Instagram: 8 dicas para começar a tirar fotos de qualidade
Manter um feed organizado, sempre atualizado e com conteúdo relevante também é importante para atrair seguidores que possam se interessar pelo que você escreve ou vende, e para trazer autenticidade para sua marca nada melhor do que você mesma planejar e tirar suas próprias fotos.
A ideia aqui é que você entenda que fazer suas fotos para o Instagram não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário: você vai ver que é até divertido.
Então se você nunca pegou numa câmera ou não tem o costume de tirar fotos, siga as dicas abaixo para começar a ter um feed cada vez mais com a cara da sua marca!
1. Não se apegue ao equipamento
Se você tem dinheiro para investir numa câmera semi-profissional ou profissional nova, ótimo. Mas caso não, também indicamos que você compre alguma de segunda mão, porque geralmente os fotógrafos têm muito cuidado com seus equipamentos, então é possível sim conseguir uma que esteja em ótimo estado (como a minha, que comprei de segunda mão e funciona perfeitamente).
Já se você quiser uma câmera digital compacta, então sugerimos que compre uma nova já que essas costumam ter uma vida útil bem curta. Além do mais, em comparação a uma semi-profissional, ou profissional, ela vai sair bem mais em conta.
Lembre-se sempre que quem faz a foto é o fotógrafo; a câmera é apenas a ferramenta. A forma como você a usa é que faz a diferença.
Também é possível tirar ótimas fotos com o celular. Não, não precisa ser Iphone (a afirmação acima também se aplica aqui). Claro que alguns celulares vêm com a resolução bem baixa, então realmente não tem muito o que fazer. Mas o que quero dizer é que você não se apegue a isso.
Apenas tente, você pode se surpreender depois.
2. Inspire-se antes de começar a fotografar para o Instagram
Referência é tudo nessa vida, inclusive para fotografia.
Eu fiquei um bom tempo sem fotografar porque eu estava focada em outras coisas, então minha câmera acabou ficando de lado. Mas quando estava próximo de lançar o blog, eu precisei voltar a usá-la. E a primeira coisa que eu fiz foi buscar referências visuais.
Treinar o olhar é importante para que você consiga fotografar com mais naturalidade. Isso quer dizer que quanto mais fotos você olhar e atentar-se aos detalhes (ângulo, cenário, edição etc.), mais você vai conseguir tirar fotos ótimas para o Instagram.
Duas coisas que ajudam bastante a ter inspiração é o Pinterest e o próprio Instagram. Use o botão salvar com vontade ao encontrar uma foto linda e que você gostaria de tentar algo parecido.
Copie a disposição dos objetos, o ângulo, a forma de editar… Não tenha medo de fazer igual, porque no final das contas você não vai conseguir fazer uma cópia idêntica.
Você vai ver que o resultado vai ser mais com sua personalidade, com o seu jeito de enxergar as coisas e o que você tem por perto. Austin Kleon já dizia no livro ‘Roube como um artista’ que “a mão humana é incapaz de fazer uma cópia perfeita”.
3. Crie um cenário cativante
Esse é um item importante para fotos de produtos, maquiagens, flatlay, decoração etc.
Isso porque um objeto sem ornamentação é sem graça e nada atrativo, então é interessante você investir em algumas coisas para ornar melhor sua fotografia.
Para fotos em flatlay, não precisa ser nada caro, alguns objetos de decoração como papelaria, louças e revistas já ajudam. Pode ser também coisas que você já tenha em casa e que combinem com a identidade visual do seu blog.
Para fotos de decoração, capriche na arrumação e disposição dos objetos. Siga sempre a dica acima: inspire-se em outros perfis que você admira.
Um erro muito comum para fotos de decoração é arrumar somente o espaço que você pretende fotografar. Sério, sai errado.
O ideal é que você tire um dia para arrumar o espaço (guardar fios e coisas que você não quer que apareçam na foto) e então começar a sessão.
Outra dica importante é você sempre manter a câmera por perto porque pode ser que no meio do seu trabalho, ou qualquer coisa que esteja fazendo, você veja uma cena bonita (o sol batendo num lugar legal ou sua mesa ficou numa composição bacana por causa das cores) e aí você já registra logo. Fica mais expontâneo e autêntico 😉
Tente trabalhar com uma paleta de cores específica, e que seja de acordo com o restante do seu feed. Não precisa deixar tudo da mesma cor, equilibrio é tudo.
4. Tenha um propósito
Saiba exatamente o que você deseja fotografar.
É a disposição dos objetos na mesa? É o seu projeto que está em andamento? É a comida que você achou que ficou numa cor linda? É o livro que você está lendo?
Quando você sabe o assunto da foto que você deseja tirar, fica mais fácil de encontrar um ângulo para valorizar o objeto.
5. Tente, mas tente muito
Sério, não economize nos cliques. Inclusive, te indico comprar um cartão de memória com bastante espaço, ainda mais se você optou por câmera semi-profissional; elas ocupam muito espaço (dependendo da configuração da câmera, uma só foto tem uns 20 MB).
Seu pior erro pode ser tirar só duas fotos. Em cada sessão de fotos minha deve ter umas 120 fotos registradas e eu acabo usando umas 10, só.
No começo você pode até achar que as fotos estão saindo feias, mas é normal. Mesmo! Isso acontece muito, mas não demorará para você pegar o jeito.
Clique de todos os ângulos, experimente várias posições e composições, vai tentando e avaliando o que você está achando melhor.
É interessante, depois do clique, você dar uma olhada para ver se a foto ficou boa e como você pode fazer para sair melhor na próxima. Às vezes trocar uma coisinha de lugar já deixa a foto com uma composição legal. O importante mesmo é tentar.
6. Encontre o ângulo certo para valorizar seu objeto
Algumas coisas fazem muita diferença na hora de tirar a foto.
Um truque muito bom para decoração, paisagens e pessoas, é tirar a foto no mesmo nível do assunto da foto.
Para detalhes, é interessante encontrar um ângulo que valorize o objeto ou que mostre um pouco do fundo, fazendo que esse se desfoque.
Se você quer fotografar em flatlay, talvez você queira dar uma olha nas dicas do blog FashionCoolture, onde a Flávia dá 6 dicas para uma foto perfeita.
7. Hora de editar as fotos
Ao longo do tempo eu fui mudando várias vezes minha forma de editar as fotos para o Instagram até chegar em uma configuração que me agradasse (que é a que utilizo hoje). Isso vai acontecer com você também! No começo pode ser que você não ache o filtro perfeito, mas aos poucos você vai ajustando.
Editar pode ser a tarefa mais prazerosa, mas ao mesmo tempo cansativa porque é o momento que você vê o resultado de tanto tempo fotografando e achando bons ângulos, e também a hora de fazer uma minusciosa seleção do que vai ser editado e do que será excluído.
Não tenha medo de apagar as fotos que você julgar ruins porque saiu muito estourada, com borrões ou com um ângulo ruim. Parte para a próxima e vai tentando, aprendendo com os erros.
Eu estou sempre indicando o Lightroom para editar fotos porque dentre todos que usei, ele foi o melhor. Ele tem muitos recursos que vão te ajudar bastante, até mesmo para coisas simples como colocar marca d’água ou redimensionar todas as imagens de uma vez só.
O lado ruim é que ele é pago, mas ainda tem a versão online que é cheia de recursos também e bem mais em conta, além de ter aplicativo, ou seja, dá para editar usando o celular também.
Dica: O Nate disponibiliza no blog dele 10 presets (filtros) para Lightroom inspirados nos do VSCO Cam Pro! Eu uso e são realmente muito bons.
Mas outras opções para editar suas fotos seriam:
8. Estude bastante sobre fotografia
Como qualquer coisa na vida, para melhororamos é preciso prática e na fotografia não é diferente. Mas além de praticar é necessário estudar alguns itens importantes da fotografia (como iluminação e regra dos terços, por exemplo) para entender de verdade como as coisas funcionam.
Por isso deixo aqui uma playlist recheada de truques de fotografia para iniciantes que, com certeza, vão te ajudar bastante a entender como tirar uma boa fotografia criativa.
Conclusão
Começar a fotografar para o Instagram não é difícil, além de ser uma prática ótima para que seu feed mais autêntico e com a cara da sua marca.
Você não precisa começar a fotografar com equipamentos caros e nem gastar rios de dinheiro com decoração. Estudando mais sobre como funciona a fotografia, você consegue criar fotos incríveis usando uma câmera simples e tudo que você tiver em casa.
E vocês? Já fotografam para o Instagram?
Continue com a gente:
- Como ter mais destaque como blogueira e se tornar autoridade no seu nicho
- Dicas infalíveis para começar a juntar dinheiro e investir no que realmente importa
- Saiba aqui os 10 motivos que fazem um blog fracassar