Faça mais coisas que te faça esquecer de olhar o seu celular - Autor Desconhecido.
Tudo Orna: Saiba o que as Irmãs Alcântara podem te ensinar sobre conteúdo relevante
Tudo Orna: Saiba o que as Irmãs Alcântara podem te ensinar sobre conteúdo relevante
Marketing de Conteúdo

Tudo Orna: Saiba o que as Irmãs Alcântara podem te ensinar sobre conteúdo relevante

Publicado em
14 de janeiro de 2019
Escrito por

Não é de hoje que o conteúdo relevante vem se tornando assunto em muitos blogs e redes sociais. Muitas marcas começaram a entender e a perceber a importância de manter um conteúdo relevante e você, como blogueira deve ter em mente que a base dos blogs é o conteúdo.

Independente do formato, para ser relevante, o conteúdo precisa estar de acordo com a proposta do produto ou marca. Se você busca ter uma renda e tornar o seu blog profissional, um dos primeiros passos é entender de que maneira você pode entregar o conteúdo e é sobre isso que nós vamos conversar a partir de agora.

O que é o conteúdo relevante?

Existem diversas definições para conteúdo relevante pela internet, mas de uma maneira bem simplificada, eu gosto sempre de dizer que, pra mim, conteúdo relevante é quando você consegue atingir ao menos uma pessoa com o conteúdo elaborado.

Quando você consegue transformar, através do conteúdo, a rotina – ou até a vida – de uma pessoa, um cliente. Seja através da venda de um produto, da troca de informação ou compartilhando uma experiência.

O conteúdo é relevante quando o leitor/cliente recebe, entende e toma uma atitude através da mensagem passada por ele.

Conteúdo certo para a audiência certa

Uma das marcas que fazem muito bem este papel é a do grupo ORNA, fundada pelas Irmãs Alcântara. Elas começaram com um blog de moda, o Tudo Orna, que foi ganhando visibilidade e se tornou a principal renda das irmãs.

Além do blog as Irmãs possuem uma marca de acessórios (ORNA), uma linha de maquiagens (Orna Make Up), uma escola online de Branding (Efeito Orna) e também estão presentes no mercado físico com a recente abertura do Orna Café.

Em cada uma destas marcas o conteúdo é entregue de maneira diferente. Você pode até pensar que pelo fato de tudo fazer parte do grupo ORNA, que elas poderiam simplesmente concentrar uma conta de Instagram, de Newsletter, Blog e E-commerce em um lugar só, mas é neste ponto que quero chegar com você.

Uma marca ela pode conversar com diferentes públicos através de diferentes produtos e em cada tipo de produto a maneira com que se conversa deve ser específica, exclusiva e adequada ao público que consome cada um dos seus produtos.

Ou seja, para o conteúdo ser relevante ele precisa estar adequado também ao formato e ao canal que o seu público utiliza.

Na Prática: Efeito Orna – Escola de Branding das Irmãs Alcântara

A escola possui um site intuitivo onde o foco é simplesmente no produto principal: Curso de Branding.

O conteúdo do site é formado por materiais gratuitos que possuem relação com as informações passadas no curso, além de uma newsletter exclusiva para aqueles que desejarem receber novidades com as datas das próximas turmas e dicas das Irmãs Alcântara.

conteúdo relevante

A rede social escolhida para ser o canal principal da Escola foi o Instagram, que é alimentado diariamente com frases motivacionais, dicas de Branding, emponderamento feminino, insights e conteúdos relacionados ao produto da escola.

O site do Efeito Orna não tem um blog, não tem Facebook, Canal no Youtube e nem conta no Linkedin. O conteúdo é entregue estrategicamente no Instagram oficial da escola e claro, no Facebook e Youtube também, mas através da marca Tudo Orna.

É importante que você entenda através disso que nem sempre o seu produto ou conteúdo precisa ser entregue em todos os canais (online e offiline) existentes. É fundamental que você estude e avalie o canal que a sua audiência utiliza pra saber se vale a pena ou não produzir conteúdo nele.

O erro é achar que só porque grandes marcas e influenciadores utilizam determinadas redes sociais e determinados tipos de conteúdo é que você deve produzir também.

Pra você não esquecer:

  1. É importante definir, antes de escolher os canais para divulgar seu conteúdo, saber de fato sobre qual é o conteúdo que você entrega.
  2. Você conhece seu público? Identificar e se aproximar ou ter em mente quem você quer atingir é importante pra você saber em quais canais estão estas pessoas.
  3. Depois de conhecer seu público, chegou a hora de saber em quais canais o seu conteúdo se encaixa melhor a proposta. Estude cada um a fundo, faça pesquisas, testes até chegar aos canais ideias.
  4. Não se esqueça! Para que você tenha respostas mais assertivas você deve conversar com o seu público. Essas e outras perguntas vão te ajudar a refletir um pouco sobre o seu blog, mas só elas não serão o suficiente. Trabalhe, pesquise e estude muito o seu público, ele é quem é o principal protagonista do seu blog e negócio.

Escrito por Danielle Jardim

Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades