Produção de conteúdo: qual é o formato ideal para o seu blog?
Marketing de Conteúdo 26 de dezembro, 2018

Produção de conteúdo: qual é o formato ideal para o seu blog?

postado por

Saber qual o formato de conteúdo ideal para o seu negócio é a dúvida não só de blogueiras, mas também de muitas empresas que decidem investir na produção de conteúdo.

Isso porque os formatos são diversos e muitas marcas e blogs acabam se perdendo, querendo adotar um formato de conteúdo que nem sempre é o mais indicado para o leitor e para o seu negócio.

Principais formatos de conteúdo

Infográficos

Os infográficos ajudam o leitor a entender determinado assunto de maneira mais leve. Se você quer falar sobre números e estatísticas, eles ajudam quem está recebendo este formato a entender melhor do assunto com a ajuda do design e da criatividade.

Um exemplo:

Podcasts

Quando o conteúdo vem de áudio. O mais bacana neste formato é que você pode falar sobre tudo. No próprio Spotify e no SoundCloud você encontra Podcasts de carreira, política, sexo, religião, autoajuda, empreendedorismo e diversos assuntos.

E-books

Um dos mais populares, os e-books estão transformando a maneira de compartilhar conteúdo e de aprender na internet. O e-book é um livro virtual, que não tem um limite mínimo e nem máximo de páginas. Ele pode conter assuntos didáticos e diversos. Já é comum encontrarmos livrarias vendendo livros impressos e no formato digital.

Em sites e blogs eles servem para levar um conteúdo um pouco mais extenso ao leitor, mas com a mesma relevância de um post.

Webinários

Estes já são aulas ou encontros ao vivos para discussão de determinados assuntos. Geralmente uma empresa convida um especialista para dar dicas ou falar sobre uma determinada experiência através dos webinars.

Planilhas

Em alguns blogs é normal vermos os autores compartilhando planilhas do Excel ou do Word. Por exemplo, no blog da Rock Content você vai encontrar várias planilhas sobre produtividade, organização, custos para uma determinada atividade etc.

Produção de Conteúdo: Qual formato de conteúdo ideal para seu blog?

Vídeos

Os vídeos são uma das formas mais fáceis e populares de formato, isso porque você pode começar hoje. Você só vai precisar de um celular! Através dos vídeos você pode entregar conteúdo educacional, motivacional, com dicas e insights, entrevistas etc. Não é à toa que o Youtube é o principal canal quando o assunto é vídeo!


Além desses, os próprios blogs posts, memes, listas, estudos de casos, stories, reviews também são formatos de conteúdos!

Qual o formato de conteúdo ideal para o seu Blog?

Não é porque as irmãs Alcântara, do Tudo Orna, e a Ivana do Dilemas da Ivana adotaram o Podcast como sua mais nova estratégia de conteúdo é que você e outros blogs devem fazer o mesmo.

Lembre-se: Para ser relevante, o conteúdo precisa entregar algo que realmente faça a diferença na vida do leitor ou do cliente. Além disso, deve influenciar este leitor a realizar uma determinada ação: compra, entrar em contato, cliques no seu site etc.

O formato escolhido tem que fazer sentido para o tipo de conteúdo e informação que você queira passar. E claro, ser apropriado ao seu público.

Na prática:

O mais apropriado é realizar pesquisas com seus leitores, conversar com eles através dos principais canais para descobrir de que maneira você poderá entregar o conteúdo.

Dica: pesquise através de formulários! No nosso Jardim Secreto tem um site que monta formulários com a estrutura que você quiser, sem custo algum, o Typeform. Você pode usar a nossa pesquisa como exemplo também.

Faça perguntas que contribuam para o conteúdo do seu blog, procure saber desde idade, região onde mora até o que o seu leitor mais gosta de fazer nas horas vagas, saber quais os canais e tipos de conteúdo que ele mais acessa também é fundamental.

Assim, aos poucos você conhece quem é de fato seu público e como entregar um conteúdo relevante e no formato certo para ele.

Se você ainda tem dúvidas sobre como conhecer o seu público para saber qual o formato de conteúdo é ideal, escreve aqui nos comentários ou mande uma mensagem pra gente 😉

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >