Faça mais coisas que te faça esquecer de olhar o seu celular - Autor Desconhecido.
Como usar o Planoly para planejar o feed do Instagram pelo computador
Como usar o Planoly para planejar o feed do Instagram pelo computador
Mídias Sociais

Como usar o Planoly para planejar o feed do Instagram pelo computador

Publicado em
21 de novembro de 2019
Escrito por

Você não precisa entrar na ditadura do Feed perfeito, mas se trabalha com o Instagram para ganhar dinheiro então você deve saber que um feed bem construído pode sim causar uma boa primeira impressão para quem está conhecendo seu perfil agora.

Aqui costumamos dar muitas dicas para você conseguir criar conteúdos incríveis no seu Instagram, e já até ensinamos a criar um calendário editorial – o que é essencial para ter sempre assunto para se comunicar com seus seguidores.

Mas e na hora de planejar?

Hoje vou te mostrar como organizar e planejar o seu feed do Instagram com o Planoly, ferramenta super fácil de usar, com recursos gratuitos e sem precisar instalar nada no seu computador.

Visão Geral do Planoly

Uma das facilidades do Planoly é que ele pode ser usado totalmente no computador o que é muito legal para quem edita as fotos no Photoshop, Lightroom ou cria gráficos no Canva.

Então no canto esquerdo você tem uma prévia de como ficará seu feed, e do lado direito ele te mostra um calendário com todas as publicações conforme você for programando.

Adicionando novas imagens ao Feed

É possível adicionar dois tipos de imagens: uma só ou em carrossel, que é uma publicação com várias imagens.

Para adicionar apenas uma imagem: você pode clicar em “Add to Grid“, no topo esquerdo. Nessa opção você pode enviar várias imagens de uma vez só para o Planoly.

Se quiser criar um carrossel: você deve clicar em “Multi“, também do lado esquerdo acima do feed. Já aqui você vai criar apenas uma publicação por vez. Ou seja, todas as fotos que você selecionar vão se tornar uma públicação só em formato de carrossel.

Em ambas as opções você pode selecionar a fonte da imagem:

→ My Computer: adicione imagens diretamente do seu computador.
→ Placeholder: reserve um espaço para inserir uma imagem depois.
→ Dropbox: envie imagens do seu Dropbox.
→ Google Drive: ou envie as imagens que estão no Google Drive.
→ Instagram Shareable Link: selecione imagens do Instagram.

Depois de enviadas, todas as imagens aparecerão na prévia do lado esquerdo.

Criando grupos de Hashtags

Usar hashtags é essencial para alcançar mais contas no Instagram, mas também é preciso sempre variar nas que você usa porque se não o algoritmo pode entender que você está fazendo spam, e ai você terá o resultado inverso: ninguém verá suas fotos.

Por isso o Planoly já tem esse recurso para te ajudar a variar no uso de hashtags das suas publicações.

Lá em cima, do lado esquerdo, clique em “Hashtags” e depois em “Create New Group”.

Na tela que abrir você vai colocar em “Name” um nome para o seu grupo. Por exemplo ‘Produtividade’, ‘Fotografia’, ‘Beleza’, ‘Decoração’ e por aí vai. O importante é que o nome descreva facilmente o assunto das Hashtags que você irá usar.

Já em “Content” você pode colocar as hashtags desse grupo. Não se preocupe, você sempre poderá editar o conteúdo de todos os grupos.

Tudo pronto? Só clicar em “Save”.

Criando uma publicação no Planoly

Depois de já ter alguns grupos criados e as imagens devidamente enviadas para o Planoly, é hora de criar as publicações.

Primeiro você deve clicar na imagem que você quer editar para abrir um pop-up de edição.

→ Escrevendo sua legenda

Logo abaixo de “Schedule Post” você vai digitar a legenda da sua publicação, aquela que irá bem abaixo da sua foto.

Perceba que em cinza o Planoly te diz quantos caracteres você ainda pode usar (representado por “Aa”), quantas hashtags (#) e também quantas pessoas você pode marcar (@).

O legal também é que você pode criar parágrafos à vontade que o Planoly irá garantir que toda quebra de linha seja exibida.

Se você está usando o computador e quer colocar emoticons na sua legenda, você pode copiar desse site e colar no Planoly sem problema algum.

→ Adicionando Hashtags

Para adicionar os grupos de hashtags que você criou no passo acima, basta clicar em ‘#”, bem embaixo do campo que você escreveu sua legenda que irá abrir a tela com todos os grupos que você criou.

Depois clique em ‘ADD’ para adicionar um grupo na legenda da sua publicação.

→ Programando uma publicação

Se sua publicação não for um carrossel (com várias imagens), então você pode programar para que o Planoly publique automaticamente para você. Clique em “Schedule Date” que irá abrir um calendário bem bonito para você selecionar a data e a hora do seu post.

Ao programar uma publicação se torna impossível arrastar sua imagem para outro lugar do feed. Por isso é legal primeiro organizar estéticamente e depois programar as publicações.

Mas saiba que caso queira você não precisa usar esse recurso. Para publicar manualmente, só deixar “Schedule Date” em branco.

Quick Schedule: Esse é outro recurso bem interessante que te mostra os melhores horários que você pode publicar de acordo com as análises feitas na sua conta. Você pode selecionar algum horário que a Planoly te sugere para programar os seus posts.

→ Mudando a imagem da publicação

Você pode mudar as imagens dos posts que ainda não foram publicados. Para isso você deve clicar em “Swap”, o segundo botão azul, bem abaixo da imagem.

Observação: Se você usa a versão gratuita onde é possível enviar 30 imagens por mês, mudar a imagem de uma publicação conta como um novo envio. Então certifique-se de enviar as imagens que você realmente deseja usar.

Usando imagens de um banco de imagens

Indo em “Discover” > “Free Stock Photos” você pode encontrar milhares de imagens com licença para usar gratuitamente no seu Instagram!

1. No campo de busca digite (em inglês) o assunto da imagem que você deseja;
2. Navegue pelos resultados e quando aparecer alguma que te agrade, basta clicar sobre ela;
3. Clique em “Add to Grid” para adicionar à prévia do seu feed;
4. Agora só seguir os mesmos passos acima para criar uma publicação.

Conclusão

O Planoly se tornou minha plataforma favorita para programar os posts do Instagram, justamente por ser bem fácil de usar e com muitos recursos interessantes que realmente ajudam a criar um feed mais consistente.

Na versão paga ele ainda tem:

  • Upload de vídeos e gifs
  • Análises da sua conta
  • Gerenciador de comentários
  • Dá para compartilhar publicações no Facebook
  • Auto post no primeiro comentário (para quem usa hashtags nos comentários)
  • Sugestão de melhor horário para postar
  • Filtros em imagens

AH!! Recentemente eles anunciaram sua parceria com o Pinterest, ou seja, agora você também pode planejar seus pins através do Planoly também, o que torna muito mais prático ter tudo no mesmo lugar.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades