Metas para um novo ano: como organizar e preparar seu blog para um novo começo
Blogosfera 21 de dezembro, 2018

Metas para um novo ano: como organizar e preparar seu blog para um novo começo

postado por

Nós, seres humanos, criamos o hábito de sempre começar algo no início de uma época específica.

“Vou começar a dieta na segunda” e “no início do ano eu começo a juntar dinheiro para viajar” são alguns dos exemplos clássicos e provavelmente você se identificou. Mesmo que por aqui a gente pregue que você deve começar hoje a mudança que deseja para sua vida, nesse post trouxemos algumas dicas de algumas coisas que você pode fazer para o novo ano que já vai iniciar.

Reveja o que seu blog anda promovendo

Ter um plano de negócios é importante para trabalhar sempre em cima da proposta inicial do seu blog e, assim, entregar conteúdo relevante para seus leitores. Mas pode acontecer (e muito) de ao passar dos meses a gente esquecer ou desviar do que planejamos comunicar.

Metas para um blog de sucesso

Tire um dia para analisar seu plano de negócios.

O conteúdo que você entrega está alinhado com a proposta inicial do blog? Há algo que você esteja sentindo falta? Qual a palavra-chave que foi pouco trabalhada nesses últimos meses e que você poderia falar mais sobre esse assunto no ano que vem?

E as redes sociais? Seus gráficos estão de acordo com o tom que você deseja se comunicar com seus leitores e clientes?

Quais tipos de posts as pessoas estão curtindo mais e como você pode criar mais conteúdo semelhante?

Para facilitar, essa análise pode ser feita a cada seis meses porque assim você consegue fazer pequenos ajustes que não tomarão muito do seu tempo.

Dê uma geral no blog

Com a correria do dia a dia é natural deixar algumas coisas passarem, mas é importante reservar um dia para fazer aquela limpeza geral que vai beneficiar você e seus leitores.

Já no começo do ano separe um dia para:

Checklist: Limpeza Geral no blog
  • Verificar links quebrados e arrumá-los. Essa ferramenta pode te ajudar.;
  • Arrume as categorias do blog. Está faltando alguma? Tem algo que você pode modificar ou simplificar? Se não sabe como arrumar, nós explicamos aqui;
  • Facilite a navegação do menu do seu blog, diminuindo a quantidade de páginas. Todas que estão lá são realmente necessárias? Você consegue mesclar alguma delas para ficar mais fácil de o seu leitor achar?
  • Revise sua página ‘Sobre’ para ver se ela ainda condiz com os valores atuais do seu blog. Tem alguma informação a acrescentar? Uma foto para ilustrar melhor o texto? Temos algumas dicas de como você pode montar essa página;
  • Atualize seus posts antigos com informações novas e de qualidade;
  • Revise sua sidebar para checar se tudo que está lá é realmente necessário. Tem algo que não esteja mais fazendo sentido continuar na lateral? Será que não tem muito banner? Por outro lado, não está faltando alguma informação importante como suas redes sociais ou talvez um menu com categorias?
  • Talvez seja hora de dar uma atualizada no seu template com os itens essenciais que um blog precisa ter. O seu blog está funcional?
  • Check se os formulários de contato estão funcionando e indo para o e-mail correto;
  • Limpe todos os plugins que você não usa mais para deixar seu blog mais leve.

Arrume seu e-mail

Nada mais caótico do que uma caixa de entrada confusa.

Eu recomendo sempre que, mesmo que tenha um serviço pago de hospedagem e domínio, use a plataforma Gmail para receber e enviar e-mails porque:

  • Dá para separar os e-mails por etiquetas e cores, ficando mais fácil de identificar;
  • Fácil de usar;
  • E também é fácil de configurar no celular.

Se você ainda não usa seu e-mail no Gmail, temos um post explicando como você pode fazer a configuração.

Depois de tudo feito, comece a organizar seus e-mails colocando etiquetas em tudo: leitores, parcerias, fornecedores, etc.

Limpe sua caixa de spam e apague os e-mails que são descartáveis.

No blog Emprelas tem um conteúdo incrível sobre organização de e-mails! Vale à pena ler.

Experimente um novo formato

Existem vários formatos para entregar conteúdo para seu leitor: vídeos, podcasts, e-books, cursos etc.

Se hoje você só tem o blog como comunicação principal, que tal tentar outros meios?

Para escolher algo que seu público realmente vai curtir, é importante fazer uma pesquisa antes e você pode usar o Typeform para isso ou até mesmo o Stories do Instagram.

Seria interessante criar um podcast? Pergunte aos seus leitores se eles têm o hábito de ouvir e por onde o fazem. Se você acha que sairia melhor escrevendo um e-book, pergunte a eles os assuntos que gostariam de ler.

É muito importante você conhecer as pessoas que estão lendo seu blog, porque isso te dá uma direção das estratégias que você pode criar para entregar conteúdo que seja relevante e acessível a quem esteja acompanhando seu trabalho.

Por isso eu indico criar um formulário de pesquisa de público e deixar disponível para seus leitores respondorem.

Estude

Bato sempre na tecla de que para ser blogueira é necessário estudar muito. Esse foi um dos erros que relatei aqui que fizeram meu primeiro blog não dar certo.

Para ter sucesso com o blog é preciso estar sempre buscando informações e estudando sobre comunicação, otimização, marketing, etc.

Então o que você deixou de estudar nesse ano que passou? Tire um tempo na sua agenda para se informar mais sobre esse assunto, seja comprando um curso ou assistindo vídeos online. O importante é estudar para criar um blog de sucesso.

O Youtube é um ótimo lugar para aprender coisas novas porque tem muito conteúdo bom e gratuito. Confira aqui 4 canais ótimos para empreendedores!

Organize-se

Planejamento é fundamental para o crescimento de um blog.

Eu sei que é difícil para quem nunca teve esse hábito de anotar coisas, criar metas e seguir um roteiro para alcançar algo. Mas é importante e você deve ter força de vontade para começar já!

No início pode ser chato porque, claro, você nunca fez algo assim antes. Mas com o tempo você vai vendo resultados e, naturalmente, vai buscando novas formas de se planejar mais.

Metas para um blog de sucesso

Por que é importante se planejar?

  1. Seu blog precisar ter consistência e estar sempre atualizado com conteúdos frescos e relevantes. Além disso, você precisa se comunicar com seus leitores através de newsletter e redes sociais, o que também demanda tempo. Se não houver planejamento, você sentirá que não tem esse tempo para fazer tudo que precisa fazer, quando, na verdade, você só não soube administrar melhor suas horas do dia;
  2. A falta de tempo também pode fazer com que você não pesquise melhor sobre o assunto que irá abordar, o que pode resultar num conteúdo pobre de informações;
  3. Quando você sente que não tem tempo para nada, pode acontecer de você deixar de fazer outras coisas que queria. Isso gera frustações e pode te desmotivar.

Se você ainda não criou o hábito de planejar seu dia, comece já!

Caso esteja perdida e não sabe como começar a se planejar, fizemos um passo a passo de como criar uma rotina produtiva para realizar todos os seus objetivos!

Invista num planner ou calendário, administre o seu tempo e verá como tudo fluirá melhor além de conseguir criar outras coisas que sejam relevantes para seus leitores.

Mais conteúdo para te ajudar a se planejar com o seu blog:

Metas para um blog de sucesso

Foque suas energias no que realmente importa

Ainda falando sobre administração de tempo, é hora de analisar o que deu certo e o que não nesse ano que passou.

O que você pode descartar porque não houve resultados? Ou o que você pode melhorar para te dar mais resultados?

Use os relatórios de produtos como Mailchimp e Google Analytics para mensurar quais canais estão te dando retorno e o que você pode fazer para chegar nas metas que você definiu.

Por exemplo, você investe tempo criando conteúdo para o Instagram, mas percebe que seu fluxo vem mais do Linkedin ou Pinterest? Então foca nessas duas redes sociais e crie outras estratégias para o Instagram que demande menos tempo.

Com isso você aumenta os resultados em algo que já está funcionando.


Faltou alguma resolução importante no ponto de vista de vocês? Compartilhe com outras pessoas deixando nos comentários <3

Leituras recomendadas:
postado por
Idealizadora do Cores & Flores Blog, sou formada em Design de Interiores, mas escolhi o design gráfico e a fotografia para mudar, de alguma forma, a vida das pessoas online.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >