A vida é curta demais para ser pequena - Benjamin Disraeli.
4 coisas você precisa saber para criar o conteúdo do Instagram do seu negócio
4 coisas você precisa saber para criar o conteúdo do Instagram do seu negócio
Mídias Sociais

4 coisas você precisa saber para criar o conteúdo do Instagram do seu negócio

Publicado em
1 de outubro de 2019
Escrito por

O Instagram está se tornando a rede social favorita para criar estratégias para o marketing digital de qualquer negócio online. Isso porque de uns tempos para cá as coisas mudaram: a plataforma que era voltada para imagens (fotos de viagens, comidas, estilo de vida) agora também serve para compartilhar conteúdo para entreter, ensinar e inspirar.

Tenho quase certeza de que você já usa o Instagram para seu negócio, mas saiba que há alguns segredos para ter sucesso na plataforma.

Então temos aqui os 5 passos para você conseguir criar conteúdo de qualidade e engajar seus seguidores.

1. Se informe mais sobre fotografia e/ou design

A imagem que você publicar será o primeiro contato do seu seguidor, já que a plataforma foi feita com esse intuito. Por isso é fundamental que você tenha algumas noções de fotografia ou design (dependendo do estilo de conteúdo que você publica) para que alcance sucesso no Instagram.

Aqui não estamos falando sobre se tornar especialista na área de artes, mas é importante sim ter um cuidado pelas imagens que você escolhe publicar no seu feed. Isso reflete dedicação para seus seguidores.

Alguns feeds inspiradores:

1. pantys // 2. dayaneassiis // 3. ornacafe // 4. ilustragabs // 5. jasminedownling // 6. megemeg
Veja que há um zelo, um cuidado, as imagens são escolhidas a dedo para que as pessoas entendam de cara sobre o que se trata o perfil.

Queria te dizer que não é preciso enlouquecer buscando compor um feed harmônico, mas para ter um resultado gratificante é preciso se dedicar. Dedicação gera resultados.

Aqui no nosso canal no Youtube tem algumas playlists com dicas de fotografia e design que podem te ajudar.

2. Saiba para quem você está se comunicando no Instagram

Não importa se estamos falando do Instagram do seu blog, canal no Youtube ou loja virtual. Aqui o conselho é o mesmo: tenha um público-alvo e nicho definidos – que obviamente será o mesmo do negócio online que você está usando o Instagram para o marketing.

Bato sempre nessa tecla porque ainda nos dias de hoje vejo que muitos ainda não sabem o que é, e eu considero esses dois elementos como a base do marketing de conteúdo.

Instagram: 4 dicas para criar conteúdo de valor

De forma geral, público-alvo são as pessoas que você quer atingir com o seu conteúdo. É você quem define isso.

  • Quem são essas pessoas;
  • Quantos anos elas têm (faixa etária);
  • De qual sexo essa galera é (gênero predominante);
  • O que frequentam;
  • O que gostam de fazer;
  • Por onde se informam;
  • Que estilo de música escutam…

Etc. Isso tudo ajuda a criar conteúdo para as pessoas certas.

Por exemplo, sabendo que seu conteúdo é voltado para pessoas da terceira idade que fazem artesanatos, é dar um tiro no pé criar um podcast e anunciar no Instagram tarde da noite. Isso porque sabemos que dificilmente uma pessoa da terceira idade irá ouvir um podcast e ainda mais à noite.

Mas faria todo sentido se seu público estivesse mais presente à noite e tenha o hábito de ouvir podcast.

Mas a pergunta mais importante para criar conteúdo é: quais as dores desse público que você ajuda a resolver?

Alguns exemplos:

Meg & Meg É uma loja virtual de papelaria fofa. No Instagram, além de compartilhar os produtos, elas dão dicas sobre organização e produtividade. Ou seja, o público da Meg e Meg desejam ter um vida mais organizada.

A Guid tem um blog sobre moda e no Instagram ela dá dicas de como se vestir além de “encorajar mulheres a se vestirem como quiserem” – é a descrição do perfil dela. Você já chega e sabe exatamente sobre o que se trata.

Já a Juliana Goes tem um canal no Youtube que fala sobre bem-estar, e isso se estende ao Instagram dela, onde ela inspira, motiva e dá dicas sobre autocuidados.

Perceba que todas elas têm aquele tal do propósito, sabe?

Saber para quem você está se comunicando e focar nisso é essencial para construir um público engajado e que ame o seu conteúdo!

3. Crie um banco de ideias somente para o Instagram

Um banco de ideias é um documento, virtual ou não, onde você coloca suas ideias que você pode ter em locais mais inusitados. Ter o hábito de anotar tudo antes que o pensamento desapareça é essencial para que você tenha sempre conteúdo fresco.

Ao criar um banco de ideias para o seu Instagram dificilmente você irá sofrer com a falta do que postar.

Se ainda não tem, saiba como criar seu banco de ideias aqui.

4. Planeje seu conteúdo para o Instagram

Como eu disse acima, dedicação gera resultados. E você só consegue criar com dedicação máxima quando há planejamento e tempo.

Por isso, em prol da boa qualidade de conteúdo do seu Instagram, é importante planejar tudo que você irá publicar.

Você pode criar um calendário editorial que irá te auxiliar quando é a hora de tirar mais fotos, pesquisar mais conteúdos e para escrever legendas.

Calendário Editorial com Evernote

Fazer isso com antecedência irá garantir que você está realmente compartilhando algo valioso, e não apenas qualquer coisa para encher linguiça – porque não teve tempo de produzir algo de qualidade.

Aqui eu uso o Planoly que é excelente e completo para planejar o feed do Instagram. Nele você já consegue ver um calendário editorial automaticamente conforme programa as datas de publicação.

Planeje seu feed com o Planoly

Por isso indico tanto um calendário editorial no Evernote, por exemplo, que é exatamente onde você irá planejar o conteúdo de cada postagem, e então se organizar para que naquela data você consiga ter tudo que é preciso para a publicação ir ao ar, como:

  • Objetivo do conteúdo;
  • Foto ou infográfico;
  • Legenda e hashtags;

Conclusão

Criar conteúdo de qualidade para o Instagram pode parecer confuso no começo, mas quando você entende que você precisa de planejamento e entendimento sobre seu público-alvo (o que eles precisam ler? Como você pode resolver suas dores?), então tudo se esclarece e você consegue criar com mais facilidade.

Além de ter definido seu público, você pode fazer pesquisas usando seu Stories ou até um formulário como o Typeform para te ajudar a entender as pessoas que estão te seguindo.

Essa sincronia entre o que você tem a oferecer e o que seu público precisa/quer saber é o que fará com seu perfil tenha engajamento!

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. FLAVIA Sant’Anna em 3 de outubro de 2019

    Ótimo post Ella! Arrasou!

    http://www.metaseglamour.com.br



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades