Os 6 apps gratuitos para <i>planejar e organizar</i> a vida
Produtividade 19 de junho, 2019

Os 6 apps gratuitos para planejar e organizar a vida

postado por

Por aqui a gente sempre fala sobre produtividade porque é realmente algo que irá mudar sua vida como produtora de conteúdo e empreendedora.

Se planejar trás muitos benefícios para o seu dia a dia como ter mais tempo para fazer tudo que precisa ser feito para concluir suas metas.

Com a tecnologia é muito mais fácil encontrar aplicativos que vão te ajudar a ser mais produtiva no dia a dia e ter uma vida incrível, cheia de metas realizadas.

E aqui eu trouxe uma lista dos aplicativos que me ajudam bastante a ser mais organizada.

1. Organize sua vida financeira com o Organizze

Esse é um ótimo aplicativo para saber exatamente como anda sua vida financeira.

Nele é possível registrar contas bancárias e cartões (não precisa colocar senha nem nada), e saber o que você anda fazendo com o seu dinheiro já que o aplicativo mostra um relatório completo de onde você está gastando mais – o que é excelente para quem está querendo juntar dinheiro.

Funciona assim: toda vez que você registrar uma despesa, você pode selecionar em qual categoria ela se encaixa. E então o relatório é criado automaticamente com base nesses dados.

App Organizze para uma vida mais organizada e produtiva

Como eu queria que minha conta estivesse hahaha

Também é possível criar metas que vão te ajudar a ter mais controle da sua renda.

Claro que para funcionar corretamente é preciso criar o hábito de sempre colocar no app todas as suas transações. Por questão de segurança, o aplicativo não é sincronizado com sua conta bancária.

Então ele funciona como se fosse uma planilha financeira, mas com mais recursos que te ajudam a visualizar melhor suas transações.

O Organizze tem me ajudado bastante a economizar e saber para onde meu dinheiro está indo.

2. Crie uma rotina produtiva com o Google Agenda

Eu já conhecia há muito tempo, mas nunca dei o devido valor.

Hoje sou apaixonada por esse aplicativo totalmente útil e gratuito do Google.

Nele é possível criar várias agendas (por exemplo trabalho, estudos, pessoal etc.) dentro de um calendário virtual, e o mais é legal é que é possível separar cada agenda por cor, sendo muito mais fácil de visualizar.

Tem versão Web e aplicativo, o que é ótimo para ter tudo sempre disponível.

7 app de produtividade para organizar a vida: Google Agenda

Para você ter uma ideia do quanto eu uso esse app, até cronograma capilar eu já deixo anotado!

Aqui você pode ver o tutorial completo de como criar uma rotina produtiva para realizar tudo o que você deseja usando o Google Agenda.

3. Não esqueça mais nada com o Google Keep

Para quem ainda não conhece, esse também é um aplicativo bem útil e gratuito do Google que te permite criar notas, checklists, salvar links e adicionar lembretes.

Sabe quando você está na rua e precisa fazer uma anotação, mas está sem caneta e/ou papel? Ou quando precisa anotar algum dado importante que não quer perder?

O Google Keep desempenha muito bem esse papel.

Visão geral do Google Keep

Nós já fizemos um tutorial bem completo para você que nunca usou, mas para fazer um resumo olha o tanto de funcionalidades que ele possui:

  • Você pode separar cada nota por cor, o que facilita muito na hora de achar alguma nota específica;
  • Também é possível colocar uma etiqueta em cada nota. Dessa forma você consegue filtrar as notas para mostrar somente as que você deseja;
  • Anotou algo que deve ser prioridade? Você pode fixá-la no topo. Assim ela sempre aparecerá para você ao abrir o aplicativo;
  • Se você adicionar algum lembrete ele irá sincronizar automaticamente com a Google Agenda;
  • Você pode organizar as notas do jeito que você quiser, basta arrastar e soltar;
  • Além do aplicativo, também tem a versão Web que é sincronizada automaticamente.

Enfim, é um aplicativo bem simples, mas muito funcional.

4. Crie anotações com o Evernote

A gente fala muito dele por aqui, mas se você ainda não conhece o Evernote saiba que é uma ótima ferramenta que pode ser usada para várias coisas na sua vida.

Ele funciona como criação de notas, podendo separar tudo em cadernos que irá facilitar e organizar tudo que você cria por lá.

Visão geral do Evernote

Visão Geral do Evernote

Usar o Evernote será bem útil para planejar, criar metas e checklists, rascunhos de algum post ou ideias que você tenha na rua, por exemplo.

Você pode, por exemplo, ter um caderno chamado Instagram e colocar várias notas com ideias de legendas, sorteios, planejamento etc.

Ou então um caderno com suas anotações pessoais, quase um diário.

Isso tudo ainda se torna mais fácil porque o próprio Evernote possibilita criar uma nota a partir de algum template que eles disponibilizam numa biblioteca.

Galeria de templates do Evernote

Essa é a maravilhosa galeria de templates do Evernote.

A ideia é realmente deixar o papel de lado e passar a usar a tecnologia para escrever e se organizar.

5. Salve seus links favoritos com o Pocket

Com tanta informação chegando diariamente através da Internet parece que é impossível acompanhar tudo nas 24 horas do dia.

Os grandes sites já sacaram isso e oferecem a opção de salvar o conteúdo que você mais gostou. Mas e quando é um site aleatório na internet?

OK, você tem os favoritos do próprio navegador, mas parece que ele foi esquecido pela humanidade. Por isso existe o Pocket, o aplicativo que guarda todos os links que você não quer perder.

Ele é bem útil porque além de extensão para navegador (que dá suporte para salvar qualquer link através de um botão na barra de ferramentas), é possível salvar e acessar os links atavés do aplicativo e também na versão Web.

App para organização e produtividade: Pocket

Além disso você pode colocar tags em cada link, o que é maravilhoso para organizar e encontrar o que você deseja.

Outras funcionalidades bem legais do Pocket:

  • É possível compartilhar os links que você salvou;
  • Já abriu um link e não precisa mais dele? Você pode arquivá-lo;
  • Ou então é possível excluir, caso ele não seja mais útil;
  • Você também consegue selecionar quais são os links favoritos, podendo acessá-los facilmente no menu;
  • Ele também te mostra conteúdo relacionado ao que você salvou.

Ao invés de enviar para mim mesma os artigos legais que vejo por ai, eu salvo tudo no Pocket para ficar mais organizado.

6. Saiba o progresso dos seus afazeres com o Trello

Eu sempre falo por aí que começar a me planejar e ter controle do que eu faço foi primordial para que as coisas funcionassem de verdade na minha vida.

O Trello é um aplicativo muito importante para o meu trabalho, mas ele também funciona muito bem para a vida pessoal.

Se você não conhece, ele usa o método Kanban que consiste em criar três listas para as tarefas: ‘A fazer‘, ‘Em Progresso‘ e ‘Finalizado‘.

Organização de posts através de listas de tarefas usando o Trello

Então você coloca todas as tarefas em ‘A fazer’. Quando começar uma tarefa, coloque-a em ‘Em Progresso’. Conforme for finalizando, coloque-as em ‘Finalizado’.

Isso dá um total controle do progresso de um determinado projeto, e para você ver um exemplo de como funciona a Niina Secrets mostrou no canal dela como a equipe se organiza usando o Trello.

Na vida pessoal isso funciona super bem para suas metas e objetivos como viajar, preparar uma festa, emagrecer ou criar um blog.

Além disso, em cada tarefa no Trello é possível:

  • Criar checklists;
  • Colocar prazos para finalizar uma tarefa;
  • Inserir uma descrição;
  • Colocar outras pessoas para visualizar e ajudar nas tarefas;
  • Anexar links que você pode ver depois;
  • Colocar etiquetas em cada tarefa (ajuda a criar blocos de tarefas);
  • Compartilhar uma tarefa.

Ou seja, ele é bem funcional.

O próprio Trello criou vários templates chamados Quadros Inspiradores para você entender como que funciona o sistema e criar o seu (ou usar o template!).

Olha alguns exemplos:

Clique na imagem para ver o quadro

Clique na imagem para ver o quadro

Aqui no blog também criamos alguns templates que você pode usar na sua vida empreendedora:

6 apps gratuitos para planejar e organizar a vida

Conclusão

Ter todos esses aplicativos instalados no celular não irá mudar sua vida para sempre se não houver persistência. É preciso realmente criar o hábito de usá-los, que eles façam parte do seu dia a dia.

Ao acordar, lembre-se de verificar sua agenda e acostume-se a anotar nela tudo o que precisa ser feito, assim como você deve lembrar do Trello toda vez que precisar organizar algum projeto.

Minha sugestão é criar um atalho na tela inicial do celular com esses apps, porque dessa forma ele estará sempre à vista, sendo muito mais fácil de criar o hábito de usá-lo quando necessário.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >