WordPress: qual a real diferença entre eles e qual seria o melhor para você
Blogosfera 1 de novembro, 2018

WordPress: qual a real diferença entre eles e qual seria o melhor para você

postado por

Ultimamente a migração do blogger para o WordPress tem aumentado bastante. Embora ambas sejam plataformas voltadas para blogs, o WordPress ainda causa um estranhamento em quem acabou de sair do Blogger, pois a linguagem é um pouco diferente e existem algumas ferramentas que não existem no WordPress.

Como eu trabalho somente com WP para programação, é constante as questões que recebo de clientes que acabaram de fazer essa migração e têm dúvidas de como funciona essa plataforma.

Então aqui eu vou esclarecer a maior dúvida de quem deseja mudar de plataforma: qual a diferença entre eles?

WordPress.com

Na verdade, o WordPress é uma hospedagem gratuita que usa o WordPress.org como plataforma. Essa hospedagem é extremamente estável, tornando difícil a queda do servidor com o tráfego que seu blog pode gerar. Além disso, o serviço cria backups mensais gratuitamente pra você, tornando nulo o risco de perder seus posts.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no WordPress.com sem pagar absolutamente nada e usufruir das muitas ferramentas que o WordPress.com oferece (como backup automático, painel com estatísticas, botões de compartilhamento etc.). Mas existem algumas limitações, as quais você deverá pagar determinados valores para poder expandir sua usabilidade dentro da plataforma.

Por ser uma hospedagem gratuita, existem alguns poréns:

  • Você não paga nada pra usar, mas eles precisam de uma renda pra poder manter o servidor que você estará usando, então seu blog vai ter publicidade. E nenhuma porcentagem dessa publicidade vai pra ti. É tudo para o WordPress.com. Claro que existe a opção de não exibir essas publicidade no seu blog, mas você terá de pagar por isso.
  • Por falar em monetização, não é possível inserir nenhum tipo de publicidade, sendo impossível receber alguma renda com o blog de alguma forma. A não ser que você tenha uma determinada quantidade de views por mês, aí sim. Mas dessa forma você terá que dividir sua monetização com o WordPress.
  • A empresa alega que para manter a segurança dos servidores é necessário ter algumas precauções. Como isso te afeta? Bom, você não está autorizado a instalar plugins nem temas, muito menos mexer diretamente em qualquer arquivo que tenha enviado para o servidor.
  • Tudo lá é bem limitado, inclusive ao que se diz ao tema que você pode usar. É impossível instalar novos temas no WordPress.com, só sendo possível utilizar os que a própria plataforma te oferece (alguns pagos, outros gratuitos). Seja lá qual for o tema que você escolher (free ou não), você não pode modificar o código CSS e personalização é bastante limitada (alguns temas não permitem nem modificar as cores).
  • Por não poder usar links personalizados (nem códigos Java, muito utilizados para propagandas) dentro do tema ou do blog, você não poderá usar qualquer ferramenta de analytics, tendo que ficar satisfeito com o painel que o próprio WordPress lhe oferece.
  • A não ser que você compre um domínio, o endereço do seu blog sempre terá .wordpress.com no final.

WordPress.org

Na verdade, o WordPress.org é o site onde a empresa publica atualizações, informações sobre a plataforma, dúvidas, códigos que podem te ajudar e é lá onde você pode fazer o download da plataforma. Diferente do WordPress.com, você deverá ter uma hospedagem juntamente com um domínio para poder instalar o WordPress sem necessidade de cadastro.

Você pode instalar plugins e temas que você tenha comprado ou baixado em qualquer lugar, usar FTP para gerenciar seus arquivos (como mover uma imagem de lugar dentro do servidor, por exemplo), personalizar conforme as necessidades visuais da sua marca, inserir banners para propagandas etc. Ou seja, você tem mais liberdade por ter uma hospedagem própria.

Lembre-se que a escolha da hospedagem é importantíssima para que seu blog não fique fora do ar por instabilidade do servidor (o que não acontece com o WordPress.com, pois seu blog fica hospedado em centenas de servidores para que isso não aconteça).

Afinal, qual devo usar?

WordPress: qual a diferença entre eles?

Tenho tendência a dizer que escolha o .org, mas existem algumas coisas que você deve refletir antes de escolher qual das duas plataformas você deve optar.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na sua escolha:

Indico o WordPress.com para:

Pessoas que estão começando o blog agora, e que pretendem aprender melhor sobre como utilizar o WordPress para ter certeza se é isso mesmo que desejam;
Blogs pequenos e reservados (familiares, por exemplo), que não tenha como objetivo alcançar muita gente;
Se você não pretende receber renda por agora e ainda não tem como investir no seu blog atualmente.

Já o WordPress.org:

Se você já tem um alcance razoável de leitores;
Para pessoas que desejam ganhar alguma renda com o blog;
Se deseja ter mais liberdade de personalização.

Para facilitar a vida de seus clientes, muitas hospedagens já disponibilizam um instalador para que você não tenha nenhum trabalho para instalar o WordPress.

Muitas hospedagem usam o Softaculous (um sistema que te facilita na instalação de aplicativos na sua hospedagem) como instalador do WordPress. Se esse for o caso, deixo abaixo o link de como instalar.

Aqui vão alguns outros links de instalação de outras hospedagens conhecidas.

Caso sua hospedagem não esteja na lista acima ou ela não tenha o Softaculous, entre em contato com a galera da hospedagem solicitando a instalação que geralmente eles fazem pra você.

Recapitulando

Diferenças entre o WordPress.com e o WordPress.org


E aí, deu pra entender a diferença?
Se ainda tiver alguma dúvida quanto a isso, não se acanhe e deixe sua dúvida nos comentários abaixo!

postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >