Pinterest: o checklist completo para criar um Pin perfeito
Mídias Sociais 30 de abril, 2019

Pinterest: o checklist completo para criar um Pin perfeito

postado por

Se você está nesse post, significa que você adotou o Pinterest como estratégia de Marketing para seu negócio online e isso é ótimo! Quem acompanha o blog sabe que o Pinterest é nossa rede social favorita para ganhar tráfego qualidade.

Ao criar um Pin perfeito é possível atrair milhares de pessoas para qualquer site na Internet (ou seja, sua loja, feed do Instagram, canal no Youtube, post do blog etc.), aumentando ainda mais a exposição do seu negócio online, gerando vendas e conquistando mais leitores e clientes.

Mas saiba que somente criar uma conta comercial na plataforma não basta: é preciso otimizar sua conta para ter mais alcance, e ainda mais importante: criar pins atraentes, que valorizem as palavras-chave e mostrem o quão importante é o seu conteúdo.

O Pinterest é uma plataforma visual, ou seja, voltada para imagens. Então assim como o Instagram, você deve dar bastante atenção ao visual para que você consiga atrair atenções e, assim, ter ótimos cliques.

Caso você não entenda nada de Design, tudo bem. Esse post vai te ajudar a criar pins mais atraentes e ganhar muitos mais cliques no Pinterest!

✓ Use a mesma identidade visual

Identidade Visual é um conjunto de cores, fontes e gráficos que representa algo, e seu blog deve ter uma para ser reconhecido em qualquer meio de comunicação, inclusive no Pinterest.

É interessante criar vários formatos de Pins para testar qual funciona melhor para o seu público, mas todos devem remeter a identidade visual do seu blog.

3 Pins diferentes, mas com a mesma identidade visual

Mesmo com layouts diferentes, os Pins que utilizo no Pinterest possuem a identidade visual do blog

✓ Seu pin precisa ser vertical

Existem várias razões pelas quais um ótimo pin é feito na vertical, e uma delas é o fato de assim chamar mais atenção, já que o layout da plataforma foi desenvolvido para celular.

Ao usar o Pinterest você pode reparar que imagens quadradas ou horizontais são passadas quase despercebidas.

Por isso, se você quer fazer seu Pin viralizar, a primeira coisa que você deve fazer é criá-lo na vertical, sendo a altura maior que a largura.

✓ Destaque as palavras-chave do conteúdo de destino

Caso a frase que você utilize para criar o pin seja muito grande é fundamental destacar a palavra mais importante que chamará atenção de quem está rolando o feed.

Existem várias formas de fazer isso:

  • Destaque colocando um fundo de cor diferente
  • Coloque a palavra-chave em negrito
  • Aumente a fonte da palavra-chave
  • Mude a cor da palavra mais importante
  • Coloque a palavra-chave com outra fonte parecida
  • EM CAPSLOCK

✓ Use sempre imagens de alta qualidade

Ninguém gosta de entrar num site onde a imagem é pixelada, de baixa resolução que não dá para ver nada. Assim também funciona no Pinterest. Entenda que essa é uma plataforma de busca visual, então a imagem precisa ser escolhida a dedo para chamar atenção.

Ao buscar a imagem para usar no seu Pin, tenha em mente que ela precisa estar alinhada com a qualidade do seu conteúdo. Portanto, capriche!

Aqui estão 5 sites maravilhosos com imagens gratuitas:

  1. Unsplash
  2. Kaboompics
  3. Pexels
  4. Pixabay
  5. Gratisography

Dica: Sabe um quadradinho que aparece na lateral inferior direita quando você abre um Pin? Quando você clica ali, o Pinterest te mostra outros pins visualmente parecidos com os seus.

Isso quer dizer que o Pinterest é tão poderoso que ele é capaz de ler sua imagem e buscar outras parecidas.

Então ao escolher uma imagem para o seu Pin é importante que ela tenha relação com o conteúdo. Dessa forma o Pinterest irá mostrar seu Pin para outras pessoas que buscam pelo mesmo conteúdo que o seu.

✓ A fonte do título do seu Pin importa

Além da dica de destacar a palavra-chave do seu conteúdo, é importante que a fonte utilizada para o título seja extremamente legível.

Por mais que as fontes que parecem escritas em letra de mão sejam lindas, geralmente a gente demora mais para entender o que está escrito.

Ao escolher a fonte que irá ilustrar seu Pin prefira as mais grossas e simples, pois elas são mais legíveis, ou seja, conseguimos ler o que está escrito em menos tempo.

As mais curvadas você pode deixar para palavras menos importantes, como a categoria do conteúdo.

Checklist do Pin Perfeito

Se você usa o Canva, saiba que lá tem uma infinita gama de fontes para utilizar que são realmente funcionais.

Mas caso queira saber, aqui está uma lista com as fontes mais indicadas para criar o seu Pin:

✓ Crie um título irresistível

Você escolheu uma fonte linda, que está alinhada com sua identidade visual, e usou as dicas para destacar as palavras-chave. Mas só isso não irá gerar interesse para que as pessoas cliquem ou repinem seu Pin.

Outra dica importante para atrair pessoas para seu site é saber usar os Gatilhos Mentais com eficiência.

A escolha das palavras é essencial na hora de criar a sua imagem para o Pinterest. Olha esses exemplos:


X Receitas de domingo
5 Receitas deliciosas para um domingo em família


X Como não procrastinar
10 dicas infalíveis para parar de procrastinar hoje


Criar um título irresistível fará com que as pessoas não percam tempo e salvem seu pin ou cliquem para ler imediatamente.

✓ O Pinterest também lê o nome do seu arquivo

No guia de como cuidar das imagens do seu blog nós explicamos que é importante nomear as imagens que você utiliza com as palavras-chave do seu conteúdo, isso porque o Google irá ler esse nome para mostrar no resultado de buscas.

Com o Pinterest acontece a mesma coisa!

Ao salvar o seu Pin, lembre-se sempre de nomear com a palavra-chave ao invés de 001.

Outras dicas para criar um Pin perfeito e ganhar mais tráfego

✓ É muito importante que além da identidade visual o seu pin tenha o endereço do seu blog. Assim qualquer pessoa saberá de onde vem aquele conteúdo incrível, além de ajudar às pessoas a memorizarem o seu endereço.

✓ Otimize seu tempo criando mais de um modelo de Pin. Dessa forma você sempre terá um template pronto, sendo necessário mudar apenas as informações (título, imagem, call to action etc.).

Faça mais de um modelo para criar seus pin para o Pinterest

✓ Não se preocupe em achar que os primeiros pins estão feios. É assim com todo mundo. Com o tempo você vai pegando o jeito e vira expert em criar pins virais.

O importante é analisar sua conta para entender quais estilos de pins estão dando mais certo.

✓ O melhor horário para postar seu Pin é meia-noite. Tudo bem não estar acordada a essa hora. Agora você pode programar os Pins direto no Pinterest ou usar algum serviço de automação como o Tailwind.

Programar seus pins tem dois benefícios: economizar tempo e conseguir postar no momento em que a plataforma está mais ‘quente’, mesmo você não estando disponível para fazer manualmente.


Se quiser entender mais como funciona o Pinterest para começar a ter tráfego de qualidade e ganhar dinheiro com o seu blog, conheça o Manual do Pinterest, que é o curso online que nos ajudou a ter resultados incríveis em apenas duas semanas!

Antes do Manual do Pinterest

Depois do Manual do Pinterest

O Pinterest é realmente uma ferramenta poderosa que vai te ajudar a conseguir tráfego de qualidade, o que é importante para criar um negócio de sucesso.

Se você ainda não o leva a sério como estratégia de marketing para seu negócio online (seja blog, loja virtual ou canal no Youtube), saiba que você pode estar perdendo dinheiro 😉

Checklist para criar o pin perfeito

Recapitulando

  1. Sua imagem para Pinterest deve ser consistente e alinhada com a identidade visual do seu blog;
  2. Devido ao desenvolvimento do Pinterest, imagens na vertical funcionam melhor do que as horizontais ou quadradas;
  3. Para frases muito grandes, é interessante destacar a palavra-chave do conteúdo;
  4. Acesse banco de imagens para usar imagens de alta qualidade para o seu Pin;
  5. Também é importante que a imagem usada tenha a ver com o conteúdo publicado;
  6. O seu título precisa ser legível, por isso use fontes grossas e simples;
  7. Capte a atenção de quem está rolando o feed criando um título irresistível. Capriche nos gatilhos mentais!
  8. Para ganhar mais alcance, não esqueça de nomear a sua imagem com a palavra-chave do seu conteúdo.
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >