Tem nada errado se é o que te faz feliz - Anavitória - Preta.
A importância da página ‘Sobre’ e dicas de como criar a sua
A importância da página ‘Sobre’ e dicas de como criar a sua
Blogosfera

A importância da página ‘Sobre’ e dicas de como criar a sua

Publicado em
5 de novembro de 2018
Escrito por

Provavelmente a página “Sobre” é a página com mais cliques, isso porque quando um novo leitor cai no seu blog vindo de alguma busca do Google ou Pinterest, por exemplo, e se interessa pelo seu conteúdo ele vai correndo para essa página para poder conhecer melhor a pessoa que está se comunicando com ele.

Essa página pode ser considerada o portfólio do seu blog, muito útil para que novos parceiros cheguem até você e entendam o que você faz, informações importantes antes de decidirem se vão entrar em contato ou não. É lá que um visitante ou o representante de alguma empresa vai ver se o seu conteúdo é interessante para eles.

Então se você não tem uma página “Sobre” ainda, minha dica do dia é que crie uma já!

Já que essa é a página portfólio do seu blog, você deve caprichar para que ela passe as informações corretas sobre o que você faz. Então vou dar umas dicas do que você pode colocar nela.

Fale um pouco de você e da sua história

Desde já você deve criar uma conexão com seu visitante. Ele está nessa página pra isso, ele quer te conhecer. Então capriche no texto contando um pouquinho de você, o que você já fez na vida, suas conquistas, suas viagens, seus projetos etc. É legal colocar fotografias também já que elas ilustram muito bem o que as palavras estão dizendo (e quem não gosta de fotografia, né?).

Apresente seu blog e conte de que forma ele ajuda seus leitores

Aqui é necessário você entender que é importante seu blog ter um nicho definido para que você alcance as pessoas certas e seu blog possa fazer sucesso.

Se não consegue criar um texto para mostrar de quais formas você ajuda seus leitores com o seu conteúdo, responda as seguintes questões que talvez elas possam te ajudar:

  1. Quem são seus leitores?
  2. Como você os ajuda?
  3. O que eles vão encontrar no seu blog?

Se essas perguntas parecem difíceis, então vou dar a Cores & Flores como exemplo.
Respondendo essas perguntas as respostas ficariam assim:

  1. Nossos leitores são pessoas que buscam melhorar o conteúdo e a parte visual do seu blog, levando um estilo de vida saúdavel ao trabalhar como blogueira.
  2. Usamos as redes sociais para inspirar e entregar ferramentas que vão ajudar nossos leitores a crescerem profissionalmente.
  3. Esperamos que aqui eles encontrem tudo que precisam para ter uma carreira de sucesso.

Viu como respondendo algumas perguntas a gente já consegue explicar melhor o que a gente faz?
Se baseando nas suas respostas, basta organizar as informações e criar um texto com um toque pessoal.

Explique melhor a sua forma de ajudar aos leitores

Você ainda pode explicar melhor como o seu conteúdo é organizado no seu blog. Para isso você precisa ter suas tags e categorias bem definidas. Dai então faça uma lista das principais categorias e, talvez, o link de alguns posts.

Por exemplo, aqui na Cores & Flores nós falamos sobre:

Posts para bloggar

Conteúdo: Dicas para melhorar o conteúdo do blog, incluindo títulos, textos, imagens, diagramação, tags, fluxo etc.
Design: Ideias e truques para melhorar a parte visual da comunicação do blog.
Mídias Sociais: Como lidar com as Redes Sociais e ter bons resultados.
Marketing: Aprendendo a divulgar o blog de forma positiva.
Otimização & SEO: Melhorias para a otimização e SEO do Blog.
Fotografia: Conselhos importantes para quem quer melhorar as fotografias autoriais para o blog e Instagram.

Posts para Florescer

Saúde: Formas de cuidar da saúde mental e física, mesmo trabalhando em casa.
Finanças: Cuidando financeiramente do seu blog.
Produtividade: Formas de se organizar e melhorar sua forma de trabalhar.
Branding: Enxergando seu blog como marca.

Posts para Decorar

Dicas, DIY e truques para deixar seu cantinho ainda mais aconchegante e com sua cara.


Você tem uma lojinha? Vende ou disponibiliza e-books e outros materiais com informações valiosas para seu público-alvo? Então aqui é a hora de mostrar isso.

Mas vai com calma porque a pessoa que veio parar na sua página ‘Sobre’ provavelmente não está muito interessada (ainda) nos seus produtos. Você precisa criar um laço, ela precisa se identificar com seus produtos e confiar em você.

Então deixe algumas imagens com legendas explicativas dos produtos que você vende/deixa disponível para download.

Responda algumas questões sobre você e seu blog

De repente você recebe em seu e-mail algumas perguntas repetitivas, então deixe na página as respostas para essas questões.

É interessante responder algumas coisas sobre o conteúdo do blog também. Por exemplo, se seu blog é sobre DIY responda onde você compra seus materiais, como e onde você tira suas fotos etc.

Ou se você fala sobre lifestyle, você pode falar sobre a câmera que você registra seus momentos, suas lojas favoritas, seus lugares prediletos, e por aí vai.

Tente lembrar de alguma questão interessante de algum leitor também, alguma curiosidade ou uma pergunta que você sempre quis responder. Isso ajudar a criar uma conexão com as pessoas.

Mostre alguns posts

Em categorias você colocou alguns posts exemplificando como você pode ajudar as pessoas que acompanham seu blog.

Aqui você pode colocar mais alguns como os posts populares e/ou posts must read, aqueles que todos os leitores do seu blog deveriam ler.

Não exagere na quantidade de posts. 4 ou 5 já é o suficiente para seu visitante já ter uma clara ideia do seu conteúdo, mas capriche na escolha dos posts, viu?

E por fim, mostre como seu leitor pode te encontrar

Nós usamos as redes sociais para inspirar e entregar ferramentas importantes para os nossos leitores (por exemplo, não temos canal no YouTube, mas temos playslist de tutoriais do pacote Adobe). Se você faz dessa forma também, você pode colocar uma listinha das suas redes sociais e dizer o que seu leitor vai encontrar por lá.

Caso contrário, só os links de todas as redes sociais com um formulário para contato já é o suficiente. Afinal, você não quer perder esse visitante, não é?

Então, pra não esquecer:


Se tiver dúvidas ou mais sugestões para a página “Sobre” deixe aqui nos comentários para ajudar outras pessoas! 😀

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Alexandra Melo em 23 de novembro de 2018

    Oi Ella eu estou fascinada com o teu espaço lindo e sem querer parecer que estou a querer agradar, por acaso nem tem nada haver com a minha personalidade, eu acho que temos gostos muito parecido eu tb amo flores adoro uma aparência do tema feminino e clean, adoro os teus conteúdos muito boa qualidade, e podes não acreditar, 1 hora antes de conhecer o teu espaço estava a agendar no meu bloco de notas os meus posts os temas e por coincidencia entro no teu espaço encontrei o teu url numa pesquisa na net vou ver as tuas ultimas publicações e foi o que eu tinha acabado de escrever no meu velhinho bloco de notas. Sou Fã e o teu link consta no meu blogroll. Tenho uma duvida se me puderes tirar amo a delicadeza dos corações que tens ao lado dos posts para fazer like e o coração no topo do blog, é alguma ferramenta? Plugin? ou pode se sacar da net? acho tão amoroso se não te importares de me esclarecer eu agradecia um grande beijinho aqui de Portugal



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades