Durma com ideias, acorde com atitudes - Autor Desconhecido.
5 segredos para conseguir parcerias incríveis para o seu blog ou Instagram
5 segredos para conseguir parcerias incríveis para o seu blog ou Instagram
Blogosfera

5 segredos para conseguir parcerias incríveis para o seu blog ou Instagram

Publicado em
29 de março de 2019
Escrito por

É realmente impressionante a quantidade de blogueiras que buscam desesperadamente parcerias para seus blogs. Claro que ter um blog tem seus custos, mas isso não quer dizer que você precisa se desesperar para ganhar parcerias da noite para o dia.

Inclusive, para criar um blog de sucesso é preciso analisar muito bem o tipo de parceria que estão te oferecendo – ela realmente irá agregar valor para o seu trabalho?

Ganhar mimos todo mundo quer, mas é preciso ser profissional na hora de decidir se determinada marca está alinhada com os valores que você prega no seu blog. Ou então você pode acabar com a reputação do seu blog, pois seu público vai entender que você está aceitando qualquer coisa por dinheiro e não para ajudá-los – o que deve ser o seu principal foco como blogueira profissional.

Se você entende que ter parcerias de qualidade é melhor que quantidade, e quer começar a receber propostas incríveis, então esse post é para você!

1. As marcas estão interessadas em criar parcerias com blogs de público-alvo definido

Eu poderia fazer um post só com os benefícios de ter um blog focado em algum nicho específico.

Entenda que isso não significa que se seu blog é sobre livros você só deve falar apenas sobre resenhas.

Como criar conteúdo para o Instagram do seu blog

Quem é seu público? O que as pessoas procuram no seu blog, canal ou Instagram?

A ideia de ter um nicho específico é justamente focar no estilo de vida de um público-alvo. Então se o seu blog é sobre literatura, olha só quantas coisas você pode publicar para não se tornar monótono:

  • Top livros sobre determinado assunto;
  • Decoração para amante de livros. Por exemplo, como montar uma biblioteca num quarto pequeno, ou como organizar os livros;
  • Agenda de eventos legais que estão rolando sobre literatura;
  • Dicas para quem quer escrever um livro;
  • Curiosidades sobre a produções de livros;
  • Comparativo de lojas que vendem o mesmo livro;

Etc.

Só com essas ideias de posts você poderia receber parcerias incríveis de acordo com o seu público.

Se uma marca (que tem o mesmo nicho que o seu blog) entende que seus artigos se comunicam com pessoas que são amantes de livros, então ela vai se sentir mais confortável para enviar um produto, um cupom ou algo que tenha benefício mútuo – para você e para ela.

Por você se comunicar com um público específico ela sabe que há altas chances de haver compras através do seu blog, por isso ela vai se interessar por você.

É muito diferente de um blog em que há artigos sobre tudo nessa vida.

Parceria entre blogueiras gera tráfego para o blog

É possível criar parcerias com um blog voltado para o seu estilo de vida

Se você quer criar um blog sobre o seu estilo de vida, vai fundo. Blogueiras estão fazendo sucesso hoje com vídeos sobre a vida delas. Mas é preciso deixar muito claro quem é você, seu público, para quem você se comunica, porque as pessoas estão interessadas no seu estilo de vida.

A Ana Lídia fala da vida dela, mas ela conseguiu parceria com a Salon Line (marca de produtos para cabelos) porque o conteúdo é voltado para mulheres com cabelos cacheados. Suas seguidoras se inspiram no cabelo da Ana Lídia e nas maquiagens que ela ensina.

A Seda investiu na Rayza Nicácio pelo mesmo motivo.

Marcas de decoração aceitam parcerias com a Karla Amadori porque desde sempre ela fala sobre DIY, mesmo que alguns vídeos sejam sobre a vida dela.

A verdade é que ninguém quer saber da sua vida se você não passar algo de valor

Antes de simplesmente falar coisas aleatórias sobre sua vida é preciso entregar um conteúdo de valor para um público-alvo específico.

É assim que você vai ganhar autoridade em um assunto e marcas legais entrarão em contato para trabalhar com você.

O que você sabe fazer de melhor que pode ser compartilhado com outras pessoas?

Toda marca têm público-alvo definido, e ela só entrará em contato com você se o público dela for compatível com o seu.

2. Você conseguirá parcerias se criar conteúdo de qualidade

Um blog profissional é sinônimo de dedicação, horas de pesquisa, planejamento de conteúdo etc. E escrever um conteúdo de qualidade também entra nessa lista.

Tudo bem se você é iniciante e não tem condições financeiras no momento de comprar uma câmera maravilhosa para gravar vídeos, ou se não é possível encomendar um template funcional para dar uma cara para o seu blog.

Aqui estamos falando de conteúdo, do material que você vai entregar.

Você realmente se dedica a produção de conteúdo do seu blog, canal e/ou Instagram?

Um texto bem escrito e diagramado, um vídeo divido em tópicos e bem apresentado e a resolução de problemas é essencial para ter um público fiel ao seu blog. E é isso que também fará com que marcas entrem em contato com você, porque seu conteúdo é impecável e passa profissionalismo.

Leituras recomendadas

Quando alguma empresa propõe uma parceria é a reputação dela que está em jogo também.

Se você fosse dona de uma marca razoavelmente grande, iria querer fechar uma parceria com um blog ou canal que tenha o conteúdo feito de qualquer jeito, sem profissionalismo e dedicação?

Entenda que além da reputação é dinheiro que marcas estão investindo quando enviam produtos ou cupons para você.

Então é preciso criar conteúdo de qualidade, que realmente ajude seus leitores em algum problema que eles tenham na vida.

3. Números não importam se você não tiver uma comunidade engajada

Você pode ter 200.000 seguidores no seu Instagram, mas se as pessoas não se engajam, não comentam, não tiram dúvidas, não se comunicam com você as marcas não vão se interessar em parcerias.

Engajamento significa que a galera que te segue está atenta e se importa com o que você publica. Isso mostra claramente que não são seguidores fantasmas ou pessoas que te seguem para você seguir de volta.

Marcas querem que quando você publique um produto patrocinado as pessoas tenham interação, que sua publicação converta em vendas.

Quando você cria um material de apoio e divulga, seu público se comunica com você? Envia mensagens, comentam, tiram dúvidas?

5 segredos para conseguir parcerias incríveis para o seu blog ou Instagram

Você interage com seu público?

O ponto de partida para construir uma comunidade engajada é você mesma começar a interagir com seu público, criando enquetes no Stories, materiais de apoio sobre o tema que você aborda etc.

Mesmo que você fale sobre moda. Um exemplo é a Guid do blog Não Repete que criou o Desafio da Guid, onde ela convida as seguidoras a criarem combinações diferentes de roupas, mas de acordo com o tema que ela divulga no Stories.

Quem aderir ao desafio pode postar as fotos na hashtag que ela criou para isso. E até o momento o desafio tem 2.162 publicações! ISSO é engajamento!

Use sua criatividade para criar uma comunidade engajada!

4. Você conseguirá fechar parcerias se seu blog for visto

Aumentar o tráfego do seu blog é importante para conseguir parcerias. Se seu blog recebe 100 visitas diárias dificilmente você conseguirá fechar com alguma marca se não se esforçar um pouco mais para conseguir ganhar mais visibilidade com o seu blog.

Novamente, uma marca está investindo dinheiro. Não é óbvio que ela precise de alguém com um público engajado e que receba visitas de pessoas que estão interessadas nos produtos que ela vende?

Você pode oferecer isso trabalhando estratégias de marketing e divulgando mais o seu blog para ele ser visto e lembrado.

Nossa estratégia favorita desde sempre é o Pinterest, onde conseguimos aumentar o tráfego de forma surreal em duas semanas – veja como aqui.

Checklist para um blog de sucesso

O Pinterest vai trazer muito tráfego de qualidade de forma gratuita para o seu blog diariamente, o que significa que as pessoas que estão entrando no seu blog estão realmente buscando pelo assunto que você está abordando, o que é muito diferente de um post patrocinado em qualquer rede social.

Veja aqui mais outras 9 formas de divulgar seu blog para aumentar o tráfego gratuito.

5. Crie hoje o seu Mídia Kit e deixe disponível no seu blog

Além de ter uma página sobre explicando melhor quem é você e seu público, e como você os ajuda, é importante que o seu Mídia Kit esteja disponível assim que entrarem em contato.

Se você não sabe, é nesse documento que você irá mostrar para as marcas o seu trabalho.

É importante que ele tenha:

5 segredos para conseguir parcerias para o seu blog, canal no Youtube ou Instagram
  • Um pouco sobre você e seu blog
  • Quem é seu público-alvo (gênero, idade, localização etc.)
  • Projetos importantes e prêmios que você tenha recido
  • Prints de depoimentos que mostre sua influência
  • Números de seguidores/inscritos das redes sociais que você mais se comunica
  • Categorias mais importantes do seu blog ou canal
  • Marcas que você já trabalhou
  • Media se curtidas, comentários, impressões (instagram), acessos e leitores (blog)
  • Valores e quais tipos de parceria você trabalha
  • Informações para contato
  • Seus diferenciais

Um Mídia Kit deve refletir seu blog porque ele é basicamente um currículo. Veja aqui um exemplo.

Então ao criar seu Mídia Kit, capricha para que as marcas confiem no seu trabalho caso seu perfil se encaixe com o que eles procuram.

Conclusão

Toda blogueira profissional sonha em conseguir parcerias incríveis, mas isso também irá depender da sua dedicação em relação ao seu blog. Em outras palavras, é preciso profissionalismo para criar um blog de sucesso e gerar interesse em marcas que tenham a ver com o que você aborda.

A soma de público-alvo + conteúdo de qualidade para essa galera + comunidade engajada + visitas de qualidade irá resultar em um blog que chamará atenção facilmente de marcas dispostas a fechar parcerias que tenha benefícios para você e para ela.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Camila Goulart em 31 de março de 2019

    Amo os conteúdos de vocês, são ricos e muito completos! Hoje vejo algumas grandes necessidades do meu blog: um domínio próprio, criar mais engajamento com meu público e criar um conteúdo que seja realmente de valor, pois atualmente parece que estou falando sozinha, mesmo tendo muitas views por dia. Estou estudando diariamente e tentando melhorar.

    Foquei mais o meu conteúdo em maquiagem e dicas de automaquiagem, que é o que eu amo fazer! Meu instagram também é nichado para este conteúdo e vi uma grande melhora no número de seguidores.

  2. Tais Amaral em 4 de abril de 2019

    Excelente postagem! Muitas precisam ler isso aqui, não é fazer um postzinho meia boca que vai chamar a atenção.

  3. Tati em 25 de outubro de 2019

    Olá ♥
    Eu amo o conteúdo de vocês e amei muito as dicas desse post. Principalmente a parte sobre livros pois é o meu nicho.
    Já vou começar a colocar em prática tudo o que eu aprendi.
    Obrigada e ótimo final de semana ♥
    bjo

    • Ella Jardim em 5 de novembro de 2019

      Obrigada você por deixar seu feedback que é tão importante <3

      Beijão!



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades