Durma com ideias, acorde com atitudes - Autor Desconhecido.
Cansou do home office? 5 lugares diferentes e gratuitos para trabalhar e estudar
Cansou do home office? 5 lugares diferentes e gratuitos para trabalhar e estudar
Trabalhar em Casa

Cansou do home office? 5 lugares diferentes e gratuitos para trabalhar e estudar

Publicado em
5 de novembro de 2019
Escrito por

Trabalhar em casa pode ser um sonho, mas quem já está há muito tempo gerenciando seu negócio de casa sabe que tem o lado negativo que pode ser a sensação de solidão ou talvez a interrupção de parentes e amigos na hora do seu expediente.

Uma ótima saída para isso pode ser separar alguns dias da semana para trabalhar de outro lugar que não seja o home office, mas que, ao mesmo tempo, seja excelente para conseguir criar e se concentrar para, enfim, trabalhar com tranquilidade.

Hoje em dia existem os espaços de coworking que geralmente são pagos, mas que dão uma ótima estrutura para trabalhar.

Mas para quem não se simpatiza com a ideia ou não tem dinheiro para investir num espaço de coworking, separamos algumas dicas de onde você pode trabalhar sem pagar nada pelo espaço, usando apenas o computador e a internet.

1. Bibliotecas públicas

Para quem precisa de silêncio para se concentrar, a biblioteca pode ser uma ótima opção justamente por não ser permitido barulhos que atrapalhem as outras pessoas.

Uma outra sugestão que pode funcionar são as bibliotecas de faculdades, que geralmente são abertas também para quem não é aluno.

Quem mora em cidade grande se beneficia mais porque é comum ter muitas bibliotecas espalhadas pela cidade. Dessa forma você consegue variar um pouco e ver qual é a que você se sente mais confortável.

2. Espaços de coworking gratuitos

Sim, também existem os espaços gratuitos de coworking!

Claro que não tem o mesmo suporte e estrutura, mas o essencial você consegue: uma mesa para apoiar suas coisas, uma tomada e wi-fi gratuito.

Geralmente esses espaços estão em shoppings, o que é bem legal porque se torna mais seguro.

O lado ruim é que a internet pode não ser a das melhores se você for em um horário que esteja muito cheio, mas funciona.

É importante, também, sempre ler as regras do local onde você escolheu trabalhar para que não haja nenhum desentendimento entre você e os responsáveis pelo estabelecimento, o que pode ser desagradável.

Uma rápida busca pelo Google você consegue encontrar os shoppings na sua cidade que possuem espaços gratuitos de coworking.

3. Praças de alimentação

Também pode ser uma opção embora tenha dois lados negativos:

  • Dependendo do horário não vai haver silêncio – e nem é exigido isso, como nas bibliotecas por exemplo;
  • E é muito provável que você precise usar sua internet móvel por não haver Wi-fi disponível.

Mas ainda assim, se sua cidade não tiver nenhum shopping com espaço de coworking gratuito, a praça de alimentação pode ser uma ótima saída para escapar um pouco da solidão do home office.

4. Cafeterias

Levar o notebook para checar os e-mails e responder clientes enquanto toma um café está se tornando tão comum por aqui que as cafeterias mais populares já estão oferecendo Wi-fi gratuito para seus clientes, o que se torna muito fácil de achar algum espaço como esse para sentar por algum tempo e trabalhar um pouco.

Cansou do home office? 5 lugares diferentes e gratuitos para trabalhar e estudar

A mais famosa, com certeza, é a Starbucks que está se espalhando cada vez mais pelo Brasil e que tem uma ótima ambientação para usar seu notebook e saborear um delicioso café.

Conhece alguma cafeteria na sua cidade com um ambiente tranquilo? Então pode ser uma ótima oportunidade para sair um pouco da rotina de home office.

5. Centros culturais

Em alguns espaços que apresentam shows e exposições geralmente é possível encontrar internet gratuita e mesas que são ótimas para apoiar seu notebook e passar algumas horas gerindo seu negócio.

Alguns exemplos aqui no Rio são o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Imperator (Centro Cultural João Nogueira) e Casa de Cultura Laura Alvim que são lugares calmos e super aconchegantes para trabalhar e sair um pouco do home office.

Outras dicas importantes para trabalhar fora de casa

✓ Mesmo que seja em locais fechados, é importante que assim que puder você invista num seguro para seus equipamentos. Dessa forma você se previne e fica mais tranquila de sair com seu notebook na mochila.

✓ Não esqueça de se alimentar! Planeje seu dia para que você consiga ter seu tempo para almoçar, lanchar ou jantar dependendo do horário que você passe na rua.
Para economizar você pode usar aplicativos que disponibilizam cupons de descontos, como o Cuponeria por exemplo.

✓ Se você não possuí carro, então talvez seja interessante buscar por locais mais próximos que você consiga pegar no máximo duas conduções para ir e para voltar.

✓ Caso você encontre muitos locais legais na sua cidade para trabalhar, você pode salvar todos eles no Google Maps. Assim você não precisa pesquisar sempre que decidir trabalhar fora.


Se você se sente só ou acha que sua produtividade não está rendendo, talvez você precise separar um dia na semana para trabalhar fora de casa.

O contato com outras pessoas, mesmo que indiretamente, e até o trajeto para o lugar que você escolheu ficar podem te ajudar a ter novas ideias e refrescar a mente, só pelo fato de sair um pouco da rotina e experimentar algo diferente.

Escrito por Cores & Flores

Nascemos da necessidade de compartilhar experiências, trocar ideias e ajudar mulheres a florescerem em suas carreiras, sempre de forma leve e descontraída.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades