O que te motiva?
Dicas práticas de como planejar seu próprio home office
Dicas práticas de como planejar seu próprio home office
Para decorar

Dicas práticas de como planejar seu próprio home office

Publicado em
12 de dezembro de 2018
Escrito por

Trabalhar em casa pode ser maravilhoso, mas para que você seja produtivo é essencial que o seu espaço de trabalho seja organizado e reflita sua personalidade, trazendo bem-estar.

Há algumas formas de economizar na decoração, e isso também inclui a contratação de um profissional para decorar se você não tem esse capital para investir. Então trouxemos algumas dicas de como você pode otimizar o espaço que você escolheu para realizar seus projetos.

Escolhendo o local ideal para o home office

O lugar onde seu espaço de trabalho irá ficar é super importante para a produtividade. Então aqui estão algumas coisas que você deve analisar ao escolher:

Iluminação

Já comentamos aqui que para não prejudicar sua saúde e te manter acordado, o ideal é que seu home office esteja num local bem iluminado. Isso também vai ajudar bastante se você grava vídeos para o Youtube ou fotografa suas próprias fotos para o blog ou loja.

Sem distrações

É muito importante que seu espaço de trabalho seja num local onde você consiga focar nos seus afazeres sem se distrair com outras coisas como barulho, TV, telefone tocando etc. Se possível, que esse local tenha porta e, a longo prazo, invista em janelas anti ruídos e em persianas para que o movimento externo não te distraia.

Privacidade

Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas a pior parte talvez seja conseguir separar o lado profissional do pessoal. Então uma sugestão é que o local escolhido seja isolado ou com pouca movimentação de pessoas próximo ao home office. Com isso você consegue “esquecer” que está em casa e focar nas suas coisas, gravar seus vídeos e trabalhar sem interrupções. Da mesma forma que quando estiver de folga, você pode trancar a porta do seu espaço de trabalho e curtir a família.

O que você precisa para o home office dos sonhos?

Um erro muito comum é sair comprando um monte de coisas sem parar para refletir sobre o que é realmente necessário.

Você deve se fazer algumas perguntas, a fim de definir como será seu espaço.

O que terá no seu home office?

É importante avaliar o que você já tem e que vai entrar na decoração e organização desse espaço. Tem livros, câmeras, revistas que precisam ser guardados nesse local? Onde eles vão ficar? Será que todos eles vão dar na sua mesa, como decoração mesmo, ou será necessário uma prateleira e talvez uma estante?

Além de usar o computador, você precisa de um espaço para escrever, pintar ou fazer outra tarefa? Então talvez seja necessário pensar numa mesa maior ou, se houver espaço, numa mesa em L.

Com a mesa em L, dá para fazer duas funções sem brigar por espaço.

Com a mesa em L, dá para fazer duas funções sem brigar por espaço.

Você precisa de um espaço para deixar seus equipamentos de gravação como Softbox, câmeras, tripés? Qual o local ideal para que não atrapalhe a circulação, tendo em vista que sua mesa precisa ficar o mais próximo possível da janela?

Grava vídeos e precisa de mais de um cenário para criar uma dinâmica? Ou você prefere gravar sempre na mesma posição? Importante lembrar que essa posição deve ser de frente para a janela, para que seus vídeos sejam o mais iluminado possível.

Selecione algumas inspirações

Agora é hora de fazer uma coleção de referências visuais de como você gostaria que seu ficasse o seu cantinho. Claro que o Pinterest vai te ajudar muito nisso, inclusive temos uma pastinha cheia de inspirações.

Ao criar sua pasta no Pinterest, faça uma seleção criteriosa, escolhendo imagens de ambientes que você consegue realmente reproduzir no espaço em que você vai montar seu home office.

O interessante é que essa pasta tenha uma mescla de tudo que você quer para o seu espaço de trabalho. Salve pins de como você gostaria da sua mesa e também de como você gostaria da disposição dos mobiliários.

Viu alguma configuração de espaço que seja interessante? Salve também.
Isso vai te ajudar a definir e escolher o que você vai comprar depois.

Cores

Você já sabe as cores que você quer para o seu home office?

Minha recomendação é sempre escolher tons claros para os mobiliários e tapetes, e então trabalhar as cores nos detalhes (como vasos, objetos decorativos e livros). Dessa forma você não se cansa do ambiente e fica muito mais fácil trocar as coisas de lugar depois para dar uma variada. Além do mais, cores claras resultam em melhor produtividade, porque clareia mais o ambiente e trás bem-estar.

Como planejar o seu home office

Depois de tudo anotado, você precisa tirar as medidas. Quando você for começar a fazer as compras de mobiliário é importante saber as medidas exatas de tudo, sempre deixando uns 4cm de espaço respiro para possíveis erros de cálculo. Mas antes é interessante você passar para o papel porque só assim você vai conseguir visualizar de uma forma mais real.

Para quem não sabe, planta baixa é o desenho de um espaço visto de cima. Ele é usado por designers de interiores e arquitetos para planejar a disposição de mobiliários de um determinado lugar e você também pode fazer dessa forma para te ajudar a organizar seu home office.

Primeiro meça todo o espaço. Peça ajuda a alguém porque é importante que as medidas estejam corretas, e outra pessoa ajudando não corre o risco de a fita métrica sair do lugar e você ter uma medida errada. Anote todas as medidas num papel, e também anote os locais que tem tomadas, portas e janelas para você ter real noção do espaço e conseguir definir onde ficarão os aparelhos que precisam de eletricidade (computador e impressora, por exemplo). Seu desenho não precisa ser perfil nem bonito, isso serve apenas para você não comprar nada que seja maior do que o local que você irá colocar seu mobiliário.

Depois do desenho feito, você pode fazer alguns rabiscos, anotando onde sua mesa ficaria melhor, qual o tamanho ideal, qual local da mesa ficaria o computador (o mais próximo da tomada possível, para evitar muitos fios espalhados), onde você colocaria seus equipamentos de fotografia, seus livros, a impressora.

Mas considere o seguinte:

Circulação

É importante você pensar na circulação do seu ambiente, por exemplo, evitar de colocar objetos onde fica a passagem.

Praticidade

Também tenha em mente que as coisas que você mais usa precisam ficar próximas a você, assim você não perde tempo tendo que se levantar a cada 5 minutos para pegar e guardar algo (também evita que sua mesa fique uma bagunça, já que pode dar preguiça de levantar e guardar, e ai você deixa tudo sobre a mesa mesmo).

Pense na possibilidade de ter um gaveteiro embaixo ou sobre a mesa, e talvez uma estante ao lado para guardar livros, papéis e objetos que você usa com menos frequência.

Se você não tem espaço para gaveteiros ou prefere algo mais flexível, uma ótima dica é investir num carrinho para servir de apoio! Fica super estiloso e funcional 😉

Leia também: Fizemos um post explicando tintim por tintim os cuidados que você deve ter com alguns itens do seu home office e mostramos também os tamanhos ideais para a sua mesa, cadeira e distância da sua vista para do monitor.

Ao chegar numa disposição que te agrade, anote as medidas que os mobiliários devem ter. Inclua tudo: mesa, estante, prateleiras, cadeiras.

Lembre-se que a base do seu cantinho é o mobiliário. Adorno vem depois e é mais fácil de planejar.

"Planta baixa" do meu home office

Minha folha sujou de café, mas eu queria mostrar a planta ‘original’ que eu fiz, então coloquei ela assim mesmo porque dá para entender, né? Clique para ver maior.

Este foi o desenho final que eu fiz para o @473fundos. Desenhei várias plantas assim até chegar em uma disposição que me agradasse e que realmente fizesse sentido, levando em consideração o que eu precisava guardar, a praticidade e a circulação disponível.

Usando um programa 3D

Um programa muito útil é o Sketchup. Nele você consegue transformar seu cantinho num espaço 3D e dessa forma é melhor de visualizar. Claro que para mexer você vai precisar de um pouco de paciência para aprender e ver alguns vídeos tutoriais, mas no final ele acaba sendo divertido de usar e muito útil para você ter uma noção real do espaço.

O site para pegar adornos e mobiliários para o Sketchup é o 3D Warehouse, onde você encontra objetos de todos os tipos (tapetes, vasos, papéis, impressoras, etc.). Basta baixar e colocar no arquivo que você criou para o seu home office.

No Youtube tem muitos vídeos em Português explicando como mexer no programa.
Tente, porque vale super à pena.

Antes de ir às compras, pesquise muito

Checklist é essencial para não gastar mais do que o necessário.
Se você já conseguiu definir o que você realmente quer para o seu home office, então é hora de colocar no papel os itens que você precisa comprar.

Primeiro, pegue sua planta baixa e então comece a pesquisar os mobiliários que tenham a ver com o estilo que você quer e no tamanho ideal para o espaço que você planejou. Pode parecer difícil no início, mas você vai ver que é divertido.

Se está em dúvida quanto ao estilo, na pastinha de Home Office no Pinterest temos alguns separados para você se inspirar. Dá uma olhada, de repente você se encontra 😉

Capricha na pesquisa, assim você economiza e ainda sobra um dinheiro para investir no seu blog depois.

No Jardim Secreto temos alguns mobiliários e adornos que usamos e que indicamos muito, mas caso interesse, segue uma listinha de lojas que usamos para mobiliar nosso cantinho:

Dicas práticas de como planejar seu home office

Os links não são patrocionados.

Mobiliário

Decoração


Espero que com essas dicas você consiga dar o passo inicial para que você monte o home office dos sonhos!

O que fazer em seguida?

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades