8 formas de driblar a solidão ao trabalhar em casa
Trabalhar em Casa 3 de outubro, 2019

8 formas de driblar a solidão ao trabalhar em casa

postado por

Trabalhar em casa tem seus dois lados: o bom é que você economiza bastante (passagem, alimentação, aluguel de espaço etc.), além de ter mais liberdade para criar uma rotina que faça sentido para você e seu negócio.

Mas o ruim é que por um lado, às vezes, pode ser difícil fazer com que sua família entenda que você só deseja ser interrompida em caso de urgência.

E por outro tem a solidão que pode bater à porta uma vez ou outra (ainda mais para quem mora sozinho), e se não tomarmos providência para driblar isso, as chances de se tornar um problema psicológico aumentam bastante.

Para empreender é preciso cuidar da sua saúde mental, e por isso temos algumas dicas que vão te ajudar a lidar com a solidão que pode ser trabalhar em casa.

1. Trabalhe fora de casa pelo menos uma vez na semana

Essa é uma dica que geralmente funciona muito bem.

O home office nos isola do mundo, e passar 5 dias na semana dentro de casa sem ver outras pessoas ou o que está acontecendo na rua pode trazer a sensação de estar presa e/ou sozinha.

Home Office

Se esse é o seu caso, trabalhar em algum lugar que não seja o home office pode te ajudar bastante a conhecer pessoas e abstrair a mente.

Olha só a lista de lugares que você pode trabalhar sem pagar nada por isso:

  • Bibliotecas públicas ou de faculdades;
  • Centros culturais, como o CCBB por exemplo;
  • Cafés pela sua cidade que disponibilizam internet gratuita, como o Starbucks;
  • Espaços gratuitos de coworking que já tem em muitos shoppings;

Depois de pesquisar os lugares seguros e silenciosos para você trabalhar, você pode salvar os que mais te interessam no Google Maps. Assim fica sempre em mãos os endereços para você trabalhar em lugares diferentes a cada semana.

Dica: Se sua cidade possuí o sistema de bilhete único (paga apenas uma passagem se pegar dois ônibus num determinado intervalo de tempo), pesquise por locais próximos que você consiga pegar no máximo dois ônibus para ir e dois para voltar. Assim você economiza bastante na passagem.

Já na alimentação, você pode usar aplicativos que dão desconto (como o app Cuponeria) e economizar também.

2. Ouça Podcasts

Para quem mora sozinha a solidão pode ser ainda pior após o expediente, quando você não tem ninguém em casa para conversar e, para algumas pessoas, o silêncio pode ser bem incômodo.

Um ótima dica para aliviar um pouco essa sensação é ouvir Podcasts, que são conteúdos disponibilizados em áudio.

Como essa prática vem popularizando bastante no Brasil, fica muito fácil encontrar algum que aborde temas que você goste.

O lado bom do Podcast é que você pode fazer outras coisas enquanto escuta.

Mas por que isso funciona para acabar com a sensação de solidão?

Porque você está ouvindo outras vozes, e tem alguns que são tão bons que você até sente vontade de entrar na conversa e dar sua opinião.

Além disso, estar sozinho te dá a oportunidade de pensar muito sobre os problemas da vida. Mas ouvindo podcast você acaba focando sua atenção para o conteúdo que está sendo reproduzido.

Então você se informa e se sente menos sozinha.

3. Pratique meditação

Esse é um hábito capaz de te dar uma paz interior que você não imagina.

A meditação é indicada para todo mundo, independente do sexo, idade, etnia etc. Com ela é possível controlar a ansiedade e reduzir os sintomas de ataques de pânico que podem surgir em pessoas que passam muito tempo sozinhas.

Se você ainda não começou a praticar meditação, talvez agora seja uma boa hora.

Uma dica interessante para iniciantes é usar algum aplicativo de meditação guiada. Depois que você pegar a prática, é possível que você consiga meditar sozinha até em transporte público!

4. Organize sua rotina

É maravilhoso ter liberdade para fazer o que quiser e quando quiser.

Mas para isso dar certo é preciso muita disciplina que você só irá conseguir ao longo do tempo criando uma rotina.

Não deixe de colocar na sua agenda tarefas que te façam sair de casa como jantar com os amigos ou fazer o mercado (nada de dispensa vazia!).

Use um calendário para criar uma rotina produtiva

5. Faça uma pausa

Se seu home office não fica na janela, uma outra dica bastante interessante é dar uma pausa no trabalho por um curto período de tempo apenas para ver a rua da janela, ir na padaria ou, talvez, apenas para respirar um pouco.

6. Sempre que puder, faça cursos e vá a palestras

Geralmente a gente acha que não precisamos nos atualizar sobre o que estamos fazendo, mas será que não existe outras ferramentas novas no mercado que vão te ajudar no seu trabalho?

Se matricular em cursos e ir à palestras para se atualizar profissionalmente pode ser uma ótima ideia para se informar, construir relacionamentos e ver gente, evitando que você se sinta sozinha.

Com isso você tem 3 benefícios de uma vez!

7. Compartilhe seu home office com um amigo

Será que você não conhece alguém que esteja passando pela mesma sensação de solidão?

Se sim, e na sua casa tiver espaço para duas pessoas trabalharem, convidar essa pessoa para trabalhar no seu espaço pode ser uma ótima forma de não se isolar.

Como driblar a solidão ao trabalhar em casa

8. Faça reuniões presenciais quando possível

Sabemos que o Skype está aí para ajudar bastante nossa vida, mas fazer reuniões sempre virtualmente pode trazer a sensação de solidão.

Quando encontrar um cliente que more na mesma cidade que você, não perca a oportunidade de marcar um encontro presencial.

Assim você até aproveita para ver o que há de novo por aí. Isso é ótimo para trazer novas ideias e refrescar a mente.

Como lidar com a solidão do home office

Recapitulando

  • Trabalhar fora de casa pelo menos uma vez na semana pode reduzir a sensação de solidão;
  • Experimente começar a ouvir podcasts enquanto faz as tarefas de casa. Isso pode te ajudar a não se sentir isolada do mundo;
  • Meditação é uma ótima prática para muitas coisas, inclusive evita doenças psicológicas que podem afetar pessoas que passam muito tempo sozinhas;
  • Sempre coloque na sua agenda atividades fora de casa, como ir ao mercado, pagar contas ou fazer compras. Isso deve ser inegociável!
  • Faça uma pausa durante o trabalho para ver o movimento na rua ou até mesmo ir na padaria comprar o lanche da tarde, por exemplo;
  • Sempre que puder, faça cursos presenciais e vá a palestras que te atualizem sobre o seu mercado;
  • Faça reuniões presenciais quando possível;
  • Compartilhe seu home office com alguém que esteja passando pela mesma sensação de solidão.

Trabalhar em casa pode ser sim um privilégio, desde que a gente saiba cuidar da nossa saúde mental e encontrar formas de ser mais produtiva.

Com essas dicas é possível encontrar um equilíbrio que vai te trazer mais paz e jogar para longe a sensação de estar sozinha enquanto trabalha em casa.

postado por
Nascemos da necessidade de compartilhar experiências, trocar ideias e ajudar mulheres a florescerem em suas carreiras, sempre de forma leve e descontraída.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >