Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar
Marketing de Conteúdo 10 de outubro, 2019

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

postado por

O marketing de conteúdo é perfeito para quem tem um negócio (online ou não) porque, convenhamos, todo mundo já está cansado de ver só produto na timeline. É preciso, também, educar, inspirar e ajudar o seu cliente para que haja uma conexão genuína, aumentando as chances de vendas.

Aqui a gente fala bastante em como criar conteúdo de qualidade, mas também gostamos de compartilhar as melhores ferramentas que irão te ajudar a gerar valor para os seus produtos através do marketing de conteúdo.

Então separamos 6 ferramentas gratuitas do Google que vão te ajudar a melhorar cada vez mais seu marketing.

1. Analise as métricas do seu blog com o Google Analytics

O lado bom das estratégias online de marketing é que é possível analisar de forma detalhada o que está dando certo, para investirmos mais tempo aprimorando essa estratégia para aumentar as conversões.

Muitos aplicativos como o próprio Instagram já tem essas métricas, mas e quando é o seu blog que é feito no seu servidor, independente de qualquer empresa?

É aí que entra o Google Analytics, ferramenta gratuita do Google.

Com ela é possível ter relatórios de muitas métricas sobre o seu blog. Olha só alguns exemplos:

  • Quantas pessoas acessaram seu site;
  • Quais páginas visitaram;
  • De qual canal vieram (rede social, busca, e-mail etc.);
  • Horário de pico;
  • De onde acessam (celular, computador ou tablet);
  • Taxa de rejeição, que são quantas pessoas saíram da sua página sem ler mais conteúdos;

E muitas outras funcionalidades que vão te ajudar a criar um conteúdo mais focado para o que está dando certo ou para um público específico.

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

Visão geral do Google Analytics

Por exemplo, no nosso painel do Analytics mostra que 74% do nosso público vem do Pinterest. Isso quer dizer que nossa estratégia na plataforma está funcionando e que é preciso continuar investindo tempo para trazer mais pessoas para o blog.

Talvez sabendo que nosso horário de pico é 22h, esse é um ótimo horário para publicar artigos. Mas também um péssimo horário para tirar o site do ar para fazer uma manutenção, por exemplo.

Você não precisa pagar absolumente nada ao Google, basta cadastrar seu blog no Analytics e adicionar seu código exclusivo nas páginas do seu blog.

Não se preocupe porque é super fácil e o próprio Google te ensina a fazer isso.

2. Não esqueça suas ideias de conteúdo com o Google Keep

Provavelmente você percebeu que temos ideias em lugares inusitados – quando estamos tomando banho ou vendo um filme, por exemplo.

E para não perder essa ideia é essencial que você comece a ter o hábito de sempre anotar no exato momento em que sua ideia apareceu.

Não confie na sua memória, porque ela falha.

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

Visão geral do Google Keep

Para isso você pode usar o Google Keep que é um quadro virtual onde você pode fazer anotações usando o computador ou o celular, o que facilita muito porque você pode acessá-lo de onde estiver.

Além disso, é possível:

  • Mudar a cor de cada nota;
  • Fixar no topo as notas importantes;
  • Organizar suas notas como você quiser;
  • Adicionar links e imagens;
  • Criar checklists;
  • Categorizar criando etiquetas;

Ele é realmente muito útil para te ajudar a não esquecer de coisas importantes.

3. Crie um banco de ideias com o Google Sheets

Seu Google Keep vai virar uma bagunça se você decidir deixar todas as suas ideias por lá. Por isso é importante usar um banco de ideias que é uma ferramenta que você pode criar para reunir em um lugar só todas as suas ideias de forma funcional.

O Google Sheets é perfeito para isso porque ele nada mais é do que o Excel, mas online.

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

Banco de Ideias feito no Google Sheets

Eu já fiz um tutorial explicando tudinho sobre como criar um banco de ideias, mas para resumir você pode usar essa ferramenta gratuita para deixar suas ideias listadas, podendo colocar também qual categoria ela pertence e algumas observações.

Ou seja, quando você estiver em algum lugar onde não consiga acessar seu banco de ideias, você anota no Google Keep para não esquecer. E então, assim que puder, repasse para o banco de ideias.

Assim você nunca ficará sem ter o que postar!

4. Crie uma rotina para o seu blog com o Google Agenda

É sempre bom lembrar que para criar conteúdo de qualidade é preciso tempo suficiente para pesquisar, criar com dedicação, revisar várias vezes, inserir imagens, etc.

Por isso é importante criar uma rotina que irá te atender como criadora de conteúdo.

Rotina produtiva com Google Calendar

O Google Agenda é perfeito para isso porque é um calendário virtual onde você consegue organizar e planejar seus dias.

Então comece a usá-lo para organizar a produção de conteúdo do seu blog e melhorar a constância do seu marketing de conteúdo.

Assim como os outros, não importa se você usa a versão web ou o aplicativo porque o calendário sincroniza automaticamente.

Se não sabe como criar uma rotina produtiva, a gente te ensina!

5. Use o Google Search Console para analisar seu desempenho

Se tem curiosidade em saber como anda seu desempenho na busca orgânica do Google e como o domínio está sendo ‘usado’, então essa é a ferramente que vai te ajudar!

O Google Search Console te mostra muitos dados que são importantes para analisar como o Google está vendo o seu site.

Por exemplo, é possível saber quando seu site foi mostrado em buscas no Google, qual palavra-chave foi usada, quantas vezes clicaram no seu site, onde o link do seu blog está sendo usado etc.

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

Visão geral do Google Search Console

O melhor de tudo é que o próprio Google te diz onde e como implementar melhorias se você quer ter um bom desempenho com o seu site. Por isso ele é indispensável na sua lista de ferramentas para trabalhar o marketing de conteúdo do seu negócio.

6. Acompanhe as tendências de busca com o Google Trends

Essa ferramenta foi feita para você saber quais são os assuntos mais quentes do momento, ou seja, o que as pessoas estão buscando no Google e quando.

É possível criar conteúdo para o seu negócio em cima dos assuntos mais quentes do momento?

Marketing de conteúdo: ferramentas gratuitas do Google que são excelentes para te ajudar

Visão do Google Trends

Lembre-se que é preciso sempre manter a essência e propósito do seu negócio. Se o assunto do momento não tem nada a ver com o que você costuma publicar, então não publique.

Mas saber o que está sendo buscado é ótimo e pode até te dar algumas ideias de conteúdo. Aí então basta caprichar nas palavras-chave e trabalhar o SEO nos artigos do seu blog.

Além disso, você pode conferir algumas informações sobre um determinado assunto e comparar com outro termo parecido para saber quais são os dados demográficos sobre esse tema.

Conclusão

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo é uma das melhores formas de ajudar a converter em vendas, mas é preciso se aliar às boas ferramentas para conseguir criar um conteúdo de valor, seja se organizando, planejando o conteúdo ou analisando os resultados.

Fazendo bom uso dessas ferramentas gratuitas, tenho certeza de você poderá melhorar e muito suas estratégias de marketing.

postado por
Nascemos da necessidade de compartilhar experiências, trocar ideias e ajudar mulheres a florescerem em suas carreiras, sempre de forma leve e descontraída.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.


*

Mostrar todos os comentários >