Nosso bem maior é saber sonhar - Taís Alvarenga - Sai de Casa.
Onde você deve investir para criar um blog de sucesso
Onde você deve investir para criar um blog de sucesso
Blogosfera

Onde você deve investir para criar um blog de sucesso

Publicado em
9 de novembro de 2018
Escrito por

Quando você decide ser blogueira profissional, é preciso enxergar seu blog como empresa e para que ela cresça é necessário investimento – não só financeiro, mas de tempo também.

Ao contrário do que pensam, para dar certo a longo prazo não é apenas escrever e divulgar. Você terá outros custos importantes. Então trouxemos aqui uma lista de itens essenciais para você levar em conta na hora de se profissionalizar.

1. Um bom computador

No topo da lista temos um item indispensável. Claro que para começar não é necessário uma máquina super potente. Mas com o tempo você vai perceber que precisa sim de um mais poderoso para aguentar os programas pesados que possa vir a usar. E como é algo que você irá utilizar em quase 80% do tempo que está blogando, seria bom investir num computador que seja duradouro, para não tem problemas caso fique sem ele.

2. Um local para trabalhar

Para quem decidiu ser blogueira e está no início, investir num home office é uma das melhores decisões (se houver espaço), já que você consegue economizar com alimentação, condução e aluguel de um outro lugar. Mas para não comprometer sua produtividade é essencial que o local escolhido seja cuidadosamente adpatapado para o que você precisa.

Não estamos falando sobre gastar rios de dinheiro na decoração, até porque é possível criar um espaço de trabalho com pouca grana; mas por outro lado é necessário pensar em itens como cadeira confortável, uma mesa com uma altura boa, local iluminado, etc.

Planejamento financeiro: Quanto custa ter um blog?

A decoração seria um bônus muito bem vindo, já que trabalhar em locais que tenham mais a sua cara aumenta a produtividade e o bem-estar. Ah, e ela pode te ajudar muito para tirar umas fotos e divulgar no Instagram 😉

Até 500,00 dá para criar um espaço bem legal e produtivo.

3. Armazenamento

Muitas pessoas esquecem que um blog é vulnerável a ataques à qualquer momento. Por isso é importante sempre ter um backup dos seus arquivos (posts, páginas, imagens, templates etc.).

Hoje em dia há muitos serviços que você consegue guardar tudo online e com isso é possível acessá-los de qualquer lugar. O problema é que com o passar do tempo você vai perceber que suas imagens e textos vão ocupar boa parte desse espaço e esses serviços geralmente te dão um limite de armazenamento se escolher a versão gratuita. Ou seja, para ter mais espaço é necessário pagar.

Então a curto prazo é interessante usar esses serviços até o limite, mas depois de um tempo é bom se precaver e investir em armazenamento.

Uma outra opção é ter um HD Externo para guardar tudo que você precisa (documentos, arquivos do blog, panilhas, fotos) e então usar a nuvem para o que você está usando no momento. Dessa forma você sempre terá um backup do backup, estará bem seguro e conseguirá acessar seus arquivos recentes de qualquer lugar.

Aqui estão os serviços de nuvem que uso e recomendo:

Mega (até 50GB gratuitos)
Google Drive (até 15 GB gratuitos)
One Drive (até 5GB gratuitos)

Observação importante: o Mega é totalmente seguro, tudo que você coloca lá encriptado, mas por outro lado eles não salvam senhas dos usuários. Caso você esqueça a sua, não tem como recuperar. Então sugiro que faça login em mais de um aparelho (tem app disponível para Android e IOS). Assim, caso você desconecte de algum e não consegue lembrar qual o login, você consegue mudar a senha pelo outro dispositivo que esteja conectado.

4. Agendas e/ou planners

Se organizar é essencial para que tudo saia do jeito certo. Então por isso eu super recomendo o uso de planners ou uma agenda mesmo. É importante colocar esse item na lista porque geralmente um planner não custa baratinho (sai em torno de uns 120,00). O bom é que dura um ano 😄

5. Domínio e Hospedagem

É muito importante escolher uma empresa boa porque você está colocando seu trabalho no servidor deles. Não recomendo, nem para iniciante, hospedagens gratuitas que não sejam WordPress.com ou Blogspot. Acontece que geralmente quando a hospedagem é de graça, três coisas preocupantes podem acontecer:

  1. Seu blog ficar lotado de anúncios (e nenhuma monetização vai para você);
  2. Caso seja um servidor instável, seu blog pode sair do ar várias vezes, inclusive se ele tiver muitos acessos;
  3. Ele ficará extremamente vulnerável a ataques de hackers.

Além disso, uma hospedagem paga te dá muitas opções extras como mais espaço de armazenamento, criação de e-mails (aqueles como contato@seudominio.com), sistema de backups etc.

Se está começando e não tem dinheiro para investir, vai de WordPress ou Blogspot. Conforme seu blog for crescendo, invista numa hospedagem e em um domínio próprio.

Os valores variam muito, mas recomendo que para a compra do domínio você verifique no Registro.br.

Já hospedagem, eu uso a Superdomínios e recomendo.

Alguns outros serviços são:

  • Nuvem Hospedagem
  • Hostgator
  • Hostinger
  • Locaweb
  • GoDaddy

6. Equipamentos para fotografia e vídeo

Se o seu blog é sobre estilo de vida ou algum tema em que a fotografia seja imprescindível para mostrar melhor o que você quer dizer, então o investimento em equipamentos deve ser bem no início. Mas você pode ir comprando aos poucos, uma coisa de cada vez. Enquanto você não consegue comprar o tripé, dá para fazer algumas gambiarras para gravar o vídeo, por exemplo.

Mas aqui estão algumas coisas para levar em conta:

Câmera e lentes

Para começar, eu super recomendo que você busque por câmeras já usadas. Fotógrafos costumam ter bastante cuidado com seus equipamentos, então é bem possível que você encontre câmeras de segunda mão com ótimo custo e em bom estado. Dessa forma você economiza e consegue aprender melhor como manusear.

Dica: A gente tem uma playlist ótima no Youtube com truques de fotografia para iniciantes. Vale à pena conferir.

Softbox e tripé

São itens importantes para fotografar produtos e também para gravar vídeos. Assim como o tripé, também é possível criar uma Softbox caseira se você está iniciando. Mas com certeza você vai sentir necessidade de investir em uma mais profissional com o tempo. Você vai perceber que com esses dois equipamentos sua vida vai facilitar muito, já que suas fotos vão sair mais nítidas e claras, e a qualidade dos seus vídeos vai subir bastante.

Editores de foto e vídeo

A variedade de programas para edição é enorme e você encontra muitos gratuitamente, mas assim como a maioria das coisas, as pagas sempre vêm com algo extra. Os filtros do Instagram podem até quebrar um galho no início, mas depois é bem provável que um editor de foto mais profissional caia bem em prol da boa qualidade das fotos do seu feed. Nos Jardim Secreto temos alguns aplicativos que podem te ajudar.

O Lightroom é o editor de fotos que mais indico para todo mundo. Ele é um programa da Adobe e, na verdade, ele é basicamente uma ‘coleção’ das ferramentas de edição de foto do Photoshop. Ou seja, ele é mais focado para isso. A boa notícia é que também existe a versão online e o preço é super em conta, além disso tem muitas ferramentas que vão te ajudar bastante.

7. Cenário para fotos e vídeos

Dependendo do assunto do seu blog, talvez seja necessário comprar algumas coisinhas para cenário. Até mesmo para vídeos do Youtube. Enquanto você não tem como investir nisso, uma boa ideia é seguir essa dica da Ana Lídia, onde ela ensina um truque fácil e barato para colocar fundos diferentes no seus vídeos.

Além de fundos, também é legal pensar em comprar algumas coisas legais para compor suas fotos como louças (se seu blog for sobre culinária), papelaria, flores, etc.

Aqui na pastinha no Pinterest temos várias ideias de fotos para você se inspirar:

10. Cursos

Você decidiu ser blogueira profissional, então você encontrará obstáculos pelo caminho os quais um curso poderá te ajudar. Aqui estamos falando não só de investimento de dinheiro, mas de tempo já que é possível encontrar muitos cursos bons e gratuitos.

Não se prenda somente a aprender sobre como blogar e ganhar dinheiro com Adesense. É importante que você foque em outras áreas como Marketing, Fotografia, Comunicação etc.

9. Identidade visual e template para o blog

Por último, mas não menos importante, temos o que irá vestir seu blog e dar personalidade. Como profissional de Design, eu super recomendo que você economize um dinheiro e invista nesse item com vontade. Um layout que não esteja de acordo com o propósito do seu blog pode repelir leitores. É necessário pensar na estrutura ideal para o seu tipo de conteúdo, para que ele seja atrativo e consiga mostrar facilmente o que as pessoas querem encontrar.

Muito se pensa que a contratação de um designer é apenas para deixar o blog esteticamente agradável, mas na verdade o primeiro passo é deixá-lo funcional. Então sugiro que contrate alguém que você se identifique com o trabalho e que ele entenda a real importância de ter um blog com a estrutura toda pensada na usabilidade antes de pensar em deixá-lo bonito.

Recapitulando:

Que ter um blog profissional? 9 itens essenciais pra você levar em conta na hora de investir!
  1. Ter um computador potente e duradourado irá te economizar tempo, porque ele será mais rápido para carregar os programas pesados que você possa vir a precisar, e evitar dor de cabeça caso ele seja pare de funcionar. Por isso é importante, a longo prazo, investir numa máquina que esteja dentro do seu orçamento, mas que não te deixe na mão nessa vida de blogueira.
  2. Um local adequado para trabalhar é essencial para sua produtividade e bem-estar.
  3. Você precisa sempre se precaver fazendo backups constantes, então é uma ótima ideia investir também em armazenamento, seja comprando um HD externo ou usando serviços que guardam seus arquivos na nuvem.
  4. Para que tudo saia conforme o planejado, é importante se planejar e nada melhor do que um Planner anual ou uma agenda para isso. Coloque esse item na sua lista de investimentos e você verá como tudo fluirá melhor e você não esquecerá nada.
  5. Domínio e Hospedagem é o que irá mostrar seu blog para o mundo. Deve-se escolher uma empresa boa, evitando as gratuitas, para que você não corra o risco de ter seu blog fora do ar ou invadido por hackers.
  6. Se o seu blog é sobre um tema em que a fotografia é super necessária (como culinária, estilo de vida, DIY etc.) então prepare-se para gastar com bons equipamentos de fotografia (câmera, softbox, tripé, editores), porque eles vão ser super úteis para você.
  7. Os cenários são importantes para compor a foto ou o vídeo. Por isso sugiro que você separe um dinheiro, a longo prazo, para ir às compras.
  8. Assim como toda profissão, ser blogueira também requer que você aprenda com quem já sabe para que você tenha sucesso. Pode ter certeza que você não se arrependerá nem um pouco de gastar uma parte do seu dinheiro em cursos que te mostrem um caminho.
  9. O template e a identidade visual vem para dar personalidade e tornar seu blog funcional. A longo prazo, ele deve ser prioridade na sua lista de investimentos.

Leituras recomendadas:

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Luísa em 4 de dezembro de 2018

    Post mais que útil! Obrigada <3



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades