Instagram: como construir uma <i>marca forte e lucrativa</i>
Branding 4 de janeiro, 2022

Instagram: como construir uma marca forte e lucrativa

postado por

Nos dias atuais quem não está no Instagram usando estratégias de Marketing Digital pode estar deixando dinheiro na mesa, ou seja, deixando de aumentar o faturamento do próprio negócio.

Mas ao mesmo tempo tem tantas marcas no Instagram que, mais do que nunca, é preciso ser cada vez mais memorável para quem você quer atingir.

Existem muitas pessoas ofertando muitas coisas. E você não pode ser só mais uma se quer realmente ter uma marca rentável. É por isso que hoje eu te trouxe dicas de ouro que vão te ajudar a ser mais forte e lucrativa no Instagram, para se destacar daqueles que só fazem o básico.

1. Entenda seu público-alvo

Primeira coisa antes de sair criando estratégias é ter o máximo de informações sobre o público que você quer atingir.

Só assim é possível impactar as pessoas certas para se tornar inesquecível para elas.

Quando você entende o seu público você consegue ser assertiva nos conteúdos que cria e nas estratégias que usa, porque você sabe exatamente o que essas pessoas querem, precisam e desejam.

Como você quer causar impacto se nem sabe o que elas pensam, pesquisam, buscam?

Faça um mapeamento das pessoa que você quer atingir, e regularmente acompanhe métricas e feedbacks para entender ainda mais o que as pessoas que já te acompanham têm em comum.

Porque provavelmente é isso que as outras pessoas que você precisa atingir também terão.

2. Traga essência em suas decisões e conteúdos

Essência é tudo aquilo que faz parte de você, da sua singularidade e visão de mundo. É aquilo que você acredita e te faz acordar todo dia para trabalhar.

  • Qual é a sua visão de mundo, seu posicionamento?
  • Quais seus valores?
  • O que é primordial pra você?

Quer um exemplo?

Eu valorizo muito o descanso e acredito que é preciso ter momentos de folga pra cuidar do corpo e da mente, que isso é nobre. Então você nunca vai ver em meus conteúdos incentivo a trabalhar até longas horas sem parar, ou aquela frase que ‘trabalhe enquanto eles dormem‘.

Outro exemplo, eu não acredito que uma marca só consiga vender se tiver muitos seguidores ou engajamento alto. É por isso que você não vê em meus conteúdos ensinamentos de como ganhar seguidores de forma fácil ou hacks pra driblar o algoritmo.

Se eu te ensinar algo desse tipo ou hacks pra aumentar visualizações, será sempre voltado para aumentar suas vendas de forma estratégica, intencional e com ética.

Eu também acredito que é preciso se dedicar e planejar para ter um negócio rentável, lucrativo. Por isso que estou sempre mostrando meu planejamento e falando sobre.

Isso é trazer a essência, posicionamento e visão de mundo para decisões de marca.

O que faz parte de quem você é e do que você acredita?

3. Se torne memorável trazendo personalidade e humanização

Cada vez mais é preciso criar conteúdos humanizados no Instagram para se conectar com sua audiência.

Entenda que as pessoas não estão nas redes sociais pra ler conteúdo que elas acham no Google ou uma tese de doutorado em formato de post.

É preciso trazer pessoalidade.

Como sua empresa se comunica? Ela tem jargões? Quais emojis refletem perfeitamente a mensagem da sua marca?

Quais elementos, cenários, hábitos, objetos fazem parte do dia a dia da sua marca e que se alinham totalmente com o público que você quer atingir?

Qual é o seu estilo?

O que sua marca faz no dia a dia?

Quais são os processos ocultos que existem no seu negócio por trás de um trabalho bem servido? Quem são as pessoas que o fazem?

Pessoas se conectam com pessoas e nada mais humano e pessoal que personalidade. Trazer personalidade transforma sua marca numa referência forte justamente porque mais pessoas vão se identificar.

Pense só, é difícil (até impossível, às vezes) se identificar com algo frio, uma comunicação robótica, uma foto comercial tirada pra propaganda de TV.

Busque o autoconhecimento para entender cada mais vez sobre você e trazer isso intencionalmente para sua marca. É assim que cada vez mais pessoas vão se identificar com o que você produz.

4. Crie conteúdos intencionais e de valor

Usar o Marketing de Conteúdo como estratégia de venda é lucrativo se bem feito. Mas é preciso entender que não é qualquer conteúdo que vai te ajudar a vender.

Para ter resultados você precisa:

Criar conteúdos que ajudem, inspirem e entretenham sua audiência de alguma forma;

Ser totalmente intencional, ou seja, criar conteúdos com objetivos claros, sempre alinhado ao que sua empresa é e vende;

Saiba, também, que criar conteúdos não é sobre postar todo dia, fazer reels pra viralizar ou criar 6234568 stories por dia.

É sobre entender sua audiência, ter pilares de conteúdos bem definidos, ser estratégica. Esse é o primeiro passo para criar conteúdos que vão conduzir potenciais clientes para as vendas.

Você vende menos se só posta propaganda

As pessoas também não estão nas redes sociais pra olhar catálogo de vendas.

Na verdade, elas estão aqui pra se distrair, se entreter, socializar, se inspirar. E se você só posta foto do seu produto, sinto te informar mas esse pode ser um dos motivos da sua falta de vendas.

É preciso equilibrar: atrair, conscientizar sobre seu produto/serviço, e então vender.

Crie conteúdos com esses 3 objetivos para realizar vendas através dos conteúdos.

5. Crie um relacionamento com sua audiência

Um dos melhores benefícios de ter sua marca no Instagram é poder criar um relacionamento direto com seus consumidores.

Muitas marcas no digital ainda não tem noção do poder que isso tem. Você é uma delas?

Criar um relacionamento com quem te acompanha é preciso porque:

  1. As pessoas compram mais facilmente de quem são familiares a elas. Quando você entra para o dia a dia do seu consumidor, as chances de comprar de você aumentam;
  2. É muito mais fácil conhecer seu público-alvo e criar mais produtos e serviços à partir disso;

É por isso que você deve socializar com quem te segue, trazer essas pessoas para o seu dia a dia, criar um relacionamento genuíno e saudável com elas.

Se mostre disponível e interaja com seu público, criando um relacionamento que pode ser benéfico para você e para eles: você cria novas soluções à partir dos problemas e dores que você descobriu, e eles recebem a solução através de você.

Conclusão

Hoje, mais do que nunca, você precisa trazer personalidade se quer se destacar no mar de conteúdos que são criados todos os dias.

Minha meta é te fazer entender exatamente isso: que você e sua marca são singulares, e essa singularidade que fará você se destacar.

É por isso que você precisa atrelar seu conhecimento, os desejos do seu público e sua essência em seus conteúdos para sua marca ser cada vez mais inesquecível para quem se identifica com o seu trabalho.

Comece a trabalhar cada um desses pontos e depois me conta os resultados que você teve (porque eu sei que você vai ter 😉 ).