Passo a passo para criar o <i>painel de inspirações</i> no Pinterest para sua marca
Branding 19 de fevereiro, 2021

Passo a passo para criar o painel de inspirações no Pinterest para sua marca

postado por

Eu amo o Pinterest porque ele é super útil para empreendedoras digitais: perfeito para buscar inspirações e ideias, e também para levar tráfego para seu site.

Se você não conhece a plataforma ela é denominada como buscador de imagens, onde você pode criar pastas diferentes e salvar imagens de qualquer lugar da internet de acordo com o tema de cada pasta.

Passo a passo para criar um paienl de inspirações no Pinterest para sua marca

Justamente por conta dessa funcionalidade o dever de casa das minhas clientes, além de responder o briefing, é criar uma pasta com inspirações do que elas imaginam para a sua identidade visual ou seu site, afinal, imagens valem mais que mil palavras!

À partir dessas imagens eu vou conseguir entender melhor as ideias das minhas clientes e o que elas esperam do projeto.

Então hoje vou te guiar a criar um painel de inspirações no Pinterest para visualizar melhor o mood da sua marca. Assim fica muito mais fácil criar qualquer material, mesmo que você não tenha uma identidade visual definida.

O que salvar na pasta do Pinterest?

A ideia é que seu painel fique recheado de itens que reflitam de verdade a essência da sua marca. Para isso você deve saber as palavras-chaves que mais se adequam ao seu negócio para poder começar a selecionar o que, de fato, tem a ver com o que você imagina.

Identidade Visual aplicada: Como você gostaria que fossem as embalagens? E a fachada do seu negócio? Como seriam as etiquetas, os menus, o cartão de visitas? E a decoração da loja física?

Cores: quais as cores que você imagina para sua marca, de acordo com as palavras-chaves que a definem? Se é algo mais delicado, buscar por tons mais pastéis talvez seja uma boa. Ou se for algo que tem mais a ver com natureza, uma paleta com tons terrosos e verde podem funcionar. Salve na sua pastinha algumas paletas de cores que tenham tudo a ver com a essência da sua marca.

Logotipos: a ideia de salvar logotipos na sua pastinha não é copiar, mas sim usar como referência para construir um exclusivo. O tipo de fonte ou a disposição das palavras podem servir como inspiração, por exemplo.

Tipografia: as fontes usadas em uma identidade visual também ajudam a definir o tom de uma marca. Por isso é importante selecionar algumas tipografias que tenham a ver com o que você imagina.

Templates de sites: quando você salva algumas ideias de templates, nós, designers, conseguimos captar qual tipo de diagramação, elementos e fontes você mais gosta. Assim como para logotipos, você pode buscar por Web Design + uma palavra-chave para encontrar ideias.

Se você buscar por logotipo + alguma palavra-chave da sua marca (ex.: “logo delicado”), encontrará milhares de ideias legais que você pode salvar na sua pasta.

Passo a passo para criar o painel de inspirações no Pinterest para sua marca

Texturas, estampas: ao contratar o serviço de identidade visual vem estampas no pacote porque é algo realmente útil para um cartão de visitas ou um papel manteiga de embalar roupas, por exemplo.

Uma ótima forma de encontrar texturas ou estampas no Pinterest é buscando por Wallpaper seguido de uma palavra-chave que reflete a essência da sua marca. Você também pode buscar por “Pattern” ou “Texture” para encontrar outras ideias.

E agora?

Minha sugestão é que você tire um tempo para deixar o painel ‘descansando’.

Depois de alguns dias, visite seu painel novamente e refine um pouco as imagens salvas. No calor do momento pode ser que você tenha salvo algumas imagens que não são exatamente o que você queria e tudo bem. Isso acontece mesmo, por isso é importante deixar o painel descansando e voltar a olhá-lo ‘com outros olhos’.

Refine seu painel e exclua os que você não gostou muito e aproveite para adicionar mais alguns que você acha que ficou faltando.

Quando você olhar para o seu painel e sentir aquele calorzinho no coração, então você tem uma painel de inspiração que reflete tudo que você imagina para a sua marca.

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >