O que é <i>rotina matinal</i> e como criar a sua para começar bem o dia
Para Florescer 8 de janeiro, 2020

O que é rotina matinal e como criar a sua para começar bem o dia

postado por

Acredite se quiser, mas os primeiros minutos do seu dia são super importantes para as próximas horas que você terá. Ter uma rotina matinal irá te preparar para um dia de trabalho, além de criar uma conexão com você mesma.

No conteúdo onde eu conto como ganhei algumas horas do dia ao deixar um pouco as redes sociais de lado, eu explico que comecei a ter alguns hábitos de manhã que me ajudaram a me sentir melhor.

Isso acontece porque, na correria do dia a dia, estamos tão acostumados a focar em outras coisas que esquecemos de nós mesmos. E a rotina matinal é um momento onde podemos organizar nossos pensamentos e ter um momento de conexão com nosso interior, sentindo o dia começar.

Mas afinal, o que é rotina matinal?

Você acorda e a primeira coisa que faz é tatear a cama ou o chão em busca do seu celular. Depois você perde uns 20, 30 minutos rolando a timeline até notar que já está se atrasando para sair. Então você vai para o banho, faz sua higiene matinal correndo como se não houvesse amanhã, se veste depressa e sai para trabalhar.

Essa é uma rotina matinal, mesmo não sendo a que vai realmente te beneficiar de alguma forma.

Rotina Matinal - o que é e como criar a tua

Quando você cria uma rotina matinal baseada nas coisas que você gosta ou precisa, você irá criar uma conexão com você mesma e se preparar para um dia produtivo de trabalho.

Se perder nas redes sociais com notícias que podem ser ruins ou correr com seus afazeres pela manhã é nada produtivo.

Por isso trouxe algumas dicas de rituais matinais que funcionam super bem para começar muito bem o seu dia.

Rituais matinais para começar bem o dia

→ Faça meditação logo ao acordar

Esse é um hábito indicado para todo mundo, de todas as idades. A meditação tem vários benefícios como ajuda a melhorar a concentração e reduz a ansiedade, então ela se torna perfeita para começar um dia de trabalho.

O blog do App Zen, um aplicativo para meditar, explica passo a passo para começar se você é iniciante.

→ Aprenda algo novo

Aproveite que sua mente está fresca para estudar alguma habilidade nova que você sempre quis fazer. 20 minutos por dia e você verá em pouco tempo como você está melhor a cada dia.

Estudar algo novo é perfeito para te tirar da zona de conforto, ver a vida por outros ângulos e para se desenvolver para a vida.

→ Reveja o seu planejamento do dia

Aqui a gente defende o planejamento com unhas e dentes, e explicamos no conteúdo sobre criar uma rotina produtiva que o ideal mesmo é organizar o dia no dia anterior porque você evita perder tempo analisando o que pode ser feito e as pendências que estão para fazer.

Então, pela manhã, aproveite para rever quais são as tarefas do dia.

→ Alguns minutos de leitura

Ler é um hábito que todos deveriam adotar para o dia a dia, mas alguns minutos pela manhã é excelente porque sua cabeça ainda está fresca, o que se torna muito fácil de absorver as informações.

Escolha um livro que está na estante há tempos e tire alguns minutos para ler um pouco a cada dia. Assim, em pouco tempo, você terá finalizado e pronta para uma nova leitura.

→ Um café reforçado

Seu corpo precisa de energia para ter um dia produtivo, e o café da manhã é importantíssimo para isso acontecer.

No dia anterior, já defina o que você fará para o café da manhã para preparar com tranquilidade, sem pressa. Saiba que comer correndo faz muito mal para a sua saúde, viu?

→ Pratique algum exercício físico

Trabalhar fora ou sair muito cedo não é desculpa para não realizar nenhum exercício de manhã. Hoje em dia existem diversos aplicativos que ajudam a criar um plano de treinos (de 15 a 20 minutos) em casa mesmo, ajudando muito na sua saúde mental e física.

Você também pode praticar um alongamento ou Yoga, que são ótimos para despertar o corpo e você só precisa de um tapete para começar.

Mas caso você ainda tenha alguma folga pela manhã, olha quantas coisas você pode fazer para ajudar seu corpo e mente:

  • Caminhada
  • Pedalada
  • Pilates
  • Crossfit
  • Natação

Escolha um exercício que você se identifique e separe alguns minutos da sua manhã para praticar.

→ Escreva em um diário

Muitas pessoas acham bem infantil o ato de escrever um diário, mas na verdade essa pode ser uma prática muito poderosa para o autoconhecimento.

Espero que esse vídeo da Jout Jout te convença a escrever um diário todo santo dia para entender suas emoções e acompanhar seu desenvolvimento:



→ Tenha um momento de skincare

Lavar o rosto com um gel de limpeza e aplicar alguns produtos indicados para sua pele não leva nem dez minutos, além de fazer super bem para sua autoestima.

É um momento só seu! Você sente que está cuidando de você, sabe?

Se não sabe como começar uma rotina de skincare, há vários canais no Youtube que podem te ajudar a entender o seu tipo de pele e recomendações de produtos bem em conta para você começar a cuidar melhor de você mesma.

Rotina matinal: tenha um momento de skincare

Como criar a sua rotina matinal

É importante saber que ter a rotina matinal de outra pessoa não te fará ser bem sucedida quanto ela. É preciso ter um momento de reflexão para entender o que você precisa adotar e incluir na sua rotina, quais são suas necessidades e o que te fará bem.

A ideia de uma rotina matinal é que você tenha momentos de prazer e de conexão com você logo nos primeiros minutos quando acorda. Então é preciso escolher rituais simples e rápidos, para que não corra o risco de precisar fazer tudo na correria.

Primeiro você precisa definir o que você quer fazer. Lembre-se sempre de experimentar coisas novas. Nunca pensou em fazer Pilates? Que tal se matricular e começar agora?

Nunca teve o hábito de escrever? Por que não começar um diário, no papel e caneta mesmo?

Você pode anotar o ‘script’ da sua rotina matinal em algum lugar para não esquecer nos primeiros dias. Depois você verá que fará tudo naturalmente, sem precisar ‘colar’.

Se você não tem uma rotina flexível é preciso criar o hábito de acordar um pouco mais cedo para conseguir fazer sua rotina matinal calmamente, realmente sentindo seu corpo despertar e seu dia começar.

Conheça aqui algumas técnicas que vão te ajudar a acordar 30 minutos mais cedo para praticar sua nova rotina.

Muito importante que você tenha um planejamento do que você fará nos próximos dias. Isso irá fazer com que seus objetivos sejam alcançados, além de prevenir a procrastinação e te manter motivada. Mas para que a rotina matinal funcione é preciso deixar esse espaço reservado na sua agenda.

Por isso, desde já coloque no seu calendário o horário da sua rotina matinal para ter um momento com você mesma.

Use um calendário para incluir sua rotina matinal

Outra dica interessante é ter um controlador de hábitos que vai te ajudar a saber como anda sua rotina. Dar check nos dias que você conseguiu concluir suas tarefas pode ser viciante e, com certeza, motivador.

Então, para recapitular:

1. Defina o que você quer fazer e quanto tempo durará cada tarefa;
2. Anote os horários e a ordem de cada tarefa em algum lugar onde você consiga consultar nos primeiros dias;
3. Se preciso, crie o hábito de acordar um pouco mais cedo para conseguir realizar suas tarefas com calma;
4. Não esqueça de reservar esse horário na sua agenda;
5. Tenha um rastreador de hábitos para monitorar e se motivar.


Rotina matinal é realmente uma ferramenta poderosa para conseguir se preparar para um dia que está começando.

Experimente realizar uma tarefa a cada semana para se acostumar, e em breve você verá que começa o dia cheia de tarefas que trazem bem-estar, aumentam a autoestima e vão te ajudar a ter um dia produtivo.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >