O que te impede de fazer o que realmente ama?
Empreendedorismo 31 de outubro, 2018

O que te impede de fazer o que realmente ama?

postado por

Lá vamos nós entrar neste assunto novamente sobre fazer o que amamos. Será que isso já aconteceu com você, por dias se deparou com depoimentos de gente que diz estar fazendo o que ama, que ama o que faz e que não há nada de mais prazeroso nisso, mas só você não consegue fazer o que ama?

Eu, por tempos, tive este pensamento e achava que minha hora nunca iria chegar – e ainda não chegou -, mas vejo tantos estudantes e profissionais perdidos, buscando uma direção, um rumo ou talvez a fórmula mágica do sucesso, de uma carreira brilhante. E sabe o que eu descobri? É você que te impede de fazer o que ama!

Sejamos sinceros, quantas vezes você já esteve com a faca e o queijo na mão, mas esperou que alguém o cortasse pra você? Quantas vezes já recebeu um conselho, um insight, mas sabotou a si mesmo achando que não seria capaz, que era melhor não ou que não era isso que o mercado procura?

Demorei um pouco até notar de que eu só precisava de alguns ingredientes para começar a acreditar que é possível sim fazer o que amamos:

Planejamento financeiro e pessoal

O planejamento tem um papel fundamental pra tudo em nossa vida. Sou uma pessoa bem ansiosa, então planejar não é uma tarefa difícil pra mim, já que meus pensamentos já estão em 2020.

Eu venho planejando minha carreira desde que descobri o que queria fazer da minha vida. Já mudei tanto de opinião, de pensamentos e objetivos, mas descobri que o que eu gosto mesmo é de compartilhar experiências que importam com as pessoas e ajudá-las a encontrarem seu propósito no turismo.

Pra eu embarcar nessa loucura (boa) de fazer o que amo eu precisava me planejar financeiramente e pessoalmente, afinal, precisava ter um espaço criativo onde eu pudesse criar e reinventar minhas ideias e loucuras. Planejamento não é coisa de empresa, é papo de quem quer realizar qualquer coisa na vida.

Propósito pra não perder o foco e a determinação

Toda vez que eu pensava em desistir ou achava que estava indo na direção errada eu lembrava do meu propósito. Já trabalhei com tantos profissionais ruins, pessoas más e chefes piores ainda que se não fosse pelo meu propósito, eu já teria desistido.

Eu costumo fazer um mantra quando me encontro diante de uma situação difícil no trabalho ou na minha vida: repito em voz alta ou na minha mente que isso um dia vai acabar, que é por pouco tempo, que eu só estou nesta situação atual porque faz parte do caminho que escolhi traçar pra pode realizar tudo o que eu quero na minha vida.

Por diversas vezes deixei de sair com meus amigos, ver minha família porque precisava estudar, descansar ou guardar dinheiro. A tentação é enorme, mas o meu foco era maior ainda. A vontade de realizar algo maravilhoso pra minha vida é muito maior.

Capacidade de realização

Gosto de sempre de definir a capacidade de realização como o contrário de acomodação. No livro “Empreendendo Felicidade”, do Pedro Salomão ele diz, em outras palavras, que a questão não é compartilhar nossa ideia, nosso projeto com outras pessoas, mas sim, quem de nós será capaz de realizá-la.

Eu tinha tanto medo de compartilhar o que era Vivenciando Turismo e o que eu pretendia com ela por receio de alguém ‘roubar’ minha ideia, até enxergar que nem todos tem a capacidade de realizar algo. Ou seja, nem todos estão dispostos a levantar do sofá pra fazer algo para o mundo ou para sua própria vida.

A Fé

Meu amuleto mais importante. A fé que eu falo não tem muito a ver com religião não, mas com a fé de acreditar. Acreditar que somos capazes de tudo. Acreditar que é possível, de que a sua vez vai chegar se você trabalhar a sua capacidade de realização.

Ou como diz a música, a “fé que você deposita em você e só…”.

Não tem mistério nenhum e tão pouco é ladainha de quem quer ganhar destaque, é possível sim você fazer o que ama, seja com blogs, Youtuber, no marketing, na sua empresa, fora dela, na sua vida, em outro país.

O medo vai existir, a vergonha, as batalhas virão, mas o sucesso da conquista vai depender do seu desempenho.

Gostou? Esse é um dos textos que produzo no meu perfil do Linkedin!
Vamos nos conectar?

postado por
Na Vivenciando Turismo conto histórias de gente que faz a diferença e ama estudar sobre a viagem. No Marketing ajudo a Cores & Flores a se posicionar no seu mercado de design e programação para blogueiras. E no Linkedin compartilho minhas experiências em atendimento, assistência, coordenação, organização e planejamento de carreira.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >