6 dicas para perder a vergonha de gravar vídeos para o Youtube
O Youtube é um ótimo lugar para divulgar seu negócio online (blog ou loja virtual) porque o número de usuários por lá é enorme. Mas ainda assim muitas mulheres têm vergonha de começar a gravar vídeos por ser algo novo e que você precisa realmente dar a cara.
Ter um blog é muito mais fácil para pessoas tímidas e que estão começando agora, já que é possível editar sua publicação ao longo do tempo com algumas melhorias.
Mas e quando é um vídeo no Youtube? Como fazer para superar o medo de gravar vídeos e, enfim, criar um canal?
1. Entenda que ninguém nasce sabendo
Primeiro de tudo é preciso estar sempre lembrando que isso é algo novo pra você e, portanto, estará sempre em constantes melhorias.
Toda pessoa que hoje tem muita desenvoltura na frente das câmeras começou gaguejando, errando e sem jeito de como falar.
Claro que algumas pessoas já nascem com a Síndrome da Maísa que é quando você já sabe lidar com as câmeras e com o público desde pequena, mas é muito raro.
Está duvidando? Veja o primeiro vídeo de uma Youtuber famosa ou aquela que você gosta muito. Você vai perceber que existe uma insegurança, a voz é baixa, às vezes a pessoa fica perdida no que vai falar.
Mas não deixe que isso paralise você. Lembre-se que essas Youtubers chegaram onde estão porque não desistiram, e também que a prática leva a perfeição. Então quanto mais você gravar, melhor você ficará.
Isso nos leva ao próximo tópico:
2. Para gravar ótimos vídeos para o Youtube é preciso praticar muito
Se você é blogueira então deve estar mais acostumada a somente escrever e ler tudo mentalmente.
Isso precisa mudar desde já!
Para perder a vergonha de gravar vídeos é preciso se acostumar com sua voz e praticar a comunicação oral para conseguir transmitir com clareza o que você deseja.
Da mesma forma que a gente indica ter hábito de escrever todo dia para evitar o bloqueio criativo, gravar vídeos todo dia é uma ótima forma de praticar sua desenvoltura diante das câmeras.
Não, você não precisa publicar tudo que você gravar. Quero dizer que você pode fazer apenas testes para se acostumar com sua própria imagem e também com o fato de estar sendo filmada.
Se comprometa a todo dia, num determinado horário, escolher um tema (uma história, um desabafo, sua opinião sobre algo polêmico etc.) e comece a gravar sem pretenção de nada, apenas para você.
Depois assista ao próprio vídeo para analisar construtivamente o que você pode melhorar e o que você acha que está ótimo.
Lembre-se de não se cobrar tanto, porque você está apenas começando.
3. Planeje o que você vai falar para evitar ficar perdida ao gravar vídeos para o Youtube
Se você já acompanha o blog deve saber que sou fã do planejamento, e para gravar vídeos para o Youtube não é diferente.
Acontece que quando você não planeja os tópicos que você vai abordar você pode se perder, ser repetitiva ou então não conseguir passar claramente a mensagem principal do seu vídeo.
Todo vídeo precisa de um roteiro, como se fosse um artigo de blog mesmo, só que com comunicação oral.
Então é preciso criar, desde já, o hábito de planejar seus vídeos antes de começar a gravar.
Qual o objetivo do vídeo? Quais os pontos importantes? Quais tópicos é preciso abordar? Qual ação as pessoas devem tomar após assistirem seu vídeo?
A partir disso você pode criar um roteiro, escrevendo em um papel tópico por tópico do que você vai falar para que as coisas fiquem bem esclarecidas para seu público.
É legal, também, em cada tópico anotar palavras-chave para você se lembrar do que você vai falar.
Com editores de vídeos é fácil fazer cortes, então não se preocupe em dar uma pausa para ler qual o próximo tópico porque você consegue tirar essa parte do seu vídeo facilmente.
Ao longo do tempo você vai entendendo qual é a melhor forma de escrever roteiros para você gravar seus próprios vídeos para o Youtube.
4. Tenha mais desenvoltura para gravar vídeos imaginando que tem alguém com você
Uma técnica que ajuda bastante às pessoas que estão começando é imaginar que tem uma pessoa de confiança com você.
Invente um personagem fictício (dê até nome, se você quiser) ou imagine sua melhor amiga, e pense que a lente da sua câmera são os olhos dessa pessoa, e que você precisa passar sua mensagem para ela. Isso irá te ajudar a se comunicar melhor, porque vai diminuir aquela sensação estranha de que você está falando para o nada.
5. Vista-se confortavelmente para gravar vídeos
Essa dica parece bem simples, mas ela vale ouro!
Sabe quando você vai em uma festa com uma roupa nova e só depois você percebe que a blusa fica subindo demais e você precisa abaixar toda hora, ou seu sapato está apertando muito? Você se encolhe, fica com vergonha, não se sente segura.
O mesmo acontece quando você vai gravar vídeos. É importante se vestir de uma forma que você se sinta confiante.
Digo isso em vários sentidos.
Não use a roupa da moda se você não se sente bem com ela, nem faça maquiagens se você não gosta. Mas capricha na maquiagem se você só se sente bem assim, do mesmo modo que você não precisa usar decote sem gostar só porque as Youtuber estão usando.
Coloque salto se sentir mais confiante mesmo que ninguém veja, ou use tênis se for melhor para você.
Antes de ligar a câmera, escolha uma roupa que você ame, faça um penteado que você se sinta linda. O importante é que você se sinta você!
6. Prepare-se para gravar seus vídeos
É importantíssimo aquecer a voz e se preparar para gravar, ainda mais se você mora sozinha e quase não fala durante o dia.
Isso fará com que sua dicção melhore, transmitindo mais confiança no que você está dizendo. Além de evitar perder a voz durante o vídeo porque você falará sozinha por um período que pode ser incomum no seu dia a dia.
Crie o hábito de antes de gravar o vídeo:
- Faça um alongamento para soltar o corpo. Assim você consegue gesticular mais naturalmente;
- Repasse o roteiro do seu vídeo, analisando todos os tópicos que você precisa abordar;
- Ensaie falando com você mesma sobre o tema do vídeo, para te ajudar a lembrar dos assuntos e também para aquecer a voz;
- Faça alguns testes com a câmera para ver se a luz está boa, se precisa aumentar mais o tom da voz ou se não tem algo estranho no seu cenário;
Ter um canal pode ser uma ótima ideia para seu negócio online, então espero que essas dicas te ajudem para você se sentir mais motivada e começar a gravar vídeos para o Youtube hoje!