Dicas infalíveis de como juntar dinheiro para realizar seus sonhos
Finanças 28 de dezembro, 2018

Dicas infalíveis de como juntar dinheiro para realizar seus sonhos

postado por

É muito bom sonhar, não é? É o que faz a gente acordar todas as manhãs com aquela vontade de viver. Mas muita das vezes o que empaca é perceber que, às vezes, para realizá-los precisamos de uma grana que não temos no momento.

Te digo que não desista porque não é impossível, você só precisa se planejar para conseguir.

Então trouxe algumas dicas para que você consiga juntar o dinheiro necessário para realizar tudo que deseja.

Saiba exatamente o que você quer e quanto precisa

É normal a gente desejar algo que nem sabemos direito o que é. Definir e saber quanto irá custar é o passo inicial para que você consiga juntar o dinheiro. Digo isso porque já ouvi muitas pessoas dizendo que nunca fizeram um ‘orçamento’ de quanto precisa para realizar algo porque acreditam que não vão conseguir só por saber que é caro.

Novamente, não é impossível. Pode demorar, mas você consegue!

Então o que você quer? Um carro? Abrir uma loja? Investir mais no seu canal, comprando materiais para gravar vídeo? Montar seu home office? Viajar pra Disney?

Tenha bem claro para si o que você quer.

Depois comece a pesquisar quanto você precisa para realizar.

É importante pesquisar e anotar tudo mesmo: passagens, aluguel, estadia, fornecedores, taxas, contas, tudo.

Dica importante: Quando for pesquisar, sempre que puder analise o valor à vista. Pode ser que você demore mais a conseguir juntar o dinheiro, mas você evita duas coisas: continuar pagando por algo depois que já conseguiu (como uma viagem, por exemplo) e também evita pagar taxas altíssimas.

Quanto você pode separar por mês?

Todos nós temos gastos mensais que não dá para deixar para depois. Ao definir quanto irá separar por mês para juntar o dinheiro é importante ser realista em relação ao valor.

Primeiro liste os gastos fixos que você tem como compras do mês, alimentação, transporte, aluguel, contas etc. Analise o quanto sobrou e só então defina quanto será para o seu lazer e quanto irá para a realização do que você deseja.

Se sobrou um valor muito baixo, tudo bem. Já é um começo. No futuro você pode conseguir outras formas de aumentar sua renda e aí você aumenta esse valor.

Temos aqui uma listinha de coisas que você pode fazer para ter uma renda extra se você já fez as contas e percebeu que ainda não dá para reservar um dinheiro.

Crie prioridades

Você precisa criar o hábito de colocar esse dinheiro como uma das suas prioridades (depois das necessidades básicas) e se privar de outros gastos como almoços em restaurantes toda semana, aquela cervejinha diária após o expediente, compras de roupas quando não há necessidade etc.

Para mulheres, economizar com estética parece mais complicado, mas não é.

Aprender a fazer sua própria depilação, unhas e cabelo não é nada difícil e, se colocar na ponta do lápis, verá que fará uma grande economia.

No geral, temos custos que poderíamos fazer facilmente uma troca por algo mais em conta ou deixar de pagar para utilizar algo mais barato, como:

  • Serviços em salão: você pode aprender a fazer sua depilação, unhas e cabelo;
  • Uber/99/Táxi: se dá para ir andando, de repente uma caminhada fará bem ao bolso e a saúde;
  • Compra de aparelhos quando você já tem um funcionando em ótimo estado;
  • TV à cabo: de repente você paga um pacote de 150 canais e só assiste 3;
  • Roupas de grife: às vezes você pode optar por um brechó. Geralmente tem roupas mais baratas e em ótimo estado. Pesquise mais sobre alguns que tem pela sua cidade;
  • Música paga: é realmente necessário?
  • Academia: você paga um pacote para 8 dias por mês e vai apenas a 3? Então é supérfulo.

Etc.

Tudo que você precisa fazer é se perguntar: seus gastos supérfluos são mais importantes que o sonho que você quer realizar?

O que você pode deixar de gastar para tornar seu sonho uma realidade?

É claro que você não deve se isolar e nem deixar de fazer as coisas que você quer do dia a dia, então é por isso que é necessário ter também o dinheiro do lazer. Mas é preciso força de vontade para alimentar a ideia de que seu dinheiro está indo para um bem maior.

Uma pequena ajuda

Uma ferramenta muito poderosa que pode te ajudar é o aplicativo Minhas Economias.

Com ele você consegue criar metas e ter uma visibilidade maior do dinheiro que está entrando e saindo e para onde está indo. Assim você sabe com mais clareza onde você pode diminuir seus gastos para usar esse dinheiro no que realmente importa.

Para que funcione, você precisar criar o hábito de sempre inserir no aplicativo todas as suas transações financeiras. Assim ele consegue te mostrar um relatório mais detalhado e de acordo com sua realidade.

Defina um prazo

Aqui também é necessário ser realista em relação a sua renda atual porque vai depender de quanto você vai tirar por mês para chegar no valor necessário. Mas ao definir uma meta para a realização do seu projeto, duas coisas acontecem:

  1. Você junta com mais afinco porque você sabe que precisa cumprir sua meta numa determinada data. Isso te motiva;
  2. Fazendo tudo direitnho, a sensação de que você está cada vez mais próximo da sua meta e, depois, de dever cumprido é ma-ra-vilhosa.

Onde colocar o dinheiro?

Você pode abrir uma poupança porque além de render juros, você não paga as taxas bancárias. Para que você não esqueça de pagar ou deixe para depois, crie o hábito de sempre depositar assim que receber sua renda.

Para dar certo é necessário primeiro reservar esse dinheiro e viver com o que sobrar, e não ao contrário. Mas sempre dando prioridade, também, às necessidades básicas.

Também recomendo o investimento em um Tesouro Direto, onde a rentabilidade é maior do que a da poupança.

Para entender melhor sobre o assunto, eu indico o canal Me Poupe!.

Para pessoas controladas

Se você sabe se controlar ou não tem como abrir abrir uma conta agora, uma outra opção é comprar o famoso cofrinho.

Sabia que você pode até usar para decorar? Sabe esses abacaxis lindos que você vê pelo Pinterest? Eles são cofres também!

Mas você precisa ter muito autocontrole. Não pegue esse dinheiro em hipótese alguma, viu?

Escreva sobre seu sonho

Para conseguir se manter firme você precisa falar e escrever sobre o que você quer.

Seja usando uma agenda ou criando um blog (sem compromisso de divulgar, apenas como documentação do processo), você criará uma linha do tempo das suas conquistas e isso pode ser maravilhoso no futuro, quando você olhar para trás e ver o quanto você progrediu.

Escreva sobre todos os detalhes de como você quer que as coisas saiam, truques que você descobriu, pessoas que conheceu no processo, enfim, tudo mesmo.

Como juntar dinheiro: escreva sobre seu sonho

Fazendo isso, você manterá aquela chama acesa e terá mais motivação para continuar guardando dinheiro, já que você sabe exatamente para onde ele está indo.

Se algumas pessoas acharem o seu blog, ele pode até servir de inspiração para elas. Aconteceu comigo enquanto eu planejava meu intercâmbio e achei alguns blogs pessoais que relatavam a experiência de conseguir juntar dinheiro, tirar passaporte, aprender uma nova língua, etc.

Descobri coisas incríveis através da experiência de outras pessoas.

Não desanime!

Dependendo de quanto você você precisa juntar pode ser que demore um pouco até conseguir juntar todo o dinheiro. Então você precisa criar formas para não se desmotivar.

Uma ótima dica colocar uma foto de algo que represente o que você deseja em algum lugar que você esteja sempre olhando, como na carteira ou agenda. Por exemplo, se quer viajar para Paris ano que vem, pendure a foto de um local que você quer visitar no seu mural de recados ou coloque como plano de fundo do seu computador.

Precisa de uma dose de motivação? Não se preocupe, fizemos um post completo para te dar dicas de como continuar motivada com suas metas e objetivos!

Estude sobre educação financeira

Uma dica de ouro!

Para conseguir guardar dinheiro é necessário incluir essa prática na sua rotina, entender quais são as melhores escolhas na hora de comprar e evitar juros o máximo que puder.

Por isso te indico ouvir quem entende muito sobre educação financeira que é a Nathalia Arcuri. O canal dela é totalmente voltado para te ensinar a cuidar melhor do seu suado dinheiro e depois que eu comecei a assistir os vídeos, eu tenho mais consciência do que estou fazendo com a grana que eu recebo.

Mas não pare somente no canal dela! Vai mais à fundo, pesquise bastante sobre educação financeira e mude sua vida para melhor!

Recapitulando

  1. Primeiro passo para conseguir juntar dinheiro é entender claramente quanto e para o que você precisa. Isso irá te ajudar a saber como e quanto você poderá guardar por mês. Faça um orçamento detalhado, incluindo todos os custos para que tudo saia conforme você deseja;
  2. Depois é importante ser realista para definir quanto você pode tirar da sua renda para reservar. Aqui é preciso dar prioridade, também, às necessidades básicas como compras do mês, aluguel, contas etc.
  3. Também é necessário ter prioridades e deixar de lado as coisas supérfulas, tentando reduzir ao máximo os gastos que você tem por mês que não são urgentes e nem necessários;
  4. Anote tudo que você gasta durante o mês para ter real noção para onde seu dinheiro está indo e como você pode reduzir os gastos;
  5. Definir um prazo para realizar o que você deseja é importante para se manter motivado;
  6. Escolha uma forma de guardar o seu dinheiro, sempre optando por algo que você realmente vai conseguir cumprir;
  7. Ao escrever sobre o que você deseja você consegue manter acesa a chama que irá te mover e também criar uma linha do tempo de tudo que já realizou, fazendo com que você tenha real noção para onde irá seu dinheiro e que tudo isso está valendo à pena;
  8. Quando se quer juntar dinheiro é imprescindível estudar sobre educação financeira, porque só assim é possível aprender a como cuidar do seu suado dinheiro e fazer escolhas que trarão bons frutos no futuro.

Leituras recomendadas

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >