Considere criar conteúdo para outros blogs com temas que sejam complementares aos seus.
Quer um exemplo? O Guest Post da Patrícia é um dos mais vistos aqui no Blog, o que faz com as pessoas sejam levadas diariamente para o site dela através do meu blog.
Veja mais informações sobre essa prática aqui.
→ Parcerias e colaborações: Criar relacionamentos genuínos é saudável para qualquer marca. Mas se esse relacionamento se desenvolver para uma possível parceria ou colaboração, melhor ainda.
Você pode desenvolver produtos e serviços com outra marca que tem objetivos alinhados aos seus, ou convidar outros profissionais para darem aulas em algum curso seu, por exemplo.
Isso ajuda a alcançar mais pessoas de outras bolhas e trazê-las para conhecer o seu trabalho.
→ Recursos do Instagram: Atualmente, o Instagram possuí dois recursos que podem potencializar o aumento da visibilidade da sua marca.
Post colaborativo: Criar posts com outra marca sobre um assunto que seja de interesse dos dois públicos é uma ideia interessante para alcançar mais pessoas.
Lives: Se você é boa com oratória investir em lives em parceira com outros perfis com públicos parecidos é uma ótima ideia também para mostrar seu trabalho para outras pessoas que ainda não te conhecem.
Quero destacar que é muito importante que as parcerias sejam com marcas que tenham serviços e produtos complementares ao que você oferece.
Talvez você não tenha resultados (ou a outra marca nem aceite) se quiser criar parcerias que não tenham nada a ver com o que você vende.
Considere criar anúncios
O orgânico é maravilhoso, mas o tráfego pago tem o seu lugar nas vendas também.
Uma das minhas metas é te fazer entender que para ter resultados nas vendas é preciso investir também.
E fazer anúncios de forma inteligente pode aumentar bastante a visibilidade da sua marca quando bem feito.
Reserve uma parte do seu faturamento para investir em anúncios e ter resultados.
Trabalhe o Overdelivery
Em 2015 comecei a trabalhar com Design Gráfico e Web Design, e para conseguir clientes eu comecei a criar conteúdo aqui na Cores & Flores, levando as pessoas para minha página de orçamento através de estratégias de Marketing de Conteúdo.
Mas eu recebia também muitos clientes que vinham por indicação de clientes antigos. O famoso boca a boca.
Quando uma pessoa indica seu trabalho para outra, as chances de venda aumentam por, simplesmente, haver confiança. As pessoas preferem comprar de marcas familiares a elas ou por indicação de quem teve uma boa experiência, isso é fato.
Não vou te dizer pra prestar um excelente atendimento porque isso é obrigação de qualquer negócio.
Mas se quer aumentar a visibilidade da sua marca através de indicações, ofereça uma experiência do cliente além do esperado.
Entregue a ele mais do que foi proposto. O unboxing de tirar o fôlego é um exemplo disso, porque muitas vezes as pessoas esperam receber uma caixa parda e simples, com o produto dentro. Surpreenda.
Entregue mais do que seu cliente espera.
Use o Google Negócios
Se você tem um ponto físico, você precisa estar no Google Meu Negócio, uma ferramenta do Google que permite que estabelecimentos se cadastrem para mostrar informações adicionais quando alguém pesquisa por ela.
Sabe aquela informação adicional que aparece na lateral no resultado da sua busca quando você pesquisa por algum lugar específico? Ou quando você está no Maps e aparecem os nomes dos estabelecimentos ao redor? São marcas que se cadastraram nessa ferramenta.
Você pode colocar absolutamente tudo sobre o seu ponto e ainda acrescentar fotos e muitas informações relevantes para quem está procurando saber mais sobre.
O legal é que você pode receber avaliações e perguntas de usuários, e isso ajuda muito a aumentar a credibilidade do estabelecimento se receber boas avaliações, é claro.
Conclusão
Se você quer que as pessoas vejam o seu trabalho para vender mais, é preciso se expor, estar em vários lugares para aumentar as chances de vendas.
Temos aqui 14 práticas, e se você não faz nenhuma delas de forma coerente, consistente e profissional, pode ser esse o motivo das vendas baixas.
Considere colocar essas práticas nos seus próximos objetivos profissionais para começar a ter sua marca vista por mais pessoas e atrair potenciais clientes para o seu negócio.