Cuida bem da sua forma de ser, amanhã o dia vai ser diferente de outro dia - Tulipa Ruiz - Aqui.
#GIRLBOSS: 8 hábitos e pensamentos que me ajudaram a ter meu próprio negócio
#GIRLBOSS: 8 hábitos e pensamentos que me ajudaram a ter meu próprio negócio
Empreendedorismo

#GIRLBOSS: 8 hábitos e pensamentos que me ajudaram a ter meu próprio negócio

Publicado em
26 de março de 2019
Escrito por

Hoje, além do blog, eu trabalho criando identidades visuais e templates para marcas que estão em ascensão, e também dou consultoria para blogueiras e empreendedoras.

Ser uma empreendedora não é nenhuma receita de bolo, mas acredito que alguns hábitos e mindsets são importantes para chegar onde deseja. E aqui venho compartilhar 8 coisas que me ajudaram a ser dona do meu próprio negócio.

1. Eu precisei focar

Eu já fiz curso de petróleo e gás, inglês, computação e mais um monte de coisas que não se encaixavam entre si, na tentativa frustada de construir algo em cima do que aprendi.

Para eu me tornar Girl Boss eu precisei passar por um processo de reflexão para entender de verdade o que eu queria para a minha vida.

Da mesma forma que por aqui a gente diz que seu blog precisa ter um foco, assim também deve ser na sua carreira. Quando se atira para todos os lados esperando resultados positivos é muito provável que venha a frustação porque dificilmente a gente conseguirá algo.

Isso pode parecer difícil para algumas pessoas porque parece que você deseja fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Mas uma dica de ouro é escolher aquilo que faz seu coração vibrar de felicidade. Você irá trabalhar com isso por um bom tempo, então é bom que seja algo que te traga felicidade.

Como me tornei GirlBoss
O que você faz que te deixa muito feliz? Com as atuais condições, como você pode criar uma oportunidade para trabalhar com isso?

2. Aprendi a não ouvir críticas negativas

Hoje as coisas estão mudando um pouco, mas na época em que eu decidi que queria criar meu próprio negócio a sociedade ainda tinha aquele velho pensamento de que precisávamos sair da faculdade, ir para um emprego estável e ficar lá até morrer.

E por conta da minha decisão de empreender muitos amigos e familiares me julgaram. Tive o apoio apenas da minha mãe, meu pai e minha tia que também é empreendedora.

Para você conseguir ser uma Girl Boss é preciso aprender a lidar quando as pessoas te colocam para baixo.

E o segredo para isso é acreditar de verdade no que você está fazendo, isso vai te mover e sempre te lembrar que só você entende os motivos que te levaram a seguir por esse caminho.

Você sabe que você tem um ideal, um propósito. E isso faz toda a diferença.

3. Precisei controlar as finanças

Infelizmente no Brasil não há educação financeira no currículo básico das escolas. Mas deveria ter.

Mesmo que você já tenha trabalhado antes (o que não foi o meu caso) é muito provável que você também precise aprender sobre como lidar com o dinheiro.

Antes de empreender você tinha uma renda mensal, você não precisava se preocupar se o dinheiro iria entrar ou não.

Leituras recomendadas

Agora é diferente. O saldo na sua conta vai variar bastante e é preciso se precaver para os meses em que quase você não verá a cor do dinheiro.

Eu indiquei aqui no blog 4 canais no Youtube exclentes para empreendedoras e um deles é o Me Poupe! onde a Nathalia Arcuri fala sobre finanças, investimentos e formas de economizar.

Foi lá que aprendi boa parte dos meus novos hábitos para conseguir ter uma boa qualidade de vida mesmo não tendo uma renda mensal fixa que fosse fruto do meu trabalho.

Como me tornei uma GirlBoss

Encontrei formas de ter uma renda extra

Eu queria um computador potente, que me ajudasse mais do que um notebook velho e pequeno demais para meu trabalho de Web Designer.

Mas no início é muito difícil sobrar realmente algum dinheiro para você colocar no bolso e fazer o que quiser. Nesse caso era investimento para meu próprio trabalho e mesmo assim eu não tinha o dinheiro.

Por isso precisei encontrar formas de ganhar uma renda extra. E foi assim que consegui comprar meu computador e minha câmera para melhorar ainda mais minha entrega.

É muito provável que isso também aconteça com você, por isso deixamos aqui algumas formas de conseguir fazer um dinheiro extra para investir no que você tanto quer.

4. Precisei estudar e muito

Empreender não requer apenas investimento financeiro, mas de tempo também.

Quando eu já estava decidida do que eu queria, fui atrás de cursos online e presenciais que cabiam no meu bolso para eu conseguir entender o mercado e aplicar estratégias que iriam me ajudar a crescer ainda mais.

Se dedicar aos estudos é muito importante para você construir um negócio de sucesso. É preciso entender que ninguém nasce sabendo e é por isso que você precisa realmente estar sempre em contato com informações que irão te ajudar de alguma forma.

5. Desenvolvi novas habilidades

Eu falei no texto sobre se manter motivada que a desinformação pode te paralisar. Isso quer dizer que é normal você se assustar quando perceber que para abrir seu negócio você vai precisar aprender a lidar com outras coisas que muitas das vezes parecem chatas ou complicadas, mas isso não pode (nem deve) te parar.

Com o meu negócio eu precisei ir atrás de informações de várias áreas como administração, otimização do tempo, planejamento etc. E isso não me ajudou não só no lado profissional, mas no pessoal também.

Para se tornar uma Girl Boss você precisa estar sempre aberta ao novo. As dificuldades virão, mas é aí que você encontra sua força. Por isso ao se deparar com alguma dificuldade ou notar que vai precisar aprender a fazer algo novo, veja como uma oportunidade de crescer ainda mais.

6. Autoconhecimento é tudo

Para a vida e para os negócios, se conhecer é importante. Entender sua missão, seus valores, seus limites, suas fraquezas etc. é o que fará você ter uma boa qualidade de vida ao ter um negócio próprio.

Tudo que você fizer precisa estar alinhado com o que você realmente acredita para gerar satisfação pessoal. Por isso o autoconhecimento é tão fundamental também para quem quer empreender.

Para quem mora sozinha ou trabalha de um home office (eu me encaixo na última), talvez seja mais fácil ter autoconhecimento justamente por passar boa parte do tempo com você mesma.

Como me tornei uma GirlBoss

Crie um diário para praticar o autoconhecimento

Uma super dica para trabalhar mais esse conceito é escrever um diário. Sim! Eu faço isso e me ajuda bastante a me entender, saber para onde estou indo, o que eu quero para os próximos dias, o que eu fiz hoje que me trouxe felicidade etc.

Se você quer abrir um negócio próprio, busque o autoconhecimento.

7. Aprendi a me organizar e planejar para otimizar meu tempo

Hoje eu sou a louca do planejamento, mas nem sempre foi assim.

Eu era totalmente desorganizada, sem disciplina. Não sabia onde estavam minhas coisas, quem eu estava atendendo, quanto estava recebendo, quanto gastei no meu negócio etc.

Leia isso se estiver desanimada com o seu blog

Esse pode ser o seu caso. Mas saiba que a falta de planejamento é capaz de destruir um negócio. Sério!

Sem isso eu estava quase sempre atrasando prazos e pagamento, constantemente enrolada e com a sensação de que não tinha tempo para nada.

Leituras recomendadas

Quando criei o blog eu entendi que o planejamento seria fundamental (mesmo achando que seria chato criar toda uma rotina) porque eu teria que administrar dois negócios ao mesmo tempo.

E vou te contar os benefícios que isso me trouxe para você se inspirar:

Como me tornei uma Girl Boss
  • Comecei a ter mais tempo para colocar em prática as ideias que eu tinha, e também para me divertir;
  • Antes eu procrastinava quase o tempo todo porque eu não sabia exatamente o que eu deveria fazer justamente por não ter um planejamento;
  • Minha ansiedade reduziu MUITO. Claro que um chá de camomila também ajuda, mas o planejamento é 100% eficaz;
  • Anoto tudo! Agora minha cabeça não fica mais sobrecarregada com tanta coisa para lembrar;
  • Com um planejamento você cria uma linha do tempo que é capaz de te fazer entender que as coisas estão fluindo;
  • Nunca mais atrasei um boleto sequer!

Posso dizer que ter uma planejamento para o meu dia a dia foi essencial para aumentar minha qualidade de vida e ficar mais satisfeita com o meu trabalho, porque dessa forma eu consigo entender tudo o que está acontecendo na minha vida.

8. Precisei sair da minha zona de conforto

Se tem uma coisa que uma empreendedora precisa fazer constantemente é sair da zona de conforto, onde tudo é fácil.

É realmente cômodo fazer sempre as mesmas coisas, trabalhar somente com o que você sabe e descartar o que parece muito complicado.

Mas saiba que para uma empreendedora crescer ela precisa de desafios, aceitar o novo, ir atrás do que dá medo de verdade. Isso fará com que você cresça profissionalmente, além de trazer mais criatividade para o seu trabalho, o que é essencial para ter diferencial no seu negócio.

Sempre conto para todo mundo que eu só amadureci meu trabalho e consegui clientes incríveis quando eu aceitei um trabalho que eu nunca havia feito antes que era um site muito grande de uma jornalista já influente no meio da moda. Até então eu só fazia Blogs.

Eu senti medo e insegurança, e poderia recusar por ser algo fora da minha zona de conforto, mas eu aceitei e aprendi coisas incríveis que valorizaram meu trabalho e meu portfólio.

Como diz o Pedro Bial em Filtro SolarTodo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade“.

Escrito por Ella Jardim

Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.
Deixe seu melhor e-mail para enviarmos sua senha para acessar nosso Jardim Secreto, onde disponibilizamos ferramentas exclusivas para blogueiras e empreendedoras que querem ter sucesso!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

  1. Leticia Melo ¦ Melo Leticia blog em 27 de março de 2019

    Eu precisava tanto desse post tô mratinando seu blog aos pouquinhos, ce tá me ajudando muito.

    Obrigada linda

  2. Alexia em 23 de maio de 2019

    Adorei demais essas dicas e também saber da sua experiência, bem motivador! 🙂



Relacionados
Minha bola de cristal diz que você vai gostar desses aqui:
Últimos mimos
Recursos exclusivos para te ajudar nessa jornada empreendedora

Checklist do blog profissional de sucesso

Todos os itens para que um blog profissional se torne inesquecível.

Planejador Semanal Reutilizável

Visualize com facilidade todos os objetivos da semana

Coleção de fotos para usar no Pinterest

Coleção de imagens para arrasar na divulgação do seu conteúdo!

30 ideias criativas de conteúdo para bombar no Instagram

Recentes
últimas novidades