Tem nada errado se é o que te faz feliz - Anavitória - Preta.
Produção de conteúdo: qual é o formato ideal para o seu blog?
Produção de conteúdo: qual é o formato ideal para o seu blog?
Marketing de Conteúdo

Produção de conteúdo: qual é o formato ideal para o seu blog?

Publicado em
26 de dezembro de 2018
Escrito por

Saber qual o formato de conteúdo ideal para o seu negócio é a dúvida não só de blogueiras, mas também de muitas empresas que decidem investir na produção de conteúdo.

Isso porque os formatos são diversos e muitas marcas e blogs acabam se perdendo, querendo adotar um formato de conteúdo que nem sempre é o mais indicado para o leitor e para o seu negócio.

Principais formatos de conteúdo

Infográficos

Os infográficos ajudam o leitor a entender determinado assunto de maneira mais leve. Se você quer falar sobre números e estatísticas, eles ajudam quem está recebendo este formato a entender melhor do assunto com a ajuda do design e da criatividade.

Um exemplo:

Podcasts

Quando o conteúdo vem de áudio. O mais bacana neste formato é que você pode falar sobre tudo. No próprio Spotify e no SoundCloud você encontra Podcasts de carreira, política, sexo, religião, autoajuda, empreendedorismo e diversos assuntos.

E-books

Um dos mais populares, os e-books estão transformando a maneira de compartilhar conteúdo e de aprender na internet. O e-book é um livro virtual, que não tem um limite mínimo e nem máximo de páginas. Ele pode conter assuntos didáticos e diversos. Já é comum encontrarmos livrarias vendendo livros impressos e no formato digital.

Em sites e blogs eles servem para levar um conteúdo um pouco mais extenso ao leitor, mas com a mesma relevância de um post.

Webinários

Estes já são aulas ou encontros ao vivos para discussão de determinados assuntos. Geralmente uma empresa convida um especialista para dar dicas ou falar sobre uma determinada experiência através dos webinars.

Planilhas

Em alguns blogs é normal vermos os autores compartilhando planilhas do Excel ou do Word. Por exemplo, no blog da Rock Content você vai encontrar várias planilhas sobre produtividade, organização, custos para uma determinada atividade etc.

Produção de Conteúdo: Qual formato de conteúdo ideal para seu blog?

Vídeos

Os vídeos são uma das formas mais fáceis e populares de formato, isso porque você pode começar hoje. Você só vai precisar de um celular! Através dos vídeos você pode entregar conteúdo educacional, motivacional, com dicas e insights, entrevistas etc. Não é à toa que o Youtube é o principal canal quando o assunto é vídeo!


Além desses, os próprios blogs posts, memes, listas, estudos de casos, stories, reviews também são formatos de conteúdos!

Qual o formato de conteúdo ideal para o seu Blog?

Não é porque as irmãs Alcântara, do Tudo Orna, e a Ivana do Dilemas da Ivana adotaram o Podcast como sua mais nova estratégia de conteúdo é que você e outros blogs devem fazer o mesmo.

Lembre-se: Para ser relevante, o conteúdo precisa entregar algo que realmente faça a diferença na vida do leitor ou do cliente. Além disso, deve influenciar este leitor a realizar uma determinada ação: compra, entrar em contato, cliques no seu site etc.

O formato escolhido tem que fazer sentido para o tipo de conteúdo e informação que você queira passar. E claro, ser apropriado ao seu público.

Na prática:

O mais apropriado é realizar pesquisas com seus leitores, conversar com eles através dos principais canais para descobrir de que maneira você poderá entregar o conteúdo.

Dica: pesquise através de formulários! No nosso Jardim Secreto tem um site que monta formulários com a estrutura que você quiser, sem custo algum, o Typeform. Você pode usar a nossa pesquisa como exemplo também.

Faça perguntas que contribuam para o conteúdo do seu blog, procure saber desde idade, região onde mora até o que o seu leitor mais gosta de fazer nas horas vagas, saber quais os canais e tipos de conteúdo que ele mais acessa também é fundamental.

Assim, aos poucos você conhece quem é de fato seu público e como entregar um conteúdo relevante e no formato certo para ele.

Se você ainda tem dúvidas sobre como conhecer o seu público para saber qual o formato de conteúdo é ideal, escreve aqui nos comentários ou mande uma mensagem pra gente 😉

Escrito por Danielle Jardim

Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Thami Sgalbiero em 28 de dezembro de 2018

    Queria ter mais habilidades para criar infográficos, acho tão mais prático pra passar a explicação e muita gente gosta. Acredita que to tentando me adaptar aos podcasts do Spotify ainda? Mas é uma boa. Já pensei em criar um e-book com algumas dicas de mídias sociais, mas elas estão sempre mudando que eu fico na dúvida. Nossa, post super completo e que me deu várias ideias aqui já. Amei! Obrigada!

    E respondendo ao comentário do post que a Ella comentou (http://www.likeparadise.com.br/2017/08/5-dicas-seguidores-seu-blog.html#comment-43757): É, o Instagram vive mudando os algoritmos de alcance daí quando você consegue um bom alcance, ele vai lá e muda pra dificultar, haha! Tem que saber domar mesmo. Fiz mais posts sobre isso aqui no blog, se quiser dar uma olhada, fica aqui nessa categoria: http://www.likeparadise.com.br/category/dicas/midias-sociais < lá também tem dicas pro Pinterest. Espero que ajude! 😉

  2. Sybylla em 24 de janeiro de 2019

    Meu público gosta de textos. Já percebi isso há algum tempo. Além disso, não tenho tempo nem equipamento para criação de vídeos e assim não uso o YouTube. Ainda assim tenho um grande engajamento nas redes e 200 mil visualizações mensais falando de ficção científica, representatividade e literatura, que é algo que eu nunca pensei alcançar simplesmente escrevendo.

    O Cores & Flores, por exemplo, só conheci por causa do post de um blog que linkou um texto daqui, pois não uso nem Pinterest, nem Linkedin, olha como são as coisas?

    Aliás, parabéns pelo site e pelo trabalho!

    • Ella Jardim em 30 de janeiro de 2019

      Que lindo isso, não é? Chegar até aqui através de uma indicação de outro blog!

      Obrigada, de verdade! Espero que o que a gente produz possa te ajudar em algum aspecto da sua vida <3

      Beijão,
      Ella J.



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades